Piloto de testes da Lockheed diz que caça J-20 chinês vai superar caças americanos de quarta geração
Ele diz também que o avião ameaça os grupos de ataque de porta-aviões dos EUA à medida que a China estreita a lacuna tecnológica furtiva
Nate “Buster” Jaros é um piloto de caça da USAF aposentado com mais de 2.000 horas em F-16C/D/CM e T-38A/C e mais de 500 horas em aeronaves da aviação geral. Atualmente, ele é um piloto de testes, piloto instrutor e LO SME na Lockheed Martin Skunkworks.
Nate fornece uma análise detalhada do caça stealth J-20 da China. embora vários outros analistas tenham dito que o J-20 não é um caça de quinta geração.
Nate diz que a China terá um caça de quinta geração, e seu desenvolvimento do J-20 (entre outras plataformas de quinta geração) é significativo.
- O J-20 também é chamado de Águia Negra (Black Eagle);
- O J-20 parece uma espécie de F-22 Raptor;
- Ele é basicamente uma cópia de terabytes de dados do F-35 que foram roubados pela China, que reuniu os princípios básicos da tecnologia stealth e aplicou aos seus projetos de aeronaves modernas;
- O J-20 é monoposto, bimotor, com canard e asas em delta, em uma plataforma furtiva de caça. Existem apenas quatro protótipos que estão sendo testados agora, com caças plenamente operacionais previstos para estar prontos em 2018.
O Águia Negra tem dois motores Saturn AL-31 que produzem cerca de 30.000 libras (13.620 kg) de empuxo cada. Com a possibilidade de receber motores Xian WS-15 mais potentes atualmente em desenvolvimento, que especula-se possam produzir 44.000 libras (19.976 kg) de empuxo cada. O F-22 tem cerca de 35.000 libras (15.890 kg) de empuxo por motor.
Novos motores farão com que o J-20 se sai melhor em um “dogfight”.
O Águia Negra é grande. Estima-se que o peso vazio seja de 43.000 lbs (19.522 kg) vazio e o MTOW (Max Takeoff Weight) de 80.000 lbs (36.320 kg). O Raptor pesa 43.000 lbs (19.522 kg) vazio / 83.000 lbs (37.682 kg) MTOW. Nate acredita que o J-20 será um pouco mais pesado do que isso, com base apenas no tamanho.
Prevê-se que o J-20 vai levar de quatro a seis mísseis de longo alcance e, possivelmente, dois mísseis de curto alcance guiados por calor, todos dentro de baias internas. Muito parecido com o Raptor.
O F-22 transporta seis mísseis de longo alcance e dois mísseis guiados por calor, e tem opções ar-terra também. O Raptor também tem um canhão interno, o J-20 provavelmente não.
Analistas especulam que o J-20 terá desempenho semelhante e agilidade como o Raptor, outros acham que vai ser somente um caça-bombardeiro.
Nate acredita que o J-20 será mais uma plataforma de ataque noturno, com a capacidade de penetrar rapidamente nas defesas inimigas, lançar as armas e escapar com segurança. Não vai ser um dogfighter excessivamente capaz.
O Águia Negra será o melhor avião da China. Ele será capaz de entrar e lançar suas armas incapacitantes contra qualquer adversário nas proximidades.
Armado com mísseis ar-ar e pilotos treinados em táticas furtivas, é suficiente para superar qualquer caça americano de quarta geração no combate BVR (Beyond Visual Range) ou capaz de realizar ataques à distância para os líderes da China.
FONTE: Next Big Future/Fightersweep
Eu digo mais.
Ele é basicamente uma cópia de terabytes de dados do F-35 que foram roubados pela China, que reuniu os princípios básicos da tecnologia stealth e aplicou aos seus projetos de aeronaves modernas. Tudo isso, inspirado na competência do homem chinês e na beleza da mulher chinesa.
Save David Bowie!
