KC-390 seguirá para o Oriente Médio
O protótipo PT-ZNF do cargueiro militar KC-390 desenvolvido pela Embraer seguirá para Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) após sua passagem pela Europa. Pelo menos foi esta a informação divulgada pelo site tcheco Blesk.cz.
A aeronave pousou na República Tcheca, na tarde do último sábado, 16 de julho. A empresa tcheca Aero Vodochody é uma das parceiras do projeto e a Força Aérea da República Tcheca pode vir a ser um dos possíveis clientes da aeronave, tendo demonstrado interesse em adquirir dois exemplares.
A partida do KC-390 está prevista para a próxima terça-feira (19/7) e a aeronave seguirá direto para Abu Dhabi, onde deverá permanecer por dois dias. Em linha reta a distância a ser percorrida é de aproximadamente 2.800 milhas (algo como 4.500 km). No entanto, o voo deverá ser mais longo, pois a aeronave deverá evitar zonas de conflito como o espaço aéreo da Síria e do Iraque. Após esta rápida escalada no Oriente Médio, o avião retornará ao Brasil.
Caramba! Irá sobrevoar zonas de guerra? Pela rota traçada aí o mesmo irá sobrevoar a Síria e Iraque.
É um longo tour. Não é possível inferir o quanto ele se reverterá em interesses de compra mas, sem dúvida alguma, cumpriu a missão de divulgar a aeronave, expondo-a a uma grande variedade de potenciais operadores. Isso, aliado ao que parece ser um exitoso programa de testes, tem o poder de criar boas expectativas de vendas. Porém há sempre o Tio Sam e seu FMS. Mas as águas do rio correm e penso que a Embraer morderá alguns bons pedaços do mercado.
O avião já está na Europa mesmo, até por medida de economia é inteligente aproveitar todas as oportunidades de apresentar a nave a mais países, mesmo que, num primeiro momento não demonstrem interesse. Eles deveriam fazer uma visitinha à Suécia. Uma curiosidade: esses vôos para a Europa têm alguma serventia para a campanha de certificação?
Não acredito que vão voar sobre a Síria….Malaysia Airlines mandou lembranças
fora isso, o avião, esta mostrando para todo mundo, que podem fazer pedidos, pois voa com total segurança…
Hudson, no texto diz que ele NÃO passar5por essas zonas, por isso a viagem deverá ser mais longa. . Nilo, acho que não existe essa grande contribuição. Mas o avião precisou de algum tipo de autorização especial para passar pela Europa, visto que ele ainda não possui a autorização de operação. Aviões em campanha de testes precisam de uma certificação pra poder levantar vôo, tipo: “o possível foi feito, ele possuí os requisitos para voar em campanha de testes”. Uma vez eu assisti àquele programa do Discovery “a guerra do ferro velho” e eles tinham que fazer um avião. Ali… Read more »
Nilo Rodarte 18 de julho de 2016 at 11:45
É uma boa pergunta mas creio que a resposta é não. As horas de voo sempre são uma experiência mas a campanha, de fasto, necessita de instrumentação a bordo e missões com procedimentos específicos, como o lançamento de pára quedistas e/ou cargas.
kfir 18 de julho de 2016 at 11:50
O texto traz escrito que irão evitar espaço aéreo de conflitos.
Faz falta aulas de leitura e interpretação de textos.
Está escrito que “A AERONAVE DEVERÁ EVITAR ZONAS DE CONFLITO COMO O ESPAÇO AÉRE DA SÍRIA E DO IRAQUE”.
Está claro?
vi depois que vão evitar as zona de guerra
Nilo, o pessoal da força aérea Sueca visitou ele em Farnborough, acho que a Embraer tá priorizando os árabes que já estiveram aqui no começo do ano, disseram que vieram para fazer negócios e não bater papo, visitaram a fábrica da Embraer e se interessaram pelo avião.Provavelmente foi nessa época que ficou acertada a ida do KC-390 para lá. Parece que o C-2 japonês vai fazer uma visita a ABU DHABI esse mês também, portanto a decisão dos árabes deve ser iminente . Para o KC-390 ter sucesso, acho que é essencial que ele ganhe pelo menos um cliente naquela… Read more »
Outra coisa, os Emirados Árabes Unidos, ao contrário de Portugal e República Tcheca não participam do projeto. O que o KC-390 foi fazer lá? Há algum processo de seleção aberto? Na wikipedia consta que eles tem 8 C-17 e 7 C-130, além de aviões menores.
vai sobrevoar zona de Guerra espero que naum seja abatido por engano kk vai conquistar muitos clientes todos comedores de pamonha kkk
Como bem colocou o Jr, os árabes estiveram por aqui não só no começo do ano, como também no Roll out do avião.
.
Lembremos que, historicamente, Abu Dhabi é o palco das apresentações de aeronaves no Oriente Médio.
.
Sobre a certificação do KC-390 e o voo dele para a Europa, muito provavelmente foi emitida uma autorização especial dada às aeronaves experimentais (como é atualmente a classificação dele e está escrito na fuselagem).
É rápido esse marketing da EMBRAER. A julgar pela confiança no produto, segue meu prognóstico para esse tour:
– Monções na Indonésia
– Deserto na Austrália
– Inverno e altitude na Nova Zelândia
– Terra do fogo argentina, cruzando o circulo polar ártico
Se eu acertar, vai para as Filipinas e cavar a ossada do Fernão de Magalhães que já deve estar mocada.
Save Ferris!
Gostei do itinerário, agora meus amigos se preparem as encomendas vão começar, o protótipo fazendo visitas a potenciais clientes e eles podendo ver ali um ótimo produto e testar o mesmo.
