Mega saldão de caças do ‘Tio Sam’ para o Oriente Médio
A Casa Branca aprovou a venda caças para Qatar, Bahrein e Kuwait, informo o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.
O pacote inclui 72 Boeing F-15E Strike Eagle para Qatar e até 40 Boeing F/A-18 E/F Super Hornet para o Kuwait. Também faz parte do pacote a venda de caças Lockheed Martin F-16 para o Bahrein.
O Pentágono e do Departamento de Estado já tinham aprovado as vendas. Agora caberá ao Congresso dos EUA a avaliação.
O Kuwait e o Qatar solicitaram as aquisições pela primeira vez mais de dois anos atrás.
Somente a venda dos F-15E deve valer algo em torno de 4 bilhões de dólares. Do total de 72 caças, 36 são pedidos firmes e os outros 36 são opções. Em relação aos Super Hornets para o Kuwait o pedido inclui 28 aviões com mais 12 opções futuras, totalizando cerca de três bilhões de dólares.
A linha de montagem do F-15 em Saint Louis estava prestes a fechar, mas ganhará novo fôlego com a confirmação dessa venda. O mesmo vale para o Super Hornet, cujas entregas para a USN encerrarão em breve.
Eita, kct! Esses árabes não brincam em serviço quando tratam de equipar suas FA. A Boeing agradece muito…
Finalmente liberaram o negocio! Mas 40 bi em relação aos F-15? Algo está errado nessa informação.
Abraços
40 Bi? Talvez uns 15% disso…
Daqui a pouco vão começar os comentários de que os árabes estão fazendo um péssimo negócio e que deveriam comprar gripens ng o avião do futuro.
Finalmente liberaram a venda! Mas 40 bi? Algo está errado aí.
Abraço
É pra ontem… 2 anos de pedido e em 5 recebe o produto.
36 F-15 com mais 36 opções para o Qatar, país com uma área aproximada de 11 437 km².
*
28 aviões com mais 12 opções futuras do SH-18 para o Kuwait, país com uma área aproximada de 17 818 km².
*
Baita concentração de caça por km² essa, hein?! 🙂
*
Recado para o Irã?
Sds.
Vamos aguardar mais informações sobre a negociação. Essa notícia “acabou de sair do forno”.
O F-15 não tinha fechado a produção? Baita inveja, meu sonho seria ver o F15 por aqui, caça pesado, superior a tudo que existe na América do Sul, e por um bom tempo, décadas talvez, continuaria imbatível, isso sim seria um excelente investimento…
São 4 bilhões e não 40 bilhões. O texto foi corrigido.
.
A linha de produção do F-15 ainda está aberta porque não foram entregues todos os aviões encomendados pela Arábia Saudita.
Todo mundo se armando pro próximo arranca-rabo.
RCS é a palavra do momento.
Em que pese o F-15 ser um excelente caça, poderoso, impressionante etc e tal..
Já se vão mais de 40 anos nas costas.
Se fosse um contemporâneo de qualquer outra nacionalidade, eu já sei qual seria a critica: “Brilha como uma árvore de natal nos radares…”
Mas como é americano, o lobby é poderoso, tá valendo..
Segue o baile.
O Gripen E é um Sukhoi Killer e a Sukhoi é F-15 killer, então…
Parece teoria da conspiração, kkk.
Por que ninguém compra o Gripen NG? ?
lembrando que todos são países de maioria sunita, salvo engano. quem não vai gostar disso é o Irã.
Que se concretize, assim não terei o desgosto de ver a linha do F-15 ser fechada, por enquanto. Que se compre os 72!
.
Vida longa ao Eagle!
.
Sds.
E a brazucada… Com possíveis 13.000.000Km² para proteger… As “Asas que protegem o país” vai de solamente 36 caças. É duro ehhm?!!! – Óia isto… http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7103 . . “A grande preocupação refere-se ao fato de o Brasil estar efetivamente preparado para investir em políticas de efetivo aproveitamento dos recursos, em pesquisas, e, essencialmente, em fiscalização. Os portos brasileiros são considerados obsoletos e o Brasil, há décadas, é considerado um país “transportado” e não um país “transportador. Lamentavelmente, são gastos com fretes marítimos aproximadamente US$ 7 bilhões, dos quais apenas 3% são transportados em navios de bandeira brasileira. A Marinha de… Read more »
O negrito acima é meu. A notícia é sobre a incorporação oficial pela ONU da PC-Plataforma Continental a nossa soberania.
