martinbaker ejectorseat F-35

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) está avaliando a possibilidade de substituir os assentos ejetáveis do seu mais recente caça, o F-35. A informação foi dada pela Defense News faz poucas horas.

Segundo a reportagem da Defense News, o movimento pela busca de um novo assento começou cerca de uma semana atrás. O modelo mais cotado para a substituição seria o ACES 5 fabricado pela United Technologies. Modelos mais antigos da família ACES (conhecidos como ACES II) equipam aviões de combate como o A-10, o F-15, o F-16, o F-22, o B-1 e o B-2.

Durante testes do assento ejetável ocorridos em agosto do ano passado foram descobertos riscos consideráveis de lesão no pescoço caso um piloto de pouco peso tenha que se ejetar em velocidades mais lentas.

Posteriormente foi informado que o peso e o volume do capacete complicam o problema. Durante testes realizados com o capacete geração III, descobriu-se um aumento do risco de lesão em ejeções com baixa velocidade de pilotos mais leves, informou um porta-voz do Pentágono. O problema, potencialmente fatal, não havia ocorrido durante testes anteriores com os capacetes mais leves do tipo Geração II.

Em janeiro deste ano a Força Aérea dos Estados Unidos informou que não suspenderá as restrições de peso dos pilotos de F-35 até 2018 – pelo menos – pois mais testes precisam ser feitos para tratar de questões de segurança.

O principal problema do assento US16E da Martin-Baker diz respeito a um pequeno movimento de rotação que o dispositivo executa durante a ejeção quando ocupado por um piloto de baixa massa corpórea. O ACES 5 possui um dispositivo chamado STAPAC que auxilia na estabilização do mesmo durante a ejeção. A Martin-Baker está trabalhando num dispositivo semelhante que deverá equipar a próxima geração de assentos ejetáveis da companhia.

 

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