KC-390 fará estreia internacional em julho
A Embraer informou que o cargueiro KC-390, aeronave de transporte militar tático, fará a sua estreia mundial no Salão Aeronáutico de Farnborough, na Inglaterra. O evento ocorre de 11 a 17 de julho e é um dos mais renomados do setor aeronáutico.
Produzido pela Embraer com investimentos da FAB (Força Aérea Brasileira), o KC-390 é fruto de um acordo de US$ 2 bilhões fechado em 2009. Em maio de 2014, com o projeto já concluído, a FAB selou a parceria e encomendou 28 aeronaves, em um contrato de US$ 7,2 bilhões (sic).*
Outros quatros países já fecharam acordos para intenções de compra dos aviões – Argentina, Chile, Portugal e República Tcheca. Para a elaboração do projeto, 50 empresas brasileiras foram contratadas para a montagem do cargueiro, 1.700 empregos diretos foram gerados e 7 mil indiretos.
O cargueiro KC-390 vai substituir os aviões Hercules C130 usados pela FAB.
FONTE: Meon
*NOTA DO EDITOR: o valor do contrato assinado pela FAB em maio de 2014, para a produção de 28 aeronaves KC-390, é de cerca de 7,2 bilhões de reais, e não de 7,2 bilhões de dólares como escrito na reportagem do Meon (Metrópole Online). O valor de pouco mais de 7,2 bilhões de reais consta de Extrato de Inexigibilidade de Licitação publicado na edição de 22 de maio de 2014 do Diário Oficial da União (clique aqui para acessar). Para saber mais sobre o assunto, clique nos links das matérias da lista abaixo.
VEJA TAMBÉM:
- KC-390: contrato dos 28 de produção e termo aditivo de 2 protótipos no Diário Oficial
- FAB assina contrato para compra de 28 unidades do KC-390
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- Não, o KC-390 não é um avião pequeno
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- Em Farnborough, Embraer mostra confiança no sucesso do KC-390
- Projeto KC-390 recebe sinal verde para construção de protótipos
- Contratada oitava empresa nacional para o programa do KC-390
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- C-390 ou KC-390?
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- KC-390: redução de custos no projeto prevê economia de US$ 42 milhões
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- KC-390 e ‘Fumaça’ sobre SJC
Parabéns! Para o alto e avante!
Vai haver apenas exposição de vídeos e press-release ou o bichão vai voar até lá ?
Se voar até lá, demonstrar e voltar sem um arranhão, será perfeito.
Uma excelente notícia! Quem sabe, a Embraer consegue mais alguns contratos por lá?
excelente noticia…..
Delfim Moreira, boa tarde.
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Exposição de vídeos e press releases já ocorreram em feiras internacionais anteriores.
O sentido de estreia nesse caso é a presença da aeronave.
Vai dar um passeio e voltar com encomendas !!!
De Martini.
Isto explica a frequência de vôos dos protótipos nos últimos tempos ? Preparação para o translado ?
Não deixa de ser curioso que as “aeronaves de papel” KC-390 e J-39E tenham seu desenvolvimento de maneira célere e sem problemas, e o F-35 tropeçando.
Obrigado pela resposta.
PS. sou Sobreira, não Moreira.
Delfim Sobreira, desculpe-me pelo Moreira…
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A frequência dos voos está principalmente relacionada, pelo que sei, a compensar o atraso nos voos de testes ocorrido pelas dificuldades em receber os pagamentos do governo brasileiro previstos em contrato, antes que a própria empresa fosse obrigada a bancar o que não estava recebendo. Agora estão correndo atrás do prejuízo – e isso inclui apressar as preparações para participar de uma das principais feira do setor, preparação esta que provavelmente já estava prevista (ao contrário dos atrasos nos pagamentos, não previstos).
Uma dúvida. São US$ 7,2 Bilhões por 28 aeronaves? Mais de US$ 257 milhões por aeronave?
