Aumentam os acidentes com jatos militares nos EUA

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Acidente com F/A-18 perto da Naval Air Station Lemoore em setembro de 2015

Treinamento insuficiente e aviões antigos são mencionados

Por Lucas Tomlinson

O major fuzileiro naval Sterling Norton de 36 anos de idade, foi morto quando seu F/A-18 Hornet caiu em 28 de julho, durante um acidente em treinamento de tiro real noturno no sul da Califórnia.

Menos de uma semana mais tarde, um outro F/A-18 do mesmo esquadrão caiu perto da Naval Air Station Fallon, Nevada, com seu piloto ejetando com segurança – mas foi o terceiro acidente de F/A-18 do esquadrão desde outubro de 2015 – dois dos quais foram fatais.

O Corpo de Fuzileiros Navais (USMC), em resposta, realizou um dia de segurança sem voos.

Mas tais acidentes são cada vez mais frequentes – em meio a preocupações de que a formação insuficiente e uma frota envelhecida prejudicadas por uma escassez de peças de reposição são fatores contribuintes. Uma investigação da Fox News revela que, em geral, a aviação militar dos EUA teve um aumento de 48% em acidentes de aviação fora de combate em 2014 e 2015, em comparação com os dois anos anteriores, com base em informações da imprensa.

“Os acidentes estão aumentando em parte porque os pilotos não estão recebendo o treinamento que deveriam. Eles estão aumentando porque a manutenção está cada vez mais difícil de realizar. Eles estão aumentando porque os aviões estão ficando cada vez mais velhos”, disse Mac Thornberry, deputado republicano do Texas, da Comissão de Serviços Armados da Câmara, em uma entrevista à Fox News.

O major Norton combateu no Afeganistão em 2012. Seu comandante disse que ele era um de seus melhores pilotos. De acordo com o Washington Post, um fuzileiro que testemunhou o acidente disse que jato de Norton “partiu-se no ar”, enquanto estava em um mergulho preparando-se para disparar armas.

“Eu quero esperar o relatório de investigação. No entanto, esses jatos são muito velhos e não devem ser mais usados”, disse a mãe de Norton, Mary Anne Vanderhoof, à Fox News.

No Capitólio, em julho, o comandante da aviação do Corpo de Fuzileiros Navais parecia compartilhar sua preocupação.

“Eu me preocupo com meus jovens aviadores que não estão recebendo o número de horas que necessitam. E também os acidentes que pairam sobre a proa não vão cessar agora … será que eles têm a experiência para evitar que outras coisas ruins aconteçam? ” disse o general Jon “Dog” Davis.

Navy F/A-18 aircraft from Naval Air Station Oceana crashed Friday, April 6, 2012
F/A-18 da Naval Air Station Oceana caiu num bloco de apartamentos na Virgínia em 6 de abril de 2012, depois de falha hidráulica catastrófica

Muitos aviões não podem voar por falta de peças

Até agora, em 2016, houve nove acidentes de aeronaves militares. Quatro jatos F/A-18 Hornet da Marinha envolvidos. Houve 33 no total em todos os ramos em 2014 e 2015 – contra apenas 23 em 2012 e 2013.

O almirante encarregado da aviação da Marinha nega uma ligação entre as falhas e a idade e prontidão dos seus aviões.

“Eu não caracterizaria isso como uma crise. Recebo muitas perguntas que vocês ligam à falta de prontidão ou proficiência… e na revisão desses acidentes, não posso fazer essa conexão”, disse o vice-almirante Mike Shoemaker, falando em Washington no mês passado.

De acordo com estatísticas fornecidas pela Marinha dos EUA, apenas 21% dos F-18 Hornet do seu modelo inicial podem voar – e apenas 50% dos seus mais recentes Super Hornet podem também. Mais de 100 Super Hornets não estão voando, devido à escassez de peças críticas.

A frota de helicópteros MH-60 Seahawk da Marinha não está muito melhor. Apenas 57% dos seus 412 helicópteros MH-60 podem voar.

