Fotos do F-5FM 4806 depois do acidente
Circulam nas redes sociais fotos do caça biposto F-5FM 4806 da FAB depois do acidente ocorrido no dia 5.7.2016, na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ). Os pilotos ejetaram-se com sucesso.
Segundo a FAB, os pilotos realizavam um voo local de treinamento e estavam em fase de aproximação final, quando foi detectada uma falha no trem de pouso que não permitia a aterragem em segurança. Foi realizada a ejeção bem-sucedida dos pilotos, com a aeronave direcionada a uma região desabitada.
Equipes de investigação da Aeronáutica estão apurando os fatores contribuintes do acidente.
Nas fotos divulgadas (uma no local da queda e outra no hangar depois de recuperada), percebe-se que a aeronave sofreu poucos danos externos e é possível até que volte a voar depois dos reparos.
Tomara que consigam coloca-la em operaçao. O Fox eh critico para a FAB, ainda mais nessa época de vacas magras.
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Sds
Nossa, se duvidar pode ser recuperado. Digo o custo dos reparos seja bem inferior ao preço da aeronave. Como é um Fox, talvez a demanda justifique até mesmo canibalizar outra aeronave para disponibilizá-la. Em outras palavras sacrificar um Echo Mike para manter um Foxtrote.
Diga-se de passagem os vetores construídos antes da proliferação dos materiais compostos apresentam uma resistência fantástica.
Com o perdão do off topic, há alguma novidade sobre o T-Xc e U-Xc da Novaer?
André Bueno, boa tarde.
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Com o perdão da sugestão, há matéria aqui na primeira página sobre aeronaves de instrução militar de categoria mais básica (no caso, um modelo italiano multimotor, bem aqui do lado). Seu offtopic estará um pouco melhor localizado por lá.
Caramba! Os pilotos ejetaram e mesmo assim a aeronave aparentemente sofreu poucos danos. Achei que a aeronave tinha moido! É capaz mesmo que volte a voar.
Vi em um blog que estão vindo 5 Gripens C D antes das olimpíadas, dizem que é informação vazada, sera? Pode ser para antes do escumungo da Dilma zica?
Grato Nunão e fique à vontade para deletar aquele e este comentário.
Uma das coisas que vai ditar a eventual reforma do “F” é a integridade das longarinas.
Os F-5E/F da FAB tem assentos zero-zero? Os assentos originais não tinham altitude e velocidades mínimas de operação? Para a aeronave ter ficado nesse estado a ejeção foi feita em altitude e velocidades muito baixas. O fato de terem o cuidado de abandonar a aeronave nessas condições e em terreno macio, demonstra muito comprometimento com a FAB e seus mecânicos. Minha sincera admiração pelos pilotos envolvidos.
Sim, é zero-zero.
Clésio, li em uma página [http://freepages.military.rootsweb.ancestry.com/~otranto/fab/tiger_br.htm] que o programa previu novos assentos, mas não especifica o tipo.
Os novos assentos são o Martin-Baker Mk10?
Vai voltar Já!
Parece muito em forma. Aparentemente, impacto pequeno. Velocidade inclusive vertical baixa. Não mudou de trajetória após o impacto.
Mas esses aviões são feios. Parecem um pouco com um avestruz. Fuselagem longa, delgada, distante do solo…
E essas ejeções. Não entendo como um assento ser disparado do avião, com aceleração enorme, não afete o.piloto, especialmente sua coluna… Pow…
O foreves é foreves, ora bolas!… quase indestrutível.
Supersônicos feios mesmo foram, são, os Phantom F-4 e Mig-21.
Os F-5 mais os antigos F-104 parecem agulhas voadoras, lindos.
Prá ver como são as coisas… gosto é gosto!
Sim, Clésio, é Mk10. O que foi divulgado à época da modernização dos F-5 da FAB é que a variante é denominada BR10LF.
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Antes da modernização, a informação que eu tenho é que os assentos dos F-5E eram Martin Baker Mk7, com a denominação BRQ7A devido a algumas customizações (kit de sobrevivência etc), e que foram as primeiras cadeiras de ejeção do tipo zero-zero na FAB (não se adotou a cadeira M-38 original da Northrop).
