Iraque recebe 4º lote de caças de F-16 dos EUA

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iraq-f-16

Com o novo lote, 16 dos 36 jatos comprados em 2011 já foram entregues ao Iraque

Por Muayad al-Tarfi

BAGDÁ – O Iraque recebeu um quarto lote de aviões de combate F-16 dos EUA, informou o Ministério da Defesa do país na última sexta-feira.

Os quatro jatos chegaram à Base Aérea Balad, disse o ministério em um comunicado, sem especificar a data de chegada, acrescentando que este é o quarto lote desse tipo que recebeu, desde julho de 2015.

“Estes jatos de combate irão reforçar as capacidades da Força Aérea do Iraque, que provou a sua eficácia em confrontar o grupo terrorista Daesh”, disse Majed al-Ghazzawi, membro do Comitê de Segurança e Defesa do Parlamento iraquiano à agência Anadolu.

O Iraque recebeu o terceiro lote de aviões de combate F-16 nos Estados Unidos em agosto, após as duas primeiras entregas de fevereiro e julho deste ano.

Com o quarto lote, um total de 14 jatos F-16 de 36 comprados por Bagdá em 2011 chegaram, mas sua entrega foi adiada por causa do treinamento dos pilotos, que pode pode demorar até dois anos para ser concluído.

FONTE: aa.com.tr

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ivanmc

Entrega rápida!

ivanmc

Por gentileza, qual foi o valor da transação? De cada caça?

Carlos Alberto Soares-Israel

ivanmc 21 de novembro de 2016 at 14:18
http://www.aereo.jor.br/?s=F+16+Iraque

Clésio Luiz

1 – Derrube a ditadura de um país;
2- Instale um novo governo favorável a vocẽ;
3- Venda equipamento e serviços para consertar o estrago que você mesmo causou;
4- Profit!

Carlos Alberto Soares-Israel

Eles tem um bom Lift, L 159
Falta somente o A 29 ST
O AT deles atual é uma bost*

Carlos Crispim

É muita humilhação, até o Iraque, um país totalmente arrasado, praticamente agrícola, eles tem F-16 e nós com Forévis da guerra do Vietnã, nunca antes na história desse país…

Manuel Souza

Clésio na verdade faltou o primeiro passo:
1 – Ajude uma ditadura se implantar em um país.
2 – Derrube a ditadura que vc ajudou a ser implantada.
3 – …

Clésio Luiz

Verdade Manuel. Qualquer dia desses eu tenho que por em dia o histórico daquela região.

Delmo Almeida

Clésio e Manuel. é bem por ai e coisa pior!!!

Alfredo Araujo

“Clésio Luiz 21 de novembro de 2016 at 14:28”
.
Mas e o custo para derrubar essa ditadura ? Não entrou nessa conta ai… rs

Alfredo Araujo

Carlos Crispim 21 de novembro de 2016 at 16:25
.
Iraque agrícola ? Qual a cultura predominante ? rs

hamadjr

Qualquer nação tem direito a se equipar com aeronaves para defesa de seu espaço aéreo, a escolha do F-16 evidentemente deve ter ocorrido por conta da nova ordem politica, no entanto é bom recordar que o governo do Iraque se não me falha a memória adquiriu Su-25 para ataque até que fosse recomposta a capacidade aérea das Força Aérea daquele pais. 36 caças é muito pouco para fazer frente Arábia Saudita, quem sabe se equilibra frente ao Iran, sem contar com Turquia e Israel, mas Clésio para ajudar um pouco, não fazem 200 anos ali não existia o pais Iraque… Read more »

junior

Clésio Luiz – Você não sabe o que fala, estão bemmm longe de terem algum lucro com a venda desses míseros 36 F-16. O valor gasto na guerra é muito maior do que o PIB do Iraque.
“A guerra dos EUA no Iraque já custou 1,7 trilhão de dólares, com um adicional de 490 bilhões de dólares em benefícios devidos aos veteranos de guerra, e as despesas podem crescer para mais de 6 trilhões de dólares ao longo das próximas quatro décadas considerando os juros, mostrou um estudo divulgado nesta quinta-feira …”

edimur

Clesio leu meu pensamento kkkkk . Sera que alguem ainda acha que no Oriente da certo Democracia?

Tamandaré

A política externa de “guerras por procuração” das grandes nações, no século passado principalmente, causou uma verdadeira muvuca naquelas bandas. EUA apoiam um, URSS apoia outro, despeja equipamento militar a baixos preços… é golpe atrás de golpe… aí você financia um cara e depois têm que financiar outro pra tirá-lo… Ai meu pai!! Se o Trump se tornasse um “isolacionista”, seria menos mal!! kkkkkkk já chega de se meter nos problemas de todo mundo. Cuide só dos seus que já dá bastante coisa pra fazer!

