Apresentação do Gripen E: pausa para foto da imprensa especializada brasileira

48

Visita hangar testes Saab 19-5-2016 - foto 8 Saab

Fernando “Nunão” De Martini

Nas fotos acima e abaixo, representantes da imprensa especializada em Defesa, Aeronáutica e Economia do Brasil, juntamente com pessoal da assessoria de imprensa e pilotos de provas da Saab, posam em frente ao Gripen de testes 39-7, aeronave do programa da nova geração do caça sueco à qual se somará em breve, nos ensaios em voo, o novo protótipo 39-8 do Gripen E, apresentado no último dia 18. A visita ao hangar que abrigava a aeronave será tema da próxima matéria de nossa cobertura do roll out do Gripen E, mas antes vale a pena fazer uma pausa para fotos.

Não são poucos os leitores de sites e revistas de Defesa que se envolvem em verdadeiros “fla-flu” reais e virtuais, defendendo o “time” da mídia com a qual mais se identificam ou mais leem, por vezes até de forma rude. E outros tantos costumam extrapolar essa atitude belicosa (seria reflexo dos assuntos abordados nas reportagens sobre armamentos?), aos responsáveis por esses meios, como se os editores e jornalistas dessas mídias, ao primeiro encontro no mundo real, partissem para a briga aos socos e pontapés, ou quem sabe com as armas mais pesadas das quais escrevem.

Nada mais distante da realidade.

Este editor, pouco adepto do uso pessoal (não profissional) das chamadas redes sociais da internet, e que ainda prefere o contato pessoal, já se encontrou e teve longas conversas, em diversos eventos do passado, com parte dos que aparecem nas imagens. Teve também o prazer nesta viagem à Suécia de conversar com outros que, na correria dos compromissos, por vezes mal teve tempo de cumprimentar. E há alguns que conheceu pessoalmente, pela primeira vez, em Linköping. Sobraram risadas, brincadeiras, cordiais debates sobre os temas mais diversos e muitas histórias para contar sobre esses dias.

É certo que alguns meios concorrem de forma mais direta pela primazia dos assuntos, outros de forma indireta, e parte do público de cada um acaba formando uma certa “torcida”, mas o fato é que a missão de todos é a mesma: informar e promover o debate, numa saudável disputa pela preferência momentânea ou fiel de cada leitor e, no mais das vezes, o compartilhamento do público que busca a pluralidade da informação.

Foi um prazer estar em Linköping com o pessoal desta foto. Até a próxima!

Visita hangar testes Saab 19-5-2016 - foto 9 Saab

Da esquerda para a direita: Carlos Lorch, da revista Força Aérea; Paulo Andreoli (de óculos escuros), chairman do MSLGROUP Latin America;  Assis Moreira, do jornal Valor Econômico, Kaiser Konrad, representando a revista Tecnologia & Defesa; Fernando “Nunão” De Martini, do site Poder Aéreo / Forças de Defesa; Valtécio Alencar, da Embraer, Fernando Valduga, do site Cavok; o piloto de testes Marcus Wandt, da Saab; Guilherme Wiltgen, do site Defesa Aérea e Naval; Paula Nauhardt, da Saab; Pedro Paulo Rezende, representando o site Defesanet; o piloto de testes Hans Einerth, da Saab; e Aline Alves, do MSLGROUP. 

FOTOS: Saab

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex2

Acho que os maiores responsáveis por brigas e discussões e baixarias nos comentários dos sites são os que esquecem para o que é o veiculo e colocam postagens politicas.

Carlos Campos

Até o Jô foi e eu não fui. Vcs do lado do avião mostra q ele não é tão pequeno assim

Marcelo

Bacana. O que é o MSLGROUP?
abraços

Edgar

Carlos, se ao lado esquerdo da foto houvesse um Flanker aí sim você constataria como o Gripen é pequeno 😀 (não que isso seja um defeito, muito pelo contrário).

Flanker Size

Rommelqe

Cade a Adenair.?

Rinaldo Nery

Carlos Lorch é um grande amigo, desde a criação da RFA. Kaiser Konrad é gaúcho total. Adora postar os assuntos das OM do sul no Defesanet, especialmente do EB. Grandes profissionais.

