PAK FA: voo da oitava aeronave e andamento do programa de testes
Na quinta-feira, 7 de julho, o conglomerado russo United Aircraft Corporation (UAC / OAK) informou via facebook que recentemente testou o oitavo exemplar produzido do caça de quinta geração Sukhoi PAK FA / T-50, nas instalações de Komsomolsk-on-Amur.
Juntamente com a foto acima, a corporação também informou, na versão em inglês de sua página, ter entrado no estágio final de projeto e testes de voo, antes da entrega do primeiro esquadrão às Forças Armadas da Rússia.
Já na versão em russo da página, a UAC/ OAK divulgou informações adicionais, além da bela foto abaixo de uma das aeronaves empregadas nos ensaios em voo. A fase inicial de testes dos protótipos foi completada com sucesso, e passou-se à segunda fase do programa, com mais de 700 testes de voo realizados.
Segundo a corporação, o T-50 / PAK FA está atingindo os requerimentos do Ministério da Defesa da Rússia. A UAC também informou que continuam as negociações com a Índia para esclarecer cláusulas do contrato de desenvolvimento da versão de exportação do caça, planejado para produção em conjunto entre Índia e Rússia.
VEJA TAMBÉM:
- Voa mais um protótipo do Sukhoi PAK-FA T-50
- Rússia testa lançamento de mísseis no caça T-50 e vai produzir novo míssil 58USHK em 2016
- Rússia mantém segredo sobre as armas do caça T-50
- Força Aérea da Rússia recebe primeiro caça ‘stealth’ T-50 de produção em série
- Caça russo T-50 (PAK FA) em Chelyabinsk
- As futuras armas do T-50 (PAK FA)
- Putin diz que Sukhoi T-50 (PAK FA) só entrará em serviço em 2016
- Su-35 e PAK-FA juntos
- Atrasos nos programas MMRCA, LCA e FGFA fazem soar o alerta na Força Aérea Indiana
- Incidente com Sukhoi T-50: atualização
- Incidente com Sukhoi T-50 de testes
- Força Aérea Russa recebe seu primeiro T-50 para testes
- Mas é PAK-FA ou ‘tipo’ PAK-FA?
- Caça T-50 impressiona especialistas
- Versão indiana do PAK-FA russo será fabricada a partir de 2020
- Quinto protótipo do caça ‘stealth’ russo T-50 completa voo com sucesso
Não muda? como assim?
Na outra matéria, falava em esquadrão champagne. Jà esse avião aí, fará parte do esquadrão vodka…
As guerras não serão mais a mesma coisa com esse avião aí…
Porque coloca equilíbrio no campo de batalha…
Continua sem o difusor de fluxo com reduzida assinatura térmica proposto no desenho… isso implica que a 8ª unidade ainda voa com o Izdelyie (AL-41F1) que não é o seu motor definitivo… apesar de ter o TVC o mesmo não é nada de especial em relação ao do SU-35 por exemplo e embora este sistema consiga remeter o empuxo nas posições vertical, horizontal e também na diagonal o que aumenta a manobrabilidade do avião ele perde na discrição que é um dos pilares do projeto já que visto pelo setor traseiro o PAK-FA hoje não é nada mais do que… Read more »
Ele lembra um pouco YF-23 misturado com Su-27! É um belo avião! Será que eles vão mantes esses motores expostos?
Esse caça tem muito chão pela frente ainda, vamos ver se a Rússia vai ter dinheiro para investir o que realmente deve ser investido para que ele se torne um verdadeiro e completo caça de quinta geração. Projetar e fabricar um caça de quinta geração não é fácil, só existe um deles em operação nos dias de hoje e mesmo assim em pequenas quantidades.
Muito bom!!!!
Parabéns Rússia. Mesmo perseguida, atacada e isolada consegue contrapor o poderio aéreo dos EUA/OTAN. Com certeza Sukhoi PAK FA / T-50 dará muita dor de cabeça nos críticos de plantão.
O T-50 é lindo !!!! Um dos mais belos caças de quarta geração da história, e certamente o mais belo caça de quinta geração dos países não alinhados ao consenso de Washington.
Save Ferris!
os primeiros caças de 4+++ geração, fico pensando c os chineses vai acompanhar com seus
J-20, e o BR com seu caça gripen ng, o Brasil não esta tão mau assim o gripen ng deve perde só
PAK FA porque o J-20 chines não vejo falar +, não me venha falar do caças de 4—- que sera pura chimbolisse
esta pintura tá parecendo os protótipos de automóveis quando fazem face-lift, para mascarar alguma mudança.
sds
GC
Que pintura feia, aff
Os indianos não estão gostando nada dele. O projeto é problemático já teve até T-50 sendo perdido porque pegou fogo, não lembro de nenhum F-35 destruído e olha que tem muito mais F-35 pelo mundo do que T-50.
