Réplicas do Flyer dos irmãos Wright caíram 5 vezes em uma década
A aparição de uma réplica do 14 bis de Santos Dumont na abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 reacendeu a polêmica com os americanos sobre quem teria realizado o primeiro voo com uma aeronave mais pesada do que o ar com meios próprios.
Um fato curioso sobre a questão é que os pilotos americanos estão tendo problemas para voar réplicas dos aviões dos “Irmãos Wright” hoje. Houve pelo menos 5 acidentes recentes sujeitos a inquérito da FAA (Federal Aviation Administration), dos quais alguns são descritos a seguir.
O piloto Ken Hyde da companhia Wright Experience em Warrenton, Va. bateu com seu modelo B 1911 em uma árvore em Maio de 2003 e sofreu alguns ferimentos.
Mais tarde, em novembro do mesmo ano, um de seus pilotos caiu com um Flyer 1903.
Em 2007, durante as comemorações do 102º aniversário do primeiro voo do Flyer, um modelo 1905 caiu em Huffman Prairie, em Dayton. O piloto Mark Dusenberry bateu no chão com uma asa ao fazer sua primeira volta e caiu com sua réplica.
Em 30 de julho de 2011 uma réplica do Flyer Model B batizada de “Silver Bird” caiu em Ohio, matando os dois pilotos.
Faltou a catapulta , kkkkkk
kkkkkkkkkkk
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Voar essas coisa hoje em dia é loucura. Uma vez eu vi um documentário falando sobre as tentativas de reconstruir o avião. Compararam com uma réplica que ta em algum museu americano e ele tenha várias diferenças se comparado com as fotos do original. Os desenhos considerados mais próximos (segundo o documentário) era completamente insustentável. Faltava algo!
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Os pioneiros daquele tempo eram uma mistura de cientista maluco com aventureiro e isso que os faz tão grandes!!!
Tá… Mas as réplicas do 14 bis voam…
Tentaram voar como os Wright e acabaram voando como os anjos.
Não vai voar nunca. Mesmo porque é praticamente impossível construir uma réplica idêntica. Não há planos, projetos, etc. Mesmo sobre os destroços pairam dúvidas. Não há como comprovar que eles eram mesmo do Flyer I.
Não tenho como compartilhar aqui, mas vai o link
https://www.youtube.com/watch?v=o1mscspl-VU
Pode ser mas o fato é que as réplicas do 14 bis voam né?
Primeiro que pilotar a máquina que vc construiu e desenvolveu numa época é uma coisa. Pilotar uma aeronave reproduzida de uma desenvolvida na infância da aviação e de maneira recreativa considero um quase suicidio. Essa aeronave era uma aeronave conceito. Quem insistir em ficar passeando por aí provavelmente vai ter dor de cabeça.
Agora na frente do presidente Bush (outro fake)
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https://www.youtube.com/watch?v=S3b1avsSw3g
Os produtores do filme “Esses Maravilhosos Homens e Suas Máquinas Voadoras” tentaram colocar um Flyer na película porém não conseguiram fazê-lo voar. Em contrapartida um Demoiselle participa do filme.
https://vimeo.com/28219335
Bem , o que importa é o hoje. E hoje a Boing ou a Airbus ou mesmo alguma outra fabricante da Russia não são brasileiros. Se fomos os primeiros ja disse antes, dormimos sobre os louros da vitória.
Desse jeito é melhor ser o segundo e deixar o Santos Dumont voar primeiro.
Seguir uma patente , fielmente , para se chegar na aeronave será muito arriscado. Certamente os Irmãos Wright , ambiciosos que eram , colocaram algumas “armadilhas” técnicas na patente.
Ou seja, esconderam o “pulo do gato”. rsrsrs.
Nisso , nosso Santos Dumont foi muito superior : abriu o acesso ao projeto do Demoiselle.
Jota,
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Não há patente registrada do Flyer.
