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Brasil e Estados Unidos estão se queixando dos subsídios concedidos pelo governo canadense à Bombardier, rival da Embraer

ClippingNEWS-PAGenebra – O governo brasileiro denuncia mais de US$ 2,2 bilhões em subsídios dados pelo Canadá à principal rival da Embraer, a empresa Bombardier, e exige uma resposta do governo de Ottawa.

O Itamaraty apresentou nesta terça-feira, 25, na Organização Mundial do Comércio, uma série de perguntas aos canadenses e, com base nessas respostas, o governo de Michel Temer pode abrir sua primeira disputa internacional, acionando o país nos tribunais da OMC antes do fim do ano.

A pressão brasileira ganhou um apoio de peso. Durante o encontro em Genebra, o governo americano declarou simpatia à queixa brasileira, indicando que cabe ao Canadá trazer respostas às suspeitas de um financiamento ilegal de suas vendas.

De acordo com os diplomatas americanos, a Casa Branca está “preocupada” com o apoio dado pelas autoridades canadenses para as exportações de seus jatos da Bombardier e para o desenvolvimento de novos modelos.

Washington também indicou estar apreensiva com declarações de Ottawa de que novos aportes públicos serão feitos.

Para os EUA, o Canadá precisa garantir que o envolvimento do governo não signifique a distorção dos mercados e que estejam de acordo com as regras da OMC.

Disputa

Nos últimos anos, as quatro maiores empresas globais têm travado uma batalha sem precedentes pelo mercado internacional de jatos.

Airbus, Boeing, Bombardier e Embraer disputam, em alguns dos casos, contratos que dependem de financiamento de bancos oficiais.

Mas é a disputa entre a Embraer e a Bombardier que volta a dominar o debate, uma década depois que ambas já se enfrentaram nos tribunais da OMC. Os dois países foram condenados e prometeram reformar seus programas.

Agora, é o Brasil quem questiona e alega que subsídios bilionários não têm sequer sido alvo de notificações oficiais por parte do Canadá. Pelas regras, o governo é obrigado a dizer à OMC o que tem feito em relação ao financiamento de produção e exportação.

“Por que o Canadá não notificou US$ 350 milhões em subsídios para lançamento, US$ 1,8 bilhão em subsídios do Quebec e outros apoios para os jatos C-Series da Bombardier ao Comitê de Subsídios da OMC ?”, questionou o Brasil durante o encontro desta terça-feira, 25.

O Itamaraty ainda pressionou o Canadá a dar uma resposta sobre recentes comentários do governo federal de que mais um aporte de US $ 750 milhões estaria sendo considerado.

Durante o debate, o governo canadense limitou-se a dizer que estava estudando como responder às perguntas feitas pelo Brasil e que parte das respostas caberia ao governo da província do Quebec.

Apesar disso, disse que o Canadá não viola as regras internacionais do comércio e que está “totalmente comprometido” em seguir suas obrigações

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

FONTE: exame.com

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Maria do Carmo Lacoste

Isso é pior do que pagar propina, muito pior, pois não é uma ação localizada, é uma ação geral, que atinge todas as vendas de forma indiscriminada, em todos os mercados, causando distorção nos preços.
Estão praticando dumping descarado, operando no prejuízo de forma deliberada, e o governo do Canadá cobre o rombo.
No mano a mano, já teriam quebrado.

Celso Reis

Os valores deste mundo estão muito alterados. A Embraer Acabou de fazer um acordo para pagar US$ 206 milhões após admitir pagamento de propina e agora o Itamaraty cobra O governo Canadense de não respeitar as regras de comércio internacional ajudando a Bombardier.

Carlos Alberto Soares-Israel

Estão quebrados.
Não faz muito mandaram 7.000 pessoas embora, agora estão mandando mais 7.500.
Vamos aguardar o resultado dessa ação.
http://www.poderjuridico.com.br/bombardier-cortara-mais-75-mil-postos-de-trabalho/
___________________________

http://www.aereo.jor.br/2016/02/28/bombardier-em-apuros/

Matheus

Primeiro esfaqueia(com certa razão) e depois estende o braço.

Só pros leigos terem uma idéia do quão filho da p… o mundo dos negócios pode ser.

kfir

A Embraer, compra 70% de seus componentes nos Eua e tem fábrica nos Eua, ela é quase Estadunidense…
alias é fornecedora de armamento … fabrica arma nos eua…

Mauricio R.

