Iraque recebe 4º lote de caças de F-16 dos EUA
Com o novo lote, 16 dos 36 jatos comprados em 2011 já foram entregues ao Iraque
Por Muayad al-Tarfi
BAGDÁ – O Iraque recebeu um quarto lote de aviões de combate F-16 dos EUA, informou o Ministério da Defesa do país na última sexta-feira.
Os quatro jatos chegaram à Base Aérea Balad, disse o ministério em um comunicado, sem especificar a data de chegada, acrescentando que este é o quarto lote desse tipo que recebeu, desde julho de 2015.
“Estes jatos de combate irão reforçar as capacidades da Força Aérea do Iraque, que provou a sua eficácia em confrontar o grupo terrorista Daesh”, disse Majed al-Ghazzawi, membro do Comitê de Segurança e Defesa do Parlamento iraquiano à agência Anadolu.
O Iraque recebeu o terceiro lote de aviões de combate F-16 nos Estados Unidos em agosto, após as duas primeiras entregas de fevereiro e julho deste ano.
Com o quarto lote, um total de 14 jatos F-16 de 36 comprados por Bagdá em 2011 chegaram, mas sua entrega foi adiada por causa do treinamento dos pilotos, que pode pode demorar até dois anos para ser concluído.
FONTE: aa.com.tr
Entrega rápida!
Por gentileza, qual foi o valor da transação? De cada caça?
ivanmc 21 de novembro de 2016 at 14:18
http://www.aereo.jor.br/?s=F+16+Iraque
1 – Derrube a ditadura de um país;
2- Instale um novo governo favorável a vocẽ;
3- Venda equipamento e serviços para consertar o estrago que você mesmo causou;
4- Profit!
Eles tem um bom Lift, L 159
Falta somente o A 29 ST
O AT deles atual é uma bost*
É muita humilhação, até o Iraque, um país totalmente arrasado, praticamente agrícola, eles tem F-16 e nós com Forévis da guerra do Vietnã, nunca antes na história desse país…
Clésio na verdade faltou o primeiro passo:
1 – Ajude uma ditadura se implantar em um país.
2 – Derrube a ditadura que vc ajudou a ser implantada.
3 – …
Verdade Manuel. Qualquer dia desses eu tenho que por em dia o histórico daquela região.
Clésio e Manuel. é bem por ai e coisa pior!!!
“Clésio Luiz 21 de novembro de 2016 at 14:28”
.
Mas e o custo para derrubar essa ditadura ? Não entrou nessa conta ai… rs
Carlos Crispim 21 de novembro de 2016 at 16:25
.
Iraque agrícola ? Qual a cultura predominante ? rs
Qualquer nação tem direito a se equipar com aeronaves para defesa de seu espaço aéreo, a escolha do F-16 evidentemente deve ter ocorrido por conta da nova ordem politica, no entanto é bom recordar que o governo do Iraque se não me falha a memória adquiriu Su-25 para ataque até que fosse recomposta a capacidade aérea das Força Aérea daquele pais. 36 caças é muito pouco para fazer frente Arábia Saudita, quem sabe se equilibra frente ao Iran, sem contar com Turquia e Israel, mas Clésio para ajudar um pouco, não fazem 200 anos ali não existia o pais Iraque… Read more »
Clésio Luiz – Você não sabe o que fala, estão bemmm longe de terem algum lucro com a venda desses míseros 36 F-16. O valor gasto na guerra é muito maior do que o PIB do Iraque.
“A guerra dos EUA no Iraque já custou 1,7 trilhão de dólares, com um adicional de 490 bilhões de dólares em benefícios devidos aos veteranos de guerra, e as despesas podem crescer para mais de 6 trilhões de dólares ao longo das próximas quatro décadas considerando os juros, mostrou um estudo divulgado nesta quinta-feira …”
Clesio leu meu pensamento kkkkk . Sera que alguem ainda acha que no Oriente da certo Democracia?
A política externa de “guerras por procuração” das grandes nações, no século passado principalmente, causou uma verdadeira muvuca naquelas bandas. EUA apoiam um, URSS apoia outro, despeja equipamento militar a baixos preços… é golpe atrás de golpe… aí você financia um cara e depois têm que financiar outro pra tirá-lo… Ai meu pai!! Se o Trump se tornasse um “isolacionista”, seria menos mal!! kkkkkkk já chega de se meter nos problemas de todo mundo. Cuide só dos seus que já dá bastante coisa pra fazer!