Wilson Lobe Jr, boa tarde. . Há um erro na reportagem do Meon (Metrópole Online). Obrigado por reparar nisso e avisar. . O contrato de produção de 28 aeronaves assinado pela FAB tem valor de pouco mais de 7,2 bilhões de reais, e não de 7,2 bilhões de dólares. . http://www.aereo.jor.br/2014/05/23/kc-390-contrato-dos-28-de-producao-e-termo-aditivo-de-2-prototipos-no-diario-oficial/ . Vou colocar um aviso de “sic” para indicar o erro e uma nota do editor. . Vale acrescentar que as entregas totais à FAB deverão ser de 30 aeronaves, pois os protótipos também se somarão à frota, e isso está num aditivo (também no link acima) do contrato,… Read more »
Parabéns para a Embraer e FAB!
Empreendimento bem planejado e executado.
Abraços.
Já vai testar o revo? Poderiam ir os dois protótipos um dando revo ao outro no caminho.
Boa tarde Senhores!
Tomara que vá dar um passeio e volte com as encomendas da Suécia e dos parceiros do projeto (penso que estes últimos são mais que importantes pois quem vai comprar se os parceiros não compra?)
CM
Uma dúvida: . Geralmente os países que desenvolvem armamentos e aeronaves são os mesmos que fornecem financiamento aos compradores. Muitas vezes com juros subsidiados. No caso do Brasil existe alguma linha de crédito com taxas atrativas para possíveis compradores de nossos produtos? E nesta pergunta, refiro-me não somente ao KC-390, mas também ao Super Tucano e demais produtos de defesa. Tão importante quanto ter um bom produto é ter uma boa linha de crédito. . Bastou abrir uma linha de montagem do EMB-314 nos EUA para que a vendas fossem alavancadas devido a vários fatores, sendo um dos principais, a… Read more »
Olá Zorannn, o BNDES financia as aquisições de aviões da Embraer, exatamente como você escreveu. Quem vende, financia. Os suecos financiaram a aquisição do Gripen e os franceses o ProSub. No caso das escoltas, a proposta deve contemplar o financiamento.
Agora vamos ver se a idéia vai dar certo, ou seja, se a Lockheed vai tremer nas bases.
A Embraer seguiu meus conselhos. Nada de esperar dinheiro do Governo.
O KC 390 é muito importante para atrasar.
Grandes contratos estão na boca do forno.
Muitos países precisando trocar seus C 130.
Tempo é ouro…
Sem dúvida, esse passeio à Inglaterra será data importante para o avião.
Um dos maiores eventos internacionais.
Se fosse eu colocaria para voar lá.
Nem que fosse apenas um dia…
Existem normas para vôo de aviões ainda não certificados?
Se não vender para o governo brasileiro, vai ser um fracasso. Não tem como competir com as fabricantes americanas e russas. Chega de tanto ufanismo.Se continuar nos USA a Embraer será engolida pela Boing.
Vender pra FAB vai, 30 unidades. O erro que o EB cometeu com o Osório não será repetido.
E pode-se vender diretamente a países do ConeSul, África e Ásia.
Já a países da OTAN, o caldo engrossa. Quase certo de haver uma licença de produção, na Europa ou EUA.
Delfim Sobreira 14 de junho de 2016 at 19:11
Também penso em uma linha de produção nos EUA estilo Super Tucano, eles montam e oferecem, e como o A-400M não é da mesma classe, quem sabe alguma coisa na Europa também.
E lá vem um e diz… ahhhh mas e o Hércules.. bem, eles também tem um concorrente do A-29, o que querem é gerar empregos e ganhar dinheiro.
Hillary Clinton atuou diretamente pela montagem do Super Tucano nos EUA, se for eleita, é um pontinho a mais.
