F-35A pega fogo em Mountain Home
Um F-35A pegou fogo durante um exercício ocorrido na Base Aérea de Mountain Home, Idaho, informou o Defense News no último dia 23 de setembro.
O incidente ocorreu por volta do meio-dia e envolveu uma aeronave F-35A do 61º Esquadrão de Caça baseado Luke AFB. Parece que não houve feridos graves, seja o piloto ou a equipe de solo que se encontrava nas proximidades.
“O piloto teve que abandonar a aeronave durante a partida do motor devido a um incêndio na porção traseira da aeronave”, disse o porta-voz da Força Aérea, o capitão Mark Graff, em um email. “O fogo foi extinto rapidamente. Como medida de precaução, oito pessoas foram transportadas para o centro médico da base para avaliação.”
Sete caças F-35A procedentes de Luke AFB (uma das bases responsáveis pela instrução) foram enviados para Mountain Home para realizar com o propósito de realizar treinamentos entre os dias 10 e 34 de setembro.
FONTE: Defenses News (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
Lembrando que um F-35A também pegou fogo em junho de 2014 durante uma decolagem. Se há relação entre aquele incidente e este quem vai dizer é o JPO.
.
http://www.aereo.jor.br/2014/06/26/f-35-que-pegou-fogo-esta-sob-vigilancia-armada/
.
http://www.aereo.jor.br/2014/06/25/voos-de-f-35a-suspensos-apos-incendio-durante-a-decolagem-piloto-saiu-ileso/
Normal
Nem precisa esperar o JPO, Poggio.
Está na cara que foi culpa do mega-hiper-super-extra-espetacular radar quântico do PCC (versão chinesa).
Malditos vermelhos! 🙂
Sds.
*
Obs.: Será que os gases emitidos na queima do combustível do F-35 são tóxicos assim ou é procedimento padrão remover militares envolvidos para avaliação no CM?
mbp77
Estou desconfiado de gases tóxicos provenientes da queima dos materiais que compõem a fuselagem e não da queima do combustível.
Especulo que seja procedimento padrão.
.
De qualquer forma agora é esperar para ver quais informações subsequentes aparecerão. Se é que vai aparecer alguma coisa.
Este tal de F-35 só está dando dor de cabeça. Quantos problemas para uma aeronave bilionária !!!
Até quando a USAF vai “pagar pra ver”????
Poggio;
Ou uma combinação destes (combustível e fuselagem), não?
Sds.
F35 também solta pecinha…
A USAF já tem mais de 100 F-35. Ele não é mais um protótipo. Esses acidentes acontecem. Nos 1000 F-16 alguns devem pegar fogo de vez em quando.
O problema é que insistem em relatar o dia a dia do infeliz. Até parece um reality show de perda de peso: hoje o participante comeu bacon, hoje não defecou, hoje vomitou as tripas, hoje passou a pão e água, hoje não bateu a meta de peso, hoje está no paredão, etc.
Haja paciência!
Já tem 100 e vem mais 1800. Como dizem os russófilos: aceitem que doe menos.
O APU desta criança seria movido a hidrazina igual ao F16? Se for, trata-se de um produto muito tóxico e explosivo.
A mídia foca nesse caça e qualquer derrapada no tomate toma proporções bíblicas.
Affff … mais B.O. ??? Pelamordedeus… sem comentários.
Han…Han. .. parece que tem alguém contando com o ovo no “forévis galináceo” aqui …
bosco123 28 de setembro de 2016 at 14:27
Que nada, os Chinas estão por trás disso.
Bolhas, sombras …. laser, fantasmas quânticos, malditos Han ! (rs)
Imagine se fosse o PAK FA T-50 ou o J-20
Aliás:
http://www.aereo.jor.br/2014/11/16/especialista-taiwanes-diz-que-radar-chines-consegue-detectar-caca-invisivel-f-22/
Nunca veremos, nem o “míssil” quântico, nem o radar fodástico e tão pouco os invisíveis
do Urso ou dos Han pegando fogo, soltando pecinhas.
Afinal:
Os Ãmis escondem informações, já a dupla Jambo e Ruivão é tudo certinho, as claras,
muito democráticos !
http://www.aereo.jor.br/2016/02/11/china-deve-ter-um-esquadrao-operacional-de-cacas-stealth-j-20-ate-2017/
Shalom
Ahh… A torcida… Sempre o fiel da balança! Se fosse chinês, russo, francês etc, etc e etc, choveriam críticas. Projetos ruins existem em todos os cantos! Não é uma exclusividade ‘dusantiamericano’…
É normal isso aí, o motor da minha Combi e do meu Fusca já pegaram fogo também! Kkkkkkkkkkkkkkk
Eu quero que o Mc Donalds Tramp ganhe a eleição nos EUA, aí vocês verão o que é pegar fogo todos os dias de verdade. Kkkkkkkkkkkkkkk
Ainda bem que o Brasil nem cogitou comprar esta coisa. Melhor ir de Gripen mesmo.
