USAF nomeia futuro bombardeiro B-21
A Secretária da Força Aérea dos EUA, Deborah Lee James, anunciou hoje o nome do futuro bombardeiro da USAF durante o Air Force Association’s Air, Space and Cyber Conference.
Agora o B-21 será oficialmente conhecido como “Raider”. O nome foi escolhido dentre 2100 opções indicadas por 4600 membros da USAF e seus familiares (somente eles podiam propor os nomes). O recebimento das indicações foi encerrado em maio passado.
O nome foi sugerido por dois diferentes membros da USAF: o tenente-coronel Jaime I. Hernandez (Base Aérea de Dyess, Texas) e o sargento Derek D. White (Guarda Aérea Nacional de Maryland).
“
Tá aí. Gostei desse nome.
e o S-97 Raider?? Depois da compra da Sikorsky pela LM esse projeto sumiu do mapa.
Poderiam colocar valkyrie um nome muito mas bonito que Raider. E nem venham me falar do xb-70 porque nao passava de um prototipo
Augusto, um protótipo da década de 50 que talvez so a Russia consiga fazer algo parecido nos dias de hoje.
nome de chinelo…
O chinelo não era rider (cavaleiro)? De montar – to ride?
Acho que esse raider tá mais para atacante ou algo assim.
b-21 ja existe? e oq seria?
e o su-47 berkut que fim tomou?
Prezado Guilherme Poggio,
Eu já ia me esquecendo, você que está escrevendo um livro sobre o assunto, tem um Mirage IIIC lá no Museu da Força Aérea Israelense, que depois que serviu em Israel, foi vendido para a Argentina e acabou voltando para o país. O avião é um verdadeiro campeão do dogfight, abateu vários caças. Você sabia disso?
Sim. Esse é o Shahak 59. 13 vitórias ar-ar nas contas israelenses. Revendido para Israel por um dólar. Já tem um “box” no livro só sobre ele.
Será que valeria a pena investir em um projeto desses para nunca usa-lo? Afinal de contas vc não iria sair por aí incitando guerras sem sentido……
……. Ou sairia?
O Brasil não precisa de uma força para invadir os EUA, mas sim de forças para auto-defesa de forma a, pelo menos, não sermos humilhados como foram os iraquianos…. Até quando vamos nos defender com f 5 e super tucanos?
Vlw pessoal
Será que o Brasil nunca será o alvo da vez? Claro q não. Afinal somos aliados, certo? Desde a segunda guerra e aquela malinha de dinheiro esperta….
Diogo, com o dinheiro do Petrolao, do Mensalao e do BNDES (esse não foi divulgado ainda) dava pra sermos uma Força Aérea Francesa, uma RAF….
Os EUA estão investindo pesado em caças e bombardeiros furtivos imaginem se os radares que já dizem ser capazes de localizar e monitorar esses projetos trilhonarios se tornarem comuns em todas forças aéreas? Será o fim. Pois esses aviões são poucos manobráveis e não sobreviverão aos mísseis de quarta geração quem diria os de quinta. É estranho que Rússia índia China parecem nem aí para f35 b2 e outros parece que o único que causa um pouco de preocupação é o F22 ,mas com radares como GIRASSOL RUSSO vai fazer desses aviões uma montanha de dinheiro queimado…
offtopic
https://sputniknews.com/military/20160915/1045349379/armored-su34-analysis.html
Concordo cel. Rinaldo
Um detalhe da cerimonia de nomeação:
.
“To name the new bomber, the USAF summoned retired Lt Col Dick Cole, the last surviving member of the famed “Doolittle Raid” in 1942. By pronouncing the B-21 as the Raider, Cole stamped the imprimatur of one of the USAF’s proudest moments on a bomber likely to be on duty a century beyond Col Jimmy Doolittle’s surprise attack on Tokyo.”
.
(https://www.flightglobal.com/news/articles/last-surviving-doolittle-raider-rises-to-name-northr-429496/)
Explicado MR,
Essa arte ficou linda.
Tá ai, será a da minha Camisa,
Algodão 100%
Guilherme,
Você já tem toda a bibliografia que precisa para o livro?
Na verdade faltam aqueles da série Harpia sobre os MiGs árabes (apenas como complemento porque o assunto MiG é secundário o no livro). Também ainda não consegui alguns livros da Isradecal sobre os esquadrões e sobre o Kfir. Tem também os do Daniel Petz que não acho em lugar nenhum.
Algumas das fotos eu não tenho a procedência. Imagino que seja da IAF/DF, mas precisava verificar com o pessoal de lá.
Gleison, A única aeronave stealth considerada vulnerável aos radares ditos serem “anti-stealths” é o F-35. Tal alegação vem de “deduções” devido às dimensões do caça que o faria mais detectável a radares VHF como o mais moderno deles, o Nebo, que opera na faixa de 150 MHz. O “x” da questão é que as estruturas ditas “vulneráveis” do F-35 são feitas de material composto, que são “transparentes” ao radar, enquanto as do F-22, que é dito ser menos vulnerável aos radares VHF, são metálicas e recobertas por tinta RAM. Ou seja, deve ter uma razão para os projetistas terem feito… Read more »
Detectar uma aeronave “stealth” é somente a metade da tarefa, a outra metade é essa detecção gerar um plot suficientemente estável para permitir uma equação de tiro e a aeronave ser alvejada.