Nonato, a aeronave vai receber uma Autorização Especial de Vôo da ANAC para participar do evento. Já postei isso em outra matéria, depois de receber as explicações do ex Dietor do IFI, que é o órgão homologador. Lá poderá efetuar os vôos de demonstração, atendendo às regras dos organizadores da feira.
Por favor, seria bom se alguém pudesse avisar quando ele vai passar por aqui em Recife. Gostaria muito de tirar umas fotos.
São José dos Campos > Recife > Marrocos (?) > Farnborough
Essa seria a rota?
Troca Marrocos por Las Palmas.
Vou estar em Natal nestas datas!!! Ptz, não seria nada mal poder vê-lo, mas se for Recife….
O Meireles disse quando da aprovação do supee-hiper-mega déficit que ia incluir uma grana bilionária pra pagar is atrasados do min. Da defesa.
A grana do financiamento do projeto do KC tava no meio?
Já que está confirmada a presença do KC-390 em Farnborough, na Inglaterra, em julho, vamos ficar na curiosidade se a Lockheed Martin vai dar o ar da graça por lá com seu C-130J Super Hercules.
Vai encarar?
A Embraer deveria conseguir colocar o KC-390 bem perto do C-130, a uma distância onde fosse possível compara-los visualmente…
Realmente é um orgulho ler uma notícia dessas, quando nos deparamos com mais uma guerra enfrentada pela aeronave A-400M, devido a fornecedores que não demonstram capacidade de entregar peças nos prazos determinados, além de mais problemas, gerando pressão por parte de clientes, quais lições podemos internalizar para o programa KC-390. Cel. Rinaldo Nery, o que representa operacionalmente o KC-390 diante do C-130 E/H hoje em uso, digo isso quanto a mudança de configuração para determinada missão, exemplo a reconfiguração de uma missão de lançamento de PQDs para REVO em questão de poucas horas. O Senhor teve algum contato com o… Read more »
Obrigado, Coronel Neri.
São tantas informações.
Se já havia postado, não lembro.
KC-390 pousando em Campo Grande
https://www.youtube.com/watch?v=Kl3sYfjGLOE
Que tipo de teste o KC390/02 fará nesta região do MS?
Calor? humidade? Pistas despreparadas, ou ainda é cedo pra isso?
Parabéns á FAB e a Embraer, não vejo a hora de ver esse bicho de perto, ou vê-lo ao lado do valoroso C-130 pra ter uma melhor perspectiva dessa nave.
Dexter, como indiquei ao Renato B em resposta a comentário fora de tópico (matéria sobre suposto interesse da Embraer em motor russo), calor e umidade são palavras que não combinam com o clima de Campo Grande e de boa parte do Mato Grosso do Sul na última semana, quando fez um frio de rachar na região. Só começou a esquentar por agora. Para testes em ambientes realmente quentes e úmidos, creio que precisarão levar o avião bem mais ao Norte.
Em um dos comentários do vídeo, fala-se em certificação de lançamento de cargas e tropas
Competencia, profissionalismo, tecnologia de ponta, produtos de alta qualidade.Uma bela e robusta aeronave. Este avião vai ser um sucesso na sua faixa. Emocionante. O nosso lado que da certo. Vai comer pela borda e abocanhar uma boa parte do prato.
Rsrsrs, valeu Nunão. Realmente o frio dos ultimos dias tava de lascar… Deu 0° em Sp.
Já pensou deslocar toda uma equipe, e estrutura pra testar no calor e dar de cara com 10 dias de frio intenso. Que prejú…
Jr, se realmente tiver lançamento de carga e tropas seria muito bom. Teríamos belas imagens.
Perfeito Nunão, esse frio que vem de massa polar do Hem. Sul faz um corredor passando sempre pelo MS até o Acre ! E tempo seco geralmente o acompanha.
