Motor mais econômico para o caça F-35
Segundo o site Forecast International, o fabricante Pratt & Whitney divulgou um upgrade do motor F135 que pode reduzir o consumo de combustível em até 7% nas variantes do F-35.
O compressor com novos rotores aerodinamicamente aperfeiçoados pode ser instalado facilmente nas aeronaves já produzidas e nas futuras. A atualização estará disponível no início dos anos 2020.
Dou o maior valor a turbinas a jato. O Brasil deveria investir nisso.
Envolver universidades, etc.
Temer poderia incentivar isso. A custo zero ou quase zero.
Interessante esse motor 7% mais econômico. Falta só colocar winglets no avião. Rs.
Esta é uma notícia importante para o F-35B STOVL porque melhorará a autonomia dele (que é muito baixa).
Este motor é impressionante, as forças em questão são absurdas, se colocar essas forças de empuxo nos cálculos, terá que fixa-los em trilhos de trem, tamanha é essa força. Os engenheiros fizeram arranjos “de outro mundo” para fazer isso, só para deixar claro, tem embarcações com forças parecidas….. kkkk
Quando surgiram as primeiras especificações do F135, se falava em 17.000 kg/f de empuxo, depois a P&W disse que tinha feito um teste com ele desenvolvendo 19.000 kg/f e desde então se diz que ele gera esse montante.
Quanto a redução de consumo, ela é primordial, porque F-35 não atingiu o raio de ação de projeto e não usará tanques alijáveis externos, cujo projeto foi abandonado.
Para mim é culpa da fuselagem gordinha, que gera muito arrasto e provavelmente o motor não é tão econômico quando poderia, por causa da necessidade de empuxo para a versão STOVL.
Esse é o mesmo reator do Gripen?
Não, nada a ver.
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O motor do Gripen E/F é o General Electric F414, também usado no F/A-18 E/F Super Hornet. O do Gripen C/D é o Volvo RM12, versão do GE F404, “irmão” mais velho da família. Ou seja, fabricantes e motores totalmente diferentes em relação ao motor do F-35.
Poggio, ainda assim a autonomia do F-35B é superior à dos Harriers que ele vem substituir.
É impressionante como esse motor é potente! Seu empuxo em pós-combustão chega a ser 28% maior que o motor oriental mais potente. Abaixo fiz uma pequena comparação.
Comparação entre motores de caça mais potentes.
Motor de caça ocidental:
Pratt & Whitney
F135 = 182,40 kN = 18600 kgf
Motor de caça oriental:
NPO Saturn
117S = 142,19 kN = 14500 kgf
Fonte: site dos fabricantes.
Um motor desses só consome o combustível equivalente à sua potência em casos extremos (potência máxima)?
falo isso porque talvez o avião não pese tanto nem precise de tanta potência no dia a dia.
meio off topic. mas fala de nova versão do ge f414
http://www.defensenews.com/story/defense/2016/06/27/india-seeks-predator-drones-us/86432614/
Heyarth, ok! Mas os Russos preferem os bimotores, então você precisa dobrar a potência desse motor russo pra saber o que o caça tem disponível.
fonseca 28 de junho de 2016 at 21:31
A potência máxima só é utilizada em poucos momentos, como decolagens por exemplo.
A maior parte do tempo eles utilizam em um regime mais econômico.
Delmo Almeida 29 de junho de 2016 at 0:35
Nesse caso seria melhor comparar com o motor f119 do Raptor.
eu iria comentar a mesma coisa os russo adotam os bimotores e a relação peso potencia de suas aeronaves é boa.
Mais concordo que é uma turbina de respeito essa, imagina colocar uma dessa em um f-16 com controle da saida dos gases 3D ia ficar bom de mais kkkk