Pousa em Campinas o maior avião do mundo
Por Humberto Fernandes Oliveira (reportagem e fotos)
Pousou na manhã desta segunda feira (14), no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), o maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya.
Com o apelido de Mriya, que em russo significa “Sonho”, o Antonov An-225 é hoje o maior avião comercial de carga do mundo. Suas dimensões desafiam a imaginação de qualquer pessoa. Este avião possui uma envergadura de 88 metros, diâmetro de fuselagem de 19 metros e altura de quase 7 andares.
Nenhum avião do mundo se compara a ele em termos de capacidade de carga. Este avião de 6 motores é capaz de carregar 250 toneladas em seu interior.
O Antonov An-225 é singular também em sua história. Este enorme avião foi concebido na Ucrania com o propósito de carregar o ônibus espacial Buran da extinta URSS. Seu vôo inaugural foi realizado em 1 de dezembro de 1988 e poucos meses depois, este avião colossal quebrou 109 recordes mundiais de autonomia, altitude e capacidade de carga. Em 1989 ele voou pela primeira e única vez com o ônibus espacial Buran preso no seu exterior.
Com o colapso e fim da URSS em 1991, o programa espacial soviético foi interrompido e com ele o Antonov An-225 foi abandonado, sendo utilizado para reposição de peças em outros aviões. Seu segundo lançamento se deu quase 10 anos depois, em 2001, no Salão de Aviação de Paris e a partir de então, vem transportando as maiores e mais pesadas cargas que se tem conhecimento.
O Antonov An-225 deve permanecer em Viracopos, o maior centro de carga aérea da América do Sul, até a noite desta segunda-feira, onde está sendo carregado com um equipamento de 30 toneladas.
Realmente fantástico!
Qualquer adjetivo é pouco para descrever essa obra prima da engenharia.
Gostaria muito de um dia ter a oportunidade de ver esse gigante de perto!
Olá.
Grande avião. Em vários sentidos.
SDS.
Ótima matéria!
Bob, pode usar ambos.
Apenas 32 pneus, a Goodyear agradece.
O que eles estão carregando?
Em meados dos anos 80, um modelo do antonov, teve de fazer um pouso forçado no aeroporto júlio césar em belém. Como moro perto da base aérea, tive a oportunidade de ver o estrago que esse mostro fez na pista do aeroporto. Parece que tava carregado de material militar…seria uma boa estória pro pessoal do site apurar.
Sou bastante crítico da “engenharia” moderna.
Imagine a dificuldade de se projetar o concorde há uns 60 anos?
Ou esse an 225 há uns 40 anos…
Hoje em dia nada se fala sobre aviões supersônicos ou mega aviões.
Até para construir um caça pequeno e comum acham que é algo do outro mundo.
Caro Nonato.
Veja este video sobre DORNIER 31.
E foi há mais 45 anos.
Os alemães são mesmo bons engenheiros.
Avião com capacidade de 5 ton. em necessitar de pista de pouso, uma flexibilidade incrível.
Era otímo a FAB ter alguns, caso tivessem sido fabricados, para uso em lugares sem preparação.
Seririam para resgate em alto mar, ou na amazonia.
Quanto o AN 225, é um grande avião, sem dúvida.
https://www.youtube.com/watch?v=x3YueCf1JeI#t=283.663834
https://www.youtube.com/watch?v=PTYXPSxS9E4
https://www.youtube.com/watch?v=x3YueCf1JeI
“….onde está sendo carregado com um equipamento de 30 toneladas.”
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Na verdade 150 Ton
Um transformador gigante fabricado pela Asea BB de Guarulhos, um dos maiores do mundo em sua categoria.
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Imagens em filme:
https://www.facebook.com/gruairportsp/?fref=ts
Projeto e construção Ucraniana
Antonov Design Bureau
Motores Ucranianos fabricados pela:
Motor Sich Public Joint Stock Company ( Ukrainian : ВАТ «Мотор Січ» ) in Zaporizhia is one of the largest engine manufacturers
ZMKB Progress Lotarev D-18T
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O resto é balela de russófilo.
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Avião de Carga é Made in USA, depois é Made in Ucrânia, ai vem o resto.
51.000 lbs de empuxo em cada motor, totalizando 306.000 lbs.
