KC-390 a caminho de Abu Dhabi
O protótipo do KC-390, matrícula PT-ZNF, decolou nesta manhã rumo aos Emirados Árabes Unidos. Siga a rota do cargueiro KC-390 da Embraer rumo à Abu Dhabi praticamente em tempo real pelo site do Flightradar.
O protótipo do KC-390, matrícula PT-ZNF, decolou nesta manhã rumo aos Emirados Árabes Unidos. Siga a rota do cargueiro KC-390 da Embraer rumo à Abu Dhabi praticamente em tempo real pelo site do Flightradar.
O avião está num corredor civil sobre o Mar Vermelho neste momento a caminho do espaço aéreo da Arábia Saudita.
É impressão minha ou o piloto desviou da zona “quente” do Middle East? A rota claramente passa somente pela área grega do Mar Egeu.
.
Como a chapa está quentíssima na Turquia, ou esta foi uma atitude preventiva ou realmente o espaço aéreo Turco está fechado para aeronaves militares.
Sem parada pra abastecer? Qual a autonomia dele?
Gustavo, segundo o FlightRadar ele parou no Aeroporto de Cairo (CAI).
Sim Edgar. Com dissemos no post anterior era bastante provável que ele evitaria as zonas quentes.
.
Gustavo
.
Não sabemos qual o peso da carga interna que ele leva, o que torna o cálculo da autonomia mais complexo. De qualquer forma essa pernada é pequena perto da travessia do Atlântico que ele fez recentemente.
uma hora dessas comendo poeira no deserto das arábias… entre medina e Barayad…
Edgar
Parece que não parou no Cairo não. Não há informação de pouso. Parece que foi “não rastreamento” de radar no trecho sobre o Egito.
Aparentemente não vai pousar na Arábia Saudita. Está passando direto
Guilherme Poggio, acompanhei o voo até o Cairo e nessa localidade, ele (até o rastreamento) baixou bem a altitude, chegando a menos de 5.000 mts até sumir o rastreamento.
Neste momento (17:37 Europa Central), eu o vejo ainda no nível 330, provavelmente a caminho de Doha. E a temperatura externa deve andar pelos -50, portanto fresquinho.
Guilherme Poggio, realmente não dá pra ter certeza mesmo.
Pelo RadarBox24 dá pra ver qual Aerovia ele está seguindo.
Kc390002 entre São José do Rio Preto e Catanduva SP , agora .
Falta pouco agora
.
Massa!!! Poggio,você disse que essa pernada era bem menor que a realizada para atravessar o atlântico, mas em linha reta ele iria no limite do alcance com 13 toneladas de carga, assim ele está em uma rota bem mais comprida. Nem escolheu uma rota mais curta como Israel e Jordânia, qual foi a rota que ele utilizou para atravessar o atlântico???
Gustavo 19 de julho de 2016 at 13:12
Está voando bem alto, será que está se preparando para ir ao Chile fazer os testes de vento? 34.35 ft.
Segundo Lauro Jardim, o sheik do Qatar estará no Brasil durante os jogos e se reunirá com Temer em Brasília, essa turma do turbante não costuma perguntar o preço das coisas.
Ótimas noticias Maria do Carmo !
Delmo Almeida 19 de julho de 2016 at 13:29
A rota foi essa:
Travessia do Atlântico
Recife -> Espargos = 3000km ou 1900 milhas
Com relação a possível parada no Egito:
Horários do vôo de praga até Abu Dhabi
11:17 chegando ao Egito
13:17 altitude de 5000ft saindo do Cairo
Distâncias
Praga -> Cairo = 2600km ou 1,6 milhas
Cairo -> Abu Dhabi = 2600km ou 1,6 milhas
Julgando pelo horário que ele chega ao Egito e horário de partida, ele deve ter feito “sim” uma parada no Cairo pra reabastecer.
Começou a descida!
Heyarth
É provável. Os dados do radar no Egito não devem ser transmitidos por questões de segurança.
Heyarth, obrigado. Achei que a comparação fosse com um voo direto com a rota mostrada.
Sobre Abu Dhabi agora!
Descendo para o pouso5000ft 236 knts
Pelo visto teremos ele ao lado dos C-17!
Acabou de pousar, taxiando agora.
Alguma possibilidade de venda pro Ira ??
Mas o fim das sanções ao Irã foram parciais, em especial para setor bancário e de petróleo, o KC 390 tem tecnologia americana embarcada não!?
Pousou pouco depois da 9 da noite, horário local.
mas eles estão comprando Airbus, Boeing e bombardier…. agora ja não sei se por ser da “familia militar” o KC390 esteja embargado ainda…
Roberto F Santana
Mande para o meu email “fordefesa”, por favor.
Muito legal acompanhar.
Pois é, como alguém já disse, por aqui, o KC-390 não terá um “nome”?
Tudo (ou quase) quanto é avião tem nome: “Paulistinha”, Xavante, Ipanema, Bandeirante, Bandeirulha, Brasília, AMX (este nem EMB é putz!) e agora KC-390 (putz duplo!).
Condor, Harpia, Currum ? esses tão bons ?
Foi um monte de pedidos de autorização de sobrevôo. ..
Olá. Por ser um protótipo, ele está sendo escoltado? ou não tem perigo?
E não foram à Suécia! Estavam pertinho, mas já esta sendo um longo passeio, bons ventos ao Kc 390…
Space Jockey 19 de julho de 2016 at 22:08
Não.
Rinaldo, não entendo como funciona. Mas deve dar um trabalho pedir autorização a uns 30 países. Oh seu sheik, estamos com um avião para passar aí próxima semana. Pode ser? Mandar procuração para a embaixada em árabe? Assinada em cartório? Depositar a taxa de sobrevôo? 100 dólares? País D – alô. É da milícia y? É que vamos sobrevoar seu país. O governo falou que no oeste do país eles não controlam. Dá para quebrar nosso galho, temos um avião passando. KC 390. Nunca ouviram falar? É que é lançamento? Querem dar uma volta? Se bem que vôos comerciais já… Read more »
Nesse momento o KC 390 001 está voando sobre os Emirados Árabes Unidos:
https://www.flightradar24.com/PTZNF/a663027