Seria uma explicação.. Se eles tivessem tal patente mas não tiraram… Entretanto tiraram várias patentes genéricas e depois processaram outros aviadores e fabricantes de avião como o Curtiss que ainda perdeu o processo. Não inventaram o avião mas foram pioneiros na prática de patent trolls… Pois eles juram de pé junto que voaram em 1903 mas ninguém viu. Todo mundo viu o Santos Dumont voar em 1906 em Paris. Nos USA todo mundo viu o Curtiss voar em 1908… O Curtiss já era o maior especialista em motores de competição de motocicletas desde 1903 mas nunca vendeu um motor para… Read more »
Nessa historia, o ufanismo americano ultrapassou os limites aceitáveis. Uma mamona lançada por um estilingue também seria um objeto voador, seguindo a lógica dos irmãos …..
Interessante. Não conhecia esses fatos. Polemicas a parte, parece que o que postaram noutro tópico (¨o Flyer voou vários quilômetros em 1905¨) parece meio embuste dos historiadores norte americanos.
Prezado Rinaldo Nery
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Não há fatos que se sustentem a fábula dos irmãos Wright. É sempre argumento de boca, amigo como testemunha, foto que eles mesmos tiraram, velocidade de vento medida por eles e não confirmada por mais ninguém. Só tem embuste.
Como eu disse em um outro post: “Foi demonstrado em laboratório que o Flyer, tal o original, não tinha como voar: a resultante aerodinâmica é negativa.”
O Flyer voa pelas mesmas leis da física que permitem uma vaca voar, somente com uma catapulta. Qualquer protótipo destes que fracassaram teriam sido um “sucesso” se tivessem uma catapulta.
Como um colega já falou aqui “Quem inventou o avião foram os romanos, arremessando pedras a centenas de metros”, essa é a lógica americana.
Parece que isso encerra a polemica,
Em compensação, a réplica do 14 bis…
https://www.youtube.com/watch?v=0Jk0haC3-oQ
Eu vi a réplica do 14-bis voar no Campo de Marte. O piloto era o Fucks, coronel da reserva da FAB.
14 bis voando com 2 Demoisele na ala, o bicho voa bonito e suave
https://www.youtube.com/watch?v=iAARzqCgBtw
Pessoal , seria muito interessante (pra não dizer uma afronta , rsrsrs) uma apresentação desses dois Demoiselles e do 14Bis num Oshkosh ou similar , mostrando como se voa. Ou se voava .
Pessoalmente , apesar do pioneirismo do 14Bis , sou um grande fã do Demoiselle : acho o mais belo de todos esses aparelhos voadores antigos.
Jmgboston, Santos Dumont inventou o avião, mas os americanos é que souberam aproveitá-lo melhor (até hoje). É isso…
Tava olhando o Face e o Leandro Narloch deu uma forçada de barra nessa polêmica. . Não sei se está fazendo isso com a intenção de alimentar a polêmica, porque esse papo mexe com os brios da galera. . Mas querer enaltecer os Wright e ignorar a importância de Louis Blériot, Henri Farman e diminuir a importância de Santos-Dumont é totalmente descabido. Polêmica boba e desnecessária. . Convém lembrar que embora o Flyer III dos irmãos Wright fosse satisfatoriamente controlável, o mesmo era conseguido através da torção das asas, o que enfraquecia a estrutura progressivamente. . O sistema em Tandem… Read more »
A maior prova de que o avião foi inventado por um mineiro – brasileiro, portanto – é que até, hoje sua rodas são chamadas de “trem de aterrissagem”.
Pouco importa quem voou primeiro, o que importa é que os outros nao dormiram no ponto como nós, agora paremos de brincar com avioes de papel kkk e criemos o aviao gravitacional, os quais os nossos vizinhos ja devem ter um projeto guardado a 7 chaves hahaha
Santos Dumont inventor do avião . Irmãos Wrigth inventores do estilingue.