Lucas Schmitt

É uma comédia mesmo, até o Iraque possue F-16 zero bala e a FAB voa com F-5s da década de 70. Até a Argélia detêm o poder de aeronaves de ponta, os SU-30, e nos chupamos o dedo, vejam bem, até a Argélia, país do norte da África, agrícola, cujo qual conseguiu a independência a cerca de 50 anos, já possue condição financeira e intelectual para planejar ter uma boa força aérea. E pior, daqui a 4 anos, quando o Gripen já estiver totalmente operacional em terras tupiniquins, não se sabe se este vai conseguir fazer frente a caças como… Read more »

Petardo

A Argélia não é agrícola. É exportadora de óleo e gás. Mais da metade do orçamento vem dessa atividade.

Alexandre

No fim das contas os caras atualmente em matéria de aviação de caça estão melhores que a gente e vida que segue …. que venha o Gripen para termos uma aviação de caça de respeito

Clésio Luiz

Junior, existe uma verdade absoluta sobre guerras: alguém sempre sai lucrando. Se 1,7 trilhão foi gasto, teve quem recebesse. E eu aposto com você que foi gente que financia campanha de político (lobby) por lá.
.
E o F-16 não foi o único produto americano comprado pelos iraquianos, teve bem mais coisa, como o T-6 Texan II e o M1 Abrams. Fora as obras de reconstrução por empreiteiras, etc etc.

aldqueiroz

Lucas Schmitt 22 de novembro de 2016 at 1:33 “quando o Gripen já estiver totalmente operacional em terras tupiniquins, não se sabe se este vai conseguir fazer frente a caças como o próprio SU-30, caça mais barato e de um projeto décadas anterior.” — mais barato quanto? O edital do FX-2 não estipulou desde sempre que o vetor escolhido deveria ser construído também no Brasil a partir de determinado lote de entrega? A Sukhoi topou fazer isso?… Depois, qual a integração possível de armamentos no Su-30 que seriam disponíveis à FAB? E qual a logística de manutenção, a quanto? Sem… Read more »

Paulo

Tem gente que sonha com alguns mirrados Gripinhos que nem existe, ninguém viu, só o de papelão é claro. Se vier alguma coisa lá da SAAB, será uns 12 Jas 39 CD para não haver quebra total de contrato os quais serão as Rainhas dos Hangares. E depois de muita proprina vão criar uma cláusula assessória de que a tecnologia teve problemas em implementação do NG, e pela falta de demanda e para ser revertido terá que ser investido mais uns bilhões de dólares novamente, e por aí vai… . Terá sempre um espertalhão de plantão que dirá: O Gripen… Read more »

Paulo

E mais, será que a FAB tem Castas suficientes para Parir uns 50 pilotos se houver uma porta tridimensional do arquivo X materializando 36 Gripens NG novinhos com Aesa, Iris-T e Tela de NET Flix????

Paulo

Será que a FAB tem Castas o suficiente para Parir uns 50 pilotos, caso haja um portal tridimensional do arquivo X materializando 36 NG com Aesa, Iris T, tela de Net flix????

Glasquis 7

Gente, se o F 16 fosse sinônimo de superioridade econômica a Venezuela seria a maior potência econômica a região.

O Gripen foi eleito, entre outras, por sua flexilidade de operar em pistas curtas, e/ou estradas coisa que o F 16 não é capaz.

Além do mais, já foi feita a escolha, agora bola pra frente.

Bardini

Lucas Schmitt 22 de novembro de 2016 at 1:33 . “E pior, daqui a 4 anos, quando o Gripen já estiver totalmente operacional em terras tupiniquins, não se sabe se este vai conseguir fazer frente a caças como o próprio SU-30, caça mais barato e de um projeto décadas anterior.” . Com base em que você afirma que um Gripen E não possa fazer frente a um “SU-30″? E de onde você tirou que o Su-30″qualquerletra” é “barato”? . Paulo 22 de novembro de 2016 at 11:48 . “Eu digo, o NG é um projeto o qual o brigadeiro Saito… Read more »

aldqueiroz

Bardini 22 de novembro de 2016 at 14:12
Boa! Um comentário, dois “kills”! 😉
Abraços!

Petardo

Não sei nem o motivo de vocês se darem ao trabalho de responder a comentários tipo o do Paulo. Não tem embasamento nenhum e vem aqui só despejar dor-de-cotovelo.

Enquanto não houverem indícios de que o contrato do Gripen NG não vai ser cumprido, só nos resta sentar e aguardar a chegada.

Paulo

Meu comentário não apareceu.