Bosco
A diferença é que quando um F-16 pega fogo as autoridades sabem o motivo. Já no F-35 ninguém sabe ao certo o motivo. Aliás, tem muita coisa que não se sabe ainda sobre o F-35 e, por esse motivo, afirmar que a IOC será no dia X ou Y é mera especulação.
Impressionante a torcida por esse caça. O projeto é nitidamente ruim, a aeronave é excessivamente cara, gastou-se tubos numa aeronave que demorou DEMAIS pra entrar em operação, tanto que há componentes considerados obsoletos já (pode falar obsoletos sim, com o valor orçamentário entoxado nessa aeronave), IOC declarado mas cheio de restrições ainda, USMC declara combat ready e não coloca ele nem em exercício… fora entusiastas americanos que o criticam fortemente, pq vários programas de desenvolvimento foram cancelados por restrição orçamentária e a queda de custos do F-35 só “cai pra cima”….. Mesmo assim, uma galera aqui fica “todo projeto encara… Read more »
Bosco, muito boa a comparação!!! Você poderia ser apresentador desses programas!!!
Mas eu discordo se seu ponto foi reduzir a questão à presença da mídia nessas situações. Concordo que tem uma super cobertura, mas a frequência desses problemas ta muito grande e 100 não é um número tão alto! Existem mais gripens, Rafales, Eurofighters e muito mais F-15/16/18 com idade média muito mais alta.
O que é o ângulo de uma foto, na primeira temos um jato imponente, agressivo, letal, já na segunda se parece com aquele sujeito com IMC acima do normal, não é que ele seja gordo, é que parece um pouco acima do peso.
Botaram querosene batizado.
Próxima vez abastece no posto Ipiranga
coitados dos f-22 raptor…ninguém fala nada deles…
Poggio, Já fizeram mais de 100 e ainda não sabem o que “fê-lo” pegar fogo??? rsrsss – Diego, Não é questão de ser torcedor. É igual a turma do PT que fica criticando o Temer e colocando agora como se todos os problemas do Brasil tivessem começado desde que ele assumiu. Ora! A posse do Temer já são favas contadas. Não adianta chorar o leite derramado. É tocar o enterro! O F-35 é a mesma coisa. Um dia desses tava lendo a “aviotionweek.com” e um participante da discussão pediu pro Bill Sweetman parar de falar mal do caça e começar… Read more »
Hum…será que se o feioso X-32 da Boeing tivesse vencido teria sido essa bagunça também? Dona LM…tá difícil hein?
“Pentágono suspende voos dos F-35 após motor de avião pegar fogo”
Bosco, Poggio e Vader
E o Adir ?
Carlos.
Já pensou em montar um Kibutz lá pros interiorr de Mato Grosso?
Bosco, se fosse uma aeronave russa ou chinesa, estaria dizendo ao contrário, num é mesmo !? A verdade é que esse programa do F35 deve estar atolado em corrupção e lavagem de dinheiro, são absurdos 400 bi. Esse caça não é um mico, mas um king kong.
Não da para criticar o F-35 porque alguns podem rasgar a tanga de raiva, dizem que, o F-35 tem melhor RCS, é o ais veloz derruba todas aeronaves do mundo é o melhor das galáxias…
Esse caminhão super faturado pega fogo que nem o Fiat Tipo na década de 90. Kkkkkkk
Timuskuskys,
Me lembre de qual aeronave russa eu já falei mal?
Quanto ao dinheiro e corrupção, sou cidadão brasileiro, moro no Brasil e não pago tributos aos EUA . Eles que são americanos que se entendam.
Até que 400 bilhões de doletas pra 3000 unidades ao longo de 20 anos não é tão mal assim, não acha?
O Rafale da Índia saiu pelo dobro do preço, e olha que nem tava incluído o custo da P&D.
Pra mim é a aeronave de 5 geração mais capaz atualmente quando operado pelos EUA ou no contexto da OTAN…
Há muito tempo, numa galáxia muito distante, eu passei dias discutindo com um “rapaz” que dizia que o Rafale batia no F-22 com um mão amarrada nas costas. Ele dizia que o Rafale tinha um radar passivo que era foda. Eu dizia que o F-22 era superior e que tinha mais chances de vencer um hipotético combate contra o Rafale numa grande maioria das vezes que isso ocorresse tendo em vista ele ser de uma geração mais adiantada que o caça francês. Em nenhuma momento eu estava falando mal do Rafale. Era na época, salvo engano, a minha preferência para… Read more »
Se uma esquadrilha de ataque de caças russos for atacar uma IADS da OTAN baseada no Patriot e companhia, as chances dela ser neutralizada é quase que total. O atacante sempre leva vantagem desde que inventaram a catapulta e o trabuco. Uma hora a muralha desaba, já o que está fora dela pode nunca ter fim.
timuskukii 28 de setembro de 2016 at 17:15 trendgol 28 de setembro de 2016 at 17:27 Começou o papo furado. Vocês que discutem o assunto na base da gincana ideológica, esquecem que nem todos são seus coleguinhas de fórum que usam desse método, e quando deparados com explicações técnicas que não favorecem seus anseios triunfalistas pró-russos, apelam à birra ideológica. Observando a forma dos seus comentários eu diria que são de Tu quoque, (Apelo à acusação de hipocrisia) se os comentaristas com conhecimento acima da média do blog se identificassem como representantes dos EUA, o que não é o caso.… Read more »
Felipe Silva 28 de setembro de 2016 at 19:04. Quem disse que sou pró-Rússia? No mais, chora neném. Fica vendo novelinha e comentaristas de supertrunfo. E costure a tanga.
