Um de dois F-35A que chegaram a Eglin em 5 de junho de 2013 - foto USAF

Um F-35A pegou fogo durante um exercício ocorrido na Base Aérea de Mountain Home, Idaho, informou o Defense News no último dia 23 de setembro.

O incidente ocorreu por volta do meio-dia e envolveu uma aeronave F-35A do 61º Esquadrão de Caça baseado Luke AFB. Parece que não houve feridos graves, seja o piloto ou a equipe de solo que se encontrava nas proximidades.

“O piloto teve que abandonar a aeronave durante a partida do motor devido a um incêndio na porção traseira da aeronave”, disse o porta-voz da Força Aérea, o capitão Mark Graff, em um email. “O fogo foi extinto rapidamente. Como medida de precaução, oito pessoas foram transportadas para o centro médico da base para avaliação.”

Sete caças F-35A procedentes de Luke AFB (uma das bases responsáveis pela instrução) foram enviados para Mountain Home para realizar com o propósito de realizar treinamentos entre os dias 10 e 34 de setembro.

FONTE: Defenses News (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Silva

Normal

mbp77

Nem precisa esperar o JPO, Poggio.
Está na cara que foi culpa do mega-hiper-super-extra-espetacular radar quântico do PCC (versão chinesa).
Malditos vermelhos! 🙂
Sds.
*
Obs.: Será que os gases emitidos na queima do combustível do F-35 são tóxicos assim ou é procedimento padrão remover militares envolvidos para avaliação no CM?

Leandro Costa

Especulo que seja procedimento padrão.
.
De qualquer forma agora é esperar para ver quais informações subsequentes aparecerão. Se é que vai aparecer alguma coisa.

Sergio Prado

Este tal de F-35 só está dando dor de cabeça. Quantos problemas para uma aeronave bilionária !!!
Até quando a USAF vai “pagar pra ver”????

mbp77

Poggio;
Ou uma combinação destes (combustível e fuselagem), não?
Sds.

Renato Carvalho

F35 também solta pecinha…

bosco123

A USAF já tem mais de 100 F-35. Ele não é mais um protótipo. Esses acidentes acontecem. Nos 1000 F-16 alguns devem pegar fogo de vez em quando.
O problema é que insistem em relatar o dia a dia do infeliz. Até parece um reality show de perda de peso: hoje o participante comeu bacon, hoje não defecou, hoje vomitou as tripas, hoje passou a pão e água, hoje não bateu a meta de peso, hoje está no paredão, etc.
Haja paciência!
Já tem 100 e vem mais 1800. Como dizem os russófilos: aceitem que doe menos.

Johan

O APU desta criança seria movido a hidrazina igual ao F16? Se for, trata-se de um produto muito tóxico e explosivo.

bosco123

A mídia foca nesse caça e qualquer derrapada no tomate toma proporções bíblicas.

Topol

Affff … mais B.O. ??? Pelamordedeus… sem comentários.

Topol

Han…Han. .. parece que tem alguém contando com o ovo no “forévis galináceo” aqui …

Carlos Alberto Soares-Israel

bosco123 28 de setembro de 2016 at 14:27
Que nada, os Chinas estão por trás disso.
Bolhas, sombras …. laser, fantasmas quânticos, malditos Han ! (rs)
Imagine se fosse o PAK FA T-50 ou o J-20
Aliás:
http://www.aereo.jor.br/2014/11/16/especialista-taiwanes-diz-que-radar-chines-consegue-detectar-caca-invisivel-f-22/
Nunca veremos, nem o “míssil” quântico, nem o radar fodástico e tão pouco os invisíveis
do Urso ou dos Han pegando fogo, soltando pecinhas.
Afinal:
Os Ãmis escondem informações, já a dupla Jambo e Ruivão é tudo certinho, as claras,
muito democráticos !
http://www.aereo.jor.br/2016/02/11/china-deve-ter-um-esquadrao-operacional-de-cacas-stealth-j-20-ate-2017/
Shalom

Paulo Vinícios Maffi

Ahh… A torcida… Sempre o fiel da balança! Se fosse chinês, russo, francês etc, etc e etc, choveriam críticas. Projetos ruins existem em todos os cantos! Não é uma exclusividade ‘dusantiamericano’…

Papan

É normal isso aí, o motor da minha Combi e do meu Fusca já pegaram fogo também! Kkkkkkkkkkkkkkk

Papan

Eu quero que o Mc Donalds Tramp ganhe a eleição nos EUA, aí vocês verão o que é pegar fogo todos os dias de verdade. Kkkkkkkkkkkkkkk

Walfrido Strobel

Ainda bem que o Brasil nem cogitou comprar esta coisa. Melhor ir de Gripen mesmo.

