É verão na Groenlândia, mas é bom manter o Hercules de meias
Fotos divulgadas neste final de semana pela Força Aérea dos EUA (USAF) mostram aeronaves LC-130 Hercules “Skibirds” da 109ª Ala de Transporte Aéreo da Guarda Aérea Nacional de New York na pista de Kangerlussuaq, na Groelândia, em 27 de junho. Segundo a USAF, quatro aviões LC-130 e 80 pessoas da 109ª Ala acabaram de completar a terceira rotação da temporada 2016 na Groenlândia, neste verão (do Hemisfério Norte).
As missões incluíram o aprovisionamento de combustível, suprimentos e transporte de passageiros para diversos acampamentos da National Science Foundation (Fundação Nacional de Ciência) ao longo de toda a temporada. Também aproveitou-se a oportunidade para realizar treinamentos visando a próxima Operação “Deep Freeze” (frio intenso) na Antártica.
O LC-130 é uma versão do Hercules equipada com esquis retráteis instalados junto aos trens de pouso convencionais, para operações no Ártico e na Antártica, permitindo a operação tanto em pistas preparadas quanto cobertas de gelo e neve. Segundo a USAF, apenas a 109ª Ala opera esse modelo dotado de esquis tanto na força quanto em todo o mundo, sendo equipada também com aviões Hercules sem esquis.
A ala foi estabelecida inicialmente em 1948 como unidade de caça, equipada com aeronaves F-51, depois F-94 e F-86, antes de se tornar uma ala de transporte com C-97 e depois com C-130, este último operado a partir de 1971. A variante LC-130 começou a ser empregada pela unidade em 1975, prioritariamente no Ártico, e a primeira missão na Antártica ocorreu em 1988. A imagem abaixo é da operação “Deep Freeze” de 2011, com voos à Antártica realizados a partir da Nova Zelândia.
Imaginei nosso KC-390 nesse cenário…
Editores, fiquei com uma dúvida.
Todas as fotos são da versão LC-130?
A última foto ao que me parece ser de um modelo J (pelas hélices de oito pás). Existe uma versão do J para operações nos polos?
Eduardo, boa tarde.
.
Até onde sei, não é uma versão do C-130J , e sim uma iniciativa para instalar hélices de 8 pás nos LC-130 da dotação da 109ª ala (que se não me engano são de mais de uma versão adaptada,a maioria do tipo H, mas que incluem modelos que serviram à USN)
.
Mais informações no link abaixo, que trata dessa inciativa de instalação das hélices de oito pás, visando melhorar o desempenho na decolagem (que é prejudicado pelo arrasto adicional dos esquis):
.
https://polarfieldservice.wordpress.com/2009/08/10/ang-test-flights-propel-polar-airlift-potential/
O EMBRAER KC-390 É O MELHOR
Eduardo,
essas hélices oito pás são chamadas de NP2000 e são as mesmas que equipam o E-2D Hawkeye e estão sendo equipadas nos C-2 Greyhound. É um upgrade de modelos mais antigos e não são equivalentes às hélices Dowty de seis pás que equipam o modelo J.
A pintura chama a atenção. As aeronaves estão brilhando!
C-130 este sim é pau pra toda obra, pra qualquer parada!
Tem carga na bagagem, não precisa provar nada a ninguém, meus sincero respeito a o bom velhinho.
Qualquer jeito é só prender o grito que “temo” ai!
PORTUGAL CAMPEÃO DA EUROPA!!!
UM ABRAÇO PARA TODO O MUNDO DE LÍNGUA PORTUGUESA, PARA TODOS AQUELES QUE FESTEJAM CONNOSCO!
Um abraço especial para Timor onde se festeja desde o início da tarde! Também para o Brasil, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné, Angola, Moçambique… e para todos os emigrantes portugueses espalhados pelo mundo!!
Fidalgo, boa noite.
.
Acabamos de criar um post destinado aos portugueses e brasileiros que queiram comemorar a final da UEFA EURO 2016. Fique à vontade para comentar lá, se assim desejar.
.
http://www.aereo.jor.br/2016/07/10/parabens-aos-portugueses-melhor-sorte-na-proxima-aos-franceses/
.
Mas, desde já, parabéns!
Que fim levou o nosso que se acidentou na Antártida, ainda está por lá?
Quem está fazendo bonito no gelo é o Basler BT-67, modernização americana do C-47/DC-3.
Agora a China recebeu os seus.
https://lh3.googleusercontent.com/proxy/SJE3XrkW3ASCKi9I1kaoYBMMiRe2MIabN7cVGR0CjrUdBiwEPUYq8Ku1pycY_IoZ4doaDcp-daGGhCDXiJ5AmrTENixKipw=w579-h254-nc
Vejam que trabalho maravilhoso desta equipe que em 44 dias recuperou um Basler BT-67 de nome Lidia acidentado na neve.
Reconstruiram a asa danificada com troca do trem de pouso quebrado, colocaram novos motores e helices e trocaram a parte dianteira do avião com instalacão de novo cockpit completo.
https://youtu.be/cn8OTFUBMrE
Clésio,
tive a mesma dúvida faz uns dias, acabei pesquisando no google Earth, não há hércules nas imagens de satélite da base aérea onde o Brasil pousa na antártida, porém não há informação de data da foto.
Por outro lado, pesquisando mais sobre a base Chilena onde fica a pista de pouso, há links para câmeras da base, e em uma delas é possível ver uma silhueta assemelhada a um C-130, pode ser que seja o Brasileiro que ainda está por lá.
Nuno e Otávio Lima, obrigado pelas informações.
Agora percebi a diferença no número de pás das duas hélices.
Eu li em um site que o C130 acidentado foi desmontado e trazido para o Brasil em um navio.
Não dizia para onde foi , nem que navio foi esse.