Super Hornet do Fighting Black Lions - VFA 213 - em junho no CVN 77 - foto USN
Mais de 100 Super Hornets não estão voando, devido à escassez de peças críticas

Cortes no orçamento

A Marinha, como os Marines, passa por um período difícil para encontrar jatos disponíveis para seus pilotos voarem e treinarem – em meio a mais de US$ 100 bilhões em cortes de defesa desde 2009, um ritmo constante de missões de combate, e um atraso no substituto do F-18, o F-35 Joint Strike Fighter.

O treinamento é outra preocupação. Agora, a Marinha tem uma média de 12-14 horas de voo por mês para seus pilotos, de acordo com o almirante Shoemaker. A Marinha está comprando mais Super Hornets e espera aumentar essa média para 15 horas em dezembro de 2017, de acordo com um oficial da Marinha que compartilhou um modelo de previsão com a Fox News.

Após uma investigação da Fox News na aviação do Marine Corps em abril, uma entrevista com o chefe da aviação do Corpo de Fuzileiros Navais revela alguns ganhos, mas muitos problemas persistem.

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Fuzileiros estão recorrendo a células estocadas no deserto para recompletar seus esquadrões

Hoje, apenas 2 dos 12 esquadrões de F-18 Hornet da Marinha cumprem as suas horas de voo, disse Davis. Ele informou ainda que eles têm em média 11,1 horas de voo por mês por piloto da Marinha agora. Enquanto eram de 8,8 em março, ele disse que seus pilotos deveriam ter uma média 16 horas por mês.

“Nosso modelo é, todas os esquadrões devem estar prontos para o combate”, disse. Quando perguntado por que seus pilotos não estavam recebendo o número de horas de voo suficientes, ele respondeu: “Não há aviões suficientes para voar, é um problema de física simples.”

Neste momento, dos 273 jatos F-18 dos fuzileiros navais, apenas 91 podem voar; 88 estão à espera de peças.

Aviões se aproximam do final da vida útil enquanto o F-35 sofre atrasos

Thornberry, disse que o presidente Obama enviou efetivamente mais tropas norte-americanas em direção ao perigo sem pagar o aumento dos custos.

“Quando o presidente envia mais pessoas para o Afeganistão mais pessoas para o Iraque, ele não pede mais dinheiro. Os custos acabam saindo do treinamento, da manutenção e da disponibilidade da nossa força. O problema está piorando”, disse.

O Pentágono discorda.

O tenente-coronel James B. Brindle, um porta-voz do Departamento de Defesa, disse em um comunicado “garantindo que a força é bem equipada e bem treinada e executar missões críticas é uma prioridade. Olhamos para os nossos dados e não observamos uma tendência global no aumento de acidentes devido a horas de treinamento reduzidas. Os totais anuais de acidentes variam por uma variedade de razões. Qualquer aumento que observamos são muito pequenos, e de muito curta duração, para categorizar”.

Jatos F-18 dos Fuzileiros e da Marinha foram originalmente concebidos para 6.000 horas de voo, mas eles foram remodelados e ampliados para 8.000 horas, enquanto esperam pelo F-35 Joint Strike Fighter. Alguns jatos podendo chegar até 10.000 horas, de acordo com oficiais da Marinha e do Corpo de Fuzileiros.

F-35C e F-18 Super Hornet em testes de defletores - foto USN
Problemas do Programa F-35 atrasam a substituição dos F-18

Em 2015, a taxa de acidentes da aviação do Corpo de Fuzileiros Navais foi três vezes a da Marinha.

A Força Aérea, embora não sofrendo da mesma escassez de peças, sofre da falta de 700 pilotos, e a secretária da Força Aérea disse no mês passado que a lacuna vai crescer para 1.000″, daqui a dois anos.”

Quando perguntado quão rapidamente o corpo de fuzileiros navais pode obter mais caças F-35 para a sua frota a fim de substituir os F-18 de 24 anos de idade, Davis respondeu: “Eu estou comprando tantos quanto podemos pagar. Mas o dinheiro não está disponível.”

Leonard Balducci da Fox News contribuiu para esta reportagem.

FONTE: www.military.com / Tradução e adaptação do Poder Aéreo

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