Certamente teve danos pequenos, na pior das hipóteses se aproveita o recheio, que no fim é o mais caro, numa das unidades Jordanianas. Parabéns para os pilotos, foram de uma destreza ímpar. A taxa de atrito de nossos caças são extremamente baixas, isso se deve ao padrão de manutenção e ao treinamento dos pilotos, é tão raro a perda de um caça no Brasil, que quando acontece chama a atenção, ao contrário de nossos vizinhos que sofrem muitos acidentes e incidentes , são quedas de K8 e SU 30 na Venezuela,quedas de Mig 29 no Peru, quedas de Kfir na… Read more »
Será que há como recuperar esse célula?
Seria interessante se o governo libera-se verbas para a modernização dos Jordanianos.
Acho tudo muito estranho isso. Há uma série de procedimentos que podem ser tomados antes da ejeção: novas tentativas de baixar, up-down, up-down; ou submetendo a aeronaves a cargas elevadas, forçando o trem de pouso a descer; não conheço o sistema do F-5, mas muitas aeronaves contam com sistema manual; há problemas de congelamento do fluído hidráulico, o que bastaria aguardar um pouco para nova tentativa de baixar o trem de pouso. Pelas informações que temos, na aproximação final identificaram problemas no trem de pouso e dai ejetaram. Tá faltando alguma coisa nessa história.
O que?! F-4 feio?! BLASFÊMIA! HERESIA! Hehehehe
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Mas sobre o tópico, realmente fiquei surpreso. Esperava um buraco num solo chamuscado. Espero que a inspeção traga notícias ainda melhores para, quem sabe, fazer esse Fox voltar à voar. Precisamos da célula.
Marcos, eu tenho certeza absoluta que todos os procedimentos necessários para se fazer baixar o trem de pouso foram feitos, apenas isso não consta na nota da FAB porque acredito que não seria necessário colocar todos os pormenores. Falhando todas as opções de fazer o trem principal descer, a saída do manual do fabricante é ejetar. E pelas fotos a ejeção foi bem controlada, com a aeronave sendo colocada em uma atitude de vôo que fizesse com que houvesse as melhores chances de salvaguardar a célula da aeronave, e o resultado foi esse aí em cima. Fantástico trabalho.
Marcos, a autonomia do F-5 é muito pequena, muitas vezes não dá para tentar uma alternativa sob risco de pane seca.
Nomato,
Avestruz não, mas um jacaré caminhando fora dagua… Pança erguida e pernas curtas…
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Sds
Parabéns aos piloto que conseguiram se ejetar com segurança e principalmente o mínimo de avaria na aeronave, isso é para poucos, esse é bom mesmo.
Roberto F Santana 9 de julho de 2016 at 16:52
Ótimo vídeo e muito bem lembrado como sempre.
O Gripen é um péssimo avião, outra bola fora da FAB para agradar e satisfazer a Embraer, então melhor colocar esses caras de sorte como esses dois do F5M para pilotar o Gripen, vão precisar de muita sorte a bordo desse troço também.
Paulo, interessante. Quantas horas de vôo você tem No Gripen E ou F?
isso mostra ainda mais a competencia dos pilotos o avião parece ter pousado sobre um colchão de penas de ganso…o q mostra o interesse de não destruir a aeronave…esse volta a voar não sei quando(devido as dificuldades orçamentárias) mais vai voar novamente; +1….(lembrando tbm da incrivel habilidade do piloto israelense Zivi Nedivi, que vou um f-15 com uma asa…pois teve a outra arrancada) e foi recuperado pela douglas voltando ao serviço ativo o nosso f-5 é fixinha e será até uma homenagem a destreza dos pilotos
Estou dando tratos à bola aqui,sozinho. E estou tendo dificuldade de juntar “a” com “b” para chegar a uma ideia qualquer! Os destroços estão a Oeste e muito perto da pista de Santa Cruz, na altura da cabeceira interior (não me lembro mais a pista que era) com a proa aproximada de 090°.Há marcas de um rodopio no capim alto; os flapes estão baixados. A bequilha não quebrou e os trens principais aparentam que estavam recolhidos, pois suas pestanas nada sofreram. Os F-5 foram feitos para pousar em pistas despreparadas. O avião está inteiro. Coloquei tudo isto no liquidificador e… Read more »
Como ejetar no pouso de barriga? Isso é possivel? Não estão muito proximo ao chão pra ejetar?
Possani, boa noite.
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Veja alguns comentários mais acima sobre o tipo de assento ejetável instalado no caça, de características zero-zero (capacidade de ejeção com segurança numa aeronave em zero de altitude e zero de velocidade). A partir daí, sugiro dar uma olhada em diversas matérias sobre ejeção já publicadas aqui no site.
