Força Aérea dos EUA quer encolher inventário, mas Congresso tem que aprovar
O site Defensenews noticiou que a Força Aérea dos Estados Unidos pode encolher seu inventário total de aeronaves em 235 unidades ao longo dos próximos cinco anos, uma redução principalmente no número de aviões de caça antigos que serão substituídos pelo caça F-35.
Isso de acordo com uma análise feita pela empresa Avascent, conforme o orçamento mais recente da Força Aérea, que abrange os anos fiscais 2017 até 2021, prevendo que a Força Aérea pode desativar 232 treinadores T-38, 166 aviões A-10 Warthogs e 160 caças F-16 ao longo dos próximos cinco anos, enquanto adiciona 185 novos caças F-35 ao inventário.
A análise baseia-se nos planos previstos no orçamento mais recente da Força Aérea dos EUA, bem como uma leitura dos dados do mercado global. É uma projeção, e não uma garantia. Por exemplo, a Força Aérea não tem ainda articulado qualquer plano para desativar os jatos T-38 até a sua substituição por um novo modelo, mas Avascent prevê que a USAF começará a fazê-lo num futuro próximo.
De acordo com Avascent, a maioria dos 77 tipos de aeronaves não classificadas que estão no inventário manterá seus níveis atuais sob o plano de orçamento. O serviço planeja aumentar seu inventário de drones-alvo para 108 aeronaves, incluindo 91 novas aeronaves QF-16. Drones de ataque também serão acrescentados, com 81 sistemas não tripulados MQ-9 Reaper programados para a aquisição.
Estas tendências não devem ser uma surpresa para quem vem acompanhando a USAF, disse Richard Aboulafia, analista do Teal Group. Durante anos, os chefes do serviço têm falado sobre a necessidade de manter o F-35, o avião-tanque KC-46A (64 adquiridos neste período de tempo) e o bombardeiro B-21. E se a Força Aérea quer mudar algo no seu próximo plano de orçamento, ela terá que encontrar maneiras de contornar essa realidade.
“A grande maioria de dólares de investimento da Força Aérea está amarrada ao F-35, B-21 e KC-46, e eles não podem mexer no KC-46 porque é um contrato de preço fixo. Se você mexe nesse contrato haverá uma festa na Boeing”, Aboulafia disse referindo-se ao negócio do avião-tanque que é visto como excepcionalmente amigável pelo governo.
Doug Berenson da Avascent observa que esses três grandes programas fornecem “uma certa estabilidade notável” para os próximos anos, porque essas prioridades não vão mudar. Mas paira sobre essas projeções a realidade de que o Congresso pode intervir, já que salvou a A-10 da desativação em anos anteriores.
“A velha questão é se o Congresso permitirá a aposentadoira de aeronaves antigas, e não presumimos isso aqui”, disse Berenson. “Há muita história em torno do A-10 e do bombardeiro B-1 e alguns outros. Estamos assumindo, essencialmente, a estabilidade em algumas das frotas antigas que a Força Aérea gostaria de desativar, simplesmente como uma questão de relações com o Congresso.”
Portanto, se o F-35, KC-46 e B-21 estão em grande parte protegidos, e o Congresso não permitir que aeronaves antigas sejam retiradas de serviço em grande número, a busca de novos programas como o treinador T-X ou o substituto do JSTARS pode ser empurrada para frente mais uma vez.
“De todos os novos programas que estavam pensando na Força Aérea, o JSTARS é provavelmente o que tem a maior mudança em torno de seus requisitos,” Berenson observou. “E em um clima de orçamento muito apertado, esse tipo de incerteza pode se tornar uma razão para o adiamento, a fim de aliviar a pressão sobre todo o resto.”
Veja na tabela abaixo os números das 50 principais aeronaves da Força Aérea dos EUA e as projeções de desativações nos próximos 5 anos.
