j-20-cinza-1

Novas fotos do caça chinês J-20 de quinta-geração, com pintura de baixa visibilidade, juntamente com novas insígnias da PLAAF na fuselagem, sob as asas. Vários detalhes na fuselagem denotam a evolução do projeto, bem diferente dos protótipos.

O cilindro que aparece no ventre da aeronave é conhecido como “Luneburg lens”, destinado a aumentar o eco no radar durante os voos de testes, para alertar o tráfego aéreo.

Acredita-se que o J-20 dará à China uma vantagem tecnológica para combate aéreo sobre todos os seus vizinhos asiáticos, e será um forte oponente da dupla americana F-22/F-35.

j-20-cinza-2

j-20-cinza-3

j-20-cinza-4

j-20-cinza-5

j-20-cinza-6

j-20-cinza-7

j-20-cinza-8

j-20-cinza-9

j-20-cinza-10

Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dickson

Ao menos visualmente os chineses deixaram os russos pra tras.

JT

Esse avião é lindo.

Tenho uma dúvida: onde encontrar a fonte da reportagem? Quando não há menção a fontes externas a reportagem é do Poder Aéreo mesmo?

Alexandre Galante

Sim, quando não há fonte a matéria é do Poder Aéreo.

Corsario137

Realmente o design é mais clean do que o PAK-FA.

Artur

Meu prezado Dickson, em qual aspecto estas se referindo, é na “camouflage” (pintura) ou na aparência das aeronaves? Agora sinceramente esse J20 é uma “salada de frutas” um F35, com F22 e mais alguns outros. KKKK Parece que os chineses acertaram mais um vez na engenharia reversa e na experiência dessa aero. Vamos aguardar os testes.

Artur

Pelo que vimos até a agora, eles darão um banho.

paco

Daqui a 40 anos a Venezuela terá adquirido 36 desses e nós estaremos com 24 Gripadinhos meia boca.

Carlos Alberto Soares-Israel
DK

Para o terror dos operadores de f22 e f35: um predador Chines.

Petardo

É muito difícil opinar sobre as aeronaves russas e chinesas dada a total falta de transparência e credibilidade das informações vindas de lá.

carcara_br

Não faz sentido ficar atribuindo a características de 1000 aeronaves ao J-20, melhor admitir logo o bicho é original no limite onde todas as aeronaves de quinta geração atual se encontram!
Pra mim é um ponto de inflexão ainda que os chineses dependam dos motores russos, neste momento eles possuem um produto mais acabado!

Wellington Góes

Se por ventura, algum dia, a FAB for adquirir algum caça de 5a geração que não dos EUA, este caça-bombardeiro chinês aparenta ser mais interessante do que o caça russo.

Mesmo sendo maior do que seus concorrentes, se equipado com TVC, ele será um adversário temível num dog fighter. Especialmente se tiver HMD e mísseis de 5a geração.

Até mais!!! 😉

XFF

Petardo 17 de outubro de 2016 at 12:59 ……..

Petardo, então você sabe tudo sobre F22 e F35 então…..

Wellington Góes

Quanto a sua furtividade, reparem que em diversas fotos aparece no dorso da aeronave um dispositivo para aumentar seu RCS. Isto é um dispositivo de segurança para aviação comercial e seu controle de espaço aéreo, para não o “perdê-lo de vista” e assim acabar ocasionando um acidente aéreo. Ou seja, a furtividade dele é efetiva.

Carlos Alberto Soares-Israel

WG
Errado, os motores são Russos.
Dupla dependência duvidosa.
Aff …..

RenanZ

De pouquinho em pouquinho o Dragão Asiático vai abrindo mais e mais suas asas

Enquanto isso, em outro BRIC mais ao sul………

Junior Souza

Os Russos que me perdoem mas esse ai sim ta com cara de ser uma aguia de quinta geração

Dickson

Me refiro ao design apenas, me agrada o visual.

Jad.Bal.Ja

Linda a primeira foto, mas causa um certo desconforto quando vc vai vendo as belas linhas da aeronave e chega nos bocais dos motores e vê o quanto eles são pequenos em relação a enorme aeronave. Duvido muito que o J-20 seja efetivo como caça, é grande demais pra isso. Já como interceptador e/ou avião de ataque seria perfeito. Imagina essa coisa furando a linha de defesa por radar do inimigo e jogando sua carga bem na cabeça do sujeito sem nenhum aviso.

groosp

O que eu acho estranho é ele ser monoposto. Parece que a função ar-terra foi deixada em segundo plano. Quantos aos motores, os chineses estão investindo pesado e uma hora eles chegam lá.

edimur

Podem falar oque quiser, mais eu admiro os chinas não estão dormindo, antes se preparam para algo que vai vir sobre a terra como já vimos no passado.

