Helibras entrega mais um H225M para a FAB
Empresa encerra entregas do ano e assina aditivo para continuidade do programa offset do H-XBR
A Helibras entregou no mês de setembro mais um H225M, o último do ano, de acordo com o cronograma estabelecido pela empresa e as Forças Armadas. O helicóptero, em versão básica, foi recebido pela FAB na última sexta-feira, 23, e será operado pelo 1º/8º GAv, em Belém do Pará.
Também nesse mês, aconteceram as reuniões gerenciais da PMM Offset (Program Management Meeting) que definiram ajustes do contrato do H-XBR.
Foi assinado um novo aditivo permitindo a continuidade da implantação dos Projetos de Cooperação Industrial e Offset, bem como do processo de transferência de tecnologia para o Brasil e sua base industrial aeronáutica.
FONTE: Helibrás
OFF TOPPIC:
http://veja.abril.com.br/mundo/missil-russo-derrubou-o-voo-mh17-diz-relatorio-final/
Sds.
Será que esse passa imune a Lava Jato??
Acho que não. Já descobriram que o compadre do Lula (Roberto Teixeira) é advogado da Helibras.
haha!
Engraçado que um monte de gente aqui falou que tinha coisa estranha nesse contrato antes mesmo dele ser assinado…. E ficavam falando: vcs num acredita nu Brasil puthenfia…..
E isso sem precisar usar os poderes de investigação que Moro e PF tem….
E se não foi, Rui?
Não vamos tomar decisões precipitadas.
Esse é o nosso “F-35”, mas a Helibrás nem de bem longe é uma Lockheed-Martin…
Oba, temos uma thead sobre helicópteros!!!!
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Apenas algumas fotos, “Chinook” da RAF lidera “Apaches” do ACC, sobre o deserto de Mojave:
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(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2016/09/royal-air-force-18b-sqn-chinook-leads.html)
Oba, temos uma thead sobre helicópteros!!!!(2)
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Breve vídeo do voo de teste do CH-53K EDM 4:
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PS: EDM: Engineering Development Models.
19 já, é isso?
Só peço a todos para pararem de chamar esse caralhal de Kombi. A Kombi sempre serviu, até 2013, a todos os propósitos para o que foi concebida.
Isso não. Perderam a fórmula do super-puma. Isso é o super-trolha.
Pelos militares e eventuais Pax, que D’US os proteja, eles não merecem !
Acho engraçado como, mesmo a Airb@$#a não tendo dado qualquer indicação de quando (e se) vão resolver o problema dessa MGB bixada, mesmo assim as FFAAs continuam bovinamente recebendo essas aeronaves capengas, e pior, autorizando mais entregas e mais pagamentos.
Por mais que falem mal, mais um heli entregue.
Daqui a pouco vem a solução para o problema e o Brasil estará bem de helicópteros.
Bah se estará, um anv que custa 45 milhões de euros aqui, mas é vendida na linha Francesa por 15 milhões de euros, cheia de problemas e de limitações operacionais, com desempenho operacional inferior ao Super Puma. Sim Strobel, nós vamos estar bem de helicópteros EC 725, todos parados nos hangares sem condições operacionais, mas com os hangares cheios. A solução, única escente é trocar a transmissão. Sabe quando é que a Lixocopter vai fazer isto “free”??? No dia que o sargento Garcia prender o Zorro. Lemes, lembra que eu já te falei que o time que apadrinhou o contrato… Read more »
Sobel
Não se compra troço com problema estrutural e de projeto! Simples assim.
mbp77 28 de setembro de 2016 at 12:30
Meu Deus do céu…. E como fica? O relatório simplesmente prova o que todo mundo já sabia e a história acaba aí?
No Brasil vale tudo meus amigos, vale dedo no olho e dedo c…… Quando morrer, pode ser que pare, todo mundo vai fazer cara de paisagem e como o famoso bebum de Rosemeri, vão dizer que não sabiam de nada. O Brigadeiro Cha vai acabar assinando estes contratos com sangue de inocentes e não vai demorar. Vocês não assistiram agora a pouco o caso do A 4 da MB, é a mesma coisa, aquela anv. não podia estar voando operacionalmente. Porque é mesmo que a MB não achou o A 4, ou melhor, porque ela não quer achar?? Simples, o… Read more »
Só não viu quem não quis…Um notório Petista no conselho da Helibras, o advogado do Lula trabalhando pra empresa, Um Sarkosy amigão do molusto e um projeto de TOT daqueles…..E principalmente, helis que ninguém queria..
Putz, o pessoal está torcendo para que alguém morra em algum acidente com este aparelho, isto já está passando da racionalidade para algo doentio. Só para dizer que estava certo. Sei lá, pode ser por outra coisa, como um infelizmente acidente com uma chave de fenda, vão dizer que a culpa é toda do aparelho, PTras, etc e tal. Só este ano, uma penca de Blackhawks, Pavehawsk e Seahawks caíram mundo em operação ou em treinamento e ninguém ficou bordejando estas coisas em relação aos nossos aparelhos. Cara, isto chega a ser ridículo. – Amigos, uma coisa é queremos que… Read more »
Exatamente o que o Wellington disse.