Marcelo

Obrigado

E.Silva

Dos sites leio todos os quatro, alguns mais que outros, e também tenho uma gaveta cheia com as duas revistas.
Para mim todos se complementam, no fim o que importa é a busca por mais informação e algum conhecimento..

Beto Santos

Caramba olhei nos outros sites que também tem seus editores na foto e não vi ninguém ter uma atitude como a tua Fernando “Nunão”, meus parabéns se todo brasileiro tivesse atitudes assim profissionais e também de companheirismo como a tua o Brasil seria muito melhor, olha vou to dizer o seguinte é raro achar alguém que coloque em prática o que você fez, falar que fazem todos falam fazer que é bom não fazem,tens minha admiração por esta atitude, sei que somos poucos que procuram agir assim mas quando vemos uma atitude semelhante nos dá mais força e coragem pra… Read more »

Rinaldo Nery

Há que se fazer justiça com a RFA, que foi a primeira revista exclusiva de aviação militar no Brasil, lançada, acho, em 1996. As anteriores mesclavam aviação civil com aviação militar (Flap, por exemplo). Tive o prazer de conhecer o Carlos Lorch na BASC, naquele ano, por ocasião da RAC. A RFA realizou uma matéria com o 2°/3° GAV em 1998, quando lá servia, e, depois, com o 2°/6° GAV, em 2003, quando também lá servia.

Marcelo Andrade

Sim Rinaldo, a RFA e de 1996 e tenho todas desde o n. 1, assim como todas as ASAS!!! Não tive coragem de me desfazer delas, para desespero da minha esposa!!! Kkkk , tb leio Flap, Aero Magazine, Aviao Revue, Segurança e Defesa, Tecnologia e Defesa e agora Forças de Defesa!!! Aliás , quando sairá a próxima????

Luiz

Parabéns Nunão. Assino embaixo suas palavras.

Fernando

o piloto de testes Hans Einerth parece um ator que não me lembro o nome agora. Equipe de primeira! ainda bem que temos vocês pra trazer as informações do mundo militar pq se dependesse da mídia geral estaríamos as escuras. parabéns!!

ivo

“como se os editores e jornalistas dessas mídias, ao primeiro encontro no mundo real, partissem para a briga aos socos e pontapés, ou quem sabe com as armas mais pesadas das quais escrevem.”

Nunão: alguma vez já sentiste vontade de escrever munido de uma bazuca??
me desculpe, mas lendo o teu texto eu não resisti, hehehe………

Marcelo

Fernando,
parece o Tio Chico da Família Adams!!!

Juliano M.

Interessante a foto, parabéns pela cobertura e parabéns aos veículos de imprensa especializados no tema.
Ao que parece, mesmo uma aquisição de tal importância e despesa não desperta atenção de periódicos nacionais, jornais e revistas de alta tiragem parecem não ter enviado ninguém (só o Valor), e a Globo não deslocou nenhum corresponde na Europa pra Suécia, é isso?
As prioridades editoriais no Brasil beiram o crime.

Fernando

Juliano, acho que estão mais preocupados em qual roupa a Anitta está usando

Tamandaré

OFF TOPIC:

O perfil da USNavy no facebook acaba de anunciar a colisão em voo de dois Super Hornets (F/A 18F) agora a pouco, na costa de Cape Hatteras.

Boa tarde a todos

Tamandaré
Gayneth

Pensei que o de óculos escuros fosse o LaMarca! Hehehe…..

Ricardo B.

Bom saber que o Valduga está na ativa. Gostava muito do Cavok quando ele tomava conta, ______________ ___________

E o Nunão está parecendo um executivo na foto, hem? Se a legenda dissesse “Isak De Martini, diretor financeiro da Saab”, eu acreditaria. hehehe
_
COMENTÁRIO EDITADO. SOLICITAMOS QUE CRÍTICAS A OUTROS SITES SEJAM FEITAS NOS MESMOS, NÃO AQUI.

Luiz

Não. Hehehe

Rommelqe

Nunão, parabens pelas suas reportagens. Otima cobertura.
Tambem leio todas as RFA, Asas, S&D, T&D, e aguardo a novo numero da Forças de Defesa. A nova edição deve ter o Kc390, o Gripen e o E-190 E2, maravilha!