É uma comédia mesmo, até o Iraque possue F-16 zero bala e a FAB voa com F-5s da década de 70. Até a Argélia detêm o poder de aeronaves de ponta, os SU-30, e nos chupamos o dedo, vejam bem, até a Argélia, país do norte da África, agrícola, cujo qual conseguiu a independência a cerca de 50 anos, já possue condição financeira e intelectual para planejar ter uma boa força aérea. E pior, daqui a 4 anos, quando o Gripen já estiver totalmente operacional em terras tupiniquins, não se sabe se este vai conseguir fazer frente a caças como… Read more »
A Argélia não é agrícola. É exportadora de óleo e gás. Mais da metade do orçamento vem dessa atividade.
No fim das contas os caras atualmente em matéria de aviação de caça estão melhores que a gente e vida que segue …. que venha o Gripen para termos uma aviação de caça de respeito
Junior, existe uma verdade absoluta sobre guerras: alguém sempre sai lucrando. Se 1,7 trilhão foi gasto, teve quem recebesse. E eu aposto com você que foi gente que financia campanha de político (lobby) por lá.
.
E o F-16 não foi o único produto americano comprado pelos iraquianos, teve bem mais coisa, como o T-6 Texan II e o M1 Abrams. Fora as obras de reconstrução por empreiteiras, etc etc.
Lucas Schmitt 22 de novembro de 2016 at 1:33 “quando o Gripen já estiver totalmente operacional em terras tupiniquins, não se sabe se este vai conseguir fazer frente a caças como o próprio SU-30, caça mais barato e de um projeto décadas anterior.” — mais barato quanto? O edital do FX-2 não estipulou desde sempre que o vetor escolhido deveria ser construído também no Brasil a partir de determinado lote de entrega? A Sukhoi topou fazer isso?… Depois, qual a integração possível de armamentos no Su-30 que seriam disponíveis à FAB? E qual a logística de manutenção, a quanto? Sem… Read more »
Tem gente que sonha com alguns mirrados Gripinhos que nem existe, ninguém viu, só o de papelão é claro. Se vier alguma coisa lá da SAAB, será uns 12 Jas 39 CD para não haver quebra total de contrato os quais serão as Rainhas dos Hangares. E depois de muita proprina vão criar uma cláusula assessória de que a tecnologia teve problemas em implementação do NG, e pela falta de demanda e para ser revertido terá que ser investido mais uns bilhões de dólares novamente, e por aí vai… . Terá sempre um espertalhão de plantão que dirá: O Gripen… Read more »
E mais, será que a FAB tem Castas suficientes para Parir uns 50 pilotos se houver uma porta tridimensional do arquivo X materializando 36 Gripens NG novinhos com Aesa, Iris-T e Tela de NET Flix????
Será que a FAB tem Castas o suficiente para Parir uns 50 pilotos, caso haja um portal tridimensional do arquivo X materializando 36 NG com Aesa, Iris T, tela de Net flix????
Gente, se o F 16 fosse sinônimo de superioridade econômica a Venezuela seria a maior potência econômica a região.
O Gripen foi eleito, entre outras, por sua flexilidade de operar em pistas curtas, e/ou estradas coisa que o F 16 não é capaz.
Além do mais, já foi feita a escolha, agora bola pra frente.
Lucas Schmitt 22 de novembro de 2016 at 1:33 . “E pior, daqui a 4 anos, quando o Gripen já estiver totalmente operacional em terras tupiniquins, não se sabe se este vai conseguir fazer frente a caças como o próprio SU-30, caça mais barato e de um projeto décadas anterior.” . Com base em que você afirma que um Gripen E não possa fazer frente a um “SU-30″? E de onde você tirou que o Su-30″qualquerletra” é “barato”? . Paulo 22 de novembro de 2016 at 11:48 . “Eu digo, o NG é um projeto o qual o brigadeiro Saito… Read more »
Bardini 22 de novembro de 2016 at 14:12
Boa! Um comentário, dois “kills”! 😉
Abraços!
Não sei nem o motivo de vocês se darem ao trabalho de responder a comentários tipo o do Paulo. Não tem embasamento nenhum e vem aqui só despejar dor-de-cotovelo.
Enquanto não houverem indícios de que o contrato do Gripen NG não vai ser cumprido, só nos resta sentar e aguardar a chegada.
Meu comentário não apareceu.
