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O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) recebeu – na sexta-feira, 23 de setembro – sua primeira aeronave Legacy 500, denominada IU-50, de fabricação nacional e completamente equipada para sua atividade-fim.

Novos desafios apresentam-se constantemente, como o aumento do volume de tráfego aéreo em todo o espaço aéreo nacional, o que levou o GEIV a buscar novas tecnologias e a desenvolver novos procedimentos e critérios operacionais, atendendo a crescente demanda dos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, o SISCEAB, e impulsionando a evolução da atividade de inspeção em voo.

Por isso, a Força Aérea Brasileira (FAB) criou um programa estratégico, o projeto I-X, que proporcionou ao GEIV seis novas aeronaves-laboratório que ampliam a capacidade embarcada e permite que o Brasil realize com plena autonomia a homologação de procedimento de aproximação nos aeroportos.

Em julho de 2015, a FAB iniciou o desenvolvimento das novas aeronaves de inspeção em voo, jatos executivos Embraer Legacy 500, que passaram a ser modificados para a nova configuração de aeronave-laboratório. Esse processo de reaparelhamento proporciona um salto na qualidade nas possibilidades da inspeção em voo no Brasil, motivado pela demanda na verificação e pela consolidação dos novos padrões de navegação associados aos conceitos adotados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), em virtude da implantação do Programa Sirius no espaço aéreo nacional.

Os ganhos operacionais

O GEIV é responsável por medir, aferir e calibrar equipamentos auxiliares à navegação aérea instalados em aeroportos de todo o País. Com mais precisão e confiabilidade nas inspeções com as novas aeronaves, o maior ganho é da sociedade brasileira, que vai dispor de serviços de apoio à navegação aérea mais seguros.

As novas aeronaves-laboratório substituem os IC-95 Bandeirante e trazem ganhos operacionais e consciência situacional à tripulação do GEIV, em função dos modernos sistemas embarcados, mantendo o elevado nível de segurança de voo das operações e diminuição da carga de trabalho.

Construídas pela Embraer, as aeronaves possuem o que há de mais moderno em termos de tecnologia embarcada. É o único avião do mundo com tecnologia “fly by wire” (controle das superfícies móveis de comando da aeronave por intermédio de pulsos elétricos). O check list dos pilotos é eletrônico. A nova aeronave, um jato executivo bimotor de porte médio, com motorização turbofan e alcance intercontinental, com alcance de 5.600 km, atinge 800 km/h.

A aeronave projeta internacionalmente a indústria aeronáutica brasileira – Embraer – por ser a primeira no mundo a construir uma aeronave-laboratório, com um sistema de inspeção nesse tipo de aeronave no mundo. São equipamentos de última geração que, aliados às características do Legacy 500, trazem segurança e conforto à tripulação, além de confiabilidade e precisão aos dados coletados.

Na Aeronáutica, a aeronave tem matrícula FAB 3601 e possui 14 antenas na parte externa, além das existentes normalmente e, além disso, uma câmera a laser que permite maior autonomia e independência.

A chegada da segunda aeronave ao GEIV está prevista para dezembro deste ano e as outras quatro até o final de 2020.

O batismo

iu-50-image-3A aeronave chegou ao pátio do GEIV com uma tripulação totalmente capacitada para a operação, ao som de “2011, uma odisséia no espaço”, dando início à cerimônia de batismo, que contou com a presença do diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino. O oficial-general afirmou, em seu discurso, que o GEIV estava escrevendo um novo capítulo em sua história de inspeção em voo: “Voando com a tecnologia seria o título, pois hoje estamos recebendo a plataforma de inspeção em voo mais moderna do mundo”, justificou. Ele ressaltou que a ideia é “fazer o uso intensivo dessa tecnologia, garantindo a segurança da navegação aérea no Brasil, que é o elemento inegociável e o bem maior do SISCEAB, permitindo que, através de inspeções em voo seguras e rápidas, tenhamos uma aviação com a regularidade necessária para a condução da nossa sociedade, que tanto espera e confia no nosso trabalho. Temos correspondido a essa expectativa através de resultados dos últimos eventos recentes que engrandeceram o SISCEAB com números indicadores reconhecidos como padrão de excelência. Nossa missão agora é manter e até superar esses bons resultados. Portanto, vamos dar as boas-vindas ao GEIV 01 – FAB 3601 que, a partir de agora, segue para fazer inspeção com grandes demandas” – finalizou o DGCEA.

Em seguida, o comandante do GEIV, Marcelo Lima Pinheiro, disse que o momento do recebimento da aeronave ratificava e materializava, para cada integrante da inspeção em voo, a importância da contínua dedicação aos estudos com o objetivo permanente de realizar a implantação do projeto dentro dos mais rigorosos padrões de segurança necessários. “Nesta data, o GEIV ratifica ao DECEA o seu compromisso em manter a elevada qualidade no cumprimento de sua missão e garantir o fortalecimento da soberania, da integração nacional e do controle do espaço aéreo brasileiro”

Na presença de ex-comandantes e integrantes do GEIV, o batismo da aeronave foi conduzido pelo Tenente-Brigadeiro Rafael Rodrigues Filho (ex-diretor do DECEA e atual presidente da Escola Superior de Guerra – ESG), pelo Tenente-Brigadeiro Aquino e pelo Tenente-Coronel Pinheiro, que banharam o avião que dará um grande salto tecnológico, oferecendo melhores gerenciamento e monitoramento de voo.

Assista, a seguir, ao vídeo sobre a entrega da primeira aeronave.

FONTE: DECEA

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