Neste dia na História da Aviação: 12 de agosto de 1960
Em 12 de agosto de 1960 na Base Aérea de Edwards, Califória, o Major Robert M. White voou o avião foguete North American Aviation X-15 até uma altitude de 41.605 metros (136.500 pés), excedendo o recorde anterior de 38.466 metros (126.200 pés) atingido pelo capitão Iven C. Kincheloe Jr., com o Bell X-2 em 7 de setembro de 1956.
O X-15 acelerou até Mach 2.52 (2.853 km/h) enquanto subia em um ângulo de 70°. Depois que o motor foi desligado, o avião planou até pousar. A duração do voo foi de 11 minutos e 39 segundos.
Nos anos seguintes, até 1968, o X-15 voaria 3 vezes mais alto, atingindo 107,8 km de altitude e a velocidade de 7.273 km/h!
Já adiantando:
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Vê se não esqueçam do 30/10/1961!
Me criei ouvindo sobre avião do X-15, e seu voo histórico – o avião mais rápido que voo na década de 60, e acredito que ainda o record pertença a ele, até que me provem o contrário..
Se em em 1961 EUA fez isso quando sera a vez do Brasil ?
EUA ——— 30-10-1961
BRASIL—— ????????
Pergunta: qual a explicação técnica para esse estabilizador com a parte posterior chanfrada/?
Outra coisa que não havia reparado era na parte inferior do estabilizador: pelo jeito uma parte dele era descartável, no estilo Dornier. Vê-se no desenho acima que a parte inferior era mais longa que a estrutura do trem de pouso e esquis.
Outro off-topic, mas nem tanto. O Roberto deve ter uma porrada de fotos do Intrepid Sea, Air & space Museum. Fica em Nova Iorque. Tambem lá, e para quem não puder ir em Simsheim, na Alemanha, no Intrepid vc pode ver um monte de aviões . Inclusive um Concorde, ao vivo e a cores, por dentro e por fora, pode ser visto e um fos membros da familia “black bird”. De quebra gosto, ou aperitivo, como quiser, ainda tem o Enterprise (original…), um submarino, etc. Isso é só pro MO e o Galante voltarem lá pra rever um tal de… Read more »
Sempre fui fascinado por esse avião! Me lembro que tinha um CD/Enciclopédia Digital que tinha o primeiro voo dele. Ficava admirado do modo que o avião era lançando do B-52. Se não me engano Neil Armstrong (o primeiro homem a pisar na lua) foi um dos seus pilotos.
Marcos, o estabilizador inferior era alijado antes do pouso, que era feito sobre esquis na areia do deserto. Tudo projetado sem computador, autocad, nada. Só prancheta, calculadora e régua.
Eu sou historiador e quem tiver interesse em aprender mais sobre história é só acessar minha página eletrônica no seguinte endereço eletrônico, a saber: https://www.historiahumana.com.br. Atenciosamente Rodrigo Hemerly.
É parente do Hemerly da turma 78 de Barbacena, hoje oficial aposentado da FAB?