O terceiro E190-E2 está no ar
Outro E190-E2, número de série 20.003, decolou para seu voo inaugural no último sábado, 27 de agosto, a partir das instalações da empresa, em São José dos Campos. O novo E-Jet é o terceiro dos quatro protótipos que vai participar do programa de certificação E190-E2.
O protótipo 20.003 será usado principalmente para testar as qualidades de voo e avaliar como a aeronave opera em condições de gelo.
O primeiro protótipo da aeronave E190-E2, número de série 20.001, está atualmente conduzindo testes em sistemas, cargas, aero-elasticidade, ruídos externos e pilotagem em ventos cruzados. Ele voou pela primeira vez em 23 de maio deste ano e fez a sua estreia internacional no Farnborough Air Show, em Londres, em meados de julho. O segundo protótipo E190-E2, número de série 20.002, fez seu voo inaugural em 8 de julho e é usado para testar sistemas e desempenho geral da aeronave. Esses dois protótipos já acumularam mais de 150 horas de voo.
O quarto protótipo, número de série 20.004 está programado para realizar seu primeiro voo no início do próximo ano. Ele contará com uma cabine de série de produção, e irá medir os níveis de conforto e de ruído interno, e ser utilizado para realizar testes específicos, como a evacuação da cabine.
Além da campanha de ensaios em voo, o programa de certificação E190-E2 acumulou quase 21.000 horas de testes em plataformas e no “pássaro de ferro” (Iron Bird), e muitas horas de simulações na aeronave virtual. O E190-E2 está programado para entrar em serviço no primeiro semestre de 2018.
FONTE: Embraer
O que é “passaro de ferro”??
Do jeito que esta indo esse projeto, tudo adiantado, é possivel que a produção em Massa começe antes de 2018?
Sabia nem do segundo protótipo… a Embraer só da orgulho!!!
O terno corrente é Iron Bird. É uma bancada de testes, simulação e emulação de sistemas aeronáuticos.
Space Jockey,
o Iron Bird é uma plataforma de testes de integração de sistemas. Os sistemas são montados em uma estrutura disposta aproximadamente no formato da aeronave, de forma que o efeito do comprimento das linhas hidráulicas, conexões, cablagens elétricas possam ser avaliados. É o veículo estático de teste mais próximo de um protótipo de aeronave. Pode procurar no Google que tem umas fotos de Iron Birds por aí que dá pra ter uma idéia legal.