Bardini 22 de novembro de 2016 at 14:12 “Eu digo… Ata. Que bom que você reconhece que é VOCÊ que está inventando isto. Mas te digo uma coisa, onde eu moro é meio desleal colocar palavras na boca de outra pessoa, sendo que esta sequer vai ler seu comentário… Just Sayin… . No mais, crítica por criticar… Deixa eu te dizer uma outra coisa: A FAB escolheu o Gripen E/F e está tudo dentro do cronograma, ponto.” Vamos aos fatos, Bardini: “O SR. PRESIDENTE (Ricardo Ferraço. Bloco Maioria/PMDB – ES) – Ficou aqui no caminho, Brigadeiro, me permita a interrupção,… Read more »
Bardini, quando o Gripen NG rasgar os céus do Brasil em pós combustão nos conversaremos.
Como assim o SU-30 não é mais barato que o Gripen? Pode até não ser mais barato de operar, mas o preço de aquisição (que foi o que eu mencionei) eu tenho certeza que é. Capacidade de combate eu creio que são equivalentes no ar-ar, mas no ar-terra o flanker dá uma surra sem igual.
Lucas Schmitt 22 de novembro de 2016 at 17:52
.
Sigo o Relator.
E no mais o Su-30 MKA é superior ao Jas39, sem chance.
Ainda mais que o Jas39 é um Smart-Fighter uma classe inferior ao do Su-30.
Paulo ( 22 de novembro de 2016 at 11:48 ); . ttps://www.youtube.com/watch?v=LaK79jhfvPg . O DEMO ( Demonstrador de Conceito ), no vídeo, já voa desde 2008… O que vier, vai ser derivado desse retrabalho da célula, que comporta novo trem de pouso e um novo tanque de combustível, além de outras tantas modificações já realizadas… Motores, radar, aviônicos. Tudo isso já existe… Por tanto, não tem essa de “problemas para implementar tecnologia”. Tudo a essa altura depende do interesse dos compradores mesmo… Só se ocorrer algo excessivamente grave, o que é uma possibilidade remotíssima a essa altura… . E tem… Read more »
Paulo ( 22 de novembro de 2016 at 17:11 ); . Você mesmo ( ou o brigadeiro… ) deu as respostas… . Se o Gripen NG é um derivado do C/D ao mesmo passo em o Hornet C/D está para o E/F, então não é possível dizer que será somente um “Gripen C/D travestido”. Aliás, as modificações estruturais apontam exatamente isso… . “Então, quanto ao gargalo tecnológico, isso praticamente não existe.” . Isso também, pelas palavras do próprio Brigadeiro, já minimiza ou encerra a conversa acima de “problemas para implementar tecnologia”. . Se fosse vir alguns ‘Gripen’ C/D, porque eles… Read more »
Lucas Schmitt ( 22 de novembro de 2016 at 17:52 ); . Se o custo operacional não compensa em relação ao que se precisa ou ao que se pede, então a aeronave não compensa… É o barato que sai caro no final… . O míssil RBS-15 Mk.III é superior quase tudo o que tem no arsenal do Su-30 hoje; salvo talvez o Kh-59 da variante ‘MK’, que desconheço estar disponível para exportação ou mesmo se está integrado ao ‘Flanker’ ( está integrado ao Su-30 MK a variante ‘ME’, com uns 200km de alcance, e é o que tem de mais… Read more »
_RR_ 22 de novembro de 2016 at 18:20 . Em respeito a você _RR_ eu respondo para dirimir dúvidas quanto as minhas convicções. . Antes eu estava de smartfone agora eu colocarei detalhadamente o relato do Brigadeiro JUNITI SAITO ao escolher o Projeto NG. . O relato: . “’’’“””SR. PRESIDENTE (Ricardo Ferraço. Bloco Maioria/PMDB – ES) – Ficou aqui no caminho, Brigadeiro, me permita a interrupção, o Gripen NG é um projeto? É um protótipo? Já é uma realidade? Ele atua em algum país da dimensão continental do nosso País? Essa pergunta ficou, e eu gostaria que V. Exª pudesse… Read more »
Corrigindo:
.
“”””Era para 2015 e já estamos no final de 2016 e o protótipo não ficou pronto. Compramos uma promessa. Essa é a realidade da FAB.””””””
Paulo 22 de novembro de 2016 at 18:57 Só uma correção, estamos em 2016. O protótipo (segundo a Teflon) está pronto mas a realidade é que ainda não voou e nem se sabe quais são as reais capacidades deste vetor. Já discuti este assunto antes mas fui duramente criticado por muitos que dizem que o E/F é a oitava maravilha do mundo. Não posso dizer que será ruim, mas tampouco posso afirmar que será bom. O que sei, é que ele não passa de uma incógnita e devido a isso ainda não pode ser comparado a outros vetores como o… Read more »
Paulo 22 de novembro de 2016 at 19:06
.