Povo quer que tudo dê errado só pra que digam que estavam certo. Os caras são egoístas e infantis demais.
O mesmo vale pros haters da Embraer quando disseram que o E2 era uma falha, agora está ai, adiantado e com o 4° protótipo já em fabricação e KC-390 apesar do calote da Dilmanta ainda esta indo firme e forte.
Isto é torcida ?
http://www.aereo.jor.br/2016/05/29/acidente-com-helicoptero-h225-na-noruega-investigadores-analisam-causa-provavel/
“Fernando “Nunão” De Martini 30 de maio de 2016 at 9:29
Pelo contrário, xxxxxxx, já se comentou muito de acidentes de Boeing e Airbus eventualmente noticiados aqui no blog. Esse é um espaço dedicado justamente ao debate, e você pode debater usando seus argumentos ao invés de criticar o debate e as opiniões em si.”
Senhores
Essa máquina da foto ta com contaminação severa de fungos no sistema de combustível. Não voou 20h e vai ter que trocar tudo. Tá em Brasília, aguardando.
Repetaculê
Concordo com o colega Wellington. Eu sinceramente não entendo a motivação de certos comentários neste fórum. Identificar possíveis irregularidades em processos de aquisição de material bélico, e cobrar punição para isso é uma coisa. Assim como ter predileção por materiais de determinada origem. Outra coisa bem distinta é torcer por falhas e tragédias, unicamente para poder corroborar certa opinião. Para muitos aqui, o problema não é necessariamente irregularidades nos processos de obtenção de material, e sim a origem deste. Acompanhei, no forças terrestres, a interessante aquisição de material excedente de veículos blindados provenientes do exército estadunidense. Curioso é notar que… Read more »
Gustavo Barros, a resposta à sua pergunta é, SIM. Não foi a primeira vez, e duvido que seja a última.
Eu só sei que os H225 estão aí é estão cumprindo suas missões , doa a quem doer!!
Fã do Super Puma!!!!!
Sim, com limite de velocidade, de G, de payload, de curva, restrições de voar sobre o mar, que missões em Marcelo
Falando em Super Puma, acabou de cair um na Suíça. Tu deverias dar um pulinho lá Marcelo, para ver como ficam os corpos num acidente deste e depois falar com os familiares e elogiar o SP.
Va lá, cai na realidade.
Esse ai misturou alhos com bugalhos, senão vejamos:
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H-225:
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(http://www.aereo.jor.br/2016/05/29/acidente-com-helicoptero-h225-na-noruega-investigadores-analisam-causa-provavel/)
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Esses helicópteros não “estão aí é estão cumprindo suas missões”, estão é “grounded”, até segunda ordem.
A dita “versão militar” H-225M, ex-EC-725, está sendo voada de acordo com boletim técnico, expedido pela Airbus.
Boletim este que restringe severamente a operação desta aeronave.
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“Fã do Super Puma!!!!!”
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O antigo Eurocopter AS332 “Super Puma”, hoje é o Airbus Helicopters H215 e portanto outra aeronave.
Oba, temos uma thead sobre helicópteros!!!!(3)
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Fotos do suporte aéreo ofensivo do USMC:
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(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2016/09/usmc-offensive-air-support-1-pics.html)
Boa noite.
Conversei com um camarada do 1o/8o GAV (SAR) e ele me falou que eles operam com o helicóptero normalmente – e que, inclusive, tiveram a MGB trocada. Ele falou que o helicóptero é moderníssimo frente ao H-zão. Porém, exatamente por conta disso, ele apresenta muito mais panes eletrônicas.
Bom, foi o que eu ouvi.
Abraço a todos.
Alguém sabe quando a FAB planeja testar o sistema de REVO do H36? Além das MAG laterais, a aeronave terá mais algum tipo de armamento ?
Abraços a todos,
OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!!
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E o “primo” sul coreano também tem problemas:
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“Korea Aerospace Industries (KAI) is dealing with an icing issue with the KUH-1 Surion helicopter, which is severe enough to stop deliveries of the rotorcraft.”
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“Given the challenging winter conditions in South Korea, the Surion’s ability to operate in frigid conditions is very important.”
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(https://www.flightglobal.com/news/articles/koreas-surion-beset-by-icing-issue-amid-gearbox-gr-429923/)
Tem que perguntar pro PAMASP qual é a EXATA condição dos H-36 da FAB. O resto é especulação. O problema foi identificado como falha dos rolamentos da planetária. Rolamentos alemães. Ou seja, falha de fornecedor.
Cel Nery.
