Neste dia na História da Aviação: YF-23 voa pela primeira vez

18

YF-23 - 1

No dia 27 de agosto de 1990 voava na Edwards AFB o Northrop YF-23 “Gray Ghost”, comandado pelo piloto Alfred “Paul” Metz. A aeronave de duas caudas acentuadamente inclinadas, conhecidas como “ruddervators”, era propulsada por dois motores YF-119-PW-100.

O YF-23 concorreu com o YF-22 no Programa ATF da USAF e acabou perdendo.

YF-22 e YF-23

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus Henrique

Bem que o YF-23 Daria um belo vetor de 6 Geração SDS!!!

HMS_TIRELESS

Uma aeronave muito à frente do seu tempo. Esse foi o principal motivo da sua derrota no ATF. Contudo, com a tecnologia de hoje seria uma aeronave viável. Com a necessidade próxima de se substituir os F/A-18E/F Super Hornets, seria a opção ideal.

RICARDO NUNES BARBOSA

YF-23 perdeu em 2 pontos, faltou um TVC e a baia de armas era menor que no F-22, dois erros básicos em um projeto desse nível.

HMS_TIRELESS

O YF-23 ao contrário do YF-22 enfatizava mais a furtividade do que a manobrabilidade. Mas a verdade é que ele excedeu, assim como o YF-22, os requisitos do ATF. Contudo o projeto do Raptor representava menos riscos e por isso foi escolhido.

g2-a5c965c4d12749d7d1bd3c9f9bf06ba8

Ricardo, o TVC não era um requerimento no ATF e o YF-22 levava a mesma quantidade de armamento que o YF-23. Só o completamente redesenhado F-22A é que tinha uma baia ventral maior. . Pelo que eu li por aí, a USAF ficou bem impressionada com o YF-22 ter efetuado disparos durante a fase de testes (embora o YF-23 também tivesse uma baia, ela não foi testada) e isso pesou na decisão. Como a dupla soviética havia estreado poucos anos antes no ocidente e se mostrou melhor do que o imaginado em manobrabilidade, eles provavelmente acabaram favorecendo o candidato que… Read more »

Clésio Luiz

Aqui vai uma palestra com os dois pilotos da Northrop responsáveis pelo programa YF-23. Para quem entende um pouco da língua de Shakespeare vale a pena ver, fala bem profundamente do programa e da aeronave. Existem outros vídeos nesse canal, com pessoas chave de outros programas, como um engenheiro do F-14, que tocam em assunto que geralmente não aparecem na mídia. Muito interessante para ver com calma:
.
https://www.youtube.com/watch?v=Vpkv1ErWIf8

Ricardo. Torres

Ainda acho q este era mais bonito q o F22 q nem é barato

Diogo de Araujo

No começo do vídeo ele falou tudo: mesmo sendo um projeto de 44 anos atrás, quando o olha ele ainda é futurista. É impressionante o financiamento de novos projetos nos EUA, o quão efetivo eles são,tudo é na base da competição, quem vencer o governo garante os recursos.

Jmgsboston

Nem vou procurar uma foto para comparar, meu tempo esta curto mas o stelth chines me lembra o projeto americano em alguns pontos.

Gustavo

ja pensou se resolvem reativar o projeto do YF-23 com as atualizações de hoje pra fazer trio com F-22 e F- 35? não teria pra ninguem!!!! dominio do espaço aéreo por muitos anos…..

Marcelo

Era o meu preferido na época da competição. O YF-22 era muito feio! Lembro que fiquei bastante decepcionado quando esta belezura de nave perdeu. Uma pena.

Iväny Junior

Uma aeronave bastante equilibrada, porém, aparentemente mais voltada para a função de bombardeiro que de caça. Estas derivas são mais discretas, porém, com certeza não conferem tanta agilidade quanto as derivas do Raptor.

Hawk

Eu também fiquei surpreso que ele perdeu para o F-22, principalmente porque as revistas da época chamavam ele de “revolucionário”. Ainda hoje seu design é bem futurista.

Clésio Luiz

Iväny, naquele vídeo o Paul Metz diz que o YF-23 manobrava muito bem, melhor que os outros caças que ele tinha pilotado .Embora provavelmente isso se refira mais à velocidades transônicas e altitudes elevadas, assim como acontece com o F-22. Em outro vídeo (um walkaround) ele comenta como o grande tamanho da cauda proporcionava enorme autoridade de comando, mesmo sem empuxo vetorado.

Carlos Crispim

Que vídeo sensacional, que nação maravilhosa é essa que nos proporciona tanta informação grátis, assisti embasbacado, isso tudo naquela época lá atrás, incrível, e nós aqui ouvindo a mandioca sapiens falar bobagens o todo todo, que inveja!

ufric

O YF-23 era uma aeronave incrível, quando a Northrop a colocou na frente da radares de alta-frequência foi relatado que as ondas refletiam em um formato de “aranha”. Não só a furtividade era superior, mas também seu conceito quando comparado ao YF-22. A USAF queria um caça furtivo com alta conexão de dados para substituir o F-15C, entretanto, o YF-23 ia muito alem do que a USAF quis, enquanto o YF-22 era mais pé no chão. O YF-22 ia servir como base para caças furtivos, tais hoje como o F-35, onde é possível se notar que os conceitos como o… Read more »

Clésio Luiz

ufric, eu tenho a impressão que o atraso no F-22 foi mais relacionado com o fim da Guerra Fria do que outras coisas. Naquela época todo o mundo estava cancelando e adiando programas militares.

Marco Passamani

Sou leitor assíduo da trilogia e nunca postei, sendo esse o meu primeiro post. Lendo essa matéria, por curiosidade fui buscar mais informações sobre o YF-23 e me deparei com um avião experimental muito interessante: O X-36. Me pareceu ser muito avançado para a época, mesmo sendo somente experimental. Não seria possível fazer uma matéria sobre o mesmo?