Northrop F-5E

Em 11 de agosto de 1972 na Base Aérea de Edwards o Northrop F-5E Tiger II (versão aperfeiçoada do F-5A Freedom Fighter) realizou seu primeiro voo, comandando pelo piloto de testes chefe da Northrop, Hank Chouteau.

O voo de 50 minutos deu início à fase CDT&E (contractor’s development test and evaluation) e foi completado sem incidentes.

Até 1987 foram produzidos 1.400 caças F-5E Tiger II, e hoje ainda existem cerca de 500 F-5E em operação pelo mundo.

O F-5 pode ser considerado o “fusquinha” dos caças, por ser simples e fácil de operar.

Acesse nos dois links a seguir, duas ótimas histórias sobre o F-5 na FAB:

northrop-f-5e-tiger-ii-10

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago

offtopic: acabei de ver um caça da fab atras de um avião comercial na aproximação do galeão. Não sei se foi uma interceptação, escolta ou simples trafego.

Hawk

É velho… Mas como o bicho é bonito!!! KKK…

Clésio Luiz

A USAF/USN iniciou o desenvolvimento do AMRAAM quando o fusquinha aí conseguiu destruição mútua nos exercícios ACEVAL/AIMVAL no final dos anos 70.

Do ponto de vista da engenharia, sou fanzaço dessa aeronave.

Ocidental Sincero

Ao escolher o Gripen, o Brasil escolheu o fusquinha Sueco. Devido a características do nosso clima, pistas e nível das nossa bases de apoio, o SU-35 teria sido a melhor escolha. Ele é um excelente avião e quando possuir uma AESA semelhante a usado nos F-22, com certeza ele será o melhor caça de 4,5G do mundo. A crítica ocidental sobre os produtos russos é sempre uma grande piada. Me lembro que duas das maiores características do Raptor quando estava em desenvolvimento eram a supermanobrablilidade, com vetoração bidirecional de empuxo, e o super cruze, além do stealth, claro. Aí veio… Read more »

Clésio Luiz

“Preciso falar mais alguma coisa?”
.
Precisa. De onde vai sair o dinheiro para operar uma frota de Flanker se mau podemos manter no ar os F-5 e A-1. Essa é a pergunta que todo ufanista que adora criticar a FAB por comprar e operar caças pequenos nunca quer responder.
.
Falar é fácil, quero ver é quem de vocês vai lá em Brasília por o dedo na cara dos politicos e exigir mais verba para as Forças Armadas.

Celso

Acho q estamos aqui comentando algo sobre os 42 anos do F5E, sera q estou lendo outra coisa e outro assunto…….ahh SU 35…bla,bla,bla,…..Russos otimos parceiros…..kkkkkk……bla,bla,bla, .OK…as piadas ja acabaram, voltemos ao assunto em pauta. Quem ja viu em voo, olhou bem de perto no solo, subiu a carlinga , enfim…conhece um pouco do assunto F5EM, sabe q devido a constante e otima manutencao do meio la no PAMA SP, este caca ainda continuara a dar arrepios e tenham absoluta certeza q bem pilotado e c apoio do E 99, eh pareo durissimo para qualquer caca de geracao 4,5…….eh uma pulga… Read more »

ivammc

Ótima matéria! Porém, é melhor esconder essa matéria da FAB, e avisem ela que já inventaram o F-20.

Luiz Antonio

Boa tarde a todos. Na minha opinião (que não quer dizer coisa alguma claro) o F-5 é uma das aeronaves de caça mais belas já projetadas: linhas esquias e equilibradas (silhueta baixa com uma deriva alta que lhe dá um ar agressivo), trem de pouso proporcional às dimensões sem dar a impressão de uma gafanhoto armando o bote, enfim, um projeto de dar inveja ao mestre “Kelly” Johnson. Nas mãos dos caçadores da nossa FAB é parada dura com E-99 operando em conjunto. O Celso extinguiu os argumentos, assino embaixo e dos lados. Nota: desculpe-me mas não aguento: Essa história… Read more »

Jeff

Esse da foto é aquele que está (ainda) hoje a serviço da força aérea brasileira, confere?

Jorge Knoll

Nossos F-5 quando se aposentarem – deixaram saudades, pois realmente junto com o Phanton F-4 é um dos mais bonitos, pena que o tempo passou e a realidade de combate é outra.
Gripen e F-5 Tiger II são 2 “fusquinhas” na sua época.

Alexandre Galante

Não pessoal, o Gripen é equivalente ao F-16, que não é “fusca”.

João Bosco

Um dos mais belos e simplórios caças já produzidos… fácil manutenção, barato, e um upgrade bem feito- como nos nossos F-5EM, coisa da Embraer – o torna mais ainda capaz. Com um bom apoio de Radar, trabalha muito bem. Pena que um dia vamos aposentá-lo, vai deixar muita saudade quando o Último F-5EM parar de voar. Espero que no Gripen seja capaz de, no mínimo, fazer o mesmo do bicudo…..