Depois de todo esforço que os russos fazem para desenvolver radares e tecnologias anti Stealth por que se conclui que eles não estão nem aí para o F-35 e o B-2?
Podem ter certeza que tem muita gente na força aérea deles preocupada com isso, não apenas com a furtividade, mas com o radar mais moderno, capacidade de guerra eletrônica e jammers cooperativos.
Além disso os caças de 4,5 geração também não podem desviar de mísseis modernos principalmente voando acima de mach 1.2 a 17 mil metros de altitude.
Os caras gastam bilhões em S-300, S-400, S-500, radares de ondas longas, OTH, sistemas passivos de inteligência, PAK-FA e etc. São literalmente capazes de quebrar a própria economia para se defender exatamente da USAFe USNavy se for necessário.
Não dá para dizer que eles não estão nem aí.
Esse artigo é interessante: http://www.ausairpower.net/SP/DT-Rus-VHF-Radar-2008.pdf Nesse artigo há duas afirmações especialmente interessante. Uma é que ele afirma que radares de baixa frequência não são uma “bala de prata” contra as aeronaves stealths. E outra é que é um dos únicos que claramente tem coragem de divulgar uma distância em que os radares podem detectar aeronaves stealths: “A VHF band 3D radar capable of tracking a stealth aircraft at a useful distance (50 nautical miles or more)”. Essa distância, independente de ser otimista ou não, é bem dentro do que sempre disse a respeito do tema e fica dentro do alcance… Read more »
Bosco. Praticamente todos os aviões em desenvolvimento hoje são furtivos e os que não são tentam ser discretos como o gripen. Inclusive os caças russos e chineses. A China, por exemplo, que tem acesso aos melhores caças russos, rouba tecnologia e copia os caças americanos. Ninguém é obrigado a achar os aviões americanos são melhores, mas não dá também para negar a direção em que o mundo caminha. Imagine se tivessem desistido dos aviões a jato porque eram muito mais caros que os movidos a pistão? “”Dá para compra 5 spitfires com o preço de um F-86″” ou “4 phantoms… Read more »
Se a tecnologia stealth fosse ultrapassada, os russos e chineses não gastariam tanta grana nos pak fa,j-20 da vida nem em misseis stealth tipo kh-101 que é o principal no arsenal nuclear russo. Essas noticias que China, Russia detectaram algum avião stealth americano é pura ficção cientifica enganação pra da uma moral. Se eu me lembro bem os russos desde 89 quando o f-117 foi apresentado falam que esse trem stealth não existe e nunca conseguiram comprovar
Esse aí é parte do vislumbre da dominancia dos EUA pelos próximos anos. Alie-se a maturidade do F-35, nova geração do Tomahawk, Zumwalt, etc…
Amigo Augusto!
So como correção ou complemento.
As principais “cargas especiais” (estratégicas) da Russia estão concentradas em FEM (ou RVSN) devido a doutrina junto com integração ao sistema “Perímetro” e o poder de destruição.
Ja o Kh-102 (o Kh-101 seria a versão com carga convencional HE) representa principal míssil da aviação(!) estratégica.
E de fato , sabemos que eles estão de olho nas tecnologias “stealth” (e são varias).Não tem como ser diferente! So não sabemos em detalhes as conclusões e respostas…
Um abraço!
Eu não entendo como o F-35 é mais avançado que o F-22, mas o “menos avançado” não está à venda.
Caro Roberto F. Santana Fico muito agradecido por se colocar à disposição. Quanto ao segundo exemplar do livro “Mirage III/5/50 en service à létranger” você pode fazer um preço camarada que eu compro. Mandarei o meu endereço para o seu e-mail particular. Atualmente a bibliografia consultada para eu escrever o livro já passa de 40 publicações e isso sem contar artigos de revista. O Israeli Mirage III and Nesher Aces é muito bom e faz parte do material consultado. No entanto, eu recomendo fortemente os livro s escritos pelos próprios pilotos israelenses como “Six O’Clock as usual” (Itahamar Neuner), “Israel’s… Read more »
B-21? Zoneou de novo o esquema americano de identificação de aeronaves?
Eu achei que eles haviam zerado os bombardeios estratégicos a partir do B-1 Lancer. Tanto que depois dele veio o B-2 Spirit. Eu estava crente que o próximo seria B-3.
Bosco,
O F-35 não foi projetado para ser mais furtivo que o F-22. A comparação é que se o RCS do F-22 fosse uma bola de gude, o do F-35 seria uma bola de tênis. Vou procurar as referências, se tiver tempo.
Abraços
Marcelo,
Eu não disse isso e não acredito muito nisso. O que disse é que a ideia é essa. Pelo menos no aspecto frontal o F-35 teria que ter RCS menor ou pelo menos igual ao F-22.
Quem diz que não tem é o Carlo Kopp, que cita o F-35 sendo uma ordem de grandeza menos furtivo no setor frontal que o F-22 (RCS de 0,001 m² x 0,0001 m² do F-22). Essa diferença em sendo verdade permite a detecção do F-35 no dobro da distância do F-22.
Chegou minha camiseta com a Imagem acima, Show.
Fui há um almoço da Família da Dna Maria, mais de 60 pessoas. Todo mundo adorou.
Estou muito feliz.
Jatima Tova