Réplica do Gripen NG será exposta em Ribeirão Preto (SP)
Réplica do Gripen NG ficará exposta até o dia 15 de outubro no Ribeirão Shopping
Moradores de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e das cidades vizinhas, terão a oportunidade de conhecer a réplica do Gripen NG, a nova aeronave de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). O avião, em tamanho real, ficará exposto entre os dias 04 e 15 de outubro no Ribeirão Shopping.
A abertura da exposição está marcada para as 10 horas desta terça-feira (04/10). Às 8h30 haverá uma palestra para cerca de 500 adolescentes, de 13 a 19 anos, de escolas municipais da região sobre a carreira militar e as formas de ingresso na FAB.
Esta será a primeira vez que a aeronave é apresentada fora de Brasília. De acordo com os organizadores, a expectativa é que mais de 50 mil pessoas visitem a réplica diariamente. Os visitantes poderão acessar o cockpit da aeronave, apreciar uma exposição com as melhores fotos do fickr da FAB e conhecer as vestimentas e os símbolos dos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), como o espadim.
“Por meio da exposição podemos saber um pouco mais sobre tecnologia e aviação, ou seja, temas que aguçam a curiosidade e, ao mesmo tempo, incentivam as crianças a conhecer e ingressar na carreira militar”, afirma o curador da exposição, Marco Costta.
O ingresso para visitar o cockpit é um quilo de alimento não perecível que deve ser trocado no local do evento. Os alimentos arrecadados serão doados a uma instituição de caridade.
Sobre o caça
O Gripen NG, da fabricante sueca Saab, é um caça de última geração que atenderá às necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) para os próximos 30 anos. A compra de 36 aeronaves, anunciada no final de 2013, faz parte do Projeto FX-2 do Programa de Articulação e Equipamento da Defesa. Os primeiros modelos do caça devem chegar ao Brasil a partir de 2019 para fazer parte do sistema de defesa aérea do país.
Serviço
Exposição da réplica da aeronave Gripen NG
Período: 04 a 15 de outubro de 2016
Local: oitava expansão
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h
Visitação gratuita
FONTE: FAB
Fica dica que aqui em BSB só soube mais tarde: veja no site da FAB a possibilidade de agendar sua visita!
Se vc agendar e chegar na hora, escapa das filas!
Nossa que caça lindo! Pode não ser um raptor mas com certeza colocará o Brasil em uma posição de respeito. Só espero estar vivo para vê-lo chegar por aqui
se vier com radar AESA e armamentos de ponta e os mísseis BVR.
kd os de verdade? Não precisamos de réplica precisamos de caça de verdade e de respeito não um caça leve de treinamento como esse.
Joshua Lemes: 5 de outubro de 2016 at 16:41. Acompanho o relator.
Joshua… Estão vindo, tenha calma e percebe-se que não conheces o Gripen para trata-lo como caça de treinamento, Mas voce irá ve-los daqui uns 3 anos. Eu espero por eles (qualquer um dos vencedores do FX/FX-2) a 17 anos e tem gente aqui que espera a bem mais tempo. Abraços!
Amigo, avião de caça, não é como um carro que vc escolhe e já sai da concessionária dirigindo..
.
Infelizmente é como eu disse à alguns dias atrás, o nível dos comentários aqui vêm caindo bastante ultimamente.
.
Chamar uns dos caças mais avançados da atualidade de “treinador” já demonstra o total desconhecimento do assunto.
Aguardo ansiosamente ver um desses passando baixo por algumas cidades.
Mas quem sabe colocar essa réplica fazer um tour pelas grandes cidades brasileiras já dará um gostinho de quero mais para mais pessoas e estimulará uma nova safra de “FABianos”.
Rodrigo M. Concordo com você!!
Tem cada jogador de Super Trunfo metido a saber de aviação que é uma tristeza!!!!
Quando o Gripen NG ganhou o FX2 a Dassault emitiu uma declaração no seu site lamentando a escolha brasileira porque o Gripen estava em um patamar inferior ao Rafale, não poderiam serem comparados porque NG era um caça leve. E, a Boeing só alegou que o Gripen NG estava em um nível abaixo do F-18SH. Com tudo, ainda está sendo ofertado o F-18SH ao Brasil no site da Boeing, em relação ao fx2, é só ir lá e conferir. Assim sendo, todos tem uma opinião baseada em conhecimentos empíricos ou pelas dificuldades que passam, logo, as opiniões são divergentes mas… Read more »
Ah… Agora tá explicado.
.
A Dassault e a Boeing que eram CONCORRENTES lançam uma nota exaltando seus respectivos produtos após a DERROTA no FX2 e aí você toma como “conhecimentos empícos..”
.
Tá “SERTO”..
Apenas “lembrando”: Quem desenvolveu o datalink (uso operacional), foram os suecos…. E o primeiro caça multirole (des da prancheta), foi o deles…
.
Entao, a quem os suecos “ficam devendo”?.
.
Ou devo entender “quanto maior o caça”, “mais bom ele eh” (sic!)… Pq senao, ate o Mig-31 eh um excelente caça!
.
Tamanho nao nunca foi documento! Se o fosse, elefante era o rei da floresta! O que importa eh o “recheio” tecnologico do mesmo… E isso, o Gripen tem de sobra!
.
==============
.
EU, particularmente, nunca me esqueco da maxima: “Oro pelo melhor, trabalho o que recebo!”
