Cargueiro KC-390 e Esquadrilha da Fumaça são destaque no desfile em Brasília
Por Ten Iris Vasconcellos
Apaixonado por aviação, o piloto civil Zanderson Pereira chegou à Esplanada dos Ministérios com uma meta para o desfile de 7 de setembro, em Brasília. “Eu vim só para ver o KC-390”. Segundo ele, a aeronave não decepcionou. “Ela apresenta linhas muito bonitas, parece ser bem potente e vai contribuir muito para a Força Aérea Brasileira (FAB)”, destacou.
O novo cargueiro da FAB abriu o desfile na capital federal, que, segundo a Polícia Militar, contou com um público de mais de 25 mil pessoas.
A Força Aérea desfilou com mais de 400 militares, entre cadetes da Academia da Força Aérea, aeronavegantes, um grupamento só de mulheres militares, entre outros. E no céu, um total de 23 aeronaves realizou passagens sobre a Esplanada dos Ministérios. Para o brasiliense Rener de Souza Santos, que já foi a seis desfiles de 7 de setembro, a passagem das aeronaves é a melhor parte. “É possível ver a evolução da Aeronáutica, por exemplo os helicópteros mais modernos e os aviões que tornam a Força Aérea melhor”, ressaltou.
Outro destaque foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que, logo no início, escreveu no céu “orgulho de ser brasileiro”. O público ficou encantando com a mensagem e com as acrobacias realizadas por cerca de 15 minutos sobre a Esplanada dos Ministérios.
“A esquadrilha emociona tanto porque é um conjunto coeso que tenta mostrar o que o País tem de melhor”, destacou o narrador da Esquadrilha da Fumaça, capitão Thiago Romeiro Capuchinho.
FONTE/FOTOS: FAB
https://m.youtube.com/watch?v=8rNuajnsWQo
Bem q o poder aéreo podia ter filmado
No final o KC “desvoou” sem as “vagens” (conforme definido aqui ) de reabastecimento. Fica pra proxima! Fantastico!
muito bonito o desfile , mas ainda esta na caldado kc 390 a designação PT-ZNF porque ?
Obrigado pelos vídeos, amigos.
Que dia lindo em Brasília.
Céu perfeito para todas as aeronaves e o magnífico Show da Esquadrilha da Fumaça neste 7/9/2016.
Como sempre nosso KC-390 com visual de modernidade e imponência, e com os dois F-5 bicudos, bem pertinhos dele, formou um trio muito impactante.
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Senti falta dos Embraer R-99 145 AEW&C.
+++++ Informe, uma pena:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/09/1811167-eua-investigam-vendas-de-avioes-da-embraer-para-arabia-saudita-e-india.shtml
Iran, porque o protótipo é uma aeronave civil que se tornará militar apenas quando for recebida pela FAB.
De vez em quando dá orgulho sim.
Carlos Alberto Soares-Israel 8 de setembro de 2016 at 6:45 Suspeito que seja matéria paga por gente do exterior, esse caso é antigo e conhecido, e até onde sei, já foi encerrado pela justiça americana após acordo e pagamento de multa pela Embraer. Nunca publicam os sucessos da empresa, as vendas, o KC-390, o Gripen, nada, parece que a Embraer não é brasileira e não existe. Quando vi a foto do A-29 até estranhei, pensei, será uma venda?? mas bastou ler a chamada da matéria para ver que era uma matéria negativa, suspeito que tenha sido paga, e com muito… Read more »
O Poder Aéreo tem canal no youtube?
Olá Maria. Concordo que a reportagem é requentada. Não tem nada de novo para justificar a publicação. Não sei se foi matéria paga, mas não é coincidência aparecer hoje. Eu vejo mais como um reforço na série de notinhas sobre escândalos e propinas. Como não tinha nada novo pra hoje, usa uma velha. O importante é reforçar a ideia de mar de lama, seja verdade ou não. Não tem nada de novo no texto mas os comentários do tipo “até tu, embraer” dão uma pista do que eu falei.
Sensacional o vídeo!
Link dentro do F5
https://youtu.be/z3pyYYzCu2I
Não tem nada encerrado no caso de propina da Embraer, investigado desde 2010 nos EUA, pelo contrário, vai de vento em popa: “9 contratos investigados nos EUA, incluindo negócios com Arábia Saudita, Índia e República Dominicana >> US$ 200 milhões separados para pagar multas decorrentes do processo “, tanto que a empresa já se dispôs a pagar uma multa aos americanusmalvadus por que já assumiu parte da culpa, tem funcionario que assinou delação premiada nos EUA e um coronel da força aérea Dominicana preso com outros de altas patentes, infelizmente está no DNA do brasileiro.
Vídeo dentro do F5
Passagem por Brasília-DF
KC390
https://youtu.be/z3pyYYzCu2I
Perdoem a brincadeira: espero não ver nossos perenes F-5 na despedida dos KC-390.
:o)
Mas o F-5 precisa de tanque externo pra sair de Anápolis e sobrevoar Brasília?
OFF TOPIC (interessante):
http://veja.abril.com.br/economia/aviao-pousa-a-6-mil-km-do-destino-original-pericia-apura-o-caso/
Sds.
Sim, o F-5 precisa de tanques externos, tem perna curtíssima.
Esses enormes para-brisas (não sei se é o termo correto) do KC-390 dá a nítida impressão que ele é menor que o C-130, mas vendo ele voar junto com os F-5 e fazendo a comparação, percebe-se que o bicho é grandão mesmo.