Junior, um F-35 também pegou fogo (no motor) em 2014, é só pesquisar na internet.
É aquela coisa T-50 voa e os vira latas apenas latem, os russos estão ca e andando e uma vodckazinha, aqui se faz cargueiro e comercial lá se faz T-50 e outras coisa mas, alias quem fabrica algo igual, ou semelhante ou parecido também esta igual aos russos ca e andando
Lyw – O F-35 não foi perdido nesse incidente e tem mais de 100 F-35 contra meia dúzia de T-50
Comparação tola mas vamos lá já que começaram… O F-22 também não teve vida fácil e nem por isso é considerado ruim ou alguém ouse sequer duvidar de sua superioridade… – Em 1992 durante um touch-and-go começou a oscilar violentamente por oito segundos antes de bater de volta na pista e deslizou centenas de metros arrastando uma chuva de faíscas. Um incêndio resultante foi rapidamente extinto. O piloto estava bem e não precisou ejetar, mas a aeronave nunca foi recuperada – Em 2002 durante um reabastecimento em voo com um KC 135 um F-22 ingeriu 8,5 libras de combustível e… Read more »
Apesar de ser o país da vodka a sobriedade russa vai pesar no design dessa aeronave, com um baixo rcs frontal essa aeronave tende a se igualar aos norte americanos no que tange ao engajamento de longo alcance desde que no ângulo de ataque correto, em médio e curto alcance o Infravermelho russo também irá fazer seu papel, no curto alcance vai pesar a manobrabilidade e o dog fight volta a reinar, resta saber o que de especial existe no f-22, porque uma suíte eletrônica por mais cara que seja foi formulada nos anos 80-90, e segundo a lei de… Read more »
Junior, pelo q sei aquele não foi perdido, foi soh um foguinho na turbina…
Obrigado prezado Roberto Santana… sobre a lista do Rafale encontrei isto:
https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=fr&u=http://rafalefan.e-monsite.com/pages/rafale/dossier-rafale-les-pertes.html&prev=search
Mas, em síntese o que tentei transmitir é que absolutamente qualquer aeronave, mesmo a mais poderosa do mundo, está sujeita a falhas.
E presto meus ensejos para que a carreira do nosso KC-390, pelo menos por agora, esteja livre de tais eventualidades.
Saudações.
junior 8 de julho de 2016 at 20:38
Bom, parte da minha resposta o Space Jockey já deu, a outra é que o F-35 é um projeto que se iniciou bem antes do PAK-FA, de modo que é natural que já tenham uma quantidade maior de aeronaves, sem levar em conta o monstruoso orçamento militar do Tio San e os rios de dinheiro que já correram do programa JSF.
Correção, correram “no” programa JSF!
Roberto F Santana
Que várzea!
No atual estágio o PAK-FA é um adversário do nível do F-15 SE, não para o F-22/35.
Há, na minha humilde opinião, uma falta de clareza sobre a proposta do projeto. É stealth mas nem tanto, é supermanobravel mas nem tanto. Não se opera a partir de pistas curtas e com baixo apoio de solo, tampouco será barato. Esconde o armamento nas baias internas mas deixa os motores de fora.
OFF Topic:
Vídeo dramático disponibilizado pela USN ontem, onde um E-3C pousa e o cabo de retenção no convés parte:
https://www.youtube.com/watch?v=r-EHwYOfY94
Se os russos ainda matem o legado da extinta união soviética, esse PAF FA e tudo que for concebido tecnologicamente para o mesmo, irá nortear a industria aeroespacial russa pelas próximas décadas. Exemplos como MiG-21 e o Su-27, varias foram as versões e derivados que surgiram com o passar dos anos.
–
–
O colega Roberto F Santana declarou que o mesmo não muda, acredito que essa aeronave vai mudar muito com o passar do tempo com varias versões e variações em operação.
–
–
Saudações!
