Boeing apresenta novo conceito de caça de 6ª geração

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A Boeing apresentou uma nova arte conceitual para o avião de caça da próxima geração da Força Aérea dos EUA (USAF), um design elegante e sem cauda com entradas de motor conformais e o que parece ser uma cabine tripulada.

A última imagem, fornecida à Aviation Week em 1 de novembro, parece mais um caça-bombardeiro do que um caça puro. A fuselagem sem cauda, asas finas e moldagem conformal sugerem uma aeronave furtiva que pode ser capaz de voar supersônico. A silhueta de um piloto dentro do cockpit indica que a Boeing busca uma plataforma opcionalmente tripulada.

A nova visão da Boeing surge quando a Força Aérea começa a consolidar um plano para a próxima geração de superioridade aérea, também chamada de “sixth-generation fighter”, “next-generation air dominance”, e mais recentemente “Penetrating Counterair” (PCA). A USAF acabou de lançar um estudo do Conselho Consultivo Científico da Força Aérea (AFSAB), que começará a identificar as capacidades-chave necessárias para lutar no campo de batalha de 2030, antes de uma análise formal de alternativas (APA) para PCA.

A iniciativa “Air Superiority 2030” da Força Aérea identificou uma capacidade de PCA híbrida como chave para assegurar a superioridade aérea em futuros espaços de batalha negados caracterizados por sofisticados sistemas de defesa aérea e tecnologias contra-aéreas. Mas até agora, a Força Aérea só descreveu o PCA em termos relativamente amplos.

Sabemos que o PCA será uma “família de sistemas”, e provavelmente incluirá algum tipo de caça furtivo da próxima geração para operar ao lado e eventualmente substituir os F-22 e F-35 da Lockheed Martin. Também pode incorporar o novo conceito de avião arsenal, onde vários caça com sensores direcionam os disparos de um avião maior carregado de mísseis.

Conceito de 6ª geração divulgado anteriormente pela Boeing
Conceito de 6ª geração divulgado anteriormente pela Boeing

O estudo do AFSAB, anunciado 27 de outubro, começará a definir as principais características operacionais de uma capacidade PCA. O esforço anterior ao AEA examinará os adversários prováveis, identificará e avaliará as tecnologias relevantes e determinará os prazos e os investimentos necessários para amadurecê-los. O estudo pretende fornecer um roteiro tecnológico para apoiar o desenvolvimento e colocação de uma capacidade inicial PCA em 2030.

O AFSAB planeja informar os principais executivos da Força Aérea sobre os resultados do estudo em julho de 2017 e publicará um relatório em dezembro de 2017. O estudo apoiará um Acordo de Negócios formal, que deverá começar em janeiro.

FONTE: Aviationweek.com

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