Forças Aéreas do Brasil e da Suécia estreitam cooperação
Serão realizadas atividades bilaterais nas áreas de ciência e tecnologia, logística e operacional
O assunto cooperação marcou o encontro entre os comandantes da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e da Força Aérea da Suécia, Major-General Mats Helgesson. Na audiência, realizada em Brasília (DF) na terça-feira (04/10), os oficiais-generais acertaram atividades bilaterais nas áreas de logística, operacional e ciência e tecnologia. Ainda neste ano, o Brasil sediará um seminário entre as duas instituições.
Na próxima semana, um grupo de oficiais brasileiros vai à Suécia para a reunião do Comitê Executivo em suporte a parceria aprovada pelo Plano de Ações Brasil-Suécia, do 4º Workshop Sueco-Brasileiro em Aeronáutica e Defesa, do Congresso Aeroespacial Sueco de 2016.
“A relação entre nossas forças aéreas é muito importante e é uma amizade estratégica de longo prazo”, declarou o comandante sueco.
Na capital federal, a comitiva conheceu como funciona o controle de tráfego aéreo e de defesa aérea brasileiros. Os oficiais visitaram o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle deTráfego Aéreo (CINDACTA I) e o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA).
Ao longo desta semana, o grupo vai conhecer também a Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassunga, no interior de São Paulo, que forma oficiais aviadores, intendentes e de infantaria da Aeronáutica. Na Base Aérea de Anápolis, no interior de Goiás, os suecos conhecerão a unidade que receberá os primeiros aviões de caça Gripen NG brasileiros. A programação também contempla visitas a empresas brasileiras envolvidas no processo de transferência de tecnologia do projeto FX-2.
Santos-Dumont – O Major-General Mats Helgesson, que assumiu recentemente o comando da Força Aérea da Suécia, foi condecorado com a medalha mérito Santos Dumont. “Eu estou realmente muito honrado por receber esta medalha. Muito feliz. Isto é bom e muito importante para mim. Eu considero os laços de amizade entre nossas forças aéreas”, afirmou o oficial-general em sua primeira viagem ao Brasil.
FONTE: FAB
Poderiam focar no AEW & C com plataforma 190/195 como sugerido pelo Cel R Nery
Isto não excluiria a modernização dos 99 atuais que ficariam tb em operação e com
o tempo poderiam srr vendidos e substituídos.
O Rossato não fala Inglês, perceberam ?
A Embraer é que deveria focar isto, o brasil compra o que houver no mercado.
Carlos Alberto Soares-Israel 5 de outubro de 2016 at 18:40
Já está em foco, o próximo AEW & C da FAB será baseado no E190E2, bem mais moderno que o E145 ou mesmo o antigo E190.
O governo brasileiro vai pagar e a Embraer será contratada para criar a plataforma E190E2 AEW & C junto aos suecos.
Foi assim com o E-145 AEW & C , será assim com o E190.
Será um radar mais potente e com mais recursos, o avião também terá uma autonomia muito maior.
Tem mercado na região e em outros países para algo assim.
A Embraer vai ser vendida para a Boeing e Saab.
romário 5 de outubro de 2016 at 19:22
Ouvi dizer que a Portela também está interessada.
“romário 5 de outubro de 2016 at 19:22
A Embraer vai ser vendida para a Boeing e Saab.”
.
Já venderam.
Tanto que a Boeing irá produzir os EJets em Seattle, A Embraer produzirá o 747-8 aqui em SJK e a SAAB reabrirá a linha do Xingu.
Procura aí no gugli … tá tudinho lá …
romário 5 de outubro de 2016 at 19:22
E a Neiva vai começar a fabricar KC390.
KKKKKKKKKKKKKK 🙂
Bela dupla ao fundo na entrevista, o Gripen NG, o KC 390, só faltou o A29 e o E99/R99. Ficaria completo.
Existe forma de corroborar a informação de que já está em foco um novo AEW & C da FAB? Pois me parece muito achismo.
O governo acaba de anunciar que o rombo nas contas públicas é superior a o que se esperava e já tem gente falando que vai comprar AWACS, Misseis, Makassar, satélites, etc. mas até onde eu sei, não há grana nem pra fazer um portas abertas.
Tem nada, nem grana para a reforma das aeronaves existentes há, que dirá para os devaneio que escrevem aqui.
Por enquanto e bota por enquanto nisso, tudo se resume as preferências particulares dos sonhos de cada um.
Perai, dinheiro tem, só é mal gerido
Cel R. Nery
Notícias do MRO dos 99 ?
Notícias do seu estudo sobre 190/195 AEW & C ?
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Maria
“Sumiu” uns três dias ? Foi votar ?
Sentimos sua falta !
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MR
Acalme-se colega, tem outro PDV em curso !
Negociado com os sindicatos tá !
Quem vocês acham que jogam contra a EMB ?
Elles, sempre Elles !
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Maria
o novo AEW & C não seria na plataforma do 390 ?
Neshiká
Shalon Adonai
Maria,
http://www.aereo.jor.br/2013/04/05/plataformas-isr-da-embraer-novidades-a-atualizacoes/
Sacanagem com a Neiva…
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Na minha humilde opinião, a FAB perdeu a oportunidade de se livrar de alguns problemas. Em questão de light lift, deveria ter comprado o C212. Em questao de helicóptero, devia ter comprado só H60 (sabemos que foi uma decisao do 9 fingers), e em questão de AEWC já deveria iniciar os processos pra substituição das plataformas pro 190E2.
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Dinheiro tem, falta ele chegar na FAB
Glasquis 7 6 de outubro de 2016 at 1:13
Sim já, dentro da FAB isso é muito comentado, vem de algum tempo, será baseado no novo modelo E2.
Espero que o 195 AEWC não esqueçam de capacidade de REVO e também poderia se pensar num de patrulha naval!!!!
Fresney 6 de outubro de 2016 at 9:31
Será baseado no E190E2, o martelo já foi batido.
Senhores dinheiro tem só que nos sonhamos muito vamos para a realidade e demorado mais um passo de cada vez já conseguiu uma frota nova de caça os no Brasil mais uma vitoria e daí para frente será mais fácil
Fresney,
Entendo mas, aonde podemos corroborar isso? Até agora já ouvi que dentro da FAB só não se fala em comprar a estrela da morte mas, de realidade, nem o KC está sendo pago.
Falar por falar, qualquer um, eu queria ver algum documento, algo de tangível que possa ser tomado como real, sem devaneios.
Rapaz,
Estou achando que precisamos acelerar o passo com esses caças.
Algo me diz que o futuro não será tão tranquilo como foi o passado.
Madmax 6 de outubro de 2016 at 20:15
O passado foi tranquilo? De que pais você está falando?
Nem comprando de prateleira, os suecos no momento não tem o que entregar.
Sinto muito dizer pessoal mas o dinheiro acabou!
A quadrilha vermelha acabou com nossa capacidade de investimento pelos proximos 10 anos