Carlos Alberto Soares-Israel

É,
se o Urso gritar “não tem motor”, f …….u !

Daniel Dutra

O bichão bonito!!

Rogerio Rufini

Olha, podem ate criticar, mas ainda acho que o J-21, que parece um F-22, um caça melhor, agora sem dúvida, esse será o caça pesado Chinês, mas ai fico na dúvida, a China ta ainda desenvolvendo a cópia do su-30, e do Su-33, e tem a versão fotografada em voo de uma cópia que lembra um Su-34, o J-10, o JF-7 ou FC-1, além dos caças JH-7 que tem novos modelos sendo desenvolvidos, isso é realmente de se preocupar a qualquer potência, pois além de aeronaves com boa qualidade e tecnologia, ainda estará em grande quantidade

Tadeu Mendes

Estamos morrendo de mêdo. rsrsrsrs.

T-50 mock up + J-20 mock up contra F-22 operacional + F-35 IOC.

Lewandowski

Lembremos que os chineses obtiveram documentos sobre do F-35 via hackers. A parte frontal, nariz, entradas de ar e até o EOTS é semelhante. Esse aí parece bem mais furtivo do que o PAK-FA e, muito provavelmente, deve dar mais dor de cabeça aos estrategistas americanos do que o aparelho russo.
.
Pelo que li, o J-20 não será uma aeronave de caça e interceptação, sendo utilizada para ataque.
.
No más, ao verem as fotos, o pessoal da USAF e da LM devem dar pulos de ‘alegria’.
.
Sds

Lewandowski

Correção: o J-20 não deverá ser utilizado como aeronave tipo caça. Interceptação e ataque sim. Reparei agora também sobre os compartimentos de armas. Alá F-22!
.
Sds

Wellington Góes

Carlos Alberto, tu és uma piada. Releia o que eu coloquei. Tu deveria pensar mais com a cabeça e menos com o fígado.

Até mais!!! 😉

Wellington Góes

Putz, o cara fala de motor russo e dupla dependência, mas baba pelo Gripen (como se o motor fosse suéco). rsrsrsrs

Ah tá, é porque a aeronave em questão é chinesa e nós somos o 52° estado estadunidense. rsrsrsrs

mbp77

Dúvida destinada ao pessoal com mais experiência no assunto do que este reles entusiasta:
*
Por mais que utilizem pintura reflexiva, etc., esses canards móveis não podem aumentar o sinal de reflexão por radar? Achei a configuração meio estranha, pois os outros projetos de 5ª G operacionais ou com protótipos voando seguiriam um layout diferente neste aspecto, ao menos.
Sds.

Carlos Alberto Soares-Israel

WG
O Sueco tá bom,
agora comparar fornecimento Sueco com motor Âmis x Ching Ling com motor Urso ?
Wellington Góes 17 de outubro de 2016 at 13:07
Reitero o que afirmei.
Consulte quem importou máquinas da China em inúmeras áreas,
é de roer !
Dois,
“….mas baba pelo Gripen ….”
Eu era SH 18, mas F 39 está ótimo para nosso TO.
Três,
Relaxa baby,
tá parecendo filho único de pais separados que não se falam,
casaram de novo e agora você tem quatro “irmãos(ãs)”,
dois de cada, vieram com o Tio e a Tia. (rs).

luizbarrosvga

OS chineses tem as maiores reservas cambiais do mundo algo em torno de 4 trilhões de dolares é só pesquisar.eles podem muito bem ter usado tecnologia reversa, comprada ou roubada tanto faz desde que tenha o avião no estado da arte, falta ao nosso PAÌS ter eesa ousadia.

Paulo

Acho que tem participação da Boeing nesse projeto. As entradas de ar são bem similares a do X-32 e as suas linhas tb.

luizbarrosvga

Peço desculpas por ter escrito uma palavra errada eu queria escrever (essa) em vez de(eesa). Vamos aos fatos este caça se for realmente tudo que dizem vai dar muito dor de cabeça não somente aos EUA, mas tambem ao JAPÂO, RUSSIA, INDIA, AUSTRALIA e a todo SUDESTE ASIATICO.Quem diria em CHINA a 40 anos os produtos chineses eram uma porcaria, hoje esta fazendo caças de 5ª GERAÇÂO, MEUS PARABÈNS

FighterBR

Esse caça com aviônica israelense ficaria perfeito. Seria ótimo para o Brasil

Jeff

“Tadeu Mendes 17 de outubro de 2016 at 14:24
Estamos morrendo de mêdo. rsrsrsrs.
T-50 mock up + J-20 mock up contra F-22 operacional + F-35 IOC.”
.
Não, não, você se enganou amigo.
Aqui nós temos F-5 e AMX. Quem tem F-22 e F-35 são os outros.

