Voa o treinador primário argentino FAdeA IA-100
No dia 8 de agosto voou pela primeira vez o demonstrador argentino FAdeA IA-100, completando 58 minutos no ar e atingindo 5.000 pés de altitude.
O avião foi desenvolvido em apenas 18 meses, sobreviveu à mudança de administração e quase foi cancelado no ano passado.
É o primeiro avião completamente projetado e construído pela FAdeA em mais de 20 anos.
O futuro do IA-100 ainda é incerto, pois o governo argentino adquiriu aviões Grob G 120TP e avalia a compra de treinadores turboélice T-6C Texan II dos EUA.
Não se sabe se haverá recursos para poder tocar o projeto nacional.
Boa Roberto, mas thunderjet ou thunderstreak?
Kkk
Corrida boa
OFF Topic importante:
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Depois de muito segredo, o candidato ao T-X da USAF foi flagrado em Mojave. O motor é um F404 e ele realmente se parece com um T-38, pelo menos de longe:
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Ele foi flagrado durante uma corrida de teste antes do primeiro voo. É provável que nos próximos dias saia mais notícias dele. O nome é Northrop Model 400.
Uma boa ideia para instrução primária e básica, com motor Lycoming 4 cilindros com 180 hp e trem de pouso fixo, como o Grob G115 usado pela RAF e várias escolas de aviação.
O Novaer é mais parrudo como um Grob G120A com motor Lycoming 6 cilindros com 300 hp e trem de pouso retratil.
Vários países como EUA(Diamond DA-22), Coreia do Sul(Ilyushin) e França(Cirrus) tem usado aeronaves 4 cilindros com trem fixo na instruçao primária.
Eu quis dizer o candidato da Northrop. Mais detalhes aqui:
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https://www.flightglobal.com/news/articles/northrop-t-x-prototype-revealed-on-mojave-runway-428674/
Eu devia ter pesquisado mais. Aqui vai uma imagem melhor. Ele realmente parece um T-38 monomotor, mas é claramente outra aeronave. o F404 instalado é sem pós-combustor:
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Corrigindo o postado acima: USAF usa o Diamond DA-20 terceirizado, Coreia do Sul usa o Ilyushin Il-103 adquirido da Russia e a França usa o Cirrus SR-20 terceirizado com motor seis cilindros 200 hp.
Todos com aluno ao lado do instrutor e trem de pouso fixo.
Clésio Luiz 19 de agosto de 2016 at 22:41
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N400 “New Tigershark”
Lanço a questão, a terceirização da aquisição e manutenção de aeronaves de treinamento básicas, como fazem muitos países, como EUA, Israel, Coréia do Sul entre outros, é um modelo que interessa do Brasil?
Parabéns aos argentinos.
Melhor fabricar seus próprios aviões do que comprar fora.
Mas, é um avião pé de boi…
Muito simples e comum.
Não é nenhum breakthrough da indústria aeronáutica…
passaram 18 meses para projetar…
Mas o que há de tão diferente de qualquer outra aeronave similar?
o projeto exige altos investimentos? em quê?
Boa Clésio!
Imagino que se for escolhido, a versão de produção terá o pós combustor, porque velocidade supersônica é um dos requisitos.
Abraços
N400 “New Tigershark”
Parece aquele EADS MAKO/Heat
O N400 “New TigerShark” se tiver supercruise e for o escolhido, matará o jato sino-paquistanês no mercado? Pode ter nascido o sucessor do Forever-5.
A imagem em melhor definição do Northrop Grumman T-X
Sds.
http://www.combataircraft.net/wp-content/uploads/sites/5/2016/08/Screen-Shot-2016-08-19-at-21.53.33-768×490.png
Muito bonito o avião. Espero que pelo menos a Força Aérea Argentina compre alguns
Northrop 400 T-X, mais uma reencarnação do F-20 ?
Esse trem de pouso do N400 tem uma aparência frágil. Parece dois caniços com rodinhas.
Bonito avião parabéns aos Argentinos, tomara que eles tenham recursos para adotar este avião em sua Força Aérea.
Winglet para esse tipo de pássaro cumpri algum tipo de função? Acho que é puramente estético, e ficou muito bom. Belíssimo!
Save Ferris!
Reinaldo, winglet ou similar cumpre a mesma função independente do tamanho da aeronave.
Essa cauda de Tucano não fere nenhum patente © não?
O interessante é que sempre teve o discurso de parceria entre Brasil e Argentina, e os cabras vão comprar T6C e não o Super Tucano? Acho que nosso governo deveria intervir o mais rápido possível.