Se não me engano é matéria antiga, Farroupilha. Isso vem se discutindo a anos. Assisti uma meia dúzia de palestras sobre isso. Salvo engano, a Marinha iria utilizar a ampliação da PC para tentar conseguir um motivo político para receber mais recursos para aquisição de meios mais modernos. Até onde eu sei foi por água abaixo justamente por não termos condições de ‘ocupar’ a área proposta e prover não apenas fiscalização, como patrulhamento e salvamento. . O caso submetido pelo Brasil foi baseado de maneira sólida, mas oficialmente não sei à que decisão o comitê da ONU chegou, se é… Read more »
Senhores, eu sei que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa mas. 36 F 15E por 4 Bilhões de dólares. 36 Grippen NG por 5,4 Bilhões de dolares (se não me falha a memória, se tiver errado, por favor me corrijam e me desculpem). Sim, no NG teremos a tal da transferência de tecnologia, sim o NG é de uma concepção e projeto mais novo, sim o NG poderá ser algum dia exportado pelo Brasil, sim o NG sendo menor e monomotor terá um custo menor, sim o NG sendo menor é mais complicado de ser… Read more »
Humberto, acho que você respondeu algumas vezes à sua própria pergunta 😛
Bota as barbas de molho Irã.
Brunão,
Cê tá ruim de conta hem?
correção: “Cê tá ruim de conta, hem!!
Ficou pior!!
Deixa pra lá!!!
Leandro Costa, Sim, é notícia antiga, mas como não sei de nada mais sobre isso, acho que que a coisa ou foi aprovada, ou está até hoje sob ajustes de mapeamento e aprovação final. Ou seja ainda é válida. Em todo caso, a citei, para chamar atenção no contraste da extensão gigantesca de áreas a proteger no Brasil com seus 36 caças, e áreas muitíssimo menores de pequenos países, cujas FA fazem aquisições de números maiores de caças. Deixando as tretas políticas de lado, quem está errado nessa história? Pois bem… o Brasil. Não temos tretas políticas, como vários (ou… Read more »
Bosco,
.
pior que li umas três vezes beeeeem devagarinho pra ver ser entendia… aushuahs
.
Humberto,
.
A questão é: mesmo se a FAB (GF / MD) chegasse e pedisse assim, sem firula e tranferência da tal ‘tecnulugia’, 36 F-15 para posteriori mais 36, se o congresso dos âmis aprovaria.
.
Mesmo em 2016, sem guerra fria e o F-15 deixando de ser o principal vetor da USAF, creio que jamais teríamos por esses ares o Eagle.
.
Sds.
O F-18 é tão letal quanto o F-15, perde em velocidade e outras cositas, mas nos foi ofertado. Não compramos porque não quisemos. E ao meu ver, o tempo e Moro dirão, talvez tenha havido alguma compensação econômica.
Brasil precisava de Vipers não Eagles 72 pra começo de conversa.
Os EUA evitam ao máximo de vender o F15. Superioridade aérea pura.
É antigo mas parece ser muito superior. Não sei se pela quantidade de armas, se pelo desempenho, se pelo radar.
E é a versão É…
E para um país que nem é potência…
Mas essa aprovação deve ter levado em consideração muito o lado econômico.
Se ninguém mais se interessava em comprar…
Os europeus têm o typhoon, o gripen…
Vários países indo de F35…
O Brasil tendo F15 estaria bem servido.
Olá.
Negocião. Para ambas as partes.
SDS.
Lewandowski Lembro que na época do FX-2 a Boeing afirmou que iria transferir tecnologia para manter e montar os F-18 no Brasil, se rolava para o F-18, não vejo o por que não para o F-15. Já o NG creio que a transferencia da SAAB é um outro patamar (muito superior) mais compatível com o que o GF da época achava mais conveniente A dúvida que pairou na época é se esta transferencia iria ser efetiva pois qualquer conhecimento se perde caso voce não exercite a mesma. Perfeito, vamos ter conhecimento para montar os caças no Brasil, mas se não… Read more »
Seria bom se um “pacotezinho” desses saisse aqui pra nós neh.
Mas infelizmente acho isso quase impossivel…
10 F-15
18 F-18
20 F-16
Poderiam enviar esta msg ao Temer kkkkkkkkkkkkkkkkk
Uma baita compra, 72 F-15 nas mãos de bons pilotos bota medo em qualquer força aerea, que não seja a Americana é claro.
Eu queria que a FAB tivesse ido de F-18 SH igual o Kwait mas….
Marcos, pior seria se a fab não tivesse batido o pé pelo gripen, com base em ser o de menor custo operacional, se tivesse vindo o rafale que era o preferido pelo 9 dedos (tanto que acabou o anunciando precocemente em um 7 de setembro desse da vida regado a 51), iria ser um baita pixuleco, o moro iria ter mais um pra botar na conta do larápio
Como sistema, a dupla Gripen NG + Meteor da banho em qualquer um desses ai…
Baixo RCS, fruto de um projeto bem mais novo que todos os citados, capacidade de super cruiser, em configuração 100% ar-ar, atirando bem mais longe o já longa perna MBDA Meteor…
.