Diego

Impressionante a torcida por esse caça. O projeto é nitidamente ruim, a aeronave é excessivamente cara, gastou-se tubos numa aeronave que demorou DEMAIS pra entrar em operação, tanto que há componentes considerados obsoletos já (pode falar obsoletos sim, com o valor orçamentário entoxado nessa aeronave), IOC declarado mas cheio de restrições ainda, USMC declara combat ready e não coloca ele nem em exercício… fora entusiastas americanos que o criticam fortemente, pq vários programas de desenvolvimento foram cancelados por restrição orçamentária e a queda de custos do F-35 só “cai pra cima”….. Mesmo assim, uma galera aqui fica “todo projeto encara… Read more »

Delmo Almeida

Bosco, muito boa a comparação!!! Você poderia ser apresentador desses programas!!!
Mas eu discordo se seu ponto foi reduzir a questão à presença da mídia nessas situações. Concordo que tem uma super cobertura, mas a frequência desses problemas ta muito grande e 100 não é um número tão alto! Existem mais gripens, Rafales, Eurofighters e muito mais F-15/16/18 com idade média muito mais alta.

Renato Carvalho

O que é o ângulo de uma foto, na primeira temos um jato imponente, agressivo, letal, já na segunda se parece com aquele sujeito com IMC acima do normal, não é que ele seja gordo, é que parece um pouco acima do peso.

Madmax

Botaram querosene batizado.
Próxima vez abastece no posto Ipiranga

horatio nelson

coitados dos f-22 raptor…ninguém fala nada deles…

bosco123

Poggio, Já fizeram mais de 100 e ainda não sabem o que “fê-lo” pegar fogo??? rsrsss – Diego, Não é questão de ser torcedor. É igual a turma do PT que fica criticando o Temer e colocando agora como se todos os problemas do Brasil tivessem começado desde que ele assumiu. Ora! A posse do Temer já são favas contadas. Não adianta chorar o leite derramado. É tocar o enterro! O F-35 é a mesma coisa. Um dia desses tava lendo a “aviotionweek.com” e um participante da discussão pediu pro Bill Sweetman parar de falar mal do caça e começar… Read more »

Marcelo

Hum…será que se o feioso X-32 da Boeing tivesse vencido teria sido essa bagunça também? Dona LM…tá difícil hein?

Carlos Alberto Soares-Israel

“Pentágono suspende voos dos F-35 após motor de avião pegar fogo”

Carlos Alberto Soares-Israel

Bosco, Poggio e Vader
E o Adir ?

Renato Carvalho

Carlos.
Já pensou em montar um Kibutz lá pros interiorr de Mato Grosso?

timuskukii

Bosco, se fosse uma aeronave russa ou chinesa, estaria dizendo ao contrário, num é mesmo !? A verdade é que esse programa do F35 deve estar atolado em corrupção e lavagem de dinheiro, são absurdos 400 bi. Esse caça não é um mico, mas um king kong.

trendgol

Não da para criticar o F-35 porque alguns podem rasgar a tanga de raiva, dizem que, o F-35 tem melhor RCS, é o ais veloz derruba todas aeronaves do mundo é o melhor das galáxias…

trendgol

Esse caminhão super faturado pega fogo que nem o Fiat Tipo na década de 90. Kkkkkkk

bosco123

Timuskuskys,
Me lembre de qual aeronave russa eu já falei mal?
Quanto ao dinheiro e corrupção, sou cidadão brasileiro, moro no Brasil e não pago tributos aos EUA . Eles que são americanos que se entendam.
Até que 400 bilhões de doletas pra 3000 unidades ao longo de 20 anos não é tão mal assim, não acha?
O Rafale da Índia saiu pelo dobro do preço, e olha que nem tava incluído o custo da P&D.

carcara_br

Pra mim é a aeronave de 5 geração mais capaz atualmente quando operado pelos EUA ou no contexto da OTAN…

bosco123

Há muito tempo, numa galáxia muito distante, eu passei dias discutindo com um “rapaz” que dizia que o Rafale batia no F-22 com um mão amarrada nas costas. Ele dizia que o Rafale tinha um radar passivo que era foda. Eu dizia que o F-22 era superior e que tinha mais chances de vencer um hipotético combate contra o Rafale numa grande maioria das vezes que isso ocorresse tendo em vista ele ser de uma geração mais adiantada que o caça francês. Em nenhuma momento eu estava falando mal do Rafale. Era na época, salvo engano, a minha preferência para… Read more »

bosco123

Se uma esquadrilha de ataque de caças russos for atacar uma IADS da OTAN baseada no Patriot e companhia, as chances dela ser neutralizada é quase que total. O atacante sempre leva vantagem desde que inventaram a catapulta e o trabuco. Uma hora a muralha desaba, já o que está fora dela pode nunca ter fim.