A estrategia boa, e so falar que o aviao do “inimigo” e melhor que com isso se cria um argumento a mais pro governo se sentir intimidado e começar a liberar mais money pra criação de um novo aviao mais avancado
Belo avião
“Nate acredita que o J-20 será mais uma plataforma de ataque noturno, com a capacidade de penetrar rapidamente nas defesas inimigas, lançar as armas e escapar com segurança. Não vai ser um dogfighter excessivamente capaz.”
.
F-111 “Salient Xing Ling”
Superior aos caças de 4@ geração. Impressionante.?
Superar caças de 4ªG? É o mínimo que se espera!
É meio obvio
O Pak-fa parece muito mais um quinta geração que o J-20, carrega mais armas internamente, será mais ágil e com melhores sensores.
kkkkkkkkkkkkkk É muito legal receber essas postagens num sabado à tarde de folga. A gente dá uns bons risos.
muito bonito a aerodinâmica desse avião e não me parece uma copia do f22 tem algumas diferencias a china está fazendo bonito ultimamente criando porta avião e recentemente descobriu como identifica avião com tecnogia stealth logo a china vai está do lado de paises como russia e usa no meio de defesa.
Isso significa que o J-20 é um 4 +++++generation . Ainda não chegou lá no andar de cima.
Como brinquedo até que ficou bonito. Se for lançado para o natal na versão RC, ou
seja, por controle remoto eu compro.
Eu já tenho um F-35, quero pilotar um J-20 também. Rsrsrsrs.
Que pena que vai durar pouco. Made in China = Low tech.
Felipe,
.
Os chinas também devem dar boas risadas quando alguém fala que o Brazilzilzil voa F-5 como principal caça.
O menos convencional dos projetos de quinta geração. Esse papo de ser um F-35 roubado pra mim é só meia verdade. Tem muita pesquisa chinesa envolvida nisso.
Acho um pouco estranho esses canards, não faço ideia o quanto eles prejudicam na diminuição do rcs, mas é notável que a parte traseira há uma preocupação muito maior que o PAK-FA por exemplo.
Outra coisa que chama atenção é o tamanho, esse ai vai até o mar do sul da china e volta sem reabastecer, ou quem sabe faz uma visitinha a Rússia.
Bruno F-5 e respeitado em qualquer lugar do mundo pode ate se vovo mais ainda faz estrago em muitos caças de 4 geração.
acho que esse j-20 fica entre os e 5 gen e 4,5 gen, ou seja não é tão bom como um f-22 mas é melhor que um rafale
É uma boa justificativa pro Pentágono enfiar mais dinheiro no F-35 que pega fogo na partida.
Essa é a vantagem do brasileiro, o otimismo. Acreditamos de coração que somos os melhores em tudo, temos os melhores aviões.. pilotos..
E nosso jeitinho é imbatível..
Não vejo nada de anormal o J-20 ser superior a caças de quarta geração, anromal seria se ele fosse do mesmo nível
Bruno, longe de eu debochar ou fazer pouco dos chineses, que são bichos danados. Roubando daqui, dali, corrompendo acolá e dando seu jeito, viraram potência, independente da baixa qualidade dos seus vetores se comparados ao que são produzidos nos Estados Unidos e europa. Já a nossa situação está além da simples piada. Não tem graça, simplesmente. É sério demais. O que foi cômico, é que enquanto o artigo teve como intenção encher a bola do J-20, ele expôs uma série de fatores que jogaram água na fervura dessas superestimativas, no fim, derrubando por terra a intenção inicial exposta na manchete.
