PDV da Embraer vai desligar 1.463 funcionários em outubro
Empresa quer reduzir custos e economizar US$ 200 milhões por ano
A Embraer divulgou, nesta segunda-feira (26), a avaliação das adesões ao PDV (Programa de Demissões Voluntárias). Nas cinco unidades do país, 1.463 dos 1.470 empregados inscritos serão desligados a partir da primeira semana de outubro. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José e a empresa terão uma reunião nesta segunda.
De acordo com balanço da empresa, os desligamentos representam 99,5% dos que procuraram o programa e foram uma das alternativas para a redução de custos. Em São José dos Campos, cerca de 700 funcionários se inscreveram no programa. A medida, motivada pela crise, faz parte de ações que a fabricante de aeronaves pretende adotar para reduzir as despesas em cerca de US$ 200 milhões ao ano.
Segundo a Embraer, outras ações estão sendo implementadas e os impactos serão dimensionados nos próximos meses. “A Embraer tem ciência de sua relevância para a comunidade e tem atuado com absoluta transparência para superação desse momento desafiador da melhor maneira possível”, informa a nota.
O vice-presidente licenciado do sindicato, Herbert Claros da Silva, afirmou que o programa trará prejuízos às unidades no país. “Somos contrários, pois acreditamos que PDV é demissão e a condição em que a empresa está não necessita. Ela [Embraer] está gerando emprego fora do país e isso acabou excedendo no Brasil”, afirma ao Meon.
Raio-x
A empresa é uma das maiores empregadoras de São José dos Campos, com cerca de 13 mil trabalhadores, e possui unidades em Taubaté, Gavião Peixoto, Sorocaba, Botucatu, Portugal e Estados Unidos.
FONTE: www.meon.com.br
Este é o Brazil real:
http://www.sindmetalsjc.org.br/imprensa/ultimas-noticias/3179/embraer+demite+no+brasil+mas+investe+pesado+nos+estados+unidos+e+portugal.htm
Bom é que este post do PDV está exprimido entre 1 do desmentido da embraer que não venderia a área de defesa e de outro que ela propõe ficar sem lucro para escapar da justiça americana.
Nas duas matérias, esta e da proposta de ficar sem lucro, o dinheiro bate >> 200 Milhões <<. . Faz parte para manter as contas. Mas dizer que vai separar 200 milhões para negociar o "abrir mão do lucro"… cortando com o PDV parte dos 200 milhões que pretende poupar, é conta de padaria. Bizarro, no final das contas não abrirá mão do lucro.. . Em que pese que a mão de obra já trabalhou pelos contratos baseados em propina e já receberam o seu. E a empresa não pode implodir buscando se redimir pela maracutagem de alguns diretores e… Read more »
O back log é imenso, o maior entre os fabricantes da aviação regional e executiva, mais de 20 bilhões USD e assim mesmo como aliás em 2008, a empresa demite.
Alguém me explica pq que os funcionários são obrigados a pagar sindicatos??
E não seria pelo sindicalismo e leis atrasadas que empresas estão saindo do Brasil para ir pra lugares aonde não tem esse tipo de parasitismo socialista?
Ou seja, o sindicato “defende” o trabalhador, mas esse trabalhador não consegue emprego por causa do sindicato!
A CLT como está protege o empregado, mas não o ‘emprego’. Se vc está dentro, ‘ótimo’ (?), se está fora, se ferrou.
“Mauricio R. 26 de setembro de 2016 at 14:03 O back log é imenso, o maior entre os fabricantes da aviação regional e executiva, mais de 20 bilhões USD e assim mesmo como aliás em 2008, a empresa demite.” . O backlog de US$ 20 bilhões não garante a sobrevida da empresa: ou corta agora, a exemplo do que fez em 2008, ou terá que passar o chapéu. Em tempo: somente este ano a Embraer investirá US$ 650 milhões em R&D. . O mercado da aviação executiva já dava sinais de declínio em 2015 e estagnou este ano: vide Bombardier… Read more »
“Mauricio R. 26 de setembro de 2016 at 14:03
O back log é imenso, o maior entre os fabricantes da aviação regional e executiva, mais de 20 bilhões USD e assim mesmo como aliás em 2008, a empresa demite.”
.
O backlog de US$ 20 bilhões não garante a sobrevida da empresa: ou corta agora, a exemplo do que fez em 2008, ou terá que passar o chapéu.