Quem fabrica as armas da empresa nos EUA, é Sierra Nevada.
Agora estou pra ver qual jato ocidental compra da indústria americana, menos de 40% de seu conteúdo.

Delfim Sobreira

Será que tem algo a ver com o Canadá querer pular fora de comprar 65 F-35 ?
Aliás, se o Canadá pular fora, uma ótima oportunidade de corrigir a cag*da que o Jobim fez de dispensar o F-35.
F-35 na FAB e os bolivariânus se borram.

Petardo

Algum especialista já fez um parecer mais idôneo pra ver se a reclamação do Brasil, de fato, procede?

Luiz Fernando

Acho que nem precisa ser especialista para ver que procede sim.

Delmo Almeida

Ricardo, muito boa a notícia.
.
Kfir, o A380 tem 50% dos componentes fabricados nos EUA. Imagino que esse índice seja na opção com motores EA e não RR. Também imagino que isso seja com alguns outros fornecedores escolhidos entre empresas dos EUA. Isso deixaria o dado que eu vi como ATÉ 50%.

Delmo Almeida

Kfir, mesmo importando componentes vitais, o trabalho que a Embraer faz em nada difere do trabalho da Boeing e da Airbus e representa a parte mais complexa e cara do processo. O motor pode ser americano, mas o avião é nosso!

Maria do Carmo Lacoste

Delfim Sobreira 26 de outubro de 2016 at 15:29 Amigo, isso não tem nada a ver com o F-35 cancelado para o Canadá, nem teve cag@@d@@ alguma de Nelson Jobim de F-35 para o Brasil, porque não vendem e nunca venderão este avião aqui na região, esqueça isso. O que ocorre é que isso é crime mesmo, estão praticando um dumping, vendendo abaixo do preço de custo e o governo canadense cobre os prejuízos. Os EUA estão entrando na OMC junto com o Brasil por vários motivos, além do ato ilegal em si, ocorre que esse modelo da Bombardier entra… Read more »

Mauricio R.

Cuidado na OMC, se não provarem pela regras da OMC, OCDE, etc, quem leva na testa é quem reclamou.
E os americanos não estão entrando com queixa nenhuma, somente apoiam a posição brasileira, nada mais.

Maria do Carmo Lacoste

A lambada vai ser seca, tá com pena?

Alexandre Galante

A Bombardier sempre foi apoiada pelo governo canadense e não é a primeira vez que a Embraer reclama na OMC contra ela. Os aviões da Bombardier são ruins, não vendem então precisam de apoio estatal debaixo dos panos.

Maria do Carmo Lacoste

Alexandre Galante 26 de outubro de 2016 at 18:45
Me permita, o senhor acha que foi um passo em falso da Bombardier ou não, entrar neste mercado de aeronaves com maiores capacidades, já no nicho de Boeing e Airbus?

Alexandre Galante

Não conseguiu competir com a Embraer, vai conseguir competir com Boeing e Airbus? Saiu de um oceano vermelho para um mais vermelho ainda.

Mauricio R.

Ninguém é santo nessa história, tanto a empresa como a Bombardier, já foram penalizadas em ocasiões anteriores pela OMC.
Então se a lambada vai ser seca, nem tanto uma decisão da OMC é bem burocrática, permite muita contestação, mas pode ser na bola da vez, a empresa.

Delfim Sobreira

MCL . O Canadá vai agasalhar uma multa de US$ 313milhões junto à Lockheed-Martin se realmente pular fora dos 65 F-35. Além disso, empresas aeronáuticas canadenses ficarão de fora do programa JSF e deixarão de receber US$ 825milhões. http://www.cbc.ca/news/politics/stealth-fighter-contracts-1.3629403 Tais vendas e participação terão de ser cobertas por outro país, capisce ? . E não esqueça, o F-35 vem com o chip de desativação ! KKKKKKKKKKKKKKk !!! . O Canadá só serve pra 4 coisas, pros EUA : 1 – interceptar ataque russo; 2 – tratamento de saúde gratuito; 3 – acesso para o Alasca; 4 – abrigar criminosos. Se… Read more »

Caerthal

Os EUA podem estar na verdade mandando um recado para outros. É certo que a China (Comac C-919), a Rússia (Irkut MS-21) e o Japão (MRJ) estão fazendo muito pior …