Obs: Os artigos do Lorch, Wiltgen e Konrad são imperdiveis.

Rafael M. F.

Colecionei as RFA’s de 1996 até 2006. A 1a tem uma foto do Tiger ainda com a camuflagem antiga padrão Vietnam (antes da modernização)
.
Há reportagens memoráveis, como a da guerra aérea nas Malvinas, o afundamento do U-199 por um Catalina pilotado pelo então 1o Ten. Torres (que é o avô do ex-ator Jonas Torres), o lendário raid contra a usina nuclear de Osirak, no Iraque, a campanha aérea na Guerra Invernal/Continuação, entre muitas outras.

Ricardo B.

“Fernando “Nunão” De Martini 26 de maio de 2016 at 21:58″

Então deixe a “gravata na manga”. hehehe

Não sei ao certo, Nunão, mas acredito que Isaksen esteja mais para um sobrenome, não? Algo como “Johnson”. Se for isso, Isak é ou foi um nome comum, pois Isaksen/Isaksson derivaria de Isak. Mas para ser sincero, não sei qual seria o “José” sueco. Tenho nem ideia.

Ah! Desculpe pela crítica, falha minha. Meu interesse era só elogiar o trabalho do Valduga.

Sds.

moises

26 de maio de 2016 at 14:28
Capanga de vilão do 007, com certeza, resta saber quem da foto é o vilão.

Ricardo B.

Nunão, Absolutsen não é ruim… É bem bom na verdade, seria um boa escolha. Mas hoje eu fico com o Martinisen, Sr. Absolutsen.

Juliano M

Nunão, obrigado pelo esclarecimento, não sabia desse outro convite (a presença do Valor com vocês me confundiu).
Não notei se a cobertura fora in loco.

Flanker

Sem querer ofender ninguém, mas nada melhor do que o tempo! O Pedro Paulo Rezende sempre foi um dos maiores críticos e detratores do Gripen NG à época da disputa do FX-2, FX-2,5…..agora coube à ele cobrir o rollout do mesmo!!! Tempo, tempo, tempo…….

Guilherme Poggio

O Nunão é um gentleman e uma pessoa com conhecimento e cultura incríveis. Claro que ele também é muito modesto.

ronaldo de souza gonçalves

As criticas era fundamentada em que o avião estava no papel ainda, mas ele ficou real e foi a melhor escolha possivel só desejo ver o gripen com um missel anti=navio ai sim vão respeitar . e saberão que quando o Brasil quer ele consegue e temos independencia para comprar e fabricar qualquer coisa que quissemos.

Wellington Góes

Legal ver os amigos Valduga, PP, Guilherme, Kaiser neste evento, infelizmente não deu pra ir. sniff!!! 🙁

Nunão, você é o que está a frente do Kaiser Konrad?!

Com todo respeito, me chamou mais atenção a simpática moça de preto. Seria sueca ou brasileira?

Grande abraço!!! 😉

Wellington Góes

Verdade Nunão, desculpe, acabei passando batido (despercebi a discrição da foto). Grato pela paciência em me responder. Rsrs

Grande abraço!!! 😉

Obs: Esqueci de citar o Valtécio, que sempre nos recebe muitíssimo bem nos estandes da Embraer quando nos eventos, em especial na FIDAE. 🙂

Luiz Monteiro

Nunão,

Parabéns pelas matérias referentes à cobertura deste evento. Alguma coisa sobre o Sea Gripen?

Que ótimo ver o Padilha por aqui! Admiro muito o trabalho de ambos os sites.

Grande abraço

Luiz Monteiro

Nunão, Agradeço pela resposta. Minha principal dúvida sobre o Sea Gripen diz respeito ao payload de uma possível versão naval. Não sei qual será o peso do Gripen E, nem a capacidade de transporte em seus pilones. Certamente, a aeronave navalizada seria mais pesada que o Gripen E. Isso trará uma redução na capacidade de transporte de cargas. Sabemos que, em missão real de ataque naval, sendo a aeronave capaz de lançar um ou dois ASM, e levar 4 AAM , sendo 2 BVR, além de 1 ou 2 tanques, cumpriria integralmente a missão e, ainda, seria capaz de prover… Read more »

Luiz Monteiro

Perfeito, Nunão.

Aguardo.

Grande abraço