Rodrigo M., é EXATAMENTE isso! Brasileiro tem caça da guerra do Vietnã, mas adora dizer que enfrenta caças modernos. Ademais, tudo que a gente faz É O MELHOR DO MUNDO, até hoje o Osório é o melhor tanque do mundo, olha que já faz uns bons 30 anos…
Rogerio Rufini 1 de outubro de 2016 at 17:57
E não é isso? O que tem de tão especial em um caça ser mais capaz do que um de geração anterior? (Embora muitos acreditem que o J-20 ainda seja um caça de 4° gen)
Em 11-1-11 publicamos notícia do primeiro voo do J-20
http://www.aereo.jor.br/2011/01/11/sim-ele-voa/
De lá pra cá publicamos várias notícias com imagens da evolução do caça chinês.
Quem quiser pesquisar mais sobre o assunto, é só digitar J-20 no campo busca na barra lateral do blog ou no ícone da lupa no canto superior direito da tela.
A China faz certo, investindo em desenvolver seu próprio avião de 5ª geração. Vai ter problemas, vai ter acidentes, uns vão cair, outros vão se acidentar, talvez ele não seja o melhor de todos, mas isso faz parte de quem quer se desenvolver.
A China comprou 24 caças SU-35S face ao seu motor AL-117S…. – Obviamente querem “destrinchar” seus segredos para construir um motor “top”… lembrando que o AL-117S esta longe de ser um motor 5ª Geração. – Face a cópia …não adianta desmontar tudo e replicar … de inicio, liga metálica não se copia em “torno”, impressora 3D, etc ao cubo… uma das razões pela qual as copias chinesas de outros motores russos… tem seu “prazo de validade” curto. – Agora o C da questão …. quantidade… de nada adianta ter o super hiper avião caça em quantidade limitada …. e a… Read more »
Com boas notícias sobre o J-20 e PAK-FA devem diminuir bastante as tentativas de provar que stealth não funciona.
Poxa agora fiquei preocupado com os comentários deste piloto, acho que vou perder mais uns fios de cabelo com a descoberta que o J-20 vai superar a atual quarta geração de caças multifuncionais. Agora falando sério, nada mais óbvio que uma nova aeronave do porte do J-20 venha a superar a atual geração de caças de quarta geração e até ai nenhuma novidade. Mas o que ainda me deixa um tanto desconfortável é a dúvida que fazem sobre os equipamentos chineses, afinal se são inferiores porque o Tio Sam cada vez mais aumenta o seu poderio na região? Vamos pegar… Read more »
Bardini 1 de outubro de 2016 at 16:31
Você quis dizer ”Silent Xing Ling”, não?
Este anúncio é sim preocupante do ponto de vista político para os EUA e estratégico para os vizinhos da China. Se este caça, de fato, por superior aos atuais caças de 4a. geração, que caças Japão, Taiwan, Coreia do Sul e Índia terão para se contrapor? Não é à toa que alguns dels já tenham projetos próprios de caças stealth pois a única opção no mercado é o ainda problemático F-35, inclusive já adquiridos por Japão e Coreia do Sul. Não há dúvida que há uma mensagem subliminar no comentário do funcionário da Lockheed: “ainda estamos na frente, ainda. Não… Read more »
Felipe Silva 1 de outubro de 2016 at 20:10
.
Até o Silent é “Xing Ling”…
.
Falando sério agora, gosto muito do projeto chinês. Como Caça-Bombardeiro parece ter futuro.
É:
https://www.youtube.com/watch?v=HE6uWfz2EWw
Bruno 1 de outubro de 2016 at 17:27
Os chineses comprar aviões brasileiros, amigo, e nós é que damos boas risadas.
Eu sei que você só quis ser engraçado, e você é mesmo engraçado.