Todos tem seus méritos. Os irmãos Wrigth tinham uma visão empresarial por isso faziam tanto segredo. Santos Dumont era mais idealista, não registrou patente de nada nem mesmo do relógio de pulso, uma visão quase pueril. E os americanos acabaram ajudaram a criar esse mercado.
Americanos x brasileiros, mas não esqueçam os franceses. Primeiro que o 14-bis voou na França.
Depois, como eu vi num documentário americano, depois que os Wright “inventaram” o avião, a idéia não foi pra frente lá nos EUA, eles próprios meio que abandonaram.
Tanto que quando foram pra 1 Guerra eles não tinham aviões que prestavam, tiveram que comprar dos franceses.
E os nomes “empenagem” “fuselagem” são derivados de palavras francesas justamente pq na França o desenvolvimento aeronáutico estava a todo vapor,
Foi pior. o Glenn Curtiss que até participou dos campeonatos franceses, e quebrou o recorde de velocidade em 1910, perdeu guerra de patentes com os trolls wright nos USA em 1913…
Sendo que o Glenn curtiss foi o primeiro norte americano a voar, nos USA em público, em 1908.
Só o Brasil e a França que reconhecem Santos Dumont, os americanos difundiram bem a ideia dos Irmãos Wright serem os pioneiros.
O pioneiro dos USA foi o Glenn Curtiss… Foi o primeiro a voar. O primeiro a voar entre duas cidades. O primeiro dos USA a ir competir na França… Mas perdeu processo em 1913 porque os trolls wright tinham patenteado as asas!?!
Tem gente que diz que construir aviões é difícil.
Ai tentam fazer cópias…
Nada como o original.
Os irmãos Wright eram profissionais.
Não aceite imitação nem leve gato por lebre.
Flyer só o original.
O resto é imitação.
Os irmãos levaram anos de pesquisa.
Ai outros chegam e acham que é só copiar e voar…
Desenvolver aviões é complicadíssimo como dizem vários…
Gostei do Gonçalves. A mesma lei da física que faz uma vaca voar…
Notícia bem “troll” essa. Precisamos parar com a patriotada, nem os franceses defendem o Santos Dumont como fazemos por aqui. Santos Dumont foi um pioneiro da aviação, como tantos outros, e essa realidade não diminui em nada seu papel na história da humanidade.
Voltando ao teor da notícia, eu acho que só não caem tantos 14bis como Flyers por que não há tantos construtores brasileiros tentando replicar o feito de Santos Dumont.
Certa vez eu vi em um documentário no Discovery turbo que os Irmão Wigth, Santos Dumont e outros pioneiros da aviação se correspondiam e trocavam informações. Não sei se procede, se alguém viu este documentário. Tambem no History tem um documentário das 100 invenções que mudaram o mundo, e nos top 20 aparece que o relógio de pulso que no mesmo diz que foi idealizado por um pioneiro da aviação com imagem de Santos Dumont rapidamente cortado pelo relojoeiro a quem ele “deu” o projeto e encomendou a fabricação. Neste mesmo documentário aparece que o pão com geleia e pasta… Read more »
o relógio de pulso que no mesmo diz que foi idealizado por um pioneiro da aviação com imagem de Santos Dumont rapidamente cortado pelo relojoeiro a quem ele “deu” o projeto e encomendou a fabricação.
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ivanstop
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Santos Dumont era amigo da alta casta de Paris. Um desses amigos chamava-se Cartier. O relógio de pulso foi feito por Cartier que o deu para Dumont.
Sim o relógio de pulso não é invenção do Santos Dumont e sim invenção do Cartier que fez de presente para o Santos Dumont…
Alguém tem o placar do tipo “voaram x caíram”.
Assim podemos ter uma estatísca para ver qual dos dois era mais eficiente.