“Maria do Carmo Lacoste 8 de setembro de 2016 at 9:28”
Concordo em boa parte das suas afirmações, por isso postei com um curtíssimo comentário:
“Uma pena”.
Quanto ao Samir eu concordo, vamos torcer para o Meirelles não estar enrolado.
Por isso a participação da Boeing poderá ter sua importância.
A concorrência é fortíssima neste seguimento e nessa classe.
Um olho no gato, outro no peixe.
Eu já teria convidado a Donna Hrinak para o Conselho de Administração da EMB,
entendeu ? Ela provavelmente não pode aceitar, mas o “barulho” ia ser grande.! Kkkk .
Shalom…
Norte americano sabe jogar sujo pra defender seus interesses e produtos. Não tem nada a ver com antiamericanismo. É a realidade. O KC-390 vai vender porque é bom.
Como diz mestre Juarez, o tempo é o senhor da razão.
No jargão militar “A FAB cagou o pau” quase ninguém viu os F-5M e o KC-390 no desfile, não acredito que quem organizou o desfile não percebeu que o lado onde estava as arquibancadas provisórias é muito arborizado e não permite a visão de nada… fizeram uma passada em um ponto cego… isso foi muito chato, o que salvou foi EDA…
Olá Cel.Nery. Eu lembro de uma entrevista do Botelho, primeiro presidente da Embraer após a privatização, dizendo que o objeto da empresa não seria fazer o melhor avião, mas atender à necessidade do cliente. Foi dessa proposição que hoje uma serie de sucessos comerciais, que eu inclusive incluiria o A29. O KC390 não seria apensa um excelente avião, mas ele atende ao cliente perfeitamente. Por outro lado, não acredito na capacidade do atual governo para conquistar mercados. Como dizem, de onde menos se espera é de lá que nada vem.
“Rinaldo Nery 9 de setembro de 2016 at 0:30”
Caro Cel Nery, novidades sobre $$$$$ hora/voo ?
Acho que só a EMBRAER possui esse valor da hora de vôo.
Eu acredito sim, nessa capacidade. Embora a EMBRAER, de certa forma, dependa do GF para impulsionar suas vendas, ela também (como empresa privada) sabe caminhar com suas próprias pernas. A EMBRAER tem representantes nos vários mercados (Europa, Oriente Médio, América Latina, África, Sudeste Asiático etc.), os quais encontram oportunidades de negócios. O produto se vende por si só.
Olá Cel. Nery. Também tenho essa impressão que a Embraer possui uma excelente rede de vendas e pós-venda, já consolidada, que será fundamental na venda do 390. Também acredito que ele irá vender bem por ser um excelente produto em um nicho com concorrentes bem defasados. Parece que quando a Embraer atende a necessidade da FAB, ela meio que acerta na necessidade de muitas outras forças de outros países, o que alavanca bem as vendas. Eu não sei se essa parceria é um resultado da história da Embraer de ter nascido da FAB ou se é por ser um produto… Read more »
No caso do KC-390, a FAB comprou a propriedade do projeto e estabeleceu requisitos, melhorados por meio dos workshops com os usuários, que já comentei em outras matérias. No caso do A-29, aproveitou-se uma janela de oportunidade, que foi a concorrência do JPATS, onde já havia uma plataforma que foi melhorada, atendendo aos requisitos da FAB.
???
Desculpe queria acrescentar uma imagem ao comentário que fiz acima mas não deu .
Como se acrescenta imagem ao comentário?
Olá Cel.Nery. Chama a minha atenção que nos dois casos (incluiria o T27 e o Ipanema) a FAB estabeleceu os requisitos, assim como as companhias aéreas civis fizeram os requisitos dos jatos regionais (ERJ e E-Jet). Ao atender os requisitos de um cliente padrão (A FAB e alguma companhia regional) atende-se aos requisitos de um amplo mercado. Eu me lembro do ABC-123 que era um excelente avião mas ninguém queria. Por isso, acredito que o 390 irá vender. Ele atende com sucesso os requisitos da FAB, que no fim são os requisitos de muitas outras forças. Se ele for melhor… Read more »
Por curiosidade, em 1992 efetuei um vôo no CBA-123, na companhia do Maj Almeida, piloto da EMBRAER. Infelizmente, o mesmo faleceu anos depois num acidente com um A-1, na região de São José dos Campos.
Que legal. E sua impressão? Realmente era tão bom quando as notícias e reportagens que li afirmavam?
Era avançado pra época. A FAB estava ainda vivendo na década de 70. Eu não tinha parâmetros de comparação.
Entendo. Ainda assim foi uma grata surpresa saber que o Sr. esteve no CBA. Sou daqueles que torcem pelo sucesso do cone sul.
Pobre “dusamericanu” tem as costas mais carregadas do mundo, a Embraer mete um “PF’ , conhecendo a legislação por lá e a culpa é da LM, ta bom, tá bom. Sabem porque a Embraer vai perder no Paraguai, justamente porque está completamente “fragilizada” com estas “situações e na FAP é dando que se recebe, óbvio que os Peruanos correram na frente, tanto é que o zero uno paraguaio nem deus ad caras na apresentação do ST. O atual governo, mesmo com seus problemas, fez muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito mais pela Embraer nestes poucos meses que o desgoverno anterior em seus treze anos de… Read more »
Perguntas:
1) A quantas anda o Gripen E, que foi apresentado, mas ainda não fez seu primeiro voo?
2) E os Legacy 500 para a FAB, que já estão prontos, mas não foram entregues? Falta de pagamento, também?
Falando em Legacy 500… êta pouso caprichado esse:
https://www.youtube.com/watch?v=zMGjQNRbwBc