Top 50 – 2016 – Inventory of Air Force Airborne Systems
By the Numbers: Top 50 Inventory of Air Force Airborne Systems
Platform | Aircraft Category | 2016 Inventory | 2021 Inventory | 5-year Inventory Change | 5-year % Inventory Change |
---|---|---|---|---|---|
F-16 Fighting Falcon | Fighter Aircraft | 1057 | 897 | -160 | -15.14% |
T-38 Talon | Trainer Aircraft | 532 | 300 | -232 | -43.61% |
T-6A Texan II | Trainer Aircraft | 446 | 446 | 0 | 0.00% |
C-135 Stratolifter | Mobility Aircraft | 407 | 400 | -7 | -1.72% |
KC-135 Stratotanker | Tanker Aircraft | 404 | 404 | 0 | 0.00% |
A-10 Warthog | Attack Aircraft | 288 | 122 | -166 | -57.64% |
C-130H Hercules | Mobility Aircraft | 268 | 193 | -75 | -27.99% |
C-17A Globemaster III | Mobility Aircraft | 223 | 223 | 0 | 0.00% |
F-15E Strike Eagle | Fighter Aircraft | 211 | 211 | 0 | 0.00% |
F-15C/D Eagle | Fighter Aircraft | 205 | 175 | -30 | -14.63% |
MQ-9 Reaper UAS | Medium or High Altitude, Long Endurance | 266 | 347 | 81 | 30.45% |
F-22A Raptor | Fighter Aircraft | 178 | 178 | 0 | 0.00% |
T-1 Jayhawk | Trainer Aircraft | 179 | 179 | 0 | 0.00% |
RQ-1B Predator UAS | MALE/HALE | 174 | 170 | -4 | -2.30% |
F-35A Lightning II | Fighter Aircraft | 105 | 290 | 185 | 176.19% |
HH-60G Pave Hawk | Combat Search and Rescue | 103 | 97 | -6 | -5.83% |
C-130J Hercules II | Mobility Aircraft | 100 | 132 | 32 | 32.00% |
QF-16 Target Drone | Target Drone | 91 | 182 | 91 | 100.00% |
RQ-21A Blackjack | Tactical UAS | 78 | 78 | 0 | 0.00% |
C-5 Galaxy | Mobility Aircraft | 77 | 70 | -7 | -9.09% |
B-52H Stratofortress | Bomber | 76 | 76 | 0 | 0.00% |
QF-4 Target Drone | Target Drone | 64 | 81 | 17 | 26.56% |
B-1B Lancer | Bomber | 63 | 63 | 0 | 0.00% |
UH-1N Iroquois | Utility/Multi-Role | 62 | 50 | -12 | -19.35% |
KC-10 Extender Tanker Aircraft | Tanker Aircraft | 59 | 59 | 0 | 0.00% |
CV-22 Osprey | Special Operations | 46 | 51 | 5 | 10.87% |
RQ-4 Global Hawk UAS | Medium or High Altitude, Long Endurance | 45 | 45 | 0 | 0.00% |
MC-12W Project Liberty | ISR/EW/Special Mission | 42 | 0 | -42 | -100.00% |
MC-130H Combat Talon II | ISR/EW/Special Mission | 34 | 22 | -12 | -35.29% |
MC-130J Combat Shadow II | ISR/EW/Special Mission | 33 | 61 | 28 | 84.85% |
Dornier 238 | ISR/EW/Special Mission | 31 | 31 | 0 | 0.00% |
C-12 Huron | ISR/EW/Special Mission | 28 | 26 | -2 | -7.14% |
U-2 Dragon Lady | ISR/EW/Special Mission | 28 | 22 | -6 | -21.43% |
C-21 | Mobility Aircraft | 28 | 28 | 0 | 0.00% |
AC-130 series SOF Gunship | Special Operations | 28 | 28 | 0 | 0.00% |
MC-130P Combat Shadow | ISR/EW/Special Mission | 26 | 16 | -10 | -38.46% |
Cessna 206 | Mobility Aircraft | 26 | 70 | 44 | 169.23% |
E-3C Sentry | ISR/EW/Special Mission | 23 | 23 | 0 | 0.00% |
C-130E Hercules | Mobility Aircraft | 23 | 0 | -23 | -100.00% |
B-2 Spirit | Bomber | 20 | 20 | 0 | 0.00% |
HC-130 Hercules | Special Operations | 19 | 37 | 18 | 94.74% |
RC-135W Rivet Joint | ISR/EW/Special Mission | 18 | 18 | 0 | 0.00% |
E-8C Joint Surveillance and Target Attack Radar System (JSTARS) | ISR/EW/Special Mission | 17 | 17 | 0 | 0.00% |
EC-130H Compass Call | ISR/EW/Special Mission | 14 | 14 | 0 | 0.00% |
AC-130W Stinger II | ISR/EW/Special Mission | 12 | 12 | 0 | 0.00% |
C-37 | Special Operations | 12 | 12 | 0 | 0.00% |
C-26B Metroliner | ISR/EW/Special Mission | 11 | 8 | -3 | -27.27% |
C-40 Clipper | Mobility Aircraft | 11 | 11 | 0 | 0.00% |
Metroliner | Mobility Aircraft | 11 | 11 | 0 | 0.00% |
WC-130J Weatherbird | ISR/EW/Special Mission | 10 | 10 | 0 | 0.00% |
Se os A-10 forem desativados vale a pena o Brasil dar uma olhada
PQP , enquanto isso comemoramos a compra de 36 Gripen que se arrastou por anos . Parece até que foi comprado via consorcio um por lance e um por sorteio.
os ‘ói’ chei d’água…. nunca fui tão ‘aumilhado’… Só de KC-135 Stratotanker são mais de 400!!!!!!
os caras têm mais drones de F16 para testes que nós de aviões de 1 linha! 🙂
São mais de 6300 aeronaves atualmente e vão continuar possuindo mais de 6000 em 2021.
É muito pouco!!
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rsrs!
Ednardo
Ou melhor: Mais F-16’s para brincar de tiro ao alvo do que temos de caças operacionais.