Felipe Silva

timuskukii 28 de setembro de 2016 at 17:15 trendgol 28 de setembro de 2016 at 17:27 Começou o papo furado. Vocês que discutem o assunto na base da gincana ideológica, esquecem que nem todos são seus coleguinhas de fórum que usam desse método, e quando deparados com explicações técnicas que não favorecem seus anseios triunfalistas pró-russos, apelam à birra ideológica. Observando a forma dos seus comentários eu diria que são de Tu quoque, (Apelo à acusação de hipocrisia) se os comentaristas com conhecimento acima da média do blog se identificassem como representantes dos EUA, o que não é o caso.… Read more »

trendgol

Felipe Silva 28 de setembro de 2016 at 19:04. Quem disse que sou pró-Rússia? No mais, chora neném. Fica vendo novelinha e comentaristas de supertrunfo. E costure a tanga.

Felipe Silva

trendgol 28 de setembro de 2016 at 19:48
Ninguém disse. O teor do seu comentário faz disso algo previsível. ”No mais, chora neném” Belo arJumento. Eu trago comentários técnicos, nada de supertrunfo. E você? Ainda não notou que não está ao nível de discussão deste fórum? Se manque, rapaz.

DomSaf

Meu Deus, o que F35 tem a ver com PT ? Que doença mental que não acaba nem com o impeachment.

No mais, será investigado, sanado e sem dúvida um bom vetor. Existem quantos caças/projetos americanos que foram abandonados por que pegou fogo ? E quantos continuaram ?
Tem muito problema ai para resolver antes da “maturidade”, mas trata-se de um dos projetos mais ambiciosos.
Está saindo Caro ? para a gente é sim.

trendgol

Felipe Silva 28 de setembro de 2016 at 20:00. Não adianta, o F-35 é um caminhão com defeito. Contudo, eu aprecio o F-18, F-16, F-22 e toda essa turma. Desculpe pelas ofensas.

bosco123

DomSaf, Você tem algum problema? rsrsrs Onde eu relacionei diretamente o F-35 com o PT? A relação foi em relação à atitude dos que criticam o caça com os que criticam o Temer. Ambos com o mesmo ranço. Mas estamos em um país livre e o choro é livre. E o PT não tem nada a ver com o F-35. – Poggio, Não estão operacionais mas em maior número que por exemplo os Su-35 da Rússia e quase tanto os Rafales da França. Pelo menos devem servir para treinar os mecânicos e os bombeiros. rsrss – Felipe, Fica frio meu… Read more »

carcara_br

Que loucura,e eles já estão entregando os caças aos outros países que participam do programa f-35, por outro lado já se sabe q seja lá quando o produto final sair ele estará com o que existe de mais moderno em termos de hardware e software. Não é atos que o bicho é caro

Jr

Que fase essa a do F-35, que fase. Bom, acho que o pentágono nunca mais será o mesmo depois do F-35, já vemos uma nova postura do mesmo em relação aos contratos do B-21 e do avião tanque da Boeing, é bastante evidente que houve falhas grotescas no gerenciamento desse programa, o estouro no orçamento é a falha mais clara e gritante, no começo a projeção para o orçamento desse programa era de 200 bilhões, bom a última estimativa estava chegando perto dos 500 bilhões, ou seja, a estimativa dos 400 bilhões já ficou para trás. Não sei o quão… Read more »

trendgol

É um caminhão voador. Um dia eu li num site um comentário que dizia: O F-35 é mais manobrável que um F-16 e tem os melhores mísseis do mundo, e ainda brigava com todos que achavam o contrário. E para piorar, o dono do site “Ispecialista” concordou com os comentários do super power manobrável e indestrutível F-35. Com tudo, acho que essa notícia jogou um balde de agua fria nesse trem da alegria.

EduardoSP

Já assisti a vídeo do PAK-FA abortar a decolagem com a turbina em chamas.

mauriciosilva2014

Olá.

Guilherme Poggio, você está batendo em “cachorro morto”! 🙂
O F-35 é um avião problemático, que já gastou (e ainda vai gastar) muito para se tornar minimamente operacional (nos moldes das especificações originais).
É a realidade. Ponto. Pode-se argumentar o que for, não mudará os fatos.
Não é preciso provar mais nada. Mesmo que o avião se torne um “sucesso” (consiga numa futura versão, com futuros softwares) ter o desempenho almejado (e inédito), isso se deverá a gastos tão “fabulosos” quanto o que se pretende de desempenho da aeronave. Fato.
SDS.

Rinaldo Nery

Bosco, nenhum avião pega fogo na partida. Não é normal. Não fica defendendo a aeronave como se norte americano, da LM ou da USAF fosse. A aeronave tem uma centena de problemas não resolvidos. E custou caro pra c…

Gabriel

1 em 100 , nada demais