A V FAE realizou a TRANSPORTEX na BACG semanas atrás. A aeronave não foi lá pra ser apresentada aos “carroceiros”? Não havia oportunidade melhor. Washington, não tive a oportunidade de conhecer o C-130J. O KC-390 será a espinha dorsal do transporte na FAB, complementado com o C-105 Amazonas. O grande diferencial dele para o C-130J são a velocidade de cruzeiro (fundamental para um País das dimensões do Brasil) e a capacidade de carga (23ton contra as 19ton do C-130). Como já postei anteriormente, a aeronave foi desenhada para cumprir os requisitos de transporte e de REVO específicos para as nossas… Read more »
Ops! Lembrei um companheiro pára quedista me informou semana passada que a aeronave iria iniciar os ensaios de lançamento de pára quedistas. O PARASAR é sediado na BACG. Inclusive estavam (os pára quedistas) com receio de saltarem das portas laterais.
Baita furo de reportagem do Rinaldo Nery!
Duvido muito deixarem colocar ele perto do C-130.
Quem sabe as FAs com frotas antigas de C-130 não sanem suas dúvidas para os projetos de reaparelhamento da aviação logística assim que virem o KC-390 executando uma passagem baixa em Farnborough?
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Sobre as operações do KC-390 na Antártida, acredito que um dos motivos da escolha do motor IAE V-2500 foi o fato do mesmo já ter um histórico de operações bem-sucedidas com os A319 no continente gelado:
https://www.youtube.com/watch?v=3qi1umnfNPI
KC-390 2º protótipo no ar, em Campo Grande, de paquera com um phenom 300:
https://www.flightradar24.com/KC390002/a0aa56a
Pelo padrão de órbita e ground speed parece lançamento ou REVO. Como os kit REVO ainda não estão instalados, deve ser lançamento mesmo. A V FAE diz que a ZL de Campo Grande é muito boa, por isso preferem executar seus Exercícios lá.
Pela GS e pela altitude parece, numa primeira vista, que o REVO dos H-36 poderá ser executado.
Nunca tinha visto esse padrão de voo, uma média de 130 a 140 nós.
Mil metros apenas, deve ser lançamento, proa em direção ao aeródromo, parece estar vindo pra pouso agora.
Vem pra pouso, diminuindo lentamente a altitude.
Acabou de pousar.
Para quem queria uma comparação… (créditos na foto)
http://i.imgur.com/xnKZCzx.jpg?1
Parabéns a Embraer. Qual a possibilidade do K390 estar em exposição em algum evento de portão aberto ainda esse ano no Brasil?
Valeu leonardo.t!!!!!!! Grande!!!!!
KC-390 002 em voo novamente, em Campo Grande. Acabou de decolar.
https://www.flightradar24.com/KC390002/a0d62dc
Olá senhores! Coronel Nery, por que os SAR estão com temor de saltar da porta lateral? Poxa esse projeto foi todo dimensionado para as necessidades da FAB e EB. Acredito que as portas laterais com os painéis ficaram excelentes. Eu acho que o nível de turbulência ficou bem atenuado. Coronel eu achei o pouso do KC-390 bem “quadrado” o senhor sabe me dizer se existe muito “vento de traves” em CG? Poxa a FAB não quer largar o brinquedo novo! Por que não chamaram percursores da Brigada Paraquedista do EB? Do jeito que a FAB esta “fominha” vai acabar simulando… Read more »
Ainda em voo. Pela proximidade de Gavião Peixoto com Pirassununga, um dos exemplares poderia participar dos “Portões Abertos” da AFA este ano.
Tudo bem que dizem que esses dados do flightradar24 não são precisos, mas está voando a 130 nós o tempo todo, voando a mil metros.
Pedro, acho que pelo turbilhonamento na saída. Paraquedistas me disseram que acima de 130 KT é complicado.
Os ventos em CG são normais, e lá, normalmente, opera a cabeceira 06. Estive lá no último dia 11. O pouso pode ser duro por vários motivos. O piloto da EMBRAER pode ser iniciante no modelo. Piloto de prova também dá “catrapo”!