Caro Jandir. Os A10 serão retirados de serviço por custo ou por desgaste da célula. Lembre-se que há quem defenda a seu substituto seja o nosso A29, então qual o sentido da FAB adquiri-los de segunda mão? Além disso, a função do A10 é a destruição de tanques e outros alvos terrestres móveis, um cenário pouco provável que ocorra na américa latina ou mesmo que missões de paz com participação da FAB. Acho mais provável pensarmos em novos lotes do F39 do que na aquisição de outro tipo de aeronave.
Independente deles comprarem o A-29 ou não, temos que admitir que a EMBRAER é ótima em colocar produtos no mercado visando alguma carência do mercado internacional. O KC-390 é um ótimo exemplo disso. Fazer muito com pouco não é todo mundo que consegue, espero que os americanos considerem uma parceria futura pois seria um triunfo da EMBRAER em nível mundial
Vale a pena o Brasil dar uma olha é no treinador da boeing novo o T-X.
Chega a dar uma dor ver estes números
Olá Clayton, A FAB discorda de você. Alguns oficiais da FAB que participam do blog já deixaram claro que o treinamento da FAB será feito apenas no A29 e em simuladores. Há um estudo que concluiu serem necessárias mais horas no A29 do que eram usadas com o Xavante, mas como o custo da hora de vôo no A29 é menor e com o que não seria gasto na aquisição de jatos de treinamento, a FAB chegaria ao mesmo resultado com um custo menor. Custo menor mas com mais horas de vôo no A29. A FAB irá padronizar sua aviação… Read more »
562 unidades do C-130.
Como são as coisas……..Somente os caças de superioridade aérea – F-15 e F-22 – é mais que a nossa aviação de combate. PQP!!!!!!!
Gente, fala sério!! Vocês estão comparando com o Brasil?? Por que?? Os EUA têm compromissos e interesses no mundo todo, se formos só falar de OTAN, então! Achei a quantidade de F-15 irrisória!!! Fora os que estão em manutenção.
Acho uma ignorância e até patético esta comparação, achei que aqui as pessoas entendessem um pouco de aviação!!!
Poís é, não precisava termos tantas como eles, bastava que tivessemos o necessario para cumprir as missões de nossa FAB, as fronteiras terrestres e maritimas deveriam ser a prioridade, olha o tamanho da fronteira terrestre que ninguém sabe o que passa por lá.
camargoer” 22 de setembro de 2016 at 15:33
Para ataque ao solo, mais barato é lógico seria passar todos AMX possíveis para padrão M.
Roberto F Santana 22 de setembro de 2016 at 18:11
Compartilho, tb observei.
E no AMARG heim ?
P……. inveja !
Coitado do M E X I C O!
Se somarmos todas as versões do 130 que serão descomissionados ha um mercado enorme para o KC390… E para cada A10 encostado podemos considerar uns quatro A29…sonhei.
Caro CAS, não esquecer que grande parte deles será levada para o AMARG…que ficará ainda mais incrivel!
Concordo totalmente e assino embaixo: temos que priorizar e urgenciar a modernização dos AMX. Mesmo com a chegada do primeiro lote do AF-39 (se a FAB me permite acrescentar o A) esses meios são e continuaram sendo indispensaveis!
Modernização do AMX e mais alguns caças (F 16) e uns dez a quinze C 130. Acrescento alguns caças também para versão naval . Como sempre dependendo do orçamento e outros pormenores já repetitivos…. Concordo mesmo assim com a modernização prioritária dos AMX. Abraços e que Deus os abençoe.
“…que serão descomissionados ha um mercado enorme para o…”
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A USAF não dorme no ponto, estão negociando mais um contrato plurianual, para 100 C-130J.
Quanto aos A-10 desativados, reparem que serão acrescentados 81 “Reapers”.
Olá Carlos. Entendo que você tenha mencionado o A1M mas o F39 irá substituir tanto os F5M quanto os A1M. Por isso mencionei que (a médio prazo) a FAB terá apenas F39 e A29. Mas voce tem razão que nos próximos anos ainda teremos F5ME/F, A1MA/B, F39A e A29A/B. Bem colocado
A respeito do UH-1N:
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(https://www.flightglobal.com/news/articles/usaf-acquisition-chief-clarifies-huey-troop-requirem-429579/)
Poderiaamos compra uns 40 f-16 (35 para uso e 5 para retirada de peças) e uns 20 f-15 (15 para uso e 5 para peças).
Seria um bom sonho.
ja esta acontecendo e nw se tocaram kkkkkk estao caindo tudo qt eh lugar
e tem neguinho que ainda vem falar da força aérea russa, chinesa…. ah…vai caçar pokemon !
Realidades completamente diferentes, inclusive desnecessário comparar. Apenas por curiosidade, 1/5 desse acervo, já seria exagero para nós.
é preciso uma Indústria bilionária pra manter um colosso desses, espero que na hora do bicho pegar estejamos do lado certo da peleja!