EduardoSP

Galante, A família CRJ (Canadian Regional Jet) teve mais de 1800 pedidos firmes. O CS, que começou a ser entregue agora em julho tem mais de 350 pedidos firmes. Falar que os aviões são ruins me parece meio forte, principalmente com esses números. Também fico em dúvida se o CS compete com Airbus e Boeing. O maior modelo, o CS 300, tem uma capacidade de cerca de 130 passageiros, 12 na executiva e 118 na econômica. Apenas os menores modelos da Airbus e da Boeing ocupam essa faixa de mercado. Acredito que a competição maior será com o novos Embraer… Read more »

Alexandre Galante

EduardoSP, as companhias que não conseguem comprar da Embraer porque não podem esperar na fila, compram da Bombardier rs

Nonato

Galante, também não imagino que sejam tão ruins.
Desconheço filas na Embraer.
Há muito se falava que a Embraer não tinha coragem de peitar a Boeing ou a Airbus.
Briga de cachorro grande.
E no caso de o governo federal bancar o KC 390. Não pode?
É normal governos ajudarem suas empresas.
E o BNDES?
Claro que, nesses casos, os “baixos” juros do BNDES ainda são muito mais altos do que os juros lá fora.
E o governo sueco não ajudou na negociação dos Gripen?

Luiz Fernando

Nonato… Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Não tem como comparar.

Junior Marchi

Nonato, no caso do KC-390 é um projeto militar e não um modelo civil, todos os modelos militares são financiados pelos governos de seus paises, veja o caso do F-35 o quanto o Governo Americano já colocou lá.

O que não pode é subsidiar compra de modelos como o CS por empresas particulares, ou vender abaixo do custo e cobrir o rombo com dinheiro publico.

Delmo Almeida

Nonato, apenas complementando o que o Junior Marchi falou. A propriedade intelectual do KC-390, assim como do ST. pertencem à FAB, não Embraer. Ela é dona do projeto, ganha royalties quando ele é exportado e escolheu a Embraer como parceira para produzir a aeronave. Financiamento é diferente também. Você possui uma linha de crédito aberta, o cliente paga juros, a fabricante consegue o que faltava para vender o seu produto: dinheiro.

Mauricio R.

Galante,
.
Deixe de ser fã, entusiasta ou militante e volte a ser somente jornalista, o blog está precisando.
Tem gente aqui escrevendo verdadeiros absurdos sobre como se dá a comercialização de aeronaves de transporte de passageiros, financiamento, subsídios, “dumping” e negociação de preço, que pelo amor de Deus; santa desinformação Batman!!!!
Quando não é mentira mesmo.
A boa reputação do blog vai te agradecer.

Mauricio R.

O CS 300 pode dependendo da configuração acomodar até 160 pax, o que de certa maneira incomodou a Airbus e provocou sua reação.
O E-2 como está não tem como acomodar esta capacidade, somente se for alongado.
E por isso a estratégia de vendas da empresa fica desfazendo do “passageiro do meio”, que seus aviões não tem como acomodar.

Caerthal

Maurício R. Ter apenas 4 passageiros por fila é uma vantagem óbvia em conforto, nem cabe discussão. Porém fica impraticável ter uma aeronave capaz de levar 200 passageiros e 50 filas. A seção transversal do CS é boa para aeronaves entre 120-170 passageiros. Já os Embraer E2 são otimizados para 80-130 passageiros. Nada muito complicado. O problema da Bombardier é que eles estão arcando com um custo de desenvolvimento de quase 5 Bi USD, ao passo que a Embraer vai gastar cerca de 1,7 Bi USD, com uma base de vendas equivalente. O custo variável de fabricação do CS também… Read more »

Mauricio R.

O E-2 por ser uma gambiarra da fuselagem do E-1 com as turbinas do CS, tem de alguma maneira mitigar a maior capacidade de pax do CS.
Mais pax, menor custo.
Não sei o que você lê, se é que lê, mas se tem alguém inventando, deve ser você.