Matheus

“Gripen é um Fusquinha”

O cara que diz isso ao menos sabe do fato que o Gripen NG (ou E/F agora) é completamente diferente de seus antecessores?

Pelo amor de deus por mim bania gente fazendo comentários tão (me desculpe) merda, mé dá vergonha alheia ler isso.

Guilherme Poggio

44 anos do primeiro F-5E e ele continua aqui, totalmente operacional!

http://www.aereo.jor.br/2015/08/11/43-anos-do-primeiro-f-5e-e-ele-esta-aqui-totalmente-operacional/

F-18 Super Hornet

O orçamento de Defesa do Brasil é de Primeiro mundo….maior do que de muitos países da Europa….maior do que o da Itália e Austrália, ambas operam os equipamentos mais modernos do mundo, o que ferra aqui no Brasil são os cortes sem falar que o RH da FAB é inchado hein?….

João Castro

offtopic:
Caiu um A-37 B DragonFly do Uruguai, vitimando os dois ocupantes.

http://www.fau.mil.uy/comunicado_025_2016.html

johnatan warp drive

Qual foi o primeiro pais a “aposentar” essa aeronave, quando isso ocorreu e quem foi substituto ?

Delfim Sobreira

Eu ainda acho que deveríamos comprar todos os F-5E que pudéssemos.
Faz tudo que é necessário em tempo de paz a baixo custo, bem pilotado é um caça respeitável, e dominamos todo ciclo de manutenção e upgrade.
Seus substitutos serão o J-17 e o F-50 sul-coreano ?
.
PS li em algum lugar que os melhores F-5E do mundo seriam os de Singapura, o que eles tem de especial frente aos da FAB ?

ivammc

Quando filmarem o “De Volta Para O Futuro 4”, o Marty McFly e o Professor Emmett Brown usarão o F-5 em vez do DeLorean.

Farroupilha

Também acho o F-5 muito bonito, tanto no chão como em voo. Para mim é um dos caças com mais cara de caça já feito. – O fusquinha dos céus é o Mig-21. – E lembrando, o Gripen que o Brasil vai ter é o NG. Que não é pequeno, é médio. Ele estará capacitado para toda gama de missões dos demais caças concorrentes de ponta. Terá boa autonomia e boa quantidade de armamento embarcado. E ainda poderá, com altíssima qualidade computacional, executar missões perfeitamente sincronizado em sistema de matilha… Teremos um dos mais respeitado aviões de combate das próximas… Read more »

Mauricio Veiga

Em Combate dissimilar entre o F-5 e o F-15 na proporção de 2×1 na arena WVR, os “Tigers” superam o “Eagle” em 85% dos combates AR/AR.

Abraço.

Renato de Mello Machado

É talvez se fossem usados a exaustão ou em missões importantes e se fossemos um grande jogador do mundo,já teriam sido trocados há tempos.Não é critica a aeronave muito pelo contrário,mas num país em quê o político é tratado como Deus, quê tudo pode,pode roubar,altos salários para parentes,mordomias,corruptos só podemos ter isso mesmo

Marcos Pereira

Amigos, não se esqueçam que existiu o projeto do F20 (um F5 bem superior) que hoje se estivesse voando, daria couro no F16

Franklin de Paula

Concordo com Hawk. Notadamente com a pintura e cores da foto. Com camuflagem não é tão bonito.

Reinaldo Deprera

Ocidental Sincero 12 de agosto de 2016 at 16:29 “Devido a características do nosso clima, pistas e nível das nossa bases de apoio, o SU-35 teria sido a melhor escolha. Ele é um excelente avião e quando possuir uma AESA semelhante a usado nos F-22, com certeza ele será o melhor caça de 4,5G do mundo…” Isso, o AESA genérico do APG-77 virá com 20 anos de atraso em relação ao original. A julgar pela reputação russa em fazer propaganda de coisas que non excziste e superestimar suas qualidades, é provável que não será uma Brastemp. “…Me lembro que duas… Read more »

Reinaldo Deprera

Está de brincadeira né? A Rosoboroexport não pode fazer uma proposta com a tal da transferência de tecnologia, razão pela qual o Flanker não entrou nem na short-list do FX-2. Agora vem você e diz que a Rússia iria nos ensinar a ir a Saturno na velocidade da luz? A vá!

Save Ferris!

Rodrigo Maçolla

Parabéns ao mecânicos da FAB que mantem esta aeronave já clássica em voo, é verdade antiga, mais que prova até hoje o seu valor e a excelência do seu projeto, pra FAB , e pra nos todos merecíamos uma avião mais moderno. mais sem ele estaríamos muito pior, com ele nossos pilotos podem se manter ativos e atualizados. Quando forem retirados deixaram saudade, irão tarde é verdade mais deixaram saudade. Respeito a opinião do “ocidental sincero” mais o SU-35 sem duvida uma bela máquina, sem igual, mais feita para os russos operarem, e talvez os indianos, Mas pra nós, FAB,… Read more »

Christian Melo

Eis aí nosso FAB 4856!!