O primeiro voo do Boeing 747

Boeing 747 presidencial dos EUA - foto USAF

 Joe Sutter

Joe Sutter

Joe Sutter, o engenheiro da Boeing que inaugurou a era moderna de viagens de longa distância por encabeçar o projeto do jato de transporte 747 na década de 1960, morreu aos 95 anos.

Sutter liderou uma equipe que trabalhou no projeto do jato em menos de dois anos e meio, mesmo quando ele desafiou os desejos e as expectativas do primeiro comprador: Juan Trippe, fundador Pan American World Airways, que era então a pessoa mais poderosa na aviação.

Enquanto Trippe queria um revolucionário avião com dois decks e capacidade para 400 pessoas, a Boeing viu-o como um mero paliativo na marcha em direção a uma visão brilhante de viagens supersônicas.

“Se alguma vez um programa parecia fadado ao fracasso, este era o meu”, Sutter escreveu em sua autobiografia de 2006 “747: Criando o primeiro Jumbo Jet do mundo e outras aventuras de uma vida na Aviação”.

Para Sutter, a insistência de Trippe em um projeto de corredor único com dois decks condenava as chances de sucesso do grande avião. Sutter vislumbrou um único deck de corredor duplo – então uma novidade na época.

As tensões eram altas, disse Sutter, até que o chefe de Pan Am visitou fábrica mock-ups dos conceitos concorrentes. “Você tomou a decisão certa”, disse Trippe a Sutter.

Meio século após a Pan Am fazer o primeiro pedido de um “Jumbo”, a criação de Sutter já registrou 1.543 vendas. Mas com interesse minguante em modelos de quatro motores, a Boeing admitiu meses atrás que poderia encerrar o programa do 747 caso não surjam novos clientes.

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