Rolamentos alemães darem xabu ? Esta é uma área na qual os alemães não tem rival.
Delfim, esses deram. Informação do PAMASP.
Uma pergunta: é comim haver a contaminação do sistema de combustivel com fungos?
Delfim Sobreira 30 de setembro de 2016 at 16:05
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“Esta é uma área na qual os alemães não tem rival”
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SKF, Timken, NSK, etc…
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Tem muito rolamento bom.
Falha nos rolamentos pode ser uma série de coisas… falta de lubrificação adequada, contaminação por partículas, vibração radial /axial excessiva, etc… Delfim está certo, rolamentos SKF, NSK são os melhores do mercado.
Topol 1 de outubro de 2016 at 2:40
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A SKF é sueca e a NSK japonesa…
Cel com todo o respeito, o senhor acreditou nesta farsa montada pela Lixocopter. Cel, tem ex colega meu no PAMA que gerencia esta bost…. Cel, os rolamentos Tinken não tem responsabilidade nenhuma com o fato, é coisa de primeira linha, feita por gente que faz rolamento desde o tempo que o seu pai nem pensava em nascer. Cel, é erro de dimensionamento de transmissão/power train, que está debulhando as planetárias, que antes não acontecia porque estourava na engrenagem primária, como os iluminados da Lixocopter com a concordância bovina dos picaretas da Safran fizeram esta gambiarra na MGB e transferiram o… Read more »
É isso aí Juarez, um rotor de 5 pás em uma aeronave mais pesada que o Super Puma utilizando a mesma MGB…é óbvio, que é difícil de aceitar por muita gente.
É tudo uma questão de prioridade, beleza, temos mais um helicóptero, agora em outubro vai ter o evento no campo de Marte, só quero ver se ainda tem algum F5 esperando modernização !
Depois vem com a desculpa que não tem verba !
Juarez, o teu amigo trabalha no projeto. O meu amigo é Diretor do Parque e esteve na França. Não digo que você está errado. Mas a informação que me passaram não foi essa. Mas seu raciocínio pode estar correto. Importante é que solucionem o problema.
Aliás, você conhece a MGB melhor que eu. Conheço pouco de helicóptero.
Cel, eu nunca tive
Completando a mensagem:
Ei não tive contato com os rosquinhas, mas já discutimos isto várias vezes, todo o pessoal sabe que a partir de determinadas rotações com aplicações de torque a transmissão vibra excessivamente, istio aí não tem jeito, tem que fazer up grade na transmissao.
G abraco
Bom dia a todos.
Gostaria de ressaltar que rolamentos são componentes mecânicos extremamente confiáveis e com robustez e tecnologia há muito comprovadas. Mais ainda em se tratando de rolamentos aeronáuticos , que passaram por exaustivas checagens de qualidade.
Falha catastrófica em rolamento novo sempre indica que foi submetido a condiçoes não previstas em projeto.
Ou se adequa o projeto ou passa para um rolamento de maior capacidade.
Falta de lubrificação ou vibração excessiva são condições extremamente críticas para rolamentos e muitas vezes sem solução.
Jota, vai ao encontro do que o Juarez postou. Estarei c o pessoal do PAMASP e vou procurar saber qual a condição da frota.
OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!!
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Polônia pode refazer concorrência em meio a mudanças na política de aquisições:
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“The Polish Ministry of Defense is considering to relaunch last year’s helicopter competition, won by Airbus Helicopters, in line with the ministry’s policy of funneling the largest possible share of military procurements to companies that operate production facilities in Poland, and maximizing the technological and economic benefits for the country’s state-dominated defense industry.”
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(http://www.defensenews.com/articles/poland-could-relaunch-helo-tender-amid-procurement-policy-shift)
Fale Maurício!
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O Caracal teria sido escolhido, justamente, por isto, porque era o mais indicado a substituir os Mi-8/14/17, afinal são de mesma categoria (payload, etc…), entretanto entendo perfeitamente a pressão política interna em privilegiar sua indústria local (se fosse por aqui, também faria igual), mesmo que com produtos de categoria abaixo (caso do BH e AW-149). Aliás, vale lembrar que o próprio governo polaco não descartou a compra de alguns Caracals, ou seja, deve sim optar por alguns S70i, ou AW-149, mas também deverá comprar um número reduzido do H225M.
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Até mais!!! 😉
Quanto a esta questão de excesso de vibração no rotor principal do H225M, tendo a achar estranho pois, até aonde eu sei, quanto mais pás o rotor tiver, menor seria o nível de ruído e vibração. Vale lembrar, também, que os rotores traseiros diminuíram o número de pás, de cinco para quatro o que, em tese, aumentaria o nível de vibração, mas não no rotor principal e sim no traseiro. – É claro que eu também acredito que exista alguma coisa muito séria com esta MGB, afinal é inequívoca a existência destas falhas catastróficas (só uma toupeira negaria isto), há… Read more »