Jack

Prezado Tadeu Mendes…Me corrija se eu estiver errado, tudo o que foi dito entre T-50 x J-20 x contra F-22 operacional ou mesmo o F-35 IOC. Tudo isso apenas no campo das suposições !! Até por que se houver o abate de F-22, J-20 ou T-50…Tudo na teoria deverá ser resolvido via diplomacia, longe dos olhos do grande público, pois ao meu ver não haverá uma segunda vitória em combate. Nesse ponto as potências já estarão trocando ICBM !!!

Jeff

Realmente, quero ver quanto os Chinocas conseguirem fabricar motores potentes e confiáveis, onde vão parar. Imagino que se eles tivessem como fazer engenharia reversa de motores ocidentais o negócio seria mais fácil, mas pelo visto o acesso restrito somente aos motores russos está causando alguns “probleminhas”.

Celso

Opiniao de um leigo……pode ser q de frente visto pela emissao radar, este J 20 ate tenha uma reflexao menor, so nao sabemos de qto (rcs…). Mas da para perceber q ele vai brilhar na tela de um AESA no momento q fizer qualquer manobra, tanto em curvatura, qto em pitch, ..etc….esta aeronave eh um monstrengo…percebe-se q tem um pouco de tudo (designer) de seus provaveis oponentes……nao eh um caca puro, mas quem sabe seja um atacante puro para infiltracoes profundas em territorio inimigo……..minha opiniao hemmmmmm, nao atirem pedras….rsrsrsrs

luiz paulo barros de souza

mockup não é um avião real mais é um molde em tamanho real feito de madeira, papelão ou outro material.

luiz paulo barros de souza

A Saab esta usando uma maquete ou um mockup em tamanho real do GRIPEN NG em diversas cidades do BRASIL para demonstração, só que ele não voa. o J-20 é REAL, ele voa, já esta em teste, se eu estiver errado é só escrever. um abraço a todos.

ricardorecife

Acho o design do J-20 mais furtivo que o PAK T-50. Pelo jeitos os chineses estão dando um banho nos russos.

kfir

FEIO DE DOER deve ser tão efetivo quanto os dois misseis usados pelo inhame…

Rodrigo M

Olha.. Até nas fotos os caras estão evoluindo.
Até uns 4~5 anos atrás eram só borrões de longeeeee…
Hoje divulgam fotos em boa resolução, agora querem mesmo é mostrar ao mundo.
Parabéns à China é um baita avião.
Quando dominarem a fabricação dos motores, e acredito que já estejam queimando neurônios para isso, ninguém segura mais.
Em relação a esse cilindro embaixo da fuselagem, também já ví fotos do F-22 com similar (Ou vice-versa antes que algum fã do Tio Sam surte).

EduardoSP

Esse avião é enorme. A vista lateral é dele é como a de um caixote. O PAK-FA me parece muito mais sutil, com uma integração asa/fuselagem mais fluida, empenagem menor e perfil mais fino, além de não ter canards. Visualmente me agrada mais o russo.
Mas sobre furtividade, deixo a avaliação com os outros especialistas do blog..

Leo Neves

Pessoal está se deixando levar pela aparência… Jamais o J-20 será mais stealth que o T-50, o T-50 da um banho nesse.

Marcelo Fernandes Basile

Peço desculpas pela minha ignorância, mas o F-14 ainda seria páreo para este tipo de avião?… Digo, se ainda estivesse operacional…

Scarface 1

Não adianta falar que o J-20 voa…a galera que não aceita que os outros países vão operar também caças 5G vão continuar desdenhando e chamando de mockup. eu acredito que mesmo o J-20 podendo ser um ótimo caça (?) o benchmark da aviação de caça 5g ainda será o F-22,o Vetor russo acho que ainda está atrás no quesito furtividade mas acredito que algumas alterações no motor (que ainda está pra ser feito) e a cobertura RAM que ainda não foi aplicada o fará ser também um bom vetor. assim com os 4,5G não ocidentais não ficam devendo nada ou… Read more »

João Borges Queiroz Júnior

Tenho a impressão de que esses canards gigantescos, dependendo da manobra, vão refletir o sinal de radar como um espelho.

JB

luizbarrosvga 17 de outubro de 2016 at 15:29 “OS chineses tem as maiores reservas cambiais do mundo algo em torno de 4 trilhões de dolares é só pesquisar” . E isso significa quase quatro vezes a economia russa. O PIB Chinês e sua população são 10 vezes a russa. Por isso acho provável que o J 20 fique operacional antes que o T 50. E é sim uma grande salto para a China. Mas quando é que a China vai fazer algo original? Quando vai inovar de verdade? Pessoalmente prefiro sem dúvida o PAK FA. Mas penso que o F22… Read more »