Ok, Rodrigo M, Eu respeito o seu ponto de vista. Não adoto mais uma linha agressiva, acredito que com respeito todos podemos nos entender, e se fui inconveniente peço desculpas. Contudo, particularmente acho o Gripen NG espetacular, porém poderíamos mesclar com outra aeronave, até para não dependermos só de uma plataforma. E, muitos outros motivos, que não caberia suscitar. Sds.
Não entendo de aviação. Mas acho 36 aeronaves muito pouco para o Brasil (um dos maiores países em extensão). Ou esses 36 é só o começo ??
Puxa vida! A garotada que tirar foto dentro do cockpit vai ser uma tremenda lembrança para porta retrato, ou poster na parede.
Também concordo que a exposição deve ir para muitas outras cidades do país.
Então, alegremos o Tio Sam, adquirimos também 36 super hornets de prateleira e todo mundo fica feliz, diga a eles que pagaremos com commodities ok.
Um que legal gostaria de saber quem vai pagar por este evento pelo transporte e montagem do gripen, acho isso tudo muito bom mas agora gostaria que me respondessem qual era o motivo mesmo de não ter portões abertos em canoas não era contensão de gastos pois a FAB não tinha mais dinheiro.
É pelo visto o que não falta é dinheiro e novamente fica claro tudo o que falei noutra postagem dos portões fechados, nestas horas tenho vergonha de ser brasileiro e desta politicagem nojenta.
Seria legal uma replica com uma parte da fuselagem transparente para o público ver como é por dentro…assim atrairia a atenção do público mostrando que não é só um jato que joga bombas… Mas sim um computador voador de combate…
Quem sabe com o tempo o povo se interessa mais pela Defesa Nacional.
Ribeirão preto ?! ao invés de mandar essa replica pra cidade mais importante do país, eles mandam pro interior do estado ? FAB sendo FAB…
Lukas, se colocarem no Ibiraquera, vão pixar igual fizeram com o Monimento das Bandeiras!!!!
Alberto, . Tamanho nunca foi documento? Pergunta à USAF entao, sobre o F-15. Que se descarte todos e se use somente o F-16. Alias, peço que leia a revista AVIAO REVUE ediçao especial de 2002, que fala sobre o desenvolvimeto do F-22 e o que a Lockheed pensava a respeito. Nem precisa ir a tanto, é só ver o atual com o YF-23… . O Gripen serve ao propósitos brasileiros: moderno e de baixo custo para uma naçao que nunca priorizou a area de defesa. Ressalto, no entanto, que para mim, o Rafale seria o ideal. . No más, para… Read more »
Beto Santos, normal, nada além da normalidade, não tem para certas coisas, mas para outras sobra, que o diga os coqueteis, aqui mesmo na área tem quartel que faz contenção de despesa em tudo, desde rancho a militares (praças) trabalharem no calor porque desligam o ar condicionado dos setores enquanto cassinos e praças d’armas da pra criar pinguin, é rola cerca de 2 a 3 coqueteis por semana, regado a tudo do bom e do melhor, mas pro praça macarrão com salsicha sem gosto.
Que o Gripen E é moderno é até aceitável que se diga, mas esse “baixo custo” ainda tem que ser aferido.
Por enquanto é somente prognóstico.
Como se “Fidler”, “Flanker” ou “Foxhound” fossem exemplos de aviões compactos.
Bom dia a todos. Desculpe ser “off topic” mas alguém poderia comentar ou dar mais informações se essa noticia é verdadeira?
http://www.folhabv.com.br/noticia/PF-reforca-efetivo-na-fronteira—e-FAB-envia-mais-cinco-cacas-/20939
Creio que Rafale e Super Hornet sejam melhores que o Gripen, especialmente devido ao tempo do projeto, serem bimotores e maior alcance. Mas eles serem ‘melhores’ não significa que o Gripen é ruim. é como o campeonato espanhol: lá tem Messi e Cristiano Ronaldo, mas nem por isso Neymar e vários outros são ruins. São craques, mas o que vale é quanto meu time pode pagar sem quebrar. A maioria achou o Gripen a melhor escolha não por ser o melhor caça do mundo. Mas por ser muito bom, menos caro, podemos manter. Para o ‘campeonato’ aqui da América Latina,… Read more »
Quando o assunto é “caça”, a expressão “baixo custo” não existe. No máximo custo menor em comparação aos demais.
Fica bonito com essa camuflagem digital, o problema é que a FAB vai querer colocar aquela camuflagem padrão deles.
Eu comento sem assinatura, mas também acho que os comentários deveriam ser bloqueados. Melhor não poder comentar do que ler o que algumas pessoas escrevem. 🙂
Concordo com o Leonardo Cardeal.
O gripen é inferior ao rafale e O Super Hornet. SH pode carregar uma ampla gama de armamentos, alternando rapidamente do perfil de defesa aérea para ataque ou reconhecimento. Também pode operar como aeronave de reabastecimento aéreo. A última versão do Super Hornet é denominada Grooler EA-18G para missões de guerra eletrônica semelhante ao Northrop Grumman EA-6B Prowler.Tem um raio de combate de 722 km sem reabastecimento em voo.
Qual o raio de combate do gripen?
Estive a 2m de um Gripen, em março deste ano teve uma exposição do Gripen na academia da força aérea de Pirassununga SP.
Como faz para agendar a visita? No site da FAB não encontrei.