Jr

Carlos Alberto Soares-Israel e li por ai que o ajuste não vai parar nessas 7.500 demissões, parece que eles vão vender a learjet para fazer caixa, a situação por aqueles lados esta russa, se não fosse o dinheiro dado pela província de Quebec a situação da Bombardier estaria critica, a Embraer sabe disso, a Boeing sabe disso e não se surpreenda casa a Airbus se junte as duas na OMC para questionar a Bombardier, esse questionamento faz pelo menos que o dinheiro que o governo central esta estudando em aplicar na Bombardier se torne mais demorado e mais difícil de… Read more »

Caerthal

Maurício R., Gambiarra fez a Boeing (737-Max) e a Airbus (A320Neo), esta ultima manteve as asas de um avião do anos 80 sem alterações. Ambos venderam muito bem. Não sei se você conhece alguma coisa de aviação militar, mas de civil seria prudente se informar, para não passar vergonha. Os E2 exibem modificações muito importantes nas turbinas (maiores e mais pesadas), asas (high aspect), comandos (100% digital), cabine (maior espaço para bagagem ..) e empenagem (menor, mais aerodinâmica), além do trem de pouso (agora trailing link, totalmente carenados). É muita coisa. Se você tiver argumentos, ótimo. Mas parece que não… Read more »

RicardoFerreomodelismo

“Mauricio R. 27 de outubro de 2016 at 12:28 O E-2 por ser uma gambiarra da fuselagem do E-1 com as turbinas do CS, tem de alguma maneira mitigar a maior capacidade de pax do CS.” . Definitivamente sua função aqui de ser a de desqualificar a empresa e seus produtos !!! Como citado pelo colega “Caerthal” acima de comum somente a fuselagem do 190. Tanto o 195E2 quanto o 175E2 possuem fuselagem alongada. E a Embraer decidiu não manter as mesmas asas do 190E2 no 195E2 como fez no 190 e 195 primeira geração. O E195-E2 possui asa maior,… Read more »

Petardo

Qual o motivo de ficarem desqualificando o E2 e a Embraer, que são sucesso de vendas com a nova aeronave? Não entendi… Pode ser a maior gambiarra do mundo, mas a Embraer não tem obrigação nenhuma reinventar a roda. Ela tem obrigação de vender e fazer dinheiro, e isso ela tem feito muito bem.

F-18 Super Hornet

Muito pelo contrário, aceito sim ou melhor aceitamos a opinião contrária sim, o problema é que você só escreve balela…mesmo a galera indo contra e falando que não é bem assim…você continua dando cabeçadas, desqualificando a empresa (o que não é de hoje) exclusividade sua por sinal rs, você é daqueles que estufa o peito e honra o jeitinho brasileiro. até mais meu caro!!

RicardoFerreomodelismo

Em tempo:
http://atwonline.com/airframes/republic-sec-filing-confirms-cseries-deferrals
.
Depois que a Republic vendeu a Frontier, no plano de negócios da empresa não existe a possibilidade de operar os modelos CS100 ou CS300 devido às “scoupe clauses” que, em sua maioria, limita às regionais servindo às mainliners aviões com no máximo 76 assentos.

Carlos Alberto Soares-Israel

Galante
No flightradar24.com é impressionante a quantidade de CRJ’s que voam nos USA e Europa.
Dash-8 em várias séries também, mais Ásia + Oceania.
África quase nadapraticamente 0, porquê será ?

Carlos Alberto Soares-Israel

“Alexandre Galante 26 de outubro de 2016 at 21:39 EduardoSP, as companhias que não conseguem comprar da Embraer porque não podem esperar na fila, compram da Bombardier rs” _______________________________________ Não é sustentável essa afirmação e explico: _______________________________________ Pós venda há outros fatores, custo da hora/voo, suporte no pós venda, manutenção em geral, custo dessa manutenção em geral, etc etc …. Confiabilidade e segurança em voo pesam também. _______________________________________ Sou Embraer até embaixo d’água, mas tirando os subsídios que viram duping não creio ser fiável que as aeronaves não são boas. No todo as aeronaves da Embraer devem ser melhores, mas… Read more »

wwwteixeira

Caramba! turn down for what, após turn down for what, endereçado a môrrice R,da parte de vários foristas bem informados,destroçando seus argumentos de vizinha matreira,fofoqueira e ressentida da EMBRAER.Eu,sendo ele,colocaria minha viola no saco,e sairia de fininho sem ninguém perceber,hehe

RicardoFerreomodelismo

Protótipo do E190-E2 em mais um voo de testes neste momento: https://www.flightradar24.com/P59/b7238ef

Rinaldo Nery

Acho que o E195 não comporta mais que 118 pax. Não tem espaço.