“Era para 2015 e já estamos no final de 2016 e o protótipo não ficou pronto…”
.
Cara… A SAAB já apresentou o Gripen E 39-8 em maio e os outros dois, o 39-9 e o 39-10 estão dentro do cronograma.
.
A respeito de Su-30″qualqerletra”…
Papo de viúva…
Glasquis 7 22 de novembro de 2016 at 19:10 . “””….é que ele não passa de uma incógnita e devido a isso ainda não pode ser comparado a outros vetores como o F 16 ou o SU 30.””” . Por isso, quando eu comparo o Gripen com outras aeronaves uso a nomenclatura JAS-39, porque o Gripen NG não foi colorido para o mundo fático ainda. . Não sou contra o Gripen NG, porém, é arriscado apostar todas as fichas somente nesse lutador. . Talvez, num futuro distante uns 108 Gripens NG poderiam tentar levantar a nossa força aérea, por enquanto… Read more »
Bardini 22 de novembro de 2016 at 19:20
.
”””A respeito de Su-30″qualqerletra”…
Papo de viúva…”””
.
O Su-30 é superior ao JAS-39, quanto ao NG só saberemos quando o Projeto terminar e vê-lo voar.
.
“Papo de viúva”. É melhor você me respeitar, porque eu não faltei com respeito com você, apenas comparei as aeronaves e ilustrei fatos.
.
Vamos manter o nível.
😉
O fato é que o Gripen NG segue no cronograma e nada indica o contrário. Isso inclui o cumprimento das capacidades prometidas, cronograma de vôo, ensaios e contrato. O resto é choro ou especulação.
´´mas sua entrega foi adiada por causa do treinamento dos pilotos, que pode pode demorar até dois anos para ser concluído.´´
Eu já desconfiava disso…
Paulo ( 22 de novembro de 2016 at 18:57 ); . Grato pela consideração. . O ‘Gripen’ já não é mais apenas “um projeto”; e não creio que possa ser considerado uma incógnita a essa altura, com um demonstrador de conceito já voando e sistemas já concebidos… Entendo que incógnita seria se nada de concreto de fato existisse e não se tivesse a mínima ideia do que ele seria na realidade, o que não é o caso… E a essa altura, com o investimento já garantido, dificilmente não sai nada… . Enfim, trata-se de um programa em plena execução, e… Read more »
_RR_ 22 de novembro de 2016 at 22:13. . Pois é _RR_, eu não sou contra o Gripen NG, pelo contrário por mim deveria já haveriam uns 50 JAS-39 C/D pelo Brasil a FAB merece ou outra aeronave como sukhoi, Hornets, Rafale … independente de nação, credo ou religião, não tenha dúvida disso. . Acho que 36 NG é pouco, porém do jeito que anda a carruagem qualquer plataforma de combate nova já será bem vinda e a FAB saberá tirar o máximo de proveito. . Contudo, com uma mudança no paradigma político, talvez daqui um tempo o Brasil seja… Read more »
Paulo/Lucas, tenham uma coisa em mente: o que importa a FAB é o custo de operação da aeronave, pois é com o orçamento dela que se paga essa conta. Para aquisição, o dinheiro sai de outro lugar. A FAB escolheu algo que cumpre a sua missão, possibilita fechar a conta no fim do mês e de quebra impulsiona a indústria instalada na país.
.
Agora, sobre o Su-30…
Vou deixar vocês no seu mundo encantado, onde ele é uma caça “barato” e que ainda tem chances de fazer parte do inventário da FAB na base do “Se”.
Petardo 22 de novembro de 2016 at 19:42
“O fato é que o Gripen NG segue no cronograma e nada indica o contrário. Isso inclui o cumprimento das capacidades prometidas, cronograma de vôo, ensaios e contrato. O resto é choro ou especulação.”
Seu argumento acaba de ir pelo ralo: “Saab adia o primeiro voo do caça Gripen E”
Glasquis7: A Saab disse que o prazo final está mantido. Então aguardemos.
Petardo 24 de novembro de 2016 at 22:27
A SAAB disse o mesmo sobre o primer voo de teste durante o ano inteiro e….
Considerando que a Saab não tem deixado cliente nenhum na mão, prefiro esperar pra ver como ficam as questões do Gripen NG antes de sair tirando conclusão precipitada.