As aí só projetos de engenheiros, sem amadores
Esqueçam Santos Dumont. O que ele fez ou deixou de fazer está registrado, documentado e certificado. O problema aqui são os irmãos Wright e as suas fábulas. . O primeiro voo de um mais pesado do que o ar na América foi feito por Glenn Curtiss em 1908. Aqui tivemos provas honestas, certificações, filmagens, julgadores idôneos e isentos. Por que os Wright não participaram? . Nem no aspecto comercial (eles queriam tirar dinheiro do seu pseudo-invento) eles se deram bem. Brigaram com Glenn Curtiss na justiça e chegaram a ganhar em primeira instância no tribunal. Só que ao invés de… Read more »
Sim, o Glenn Curtiss é o verdadeiro pioneiro da aviação nos USA. O primeiro a voar, em público, para todo mundo ver, em 1908, depois do Santos Dumont, mas conseguiu, e foi também o primeiro a fazer um vôo de longa distância entre duas cidades, ele foi para Europa e participou em 1909 das competições do AeroClube da fança, e ganhou a de velocidade.Em 1910 fez o primeiro voo de longa distância entre duas cidades, Albany e NY… Mas perdeu processo de patentes contra os trolls wright em 1913 sendo que ele próprio também fabricava motores, e aviões, sem pagar… Read more »
Amigos, observem esse vídeo mais uma vez ( principalmente a partir de 0:25 )… . ttps://www.youtube.com/watch?v=frW7tgM2TVU . Quanto ao experimento dos irmãos Wrigth ( caso esta réplica esteja realmente correta ) mostra que o ‘Flyer 1’ realmente funcionava… Mas isso era somente sob condições bastante específicas, além de ser claramente um trabalho mais primitivo… Evidente que, até esse ponto, o experimento de Santos Dumond era muito mais refinado… . Cabe citar que a própria “Fédération Aéronautique Internationale” reconhece o voo do ‘Flyer 1’ como legítimo… O ‘Flyer 1’, segundo consta, realmente não usou uma catapulta como muitos acreditam, mas fez… Read more »
Repito: o primeiro voo às claras, aos olhos de quem quisesse ver, e principalmente também filmado, foi o de Santos Dumont. Não vale alguém chegar depois dizendo que voou antes…. E mesmo assim, se fosse aceitável alguém chegar depois afirmando que voou antes, os irmãos espertalhões não filmaram seus voos! Se já voavam desde 1903, por que chegaram a 1906 sem filmar qualquer um dos seus “voos” ??? Por que só apresentaram uma fotografia, que poderia ser de qualquer planador com um motorzinho atrás??? Por que foram então convidados pela FAI para apresentarem seu “avião” em voo e não aceitaram,… Read more »
Pra você ver, quem foi o primeiro brevê de piloto na Europa? Santos Dumont.
E o segundo? Glenn Curtiss em 1909.
E a primeira licença de piloto dos USA, pelo Aero Club of America? Curtiss em 1911…
Os irmãos Wright receberam as de Nº 4 e 5, respectivamente…
Nem licença de piloto eles conseguiram tirar pois não pilotavam coisa nenhuma né?
Mas mesmo assim em 1913 eles ganharam uma ação de patentes contra o Curtiss.
O Glenn Curtiss sim é o pioneiro dos USA, sacaneado pelo judiciário conivente com o escritório de trolls de patentes dos USA.
Pelos vídeos que vi, o flyer original decolava com o auxilio de catapulta, ainda em 1908.
https://www.youtube.com/watch?v=q3beVhDiyio&t=0s
Pra mim esse deve ser o problema das réplicas. Querem que elas decolem apenas com o motor.
Em 1908 o Glenn Curtiss foi o primeiro norte americano a voar, em público, pra todo mundo ver.
Com os comentários do Poggio e os videos do Galante mudei de opina totalmente.
Da-lhe Santos Dumont!!!
Santos Dumont foi o pioneiro e ponto, queira os americanos ou não. Mas como vi em outros comentários que o nosso maior erro foi não ter aproveitado isso a nosso favor. Já os americanos, russos, ingleses, franceses… Aproveitaram bem! E ainda bem que tem a Embraer.