Carlos Crispim 1 de outubro de 2016 at 18:12 Estamos meio que anos luz de qualquer país da América Latina em termos de indústria de defesa, e da indústria em geral. O Brasil fabrica aviões, neste momento, há um punhado dos filhos deste solo na Suécia, buscando as informações necessárias para se dar início e participar da construção de um dos caças convencionais mais moderno do mundo, voamos num F5M é verdade, mas fizemos uma escolha: a de sermos capazes de fabricar aviões de última geração, e não apenas voar em algo que não sabemos nem onde fica a chave… Read more »
Rodrigo M. 1 de outubro de 2016 at 17:40 Nós somos bons sim, talvez você não seja tão bom, mas não meça o povo deste país por sua bitola, somos bons em muitas coisas, já que estamos falando de pilotos, defesa e tudo.. Procure saber da participação dos brasileiros na segunda guerra mundial, nos campos de batalha da Itália, em particular de nossos pilotos, não sei se são os melhores do mundo, mas pesquise para saber quantas forças aéreas do mundo receberam uma condecoração chamada: “Presidential Unit Citation”, vou só te dar uma dica, por lei, só pode ser concedida… Read more »
Rinaldo Nery 1 de outubro de 2016 at 17:37 O que é melhor, o original (que dizem que não presta), ou o copiado do que não presta? Os chineses são tão descarados, mas tão descarados, que um tipo importante deles disse recentemente sem ficar vermelho que: “Nossas cópias são melhores que os originais”… um monstro. Com relação a esse avião, se é uma cópia, e é uma cópia, como pode ser melhor que o verdadeiro? Outra coisa, uma coisa é o formato do avião, o outro é sua parte interna, sua eletrônica, sua aviônica, copiar o formato tendo os teras… Read more »
Supera até um F15SE mandar essa bosta voadora pro saco. kkkkkk
São os países correndo atrás de um caça de quinta geração, como no caso o J-20, que deve ser uma plataforma espetacular similarmente com o F-22 e PAK FA T-50. Não sei se é de igual paridade, porque em minha opinião, acho o Lockheed Martin F-22 Raptor, a melhor aeronave testada e já em uso atualmente na categoria de 5° geração. Contudo, o J-20 foi chancelado pelo piloto “Buster,” conforme a matéria, que alegou muita qualidade no projeto Chinês. Assim sendo, é o mundo girando e suas defesas aéreas modernizando-se, assim como a China, inovando as suas plataformas aéreas com… Read more »
Tempos atrás se comentava que o J-20 terá por função o ataque em profundidade no melhor estilo F-111, Tornado, Su-24, Su-34 e J-7. Deverá ter uma boa capacidade de combate ar-ar BVR e, quem sabe, boa capacidade de combate dogfight mediana, um pouco melhorada se tive motores com TVC, mísseis de 5ª geração e HMD mas, como qualquer outro caça-bombardeiro, deverá fugir dos combates WVR. É o que eu penso. – Aliás, o J-20 está mais para um Mig 1.44 com características stealht, do que uma cópia descarada do F-35, ou F-22. Na melhor das hipóteses, com um ou outro… Read more »
Ah tá, ia esquecendo, o J-20 está sendo desenvolvido para neutralizar, deixar fora de combate, ou o mais distante possível, os GTs da USNavy.
Senhores, a China é um pais subdesenvolvido, mesmo que o PIB dele supere a dos gringos na próxima década, continuará subdesenvolvido, irá demorar uma geração para que ele suba o degrau (se é que isto vá acontecer). De forma alguma estou escrevendo isto desmerecendo eles, copiar ao contrário do que muitos aqui possam imaginar depende de massa cinzenta, se você não consegue desenvolver (por falta de uma boa base) copiar e entregar uma versão que mesmo seja pior que a original é mérito não demérito, olhar com um ar superioridade é erro pois sem dúvida, eles estão aprendendo e aprimorando… Read more »
Juro que quando bati os olhos na foto da chamada da matéria, aquela fração de segundos, pensei que se tratava do Draken. De qualquer forma, é muito bom aprender com alguns comentários aqui e ao mesmo tempo, desaprender com outros. Tudo muito divertido!!! Sem contar com os “Dogfight” nos comentários.