Em tempo: somente este ano a Embraer investirá US$ 650 milhões em R&D.
Na comercial há um excedente de aviões de segunda mão e/ou leasing, de acordo com “report” da FlightGlobal:
https://www.flightglobal.com/news/articles/analysis-neo-lease-rate-premiums-restrained-by-low-428736/
.
https://www.flightglobal.com/news/articles/top-100-aerospace-manufacturers-hit-by-fall-in-reven-428460/
Quanto ao PDV, Programa de Demissão Voluntária, para quem não trabalha na empresa desconhece um dado: a grande maioria que aderiram ao programa são da “velha guarda” e já se encontravam aposentados.
O que a Embraer visa é cortar excessos e diminuir salários.
E a Embraer não é a única a demitir.
A economia mundial ainda não voltou ao trilho.
Airbus:
http://www.thenational.ae/business/aviation/airbus-job-cuts-possible-as-plane-maker-considers-restructure-plan
.
Boeing:
http://www.reuters.com/article/us-boeing-redundancies-idUSKCN0WW0AF
.
Bombardier:
http://globalnews.ca/news/2906376/bombardier-begins-layoffs-in-effort-to-cut-7000-workers/
.
Rolls-Royce:
http://www.bloomberg.com/news/articles/2016-09-18/rolls-royce-to-cut-more-than-200-positions-from-management-teams
Como a EMBRAER diz que vai economizar US$200 milhões, com a cotação flutuante se ela paga a turma aqui em reais ?
Estranho este nro…
É mais capaz de ser 200 milhões de reais, até porque a EMBRAER paga bem malzinho…
Paga mal… Para que função? Coloque aqui fatos e dados.
Conheço pessoas que ganham bem acima da média do mercado, e outros ganham na média…
Sr. Carlos Alberto Soares-Israel, a carga tributária no Brasil provavelmente seria um dos fatores, pois pela ultima conversa( ABIMDE) é o que se supõe. Pode explicar-me?
Se empresas americanas, com legislação trabalhista mínima, saem dos EUA em busca de custos menores, imaginem a EMBRAER. Não está errada. . “Somos contrários, pois acreditamos que PDV é demissão”, declara o sindicalista. Oooooh, é mesmo ? PDV significa Programa de Demissões Voluntárias, logo é demissão estúpido. E a Embraer demitiu ninguém, o trabalhador que pede pra sair. . A culpa é da CLT e de uma estreita visão sindical-esquerdista. Essa o Libanês não resolve. Talvez só quando acabar a indústria no Brasil e voltarmos à época pré-Cigano (JK), pra recomeçarmos do zero, isso se não inventarem o Sindicato dos… Read more »
Achei esta pérola, pra quem acha que fazer aviões é fácil. É tão fácil quanto fazer um F-1.
https://www.youtube.com/watch?v=iptAkpqjtMQ
Pra quem postou que sindicalismo é socialista, os EUA possuem sindicatos muito fortes. Na aviação civil norte americana o piloto assina o contrato de trabalho no sindicato, e não na companhia. Não sou socialista, bolivariano, tampouco petista. Mas o sindicato, na essência, protege os interesses dos trabalhadores da categoria, e os representa nas negociações trabalhistas. Na teoria é assim. No Brasil, o SNA trabalha muito bem. Não fosse assim seríamos massacrados pelas companhias aéreas. Há sindicatos pelegos e aparelhados pela esquerda? Vários. A começar pela própria CUT. Mas a instituição sindicato não é uma coisa ruim.
Rinaldo, é bom lembrar que sindicatos também podem ser maus.
Dizem que um dos motivos da quebra da GM foi direitos em excesso exigidos pelos sindicatos por meio de greves.
veja o caso dos bancários.
o país em crise, eles param.
alguns patrões, pressionados, acabam cedendo e dando aumentos, benefícios em excesso…
Delfin, bastante lúcido no ponto as 23h25 . Um pensamento meu. Na CLT a empresa que demitir um funcionário sem justa causa paga a multa contratual e todos os encargos cabíveis, por tempo de serviço. Isso é para proteger o emprego deste funcionário. Quanto mais tempo de casa maior é os encargos para empresa na hora de demitir, sem justa causa. Entretanto quando este funcionário é aposentado e continua na empresa para, em algum dia, esta demiti-lo acredito que seja uma distorção da “essência” da CLT. . Portanto um PDV faz todo sentido quando a empresa precisa renovar a mão… Read more »