Paulo

Bardini 22 de novembro de 2016 at 14:12 “Eu digo… Ata. Que bom que você reconhece que é VOCÊ que está inventando isto. Mas te digo uma coisa, onde eu moro é meio desleal colocar palavras na boca de outra pessoa, sendo que esta sequer vai ler seu comentário… Just Sayin… . No mais, crítica por criticar… Deixa eu te dizer uma outra coisa: A FAB escolheu o Gripen E/F e está tudo dentro do cronograma, ponto.” Vamos aos fatos, Bardini: “O SR. PRESIDENTE (Ricardo Ferraço. Bloco Maioria/PMDB – ES) – Ficou aqui no caminho, Brigadeiro, me permita a interrupção,… Read more »

Paulo

Bardini, quando o Gripen NG rasgar os céus do Brasil em pós combustão nos conversaremos.

Lucas Schmitt

Como assim o SU-30 não é mais barato que o Gripen? Pode até não ser mais barato de operar, mas o preço de aquisição (que foi o que eu mencionei) eu tenho certeza que é. Capacidade de combate eu creio que são equivalentes no ar-ar, mas no ar-terra o flanker dá uma surra sem igual.

Paulo

Lucas Schmitt 22 de novembro de 2016 at 17:52
.
Sigo o Relator.
E no mais o Su-30 MKA é superior ao Jas39, sem chance.
Ainda mais que o Jas39 é um Smart-Fighter uma classe inferior ao do Su-30.

_RR_

Paulo ( 22 de novembro de 2016 at 11:48 ); . ttps://www.youtube.com/watch?v=LaK79jhfvPg . O DEMO ( Demonstrador de Conceito ), no vídeo, já voa desde 2008… O que vier, vai ser derivado desse retrabalho da célula, que comporta novo trem de pouso e um novo tanque de combustível, além de outras tantas modificações já realizadas… Motores, radar, aviônicos. Tudo isso já existe… Por tanto, não tem essa de “problemas para implementar tecnologia”. Tudo a essa altura depende do interesse dos compradores mesmo… Só se ocorrer algo excessivamente grave, o que é uma possibilidade remotíssima a essa altura… . E tem… Read more »

_RR_

Paulo ( 22 de novembro de 2016 at 17:11 ); . Você mesmo ( ou o brigadeiro… ) deu as respostas… . Se o Gripen NG é um derivado do C/D ao mesmo passo em o Hornet C/D está para o E/F, então não é possível dizer que será somente um “Gripen C/D travestido”. Aliás, as modificações estruturais apontam exatamente isso… . “Então, quanto ao gargalo tecnológico, isso praticamente não existe.” . Isso também, pelas palavras do próprio Brigadeiro, já minimiza ou encerra a conversa acima de “problemas para implementar tecnologia”. . Se fosse vir alguns ‘Gripen’ C/D, porque eles… Read more »

_RR_

Lucas Schmitt ( 22 de novembro de 2016 at 17:52 ); . Se o custo operacional não compensa em relação ao que se precisa ou ao que se pede, então a aeronave não compensa… É o barato que sai caro no final… . O míssil RBS-15 Mk.III é superior quase tudo o que tem no arsenal do Su-30 hoje; salvo talvez o Kh-59 da variante ‘MK’, que desconheço estar disponível para exportação ou mesmo se está integrado ao ‘Flanker’ ( está integrado ao Su-30 MK a variante ‘ME’, com uns 200km de alcance, e é o que tem de mais… Read more »

Paulo

_RR_ 22 de novembro de 2016 at 18:20 . Em respeito a você _RR_ eu respondo para dirimir dúvidas quanto as minhas convicções. . Antes eu estava de smartfone agora eu colocarei detalhadamente o relato do Brigadeiro JUNITI SAITO ao escolher o Projeto NG. . O relato: . “’’’“””SR. PRESIDENTE (Ricardo Ferraço. Bloco Maioria/PMDB – ES) – Ficou aqui no caminho, Brigadeiro, me permita a interrupção, o Gripen NG é um projeto? É um protótipo? Já é uma realidade? Ele atua em algum país da dimensão continental do nosso País? Essa pergunta ficou, e eu gostaria que V. Exª pudesse… Read more »

Paulo

Corrigindo:
.
“”””Era para 2015 e já estamos no final de 2016 e o protótipo não ficou pronto. Compramos uma promessa. Essa é a realidade da FAB.””””””