Estou muito feliz com a escolha da FAB… Ficaria perfeito se as planejadas 132 unidades realmente fossem adquiridas…
O Kwait não vai ter onde colocar os caças. Já compraram 28 Typhoons recentemente 😀
Quando vejo gente elogiando as superiores capacidades do Gripen NG sobre outros caças só consigo pensar uma coisa. F 15, F16, F 18, Mig 29, Mig 35, Su 30, SU 35, são caças que tem provado as suas capacidades em combate. Então, como pode ser superior um caça que nem mesmo voa? Pois até hoje não soube de nenhum Gripen NG voando, aliás, nem mesmo soube de algum gripen construído. Os caças só demonstram as suas reais capacidades depois de construídos e em ambiente real de combate. Tá aí o F 35 que não deixa nenhuma dúvida. No papel é… Read more »
A resposta está na outra margem do Golfo.
++++++++++++++++++++++++++++++++++
Ótimo para Israel, querem que eu desenhe ?
Shalom
Nosso país precisa de no minimo 3 caças diferentes, para não ficarmos só com um caça que ninguém conhece (ou tem provas) das reais funcionalidades. Nosso país é muito grande e um pacote de Gripens, F-18 ou F-15 e F-16 não seria nada mal.
Mas como disse anteriormente acho impossível, aqui eles gostam de modificar lata velha, tentam fazer com que um Fusca se torne Golf (caso dos A-1 e F-5)…
Ola Lewandowski, Não sei se os gringos iriam permitir a tal da transferencia de tecnologia do F-15 MAS na época do FX-2 a Boeing veio ao público informando que seria transferido a tecnologia para a manutenção e montagem do F-18 no Brasil, então de repente, isto pode ser indicio que o fariam com o F-15. Eu trabalho com TI a quase 30 anos, tive que me reciclar pesadamente 4 vezes na minha carreira e te afirmo que se voce não exercitar o que sabe, o conhecimento vai para o espaço. Dito isto, tenho lá as minhas preocupações sobre o real… Read more »
Glasquis 7 29 de setembro de 2016 at 3:45
“Pois até hoje não soube de nenhum Gripen NG voando, aliás, nem mesmo soube de algum gripen construído..”
Tá mal informado em hem amigão.. Já viramos essa página a um tempinho.
***************************************
Putz.. Como o nível dos comentários baixou de uns tempos para cá.
Gente sonhando com F-15, F-16, F-18… Sukhoi.. e de preferência as centenas e tudo “junto e misturado”
Até F-14 foi lembrado..
Eu sonhava com isso também, coisa de criança, tinha 13,14 anos… Mas já se vão mais de 25 anos.
Vamos crescer pessoal.
Bruno W.
Por gentileza amigo, me manda um link onde apareça o primeiro voo do Gripen NG por gentileza pois até hoje eu não tinha conhecimento de que o Gripen NG tinha voado. Aliás, nem sabia que já estava concluído o primeiro NG. Desculpe a minha má informação mas fico muito grato se você me der um link pra iluminar meu pouco conhecimento sobre os acontecimentos do NG.
Lembrando que a versão “E” do F-15 é denominada Strike Eagle e foi desenvolvida tendo em mente a substituição dos General Dynamics F-111, magnífica aeronave. Ou seja, é um caça-bombardeiro mas que certamente mantém capacidade ar-ar.
Glasquis7
http://www.aereo.jor.br/2016/05/18/fotos-do-primeiro-prototipo-do-gripen-e-apresentado-hoje-na-suecia/
Glasquis 7 29 de setembro de 2016 at 9:09
O Gripen NG já voou, é o demonstrador. Quem não voou foi o Grioen E, que deverá fazê-lo no final deste ano. lembrando que o NG já cumpriu parte dos voos de teste e que o E é uma extensão do C, ou seja, muito do que deverá ser testado é a integração de sistemas, o que não é pouco. Porém, as características aerodinâmicas, penso eu, são praticamente as mesmas. Enfim, sem sobressaltos, ainda penso eu.
Com relação a quantidade de aeronaves, sempre foi ventilada a notícia de uma compra inicial e possíveis consequentes até uma quantidade de cerca de 120 unidades. É muito ou pouco? depende da missão e da forma como ela será implementada. Não se esqueçam dos desdobramentos.
“…e possíveis subsequentes…”
O mais precupante nisso é as vendas, para qatar pais apoador do terrorismo, alem das vendas a AS que varios senadores americanos ja reclamaram. O Obaka é um hipocrita acabou com os EUA, eles nao tem presenca nenhuma mas no OM, tao vendendo caca so pra ganar dinheiro ta e jogando a parte estrategica fora ta parecendo a URSS nos seus ultimos dias
Bruno W.,
O Amigo, você se enganou e mandou pra mim o link do Roll out do Gripen NG, não do voo. Fico no aguardo do link que, eu sei que você tem, mostrando o primeiro voo do Gripen NG.
Grato.