Hoje daria para usar quatro motores, usando os do Boeing 777 com 105.000 lbs, totalizando 420.000 lbs de empuxo total.
Mas, evidente, teriam de reprojetar toda a asa.
Como os russos vem fazendo as manutenções desses aviões, já que estão em guerra com os ucranianos?
Em Recife foi um Antonov 22.
Falando em An-22… piloto, copiloto, navegador, engenheiro, “motorista” e muitas vezes o tradutor (operador de rádio).
Marcos 15 de novembro de 2016 at 8:45
Também não sei dizer, esse avião é russo, foi fabricado dentro do território da antiga União Soviética, depois que separou não construiram mais nenhum modelo, só tem esse mesmo.
Acho que os ucranianos devem ter entrado em acordo com os russos para manter seu avião voando.
Menos mal, é uma bela obra de arte russa.
O Avião é Ucraniano, taxiou em Campinas com a Bandeira da Ucrânia e leva a cor dessa bandeira em sua fuselagem.
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https://www.facebook.com/aeromagazine/?fref=ts
Carlos Alberto Soares-Israel 15 de novembro de 2016 at 8:34 . Projeto e construção Ucraniana . O resto é balela de russófilo. . Vamos aos fatos. . Correspondente percentual do valor do componentes russos nas aeronaves “ucranianas.” . 69% no An-148. . 72.2% no An-70. . 78% no An-124. . 70,2% no An-140. . 62% no An-38. . 92.8% no An-3. . 54% no An-74%. . A verdade é que a Antonov sem a Rússia está fadada a extinção. Seu mercado será tomado pela China, Airbus e pela Rússia com suas novas aeronaves de transporte. . A baixa escala de… Read more »
Bah! Deve-se ser muito legal ver ele de perto…. Bom… De longe se ve igual mesmo…kkk
Amigo Marcos! A situação com manutenção dos Antonov na Russia esta complicada pois ucranianos não querem fazer manutenção de forma “normal” (rápido e sem custos exorbitantes) e ameaçam “proibir” uso dos Antonov russos nas linhas internacionais (ja que não podem revogar a licença de uso emitida pela União Soviética).Ate então é cogitada a ideia que uma das empresas da Iljushin vai fazer manutenção no território russo mesmo ja que toda a documentação esta em mãos deles e tem especialistas que inclusive trabalhavam nos projetos dos An-124/225. Ta difícil mesmo.Pois se a Ucrânia frear o uso dos Antonov – a Russia… Read more »
Esse cargueiro é demais……..
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Mas gostei mesmo foi do vídeo sobre DORNIER 31.
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Ta ai a origem do Sea Harrier …..rsrsrs…….
“a Russia não esta em guerra com a Ucrânia”
Uha, uha uha …
Me parece que esse Antonov foi super dimensionado para a missão dele ja que o Buran era mais leve que o ônibus espacial americano e a nasa usava um 747 que fazia o mesmo serviço do Antonov gastando menos. A não ser que ele tinha outras funções alem de so transportar o Buran, claro.
Qual a rota prevista para o retorno, dependendo pode passar por perto de minha cidade.
É foi fabricado na Boeing o resto é resto mesmo
Ah esqueci, aqui no PA tem uma matéria que aborda sobre a possibilidade de ser fabricado na China, bom China não tem capacidade né de fabricar aviões só imitações.
Soldat,
Os motores do Dornier 31 eram da… Rolls Royce.
Ainda não foi dessa vez que você acertou.
Transportou transformador de energia fabricado para o Chile pela ABB. Peso total de 200 toneladas (e não 30). Esse gerador tem capacidade de fornecimento de energia para 200 mil habitantes.
Caro Roberto F Santana
Para qual e-mail você enviou? Não recebi.
poggio@fordefesa.com.br
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Estou enviando novamente.
Manda para o meu particular ou para o do aereo. Estou com problemas no fordefesa.
Abrs
donitz123 15 de novembro de 2016 at 10:08
Fonte com link, melhor !
Carlos Alberto Soares-Israel 16 de novembro de 2016 at 17:30 .
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Não tenho mais o link da matéria. Só uma imagem do gráfico com os dados.
Então esquece.
Partiu:
https://www.youtube.com/watch?v=rP2bxnB_F1s
https://youtu.be/cVeJNS8cjp4
Pousando em Campinas com fonia de rádio.