A-29 Super Tucano e A-10 Thunderbolt II voam juntos no Green Flag East
Quatro aviões A-29B Super Tucano da Força Aérea Colombiana participam do Exercício Green Flag East de 15 a 29 de agosto, na Barksdale Air Force Base, Louisiana.
O contingente colombiano, apoiado por 45 militares colombianos, chegou à base dos famosos bombardeiros estratégicos B-52 em 13 de agosto e imediatamente começaram a se envolver com os seus homólogos da Força Aérea dos Estados Unidos, a fim de se preparar para o exercício de duas semanas.
O Green Flag East é um dos exercícios de apoio aéreo aproximado do Air Combat Command, que ensaia táticas de apoio aéreo, reforçando simultaneamente a interoperabilidade com unidades da Força Aérea e do Exército: durante o exercício os pilotos treinam em um ambiente simulado, de alto risco, enquanto o pessoal de manutenção e suporte recebe um aumento do ritmo de missões de combate.
Além das aeronaves da Colômbia, participam os A-10 da USAF da Moody AFB, Ga.; F-16 da Guarda Aérea Nacional do Texas; KC-135 da McConnell AFB, Kans.; E-3 da Tinker AFB, Oklahoma; e E-8 da Robins AFB, Ga.
Como parte do Green Flag East, dois A-10 Thunderbolt II pertencentes ao 75th FS da Moody AFB voaram uma missão de apoio aéreo simulado com dois A-29B Super Tucano colombianos.
Curiosamente, o Embraer A-29 Super Tucano é uma das plataformas mais bem sucedidas em CAS (Close Air Support) em todo o mundo e considerado entre os candidatos para substituir o A-10 Thunderbolt na USAF no papel de apoiar as tropas em contato com as forças inimigas. Já em serviço com 10 Forças Aéreas ao redor do mundo, o avião turboélice tem a capacidade de transportar uma grande variedade de armas; dado o plano da Força Aérea dos EUA para aposentar sua frota A-10 em 2022, o Super Tucano tem sido cogitado muitas vezes para ser um possível substituto do A-10 na missão.
Pilotos instrutores americanos do 81th FS da Moody AFB já voam as aeronaves A-29B da Força Aérea Afegã entregues no início deste ano como parte do TAAC-Air (Train, Advice, Assist Command-Air): eles aconselham e treinam pilotos afegãos para operar o altamente manobrável sistema de armas de quarta geração durante o desenvolvimento do apoio aéreo aproximado, escolta aérea, reconhecimento armado e interdição aérea.
FONTE: theaviationist.com / FOTOS: USAF
Quem tem maior experiência em combate são os A-29 das FAC, a USAF está com certeza fazendo comparações entre as aeronaves!!!
Colômbia dando aula de A-29 para a USAF, está na cara que querem conhecer melhor o avião, o interesse da USAF no Super Tucano é real.
Esse padrão de camuflagem do A-29 da FAC é lindo, como sempre a pintura da FAB é a mais feia do mundo.
Imagina a Colômbia com A-29 Super Tucano, Gripen E e KC-390.
Realmente Maria do Carmo tenho que concordar, a camuflagem da FAB é horrivel, agora que moral dos colombianos hein?! direto treinando com os americanos…..parece que o Brazilsão deixou de existir SDS!!!!
Legal é o colombiano tirando uma foto dos A-10.
Videozinho legal do A-10:
https://www.youtube.com/watch?v=dYoRHZNXJc8
Cara M.Carmo… se pensar na FAC com supertunos, gripens e KC390 ela sobe de nota C para nota B …. e vira FAB
Perguntas :
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Pinturas como a “boca de tigre” são proibidas pela FAB ?
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ST é um sistema de armas de 4ª geração ?
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Dá pra, seriamente, pensar no ST como substituto do A-10, com seu monstruoso canhão, e maior carga bélica e sistemas padrão USAF ?
Caro Delfim, segue minha visão sobre seus questionamentos. Quanto a pintura adotada pela FAB, trata-se de uma camuflagem, e o intuito dela não é ressaltar a beleza da aeronave, mais sim a deixar o mais discreta possível, desenhos de boca são meramente decorativos (podemos ver os ST do Afeganistão, ficaram lindos, pois tem o cinza da paisagem local). Pode-se dizer que sim, o Super Tucano é uma arma de 4º Geração, em sua categoria, não confundindo com os caças de 4º Geração. Quanto ao a possibilidade de o Super Tucano substituir os A-10, vai depender do cenário que a USAF… Read more »
não seria possível instalar um canhão no A29?
canhões são realmente necessários quando se tem foguetes?