Boa sorte KC-390.
Ele poderia dar uma passada em uma base da Otan né!! cumprimentar a galera lá
Malaisian na Syria ?!?
Não tem como mostrar esse roteiro fora da zona de guerra? Olhando no mapa: Pouso intermediário em Israel ou Irã, nem pensar. Talvez Chipre? Ou Grécia, Jordânia, espaço aéreo da Arábia Saudita e finalmente Dubai.
É mais garantido seguir pelo espaço aéreo de Israel e depois Jordânia/Arábia Saudita.
Realmente. Poderia visitar diversos países. Inclusive Israel e Arábia Saudita. Egito? Indonésia? Austrália? Japão? coreia do Sul? Não tem autonomia para ir da República Checa para Abu Dabi, não é?
A única coisa que sei, sem dar maiores detalhes, é que essa aeronave é “DEZ”. Saiu do Brasil para o mundo, chama atenção de todos. Parabéns a todos os países envolvidos no projeto, com pequena ou mega participação. Parabéns a EMBRAER e principalmente a FAB. Ufanismo só tem, quem prova suas marcas nos pés e nas mãos… o resto é prosa!
Fonseca, boa tarde. . Se o trajeto fosse em linha reta (como simulado na imagem da matéria), as 2.800 milhas náuticas estimadas no texto equivaleriam aproximadamente ao alcance do KC-390 com 13 toneladas de carga, segundo dados divulgados pela Embraer Defesa & Segurança. . LOGISTICAL ENVELOPE Load = 23,000 kg Range = 1.380 nm . Load = 13,000 kg Range = 2.780 nm . Ferry Range Range = 3.350 nm . Ferry range with internal tank Range = 4.640 nm . http://www.embraerds.com.br/ . Como a equipe que acompanha a aeronave e seus equipamentos de apoio devem pesar (suponho) muito menos… Read more »
Top, são clientes que tem “bala na agulha”.
E mesmo sem todos os equipamentos de testes a bordo, creio que essa viagem serve sim para a campanha de testes, se não servir para isso, serve para mostrar que a aeronave é segura.
Eu já fiz esse trajeto, exatamente como mostra o mapa, sobrevoei Iraque (precisamente na vertical de Bagdá), Síria, Turquia e Mar Negro. Não pega nada…..
Eu já fiz esse trajeto (…)Não pega nada…..
.
Guizmo
.
Com ou sem Força Aérea Russa/OTAN atuando na Síria?
Flight Simulator não conta…
.
Pensei que eles iriam visitar a Suécia também. Será que os suecos descartaram a visita, ou era esse o roteiro desde o início?
Poggio, foi há uns 3 anos e meio, não sei se já tinha intervenção militar, acho que não né?
Clésio, hahahaha, foi real mesmo – pela Air France, destino Paris. Na verdade, fiz o percurso na volta. Na ida, o avião sobrevoou Líbano e Arábia Saudita
Abs
Guizmo
Muita coisa mudou naquele espaço aéreo de um ano para cá.
É verdade…..bom, espero que a Air France e outras tenham mudado suas rotas então…
Aliás, se alguém souber isso, seria boa informação, qual a rota para aviões comerciais que vão para os Emirados Árabes atualmente? Que era meu destino, naquela viagem…
Clésio, eu acho que esse era o roteiro desde o inicio, e a Embraer não queria revelar, isso já devia esta combinado desde o primeiro trimestre desse ano quando o pessoal da força aérea dos Emirados vieram aqui e visitaram a fabrica da Embraer, provavelmente a Embraer viu seriedade no interesse dos Árabes. A Embraer disse que a quantidade de países que pediram uma visita era maior do que o tempo que ela tinha disponível, portanto ela teve que escolher e provavelmente ela escolheu aquele que se mostrou mais interessado e que tivesse $$$$$$$$$ para comprar. Como disse, li em… Read more »
Guizmo, aí sim. Eu pensava que tinha sido recentemente. Incrível como as coisas pioraram por aquelas bandas em tão pouco tempo.
.
Jr, deve ser isso mesmo.
Vai ver faz parte da campanha de ensaio do MAWS. Essa Embraer economizando até em iluminadores e flares, e ensaiando num ambiente mais representativo! (só avisando que é brincadeira, tá? O pessoal tem levado ao pé da letra, então achei melhor avisar)
A …EMBRAER… VAI VENDER MUITOS …KC-390… ESTA DOMINANDO OS CÉUS EUROPEUS E DO MUNDO INTEIRO
Qual poderia ser a rota mais provável de retorno? Talvez Abu Dhabi – Roma – Lisboa – Ilha do Sal – Recife ?
olha eu iria pousar no iran.. esta super sucateado… já entraram em contato com a Embraer para substituírem a frota comercial.
Nesse momento o KC 390 está sobrevoando a Grécia:
https://www.flightradar24.com/PTZNF/a632141
Daqui a pouco, sobrevoará o Egito.
Escala no Cairo.
Interessante, ele passou entre a Grécia e a Turquia:
https://www.flightradar24.com/data/aircraft/pt-znf#a632141
Pousou no Egito… será que estão fazendo apresentação por lá também?
Deveria dar uma paradinha na Arábia Saudita, vai passar cima de Riade.
Kfir, o congresso Americano tá barrando até a Boeing de vender aeronave comercial para o Irã, cargueiro militar então nem pensar, provavelmente ele deve parar na Arábia que é caminho ou no Qatar que fica ali do lado dos Emirados
JR
obrigado, pensei que estava liberado depois do acordo, pq vi reportagem indicando que O iran tinha entrado em contato para comprar airbus e Embraer.