Mezzo AMX, mezzo Ferrari
Fotos divulgadas pela Força Aérea Italiana de um encontro entre belos carros da Ferrari e jatos de ataque AMX do 51º Stormo, da Base Aérea de Istrana. As imagens são de 25 de junho, no evento “Ferrari Cavalcade 2016”, em que cerca de 100 carros, dos mais importantes clientes da Ferrari no mundo, realizaram testes de aceleração na pista de Istrana, como parte de uma visita à Itália.
Na mesma ocasião, foram comemorados os 35 anos em que uma Ferrari 126 Ck pilotada por Gilles Villeneuve, famoso piloto da Fórmula I, realizou uma histórica corrida contra um caça F-104S (pilotada na ocasião por Daniele Martinelli), no que a Força Aérea Italiana ressaltou ser um exemplo das ligações próximas entre os “Black Cats” (cujo emblema adorna a cauda dos jatos AMX da unidade de Istrana) e os carros de Maranello.
Veja abaixo vídeo com cenas do encontro histórico de 1981, no qual se vê a Ferrari de Villeneuve com o aerofólio retirado para conseguir o máximo de velocidade em linha reta.
o nosso é mais bonito
Sempre achei o AMX uma bela aero, pena que nunca foi levada a sério.
Prefiro o Ghibli!
O cinza claro da um tom mais moderno, além do fato que realmente é mais moderno que o brazuca.
Não achei outro lugar para postar, melhor publicar em post mais atualizado.
https://www.youtube.com/watch?v=9W7b7FQhaXY
Marcelo Silveira 6 de julho de 2016 at 22:03
Não se trata de ser “mais moderno”, foram configurados para missões diferentes, quanto ao padrão de cor, isso é apenas subjetivo.
Eu não queria estar no chão com aquelas duas bocas de fogo de 30 mm cuspindo bolotinhas quentes.
Maria do Carmo Lacoste, um pouco dos dois. Nossos canhões são melhores, mas até hoje nossos AMX não possuem um radar, pois a Mectron não terminou o SCP-1 (se eu não me engano é esse). Vários equipamentos deveriam ser instalados posteriormente ou serem atualizados como forma de adequar o programa às disponibilidades orçamentárias. Ele realmente veio menos esquipado.
Sobre manutenção de aviões
http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/2016/07/06/hospital-de-aviao-cuida-de-nariz-quebrado-e-faz-check-up-que-leva-um-mes/
Ok Maria do Carmo! Eu quis dizer mais completo. Quanto a cor, é uma questão de gosto próprio. A camuflagem do jato de ataque no cenário que ele atua é de suma importância, entretanto, não é isso que esta em xeque, e sim, uma questão de estética beleza, o cinza ao meu ver da ares de um jato novo mais belo. Se ele fosse armado com um simples bodoque (estilíng) eu não gostaria de ser seu alvo, és o meu avião favorito o cavalo alado de um centauro. Se fosse pra combater contra a melhor maneira pra mim, o faria… Read more »
Delmo Almeida 6 de julho de 2016 at 23:07 O radar eu sei, mas eu pergunto o que um avião subsônico faz com um radar? porque para interceptar, só consegue fazê-lo com avião civil, o AMX não me parece avião para combate aéreo, se não me engano, sua concepção é voar baixo para se livrar dos radares e destruir alvos em terra, isso era importante na época da sua concepção, hoje acho que perdeu um pouco a validade. Como no Brasil, a doutrina da FAB é bem essa também, dar apoio as tropas no chão, se optou pelos dois canhões… Read more »
Delmo e Maria, o radar SCP-01 está instalado e funcionando bem, obrigado, nos A-1M. Já foi matéria aqui no site. O radar no A-1M tem a função de aquisição e telemetria para ataque ao solo, e no modo ar-mar para ataque naval. Assim como os Super Etendard utilizaram seu radar para lançar um Exocet na Sheffield, na Guerra das Malvinas.
quantos a-1 a FAB ainda tem e quantos sao a-1m
Cel Nery, realmente fiz uma busca rápida e ele entrou. Vou relatar o motivo da minha confusão: conheci um pessoal da industria de defesa e perguntei (Embraer/AEL) a respeito da modernização do AMX e do A-4, que eu ouvi falar que o A-4 ficou mais completo. Ele me disse que o radar A-4 possui um modo ar-terra que ficou muito bom e o AMX não tinha radar, ai eu perguntei sobre o SCP-1 e ele disse que eles estão tentando fazer funcionar, mas esse projeto vem desde a década de 1980, mesmo com atualizações no projeto, já está desatualizado. Devo… Read more »
O radar do A-4 é o Elta, se não me engano. Mas o A-4 cumpre missões ar-ar.
https://www.youtube.com/watch?v=SBW-j2XszqI
O AMX fica lindo nas cores italianas, fica com um ar de grumman F-11, realmente muito lindo, sem desmerecer a brasilian cammo, mas aquele camuflado não cai bem, gostava mais das cores antigas da FAB mesmo com nariz e frente dos tanques em preto (anti urubu).
“Z”
OFF-TOPIC SUPREMO
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O E-190E2 VAI FARNBOROUGH!!!!! Passou essa madrugada por Recife!!!
Rinaldo, é realmente um Elta.
Essa camú deles é muuuito feia. Sou mais o AMX-M nosso também no quesito operacional. O que um Vulcan de 20mm vai fazer contra alvos em terra ? Agora pensa dois DEFA de 30mm…!
OFF TOPPIC:
http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2016/07/economia/508793-embraer-airsprint-do-canada-assina-pedido-para-ate-12-jatos-executivos.html
Sds.
Obs.: Ver a Bombardier levando pancada em seu próprio quintal: não tem preço! 🙂
Airacobra ,” mas aquele camuflado não cai bem” Concordo plenamente, usar camuflagem em avião !! Sempre achei estranho !! Existe vantagem em combate aéreo de uma aeronave camuflada???…Estranho…
O SCP-01 é limitado, mas tem suas utilidades mesmo de projeto antigo….
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O A-1M é o avião de debut deste radar, mas como o projeto de modernização do A-1 ficou no meio, a eterna encomenda de alavancagem não aconteceu…mas é um radar que até foi cogitado para hipoteticas parcerias com os Russos no yak-130….conjecturas….
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O SCP-01 cabe como uma luva no A-1, pelo seu perfil de missão e custo benefício….
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O porblema é apenas conseguir finalizar as encomendas de modernização…