O próprio posicionamento do piloto, garboso eereto, no 14-Bis, inspira mais confiança que no Flyer-1, deitado sobre a asa (parece que o piloto está passando mal ou rastejando), no mínimo de forma algum aconselhável num avião. Será que havia centro de gravidade nesse Flyer? Quanto a famosa foto do primeiro voo do Flyer… Ela não foi tirada assim que o aparelho abandona a catapulta, enquanto o impulso da mesma está no máximo, e o aparelho ainda não entrou em desequilíbrio (severa instabilidade)? Me parece que sim. O Flyer está no instante imediatamente anterior ao início de seu processo de queda.… Read more »
Já a história das testemunhas, todas do círculo de vizinhos e amigos dos Wright (nem um pouquinho neutras, da própria cidade que sempre viveram) é de rir.
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Farroupilha
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A fábula é tão fraca que algumas das testemunhas interferiram no suposto “experimento aéreo”, auxiliando no transporte da aeronave. Só isso já invalida a testemunha. Sem falar daquela testemunha que voltou atrás anos depois e declarou que eles não voaram coisa nenhuma. Foi só um planeio. Não adianta. Essa história dos Wright só tem furo.
E segue a polêmica… saudável… rsrs!!
Nada como um bom debate com pessoas esclarecidas,bem informadas e isentas. A verdade, quer alguns aceitem ou não acaba por se estabelecer. Não se impõe por decreto ou propaganda.
É o caso do Galileu Galilei, foi torturado pelos trevosos para negar sua teoria e mesmo assim afirmou o famoso, ” Eppur si muove”. Agradecimentos aos elucidativos,Guilherme Poggio,11.08. 11:07 e o Farroupilha, 11.08 – 13: 19
Portanto, verifica-se que Alberto Santos Dumont, inventou o avião e os irmãos Wright inventaram o estilingue, por que o avião deles nunca voou …..
“” O 14 Bis não era exatamente prático: voava a apenas 6 metros de altitude e só alcançava 40 km/h. Ele não tinha mais para onde evoluir com aquele desenho. E Santos Dumont logo passou a desenvolver novos modelos, bem diferentes – e agora incluindo o inovador leme traseiro. Especialistas da época farejavam que ele estava na trilha certa. Escreveu a revista francesa L’Aérophile, em fevereiro de 1907: “Sob o ponto de vista da estabilidade, o senhor Dumont fez uma volta completa, colocando o que estava atrás na frente e vice-versa. Isso é lógico, ele se conforma à natureza.” “”… Read more »
Jmgboston 10 de agosto de 2016 at 18:58
Bem , o que importa é o hoje. E hoje a Boing ou a Airbus ou mesmo alguma outra fabricante da Russia não são brasileiros. Se fomos os primeiros ja disse antes, dormimos sobre os louros da vitória.
Desse jeito é melhor ser o segundo e deixar o Santos Dumont voar primeiro.
Não veríamos a indústria americana como a vemos hoje, principalmente a aeroespacial, não fosse pelo fator histórico, em especial a Segunda Guerra Mundial. E, logo atrás dela, a Guerra Fria …
Esqueceu da Embraer? Que é a terceira maior fabricante do mundo?
E quase foi comprada pela Boeing.. Mas a Boeing não deu conta de pagar por causa do malfadado 787 ‘bad dream’ liner… Se fosse no tempo do dólar a 1.55 acho que era capaz da Embraer ter comprado a Boeing…
Se for assim o avião de papel voa
Se nao me engano, nas comemoracoes dos 100a de Santos Dumont (ou de seu voo), a Embraer colocou uma replica em um tunel de vento, para “averiguar” a aerodinamica e ele se elevou!… Ha tudo documentado e testemunhas! Como disse a muito tempo a um amigo NorteAmericano: Recriemos uma replica do Flyer III (baseado nas plantas originais! e/ou em um prototipo original conservado), e coloquemos lado a lado com o 14 bis para ver quem voa…. Nunca mais tocou no assunto! Agora… comparar alguem q sempre se dedicou a aviacao, com dois “bicicleteiros”… eh o mesmo que ter dor de… Read more »
Olá Guilherme Poggio
Poderia recomendar alguma bibliografia sobre os pioneiros na invenção do avião?