Delfim Sobreira 1) Não faço idéia se são proibidas as pinturas, na época da 2GM tinha, e depois, na era do jato, passou a não fazer tanto sentido (e foi esquecido). 2) O A-29 tem aviônica comparável a aeronaves de 4 geração, mas essa classificação normalmente só é usada para caças supersônicos. 3) Com a precisão com que o A-29 lança suas bombas convencionais e seus foguetes não guiados (graças ao envelope de vôo somado à aviônica moderna muito bem adaptada a aeronave) acho que um canhão monstruoso como o do A-10 é desnecessário. O ambiente de combate de hoje… Read more »
Belas imagens, e como sempre, percebe-se que a própria USAF olha com carinho para o ST.
É inegável a qualidade do ST no CAS (Close Air Support), talvez hoje seja o melhor nisso.
O A10 é formidável, mas quando se comparam os valores de operação, o ST é mais vantajoso, pois é um projeto mais novo e mais refinado.
Novamente o A10 tem suas vantagens em alguns teatros, mas na maioria das vezes, as missões podem ser realizadas pelos ST com um valor bem menor para as forças…
Acho que o ST teria o papel de complementar o A-10 na USAF, já que substituir mesmo só uma aeronave com maior carga bélica e alcance. . Existem algumas “facções” dentro da USAF, cada uma querendo puxar a agenda (e as verbas) para seu lado. O uso do B-52 em CAS é uma amostra disso. . – “Não tem conflito de alta intensidade para justificar uma frota de bombardeiros pesado? Sem problemas, eles são tão versáteis que fazem CAS também, olha nóis la na Síria filho”. . -E os custos de um avião desses para fazer CAS? . -“Pfff, não… Read more »
Já sobre a pintura de boca de tubarão, uma busca por “aircraft shark mouth” no Google, mostra uma infinidade de tipos que receberam a pintura, desde helicópteros, bombardeiros, cargueiros, até o E-2 AEW…
É muito interessante os colombianos treinando seus A-29 com os A-10 da USAF. Isso mostra que cada vez mais o ST é candidato a substituir, em parte, os A-10. Cada dia que passa ele é cada vez mais elogiado. Acho que é uma pura questão de tempo o ST ser fabricado para a USAF na Flórida.
Bem bacana o vídeo que você postou Bardine, sobre o A-10 Thunderbolt.
Bosco, a foto mostra bem o telêmetro laser instalado abaixo da entrada de ar. Parece que as hélices não inibem o sensor.
Pintura de boca de tubarão é ¨firula¨, e o PAMALS, responsável pelo projeto, não vai gastar dinheiro com ¨firulas¨. Pintar uma aeronave custa caro.
Jack, o canal do Lito tem muita coisa boa sobre aviação, da um confere lá.
MUITO BONITA , CHAMATIVA A PINTURA QUE O A-29b RECEBEU, INCLUSIVE A BOCA DE TUBARA. MAS O CINZA EM DOIS TONS, É LINDO.
Fonseca, o poder de fogo do foguete é maior, porém, sua precisão é menor. Depende do calibre do canhão. No caso do A-29 (calibre .50), o foguete sera mais adequado, dependendo do alvo.
Substituir um A-10 por um ST … é como vc substituir um AH-64 Apache por um Esquilo com mini-gun.
Piada !
Sds.
Acho difícil a USAF com orçamentos cada vez mais apertados definir um substituto especializado para o A10 a não ser que seja uma nave muito barata e o ST não é nem de longe uma nave a altura do A10.
Então eu vejo a USAF capacitando vários vetores para o CAS, que é o que já acontece hoje em dia.
Eu vejo a USAF comprando o ST não para CAS como missão primária, mas para COIN, que é a situação vigente no Iraque, Afeganistão e Síria.
Trollbuster o a-10 não realiza CAS em cenário de alta intensidade há muito tempo, o que ele tem feito basicamente é COIN e pra isso um a-29 serve. Vejo á substituição do a-10 como á do f-14 pelo SH as pessoas gostam muito e não querem ver seu caça favorito ser substituído mesmo comprovado que o novo vetor é melhor na função
Nome pra isso é nostalgia !
Boa tarde! Coronel, sei que a sua lógica a respeito da pintura está corretíssima, mas que fica bonito, fica! Seriam reminiscências do tempo em que os combates aéreos era próximos e demorados a ponto de permitir que a visualização da personalização da pintura do avião, e sua relação a determinado piloto, provocasse o temor (psicological warfare) nos inimigos? Quanto à substituição do A-10 pelo A-29, porque não? Pequeno, ágil, dotado de bom poder de fogo, aviônica no estado-da-arte, baixa emissão de IR… Capaz de carregar uma boa parte do que há no arsenal dos EUA e operar em pistas improvisadas… Read more »