Bosco
.
Não esqueça que nenhum desses “100” caças iniciais terá condição de combate sem que o Tio Sam gaste rios de dinheiro para atualizá-los.
trendgol 28 de setembro de 2016 at 19:48
Ninguém disse. O teor do seu comentário faz disso algo previsível. ”No mais, chora neném” Belo arJumento. Eu trago comentários técnicos, nada de supertrunfo. E você? Ainda não notou que não está ao nível de discussão deste fórum? Se manque, rapaz.
Meu Deus, o que F35 tem a ver com PT ? Que doença mental que não acaba nem com o impeachment.
No mais, será investigado, sanado e sem dúvida um bom vetor. Existem quantos caças/projetos americanos que foram abandonados por que pegou fogo ? E quantos continuaram ?
Tem muito problema ai para resolver antes da “maturidade”, mas trata-se de um dos projetos mais ambiciosos.
Está saindo Caro ? para a gente é sim.
Felipe Silva 28 de setembro de 2016 at 20:00. Não adianta, o F-35 é um caminhão com defeito. Contudo, eu aprecio o F-18, F-16, F-22 e toda essa turma. Desculpe pelas ofensas.
DomSaf, Você tem algum problema? rsrsrs Onde eu relacionei diretamente o F-35 com o PT? A relação foi em relação à atitude dos que criticam o caça com os que criticam o Temer. Ambos com o mesmo ranço. Mas estamos em um país livre e o choro é livre. E o PT não tem nada a ver com o F-35. – Poggio, Não estão operacionais mas em maior número que por exemplo os Su-35 da Rússia e quase tanto os Rafales da França. Pelo menos devem servir para treinar os mecânicos e os bombeiros. rsrss – Felipe, Fica frio meu… Read more »
Ainda sobre os “100” caças já construídos… . A pergunta que se faz é: O que fazer com eles? . Somente com a versão Block 3F do software o caça poderá ser declarado efetivamente um avião de combate eficaz. Detalhe: nenhum dos cem caças já construídos possui esse software porque ele só vai ficar pronto no ano que vem. . Aí surge a seguinte ideia: “basta atualizar o software”. Se fosse assim tão fácil não teria problemas, mas vejam o fragmento de texto abaixo . “Ir de uma versão de um determinado bloco para outro – de 1A a 1B… Read more »
Que loucura,e eles já estão entregando os caças aos outros países que participam do programa f-35, por outro lado já se sabe q seja lá quando o produto final sair ele estará com o que existe de mais moderno em termos de hardware e software. Não é atos que o bicho é caro
Que fase essa a do F-35, que fase. Bom, acho que o pentágono nunca mais será o mesmo depois do F-35, já vemos uma nova postura do mesmo em relação aos contratos do B-21 e do avião tanque da Boeing, é bastante evidente que houve falhas grotescas no gerenciamento desse programa, o estouro no orçamento é a falha mais clara e gritante, no começo a projeção para o orçamento desse programa era de 200 bilhões, bom a última estimativa estava chegando perto dos 500 bilhões, ou seja, a estimativa dos 400 bilhões já ficou para trás. Não sei o quão… Read more »
É um caminhão voador. Um dia eu li num site um comentário que dizia: O F-35 é mais manobrável que um F-16 e tem os melhores mísseis do mundo, e ainda brigava com todos que achavam o contrário. E para piorar, o dono do site “Ispecialista” concordou com os comentários do super power manobrável e indestrutível F-35. Com tudo, acho que essa notícia jogou um balde de agua fria nesse trem da alegria.
Já assisti a vídeo do PAK-FA abortar a decolagem com a turbina em chamas.
Olá.
Guilherme Poggio, você está batendo em “cachorro morto”! 🙂
O F-35 é um avião problemático, que já gastou (e ainda vai gastar) muito para se tornar minimamente operacional (nos moldes das especificações originais).
É a realidade. Ponto. Pode-se argumentar o que for, não mudará os fatos.
Não é preciso provar mais nada. Mesmo que o avião se torne um “sucesso” (consiga numa futura versão, com futuros softwares) ter o desempenho almejado (e inédito), isso se deverá a gastos tão “fabulosos” quanto o que se pretende de desempenho da aeronave. Fato.
SDS.
Bosco, nenhum avião pega fogo na partida. Não é normal. Não fica defendendo a aeronave como se norte americano, da LM ou da USAF fosse. A aeronave tem uma centena de problemas não resolvidos. E custou caro pra c…
1 em 100 , nada demais