A-7F foto02No início da década de 1980 a USAF buscava uma aeronave que pudesse substituir o A-7E Corsair II nas missões de interdição do campo de batalha (battlefield air interdiction – BAI).

O então A-10 Thunderbolt II executava bem o papel de aeronave de apoio aéreo aproximado, mas era considerado lento para as missões BAI. Portanto, a USAF passou a buscar outra solução.

Uma boa opção para missões BAI seria o projeto ítalo-brasileiro AMX (então em desenvolvimento), mas naquela época comprar uma aeronave estrangeira para essa missão não passava pela cabeça dos estrategistas dos Estados Unidos.

A-7F foto03

Além disso, havia uma ideia na época que velocidade era a chave da sobrevivência e a USAF colocou como requisito a capacidade de voo supersônico.

Para atender às exigências da USAF  a LTV, fabricante original do Corsair II, passou a modificar a aeronave. O projeto original do Corsair II era uma versão reduzida do supersônico F-8 Crusader. Por ironia do destino o novo Corsair II deveria voltar a ser supersônico como o seu antecessor. Para que isso fosse feito a fuselagem foi alongada para receber um motor turbofan P&W F100-PW-220 com 26.000 lb de empuxo seco.

O aumento da fuselagem ocorreu tanto na frente como atrás da asa. No total, a aeronave ficou 1,22m mais cumprida.Obviamente esse alongamento deixou o Corsair muito mais parecido com o seu antecessor (o Cruzader).

Como reflexo das mudanças, as asas foram reforçadas e novas superfícies de controle foram instaladas. Também foram adicionados pequenos LERX (Leading edge root extension) na rais das asas (ver imagem abaixo). A deriva recebeu um incremento de 25cm e os profundores que possuíam diedro positivo passam a ter diedro negativo (ver imagem acima).

A-7F foto01

O primeiro protótipo do novo Corsair II (modificado a partir de um A-7D), que passou a ser denominado YA-7F, voou pela primeira vez em novembro de 1989 e o segundo em abril do ano seguinte. Logo no segundo voo do primeiro protótipo a barreira do som foi quebrada ao atingir a velocidade de Mach 1,2.

Comparativo A-7D x YA-7F
No desenho acima foram destacadas em vermelho as principais mudanças entre a versão comum do Corsair II e o YA-7F. O desenho apresenta um erro em relação à tubeira.

Mas não foi só a performance que melhorou. Muitos dos sistemas internos foram atualizados para os mais avançados padrões da época como sistema OBOGS (gerador de oxigênio que dispensa a garrafa), sistemas de ataque e navegação, displays da cabina e HUD.

No entanto o projeto foi descartado em favor de mais encomendas de caças F-16, que poderiam executar missões BAI além de outras funções.

O exemplar preservado no Hill Aerospace Museum (S/N 70-1039) é o segundo e último protótipo do projeto. O primeiro encontra-se em exposição na Base Aérea de Edwards.

comparativo A-7E x YA-7F

FOTOS: todas as fotos por Roberto F. Santana

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