Podem escrever na lataria desse F-5 a frase de para-choque de caminhão “Deus está no comando”. Foi quase um milagre o avião ter resistido quase intacto a esse pouso sem um piloto na cabine.
“PAN PAN PAN”, Drynes.
Pane seca.
O Forévis é indestrutível.
Caramba,achei que a aeronave tinha virado metal retorcido.Parabéns aos pilotos.
O mais importante de tudo é que os dois pilotos estão vivos! A vida não tem preço! O material aeronáutico pode ser substituído. Um pai, um marido, um filho, não podem ser substituídos. Podem escrever na fuselagem do avião; “Deus está no comando”. Parabéns pela frieza e coragem em tomar a decisão de ejetar. Só quem está no cockpit sabe a decisão mais acertada a ser tomada numa situação de stress como essa. Vida longa e muitos voos para esses pilotos!
Essa estória está mal contada!
Meu, espeta o bicho e ponto final
Ficar voando em sucata, melhor espetar.
Apesar de tudo, entre os males o menor! Os pilotos estão vivos e estamos torcendo para que se restabeleçam o mais cedo possivel! Agora, surpreendentemente, o Mike F esta quase intacto. Acredito mesmo que possa ter sido pane seca ou algo similar; entendo que os pilotos foram planando ate onde foi possivel e acionaram os MB 10 numa condição em que a aeronave estivesse encima do capim evitando um maior dano no caso de pousar na pista. Notar que os trens de pouso estão incolumes; então como explicar que eles não tivessem planado até o eixo da pista e aterrisado… Read more »
Parece que o jato foi posto no mato de caminhão, a ejeção foi realizada em muito baixa altitude.
Quando houve o acidente da GOL, eu li algo sobre não haver permissão para utilizar aviõnicos e outras peças de aviões acidentados em outras aeronaves. Não sei como seria o caso de uma aeronave recuperada de um acidente, mas imagino que não seja possível aproveitar o miolo de uma aeronave acidentada para preencher o miolo de outra célula. Por outro lado, se um F5M atingir seu limite estrutural, não haveria problemas em usa seu miolo de aviônicos em um dos jordanianos estocados.
1) Conversei com três caçadores da FAB. Um Maj, um Cel e um Brigadeiro. A hora de voo do Gripen é bem mais barata. A capacidade é inenarrável. Com a mesma quantidade de homens/hora, o Gripen troca seu motor em 40 min. O F/A -18, em 4 hrs. O Rafale, nem falo, pq é vergonhoso… O Gripen opera com muito menos infraestrutura. A preferência por ele na FAB é inquestionável. A preferência da EMBRAER é relacionada às portas q podem abrir, pois é um empresa, não uma Instituição Nacional permanente q não visa lucro… 2) o profissionalismo dos pilotos q… Read more »
Off topic!!!
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Derrubaram um Mi-25 na Síria, os alienados do Sputnik vão a loucura hehe
http://br.sputniknews.com/mundo/20160709/5534008/terroristas-daesh-helicoptero-russo-palmira.html
Muita habilidade do motorista de caminhão que -retirou- essa aeronave daí!
Vivemos realmente tempos democráticos.Em outros tempos, se escondiam episódios como esse;hoje acendem-se todas as luzes do hangar para melhor fotografar e mostrar!Isso é muito bom.
Foto de um F-5 em que o piloto ejetou
http://www.usafa68.org/History/Aircraft/F-5E_CrashSite_Shuey.jpg
Off Topic: https://www.youtube.com/watch?v=tjJdxYzu9xk
Tenho uma dúvida, as chamas causadas pela ejeção não destroem os aniônicos da cabine?
Acredito que bastante itens sejam danificados.
Mas a aparência da aeronave parece muito boa…
O voo era a noite, portanto não houve deixar bem baixinho para depois ejetar.
Esse está parecendo aquele famoso pouso do Delta Dart:
https://www.youtube.com/watch?v=NuEi2KOZyqc
Cel Franco, a ejeção foi paralelo à pista com proa da Baía de Sepetiba, mas a aeronave fez um 270 pela esquerda. O falecido Naumann estava nos comandos! Recebi pelo Whats uma foto do avião na carreta, mas não sei passar pro tablet.
Muita teoria da conspiração aqui: foi pane seca, não executaram os procedimentos corretos, planaram, foi isso, foi aquilo…. A nota do CECOMSAER é bem clara: PANE HIDRÁULICA. E ponto final. Não tem que ficar elocubrando. O manual diz: trem não baixou? Ejeção. Piloto não tem que interpretar manual de aeronave. Se o fizer, vai responder depois.