Sabemos sobre custos, falhas e correções do F22/F35 podemos até fazer uma extensa lista de incidentes ocorridos, mas o que sabemos dos protótipos russos? Poderiam repetir lista semelhante? Aposto que não, não existe transparência! Daí deduzem que o projeto é uma maravilha! Querem de todas as formas equiparar ou subjugar aeronaves e projetos diferentes! Não estou desqualificando o PAK FA, mas a mania de enaltecer a Rússia através da defesa é uma besteira. Qualquer nação que coloque toda sua capacidade econômica e intelectual a serviço da indústria militar, ignorando inclusive outras necessidades não tardará a obter resultados. Tomara que esta… Read more »
desde os primeiros jatos russos prometem tanto…“fazem de tudo“ prometem até parar de chuver e no fim não fazem nada…acabam com um kill rate de 10:1 igual os mig-15
Acho que o SU 50 tem projeto simples. Já foi desenhado stealth. Portanto, sem firulas. Parece um caça convencional. Não sei como conseguiram a furtividade, mas se conseguiram sem as firulas do F35, talvez seja mais difícil dar problemas. Bem semelhante ao KC 390. Projeto simples, usando tecnologia tradicional. Até os motores preferiram um de geração anterior para não correr riscos. Quanto aos motores do pak fa vocês acham que sem o novo motor perde muito da furtividade? Afinal de contas parece que o mais importante é a furtividade ao radar. A questão térmica é importante, mas denuncia a presença… Read more »
Clésio Luiz
Muito legal o vídeo, da um baita frio na barriga. Acho que se não fosse turboprop não se safava em baixa velocidade.
WFonseca – Amigo, falando nisso, meu pai já teve um jeep da Lada. É mais barato mas também é mais problemático! Dava muitos problemas e era um inferno para achar peças, era até comum ver ele pelas ruas na década de 90 mas hoje é muito difícil ver um, entrou em extinção de tantos problemas que dá. E olha que hoje em dia acha um por cerca de 10 mil reais, ou até menos, o que é barato por um jeep 4×4 que não é ruim no off road…
Apenas para melhor nortear as discussões relembro que não é só a performance da aeronave que conta. O sistema de radares de solo e AWACS atrelados a sistemas de data link para manter a Consciência Situacional alta, armamentos com alcance e precisão, as plataformas devem possuir sistemas de autodefesa (dentre elas a capacidade stealth) de forma a reduzir suas vulnerabilidades, os radares de bordo e por fim a performance da aeronave. Acho que na verdade os operadores dos equipamentos russos que combateram contra os EUA, nunca tiveram supremacia para suportar a campanha aérea, sempre lhes faltou o apoio (CEA), ou… Read more »
pHa se o quesito for beleza e em ser exotico prefiro o SU-47 Berkut. Esse infelismente nao se houve mais falar nele. Stealth ele nao seria mas fora de serie o Berkut é? Tom Clancs que o diga
Concordo com o Wfonseca!
Jorge F tem toda a razão! Sem falar no treinamento em dia para colocar toda esta combinação para funcionar quando necessário. Isto coloca os EUA como única potência militar com capacidade de atuação global em larga escala e por tempo estendido. Em relação ao poder aéreo, assunto aqui, a capacidade operacional americana só pode, talvez, ser comparada com a supremacia israelense em nível regional. Por isso, o F-35 será um sucesso. Operado em conflitos por americanos e israelenses altamente treinados e com todo o suporte logístico e situacional que suas forças proporcionam, certamente levarão vantagem contra qualquer equipamento russo ou… Read more »
O avião esta sendo desenvolvido, não esta pronto. O que ele pode e não pode, fica no campo do achismo. Vamos esperar.
Será um vetor formidável, e não entro aqui na questão de melhor/pior que X ou Y, pra quem é apaixonado como eu por aviação só pode desejar boas vindas e que voe nas cores de muitas armas aéreas!!
Certos comentários aí é de cair o queixo. O pak fa é muito mais stealth que qualquer caça de 4 geração, várias vezes mais stealth, tem AESA, é supermanobravel como um Su-35, tem supercruise, como dizer que este caça não é stealth? Só por causa de umas turbinas? As turbinas do F-35 também não são como as do F-22 mas mesmo assim não deixam de ser stealth, nesse oitavo protótipo do pak fa as turbinas já estão cobertas de material RAM, agora dizer que o pak fa não é stealth só pelas turbinas kkkk já é de mais. E outra,… Read more »
Lamentável a postura de alguns comentaristas que insistem na tese de que ” Pak T50 é feio , bobo e comunista !!” .
Parece que trabalharam na Sukhoi, acompanharam o projeto, e parece que alem, de projetistas seniors, tambem são pilotos de testes treinados, para fazerem essas avaliações tão ” precisas” sobre o projeto russo. ( o qual nem terminou ainda).
Interessante, nunca vi uma concentração tao grande de ex-projetistas e pilotos de testes num unico blog… pq para detratar o projeto russo, devem saber de coisas fantásticas, que NEM MESMO OS RUSSOS sabem !
Fascinante…