JPC3 aquele danado do kopp, quando quer sabe fazer uma análise realmente completa
http://www.ausairpower.net/APA-2011-03.html
Dá pra ver que o J-20 é um projeto com características stealths muito consistentes só os radares abaixo dos 1.2Ghz conseguem pegar ele melhorzinho. não subestimaria os chineses, porém também não subestimo a capacidade dos EUA de desenvolverem seus próprios meios anti-stealths…
Maria, boa noite. Não entendi se o seu comentário foi referente ao meu.
Humberto, muito interessante o seu comentário. Concordo em parte. Estive por duas vezes na China em Julho, e não me pareceu ser subdesenvolvido. Talvez seja por referenciar com o Brasil. Não estive nas pequenas localidades do interior.
Maria do Carmo Lacoste 1 de outubro de 2016 at 21:12
.
Sério?
O Brasil exporta caças de 5 geração para China?
Por favor, me fala mais a respeito!
Pois se não me falhe a memória, o post é sobre avião de CAÇA.
Ou estou enganado?
.
Quanto ao elogio, agradeço! Mas estou longe de chegar ao seu nível!!!
A China é um país subdesenvolvido……parei aí, um pais que constrói e mantém trens bala, tem um dos melhores sistemas de ensino do mundo, dezenas de marcas próprias de automóveis, programa espacial em pleno funcionamento e avançando, sabe de nada inocente!
A China está fazendo e acontecendo, dando passos rapidissimos e gigantescos em todas as áreas da defesa. Equanto isso, ficam no Brasil debochando, e dando gargalhadas. No Brasil, que tem uma FAB digna de 1975, uma marinha que parace que daqui a pouco vai desaparecer, e um exercito tambem digno de 1975. Continuem as gargalhadas ai, amigos. E que negócio é esse de “China roubou tecnologia dos EUA”? Não precisam roubar, não. É só abrir a carteira para o grande E estimado aliado, Israel, que compram todos os segredos americanos que quiserem.
http://www.defensetech.org/2013/12/24
Outro ponto. Fala que é superior aos caças de 4a. Geração. Não falou dos 4.5a. geração.
É uma ducha de água fria nos planos de um caça que se pretende seja de 5a. Geração.
Seriam poucos caças capazes de enfrenta-lo.
Seria mais fácil enfrentar o raptor…
Daniel Dutra 1 de outubro de 2016 at 16:19 e Rinaldo Nery concordo com vocês… Estão precisando de desculpas para continuar investindo no F-35.
Pode ser até xing ling mas que o J-20 parece bem futurístico parece (não sei promete o que diz) pelo menos mais que os aviões atuais.
Piloto da Lockheed Martin falando para empresa “$$$$$$$$$$$”, todos sabem que o contribuinte americano tem dentro de si um orgulho “*” que nao se permite grau de inferioridade, a águia deve sempre olhar e voar acima de dragões e ursos. (Palavras com destino visando retorno$)
Impressionante a ignorância no comentário de alguns aqui. Deus me livre.
.
A pergunta que se deve fazer, não é se o J-20 é tão bom ou melhor que A ou B. A pergunta que se deve fazer é: as defesas dos adversários da China é boa o suficiente para deter o ataque dessa aeronave?
Stealth de um lado e stealth do outro.
.
Hora de investir em sistemas passivos…
Maria do Carmo Lacoste 1 de outubro de 2016 at 21:32 . “Nós somos bons sim, talvez você não seja tão bom, mas não meça o povo deste país por sua bitola, somos bons em muitas coisas, já que estamos falando de pilotos, defesa e tudo..” . Sim.. elegemos cachaceiros analfabetos, palhaços, jogadores de futebol, guerrilheiras.. etc..etc.. Se isso na sua concepção for assim tão “Bom” agradeço que tenha me tirado da sua relação. Se formos falar sobre índices sociais então… Deixa pra lá. . “Procure saber da participação dos brasileiros na segunda guerra mundial, nos campos de batalha da… Read more »