Na internet é difícil achar boas fontes isentas.
Parabéns pelos comentários e clareza no debate.
Alexandre Neves
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Pode comprar o livro do Henrique Lins e Barros de olhos fechados. Profundo conhecedor sobre pioneiros da aviação e da vida de Santos Dumont.
Obrigado Guilherme Poggio
Mas as réplicas dos aviões de Santis Dumond voam mesmo e por meios próprios, não catapultados. Aprendam americanos.
PESSOAL, é muito simples: não podemos acreditar no que alguém falou, sem provas confiáveis, apenas porque é dos EUA…. Então os irmãos picaretas NUNCA apresentaram um filme do seu “voo” , quando naquela época já era fácil fazer qualquer filmagem, e após Santos Dumont voar publicamente, com filmagem, não apenas fotos, eles aparecem, dizem que voaram antes, mostram uma fotozinha que poderia ser de qualquer planador (ainda que com motorzinho) e vamos acreditar??????? Ora, ora, Santos Dumont foi o primeiro a voar de fato, publicamente, todos viram, filmaram, registraram, não podemos aceitar que esses irmãos picaretas voaram antes, apenas porque… Read more »
Um bom vídeo a respeito:
https://www.youtube.com/watch?v=6rQYM2H6H-Y
Alex Tomic, apenas um adendo. . A máquina de filmar apesar de já existente desde 1895 +-, ainda não era um artigo barato e fácil de se obter. É possível que haja apenas a foto, por que esta bastava, para a percepção da época, como prova. . Óbvio que isso não isenta os irmão de qualquer picaretagem com a fotografia. Mas é justo pontuar que no momento que Dumont levantou voo, as pessoas estavam lá pra isso, inclusive alguém para filmar. . Acredito que o flyer III e até o Flyer I levantariam voo, na mesma praia, usando-se da catapulta.… Read more »
Prezado Antunes, eu não disse que os irmãos picaretas deveriam comprar a filmadora, mas, que poderiam chamar alguém para filmar seu “voo”, o que certamente poderiam ter feito e tiveram três anos (!) para isso…. Repito: não fizeram porque não voaram de fato, com um avião. Tanto que na época tentavam conseguir patente de avião e não lhes davam… Fizeram o Flyer 1 planar, como qualquer outro planador, lançado por catapulta num plano inclinado e com ajuda de fortes ventos da região, e com a foto disseram que foi voo de “avião”, não de planador…. Mas era apenas um planador… Read more »
Pior que acabaram lhes dando as patentes genéricas com as quais eles ganharam em 1913 um processo contra o Glenn Curtiss, o verdadeiro pioneiro da aviação nos USA, o primeiro a voar em 1908, publicamente, sendo filmado, o primeiro norte americano a participar das competições do club de aviação de paris em 1909, e ganhar a competição de velocidade, e o primeiro a voar entre duas cidades, Albany e NY, o segundo a ter licença de piloto na frança em 1909 (depois de Santos Dumont) e o primeiro a ter licença de piloto de avião nos USA em 1911 (os… Read more »
Meu os sujeitos estavam a ‘inventar’ o avião e não tinha nenhum outro pioneiro com câmeras? O primeiro filme de cinema era um trem chegando.. Faz favor…
Fora que o Glenn Curtiss, o verdadeiro pioneiro da aviação nos USA, injustiçado num processo de patentes dos irmãos troll em 1913, voou em público e sendo filmado em 1908, num avião de verdade, enquanto os wright ainda estavam catapultando seus planadores…