Glasquis 7

Paulo 22 de novembro de 2016 at 18:57 Só uma correção, estamos em 2016. O protótipo (segundo a Teflon) está pronto mas a realidade é que ainda não voou e nem se sabe quais são as reais capacidades deste vetor. Já discuti este assunto antes mas fui duramente criticado por muitos que dizem que o E/F é a oitava maravilha do mundo. Não posso dizer que será ruim, mas tampouco posso afirmar que será bom. O que sei, é que ele não passa de uma incógnita e devido a isso ainda não pode ser comparado a outros vetores como o… Read more »

Bardini

Paulo 22 de novembro de 2016 at 19:06
.
“Era para 2015 e já estamos no final de 2016 e o protótipo não ficou pronto…”
.
Cara… A SAAB já apresentou o Gripen E 39-8 em maio e os outros dois, o 39-9 e o 39-10 estão dentro do cronograma.
.
A respeito de Su-30″qualqerletra”…
Papo de viúva…

Paulo

Glasquis 7 22 de novembro de 2016 at 19:10 . “””….é que ele não passa de uma incógnita e devido a isso ainda não pode ser comparado a outros vetores como o F 16 ou o SU 30.””” . Por isso, quando eu comparo o Gripen com outras aeronaves uso a nomenclatura JAS-39, porque o Gripen NG não foi colorido para o mundo fático ainda. . Não sou contra o Gripen NG, porém, é arriscado apostar todas as fichas somente nesse lutador. . Talvez, num futuro distante uns 108 Gripens NG poderiam tentar levantar a nossa força aérea, por enquanto… Read more »

Paulo

Bardini 22 de novembro de 2016 at 19:20
.
”””A respeito de Su-30″qualqerletra”…
Papo de viúva…”””
.
O Su-30 é superior ao JAS-39, quanto ao NG só saberemos quando o Projeto terminar e vê-lo voar.
.
“Papo de viúva”. É melhor você me respeitar, porque eu não faltei com respeito com você, apenas comparei as aeronaves e ilustrei fatos.
.
Vamos manter o nível.
😉

Petardo

O fato é que o Gripen NG segue no cronograma e nada indica o contrário. Isso inclui o cumprimento das capacidades prometidas, cronograma de vôo, ensaios e contrato. O resto é choro ou especulação.

timuskukii

´´mas sua entrega foi adiada por causa do treinamento dos pilotos, que pode pode demorar até dois anos para ser concluído.´´

Eu já desconfiava disso…

_RR_

Paulo ( 22 de novembro de 2016 at 18:57 ); . Grato pela consideração. . O ‘Gripen’ já não é mais apenas “um projeto”; e não creio que possa ser considerado uma incógnita a essa altura, com um demonstrador de conceito já voando e sistemas já concebidos… Entendo que incógnita seria se nada de concreto de fato existisse e não se tivesse a mínima ideia do que ele seria na realidade, o que não é o caso… E a essa altura, com o investimento já garantido, dificilmente não sai nada… . Enfim, trata-se de um programa em plena execução, e… Read more »

Paulo

_RR_ 22 de novembro de 2016 at 22:13. . Pois é _RR_, eu não sou contra o Gripen NG, pelo contrário por mim deveria já haveriam uns 50 JAS-39 C/D pelo Brasil a FAB merece ou outra aeronave como sukhoi, Hornets, Rafale … independente de nação, credo ou religião, não tenha dúvida disso. . Acho que 36 NG é pouco, porém do jeito que anda a carruagem qualquer plataforma de combate nova já será bem vinda e a FAB saberá tirar o máximo de proveito. . Contudo, com uma mudança no paradigma político, talvez daqui um tempo o Brasil seja… Read more »

Bardini

Paulo/Lucas, tenham uma coisa em mente: o que importa a FAB é o custo de operação da aeronave, pois é com o orçamento dela que se paga essa conta. Para aquisição, o dinheiro sai de outro lugar. A FAB escolheu algo que cumpre a sua missão, possibilita fechar a conta no fim do mês e de quebra impulsiona a indústria instalada na país.
.
Agora, sobre o Su-30…
Vou deixar vocês no seu mundo encantado, onde ele é uma caça “barato” e que ainda tem chances de fazer parte do inventário da FAB na base do “Se”.

Glasquis 7

Petardo 22 de novembro de 2016 at 19:42

“O fato é que o Gripen NG segue no cronograma e nada indica o contrário. Isso inclui o cumprimento das capacidades prometidas, cronograma de vôo, ensaios e contrato. O resto é choro ou especulação.”
Seu argumento acaba de ir pelo ralo: “Saab adia o primeiro voo do caça Gripen E”

Petardo

Glasquis7: A Saab disse que o prazo final está mantido. Então aguardemos.

Glasquis 7

Petardo 24 de novembro de 2016 at 22:27
A SAAB disse o mesmo sobre o primer voo de teste durante o ano inteiro e….

Petardo

Considerando que a Saab não tem deixado cliente nenhum na mão, prefiro esperar pra ver como ficam as questões do Gripen NG antes de sair tirando conclusão precipitada.