Finalmente o Saab Gripen E
A Saab divulgou as primeiras fotos em alta resolução do caça Gripen E, apresentado hoje na Suécia.
Observar que as diferenças externas mais visíveis entre o Gripen E e o Gripen C são o pequeno domo do sensor IRST no nariz e o trem de pouso frontal com apenas uma roda.
Clique nas imagens para ampliar.
Gripen E vai ser um caça espetacular
LINDÃO 😉
É, o bicho é o bicho! Lindaço.
isso que é avião. a FAB está de parabens.
No Pod interno sob a asa, são SDBs? 2 ou 4 por suporte? Teve uma foto que ficou parecendo que eram 4!!!
Fotos do painel ?????
Vi a última foto agora. Parecem ser 4 mesmo…
O melhor avião de toda a história da FAB, não digo isto por ser novo, moderno e atual, digo isso considerando o F5, M3 e M2000, como se fossem em suas épocas, o melhor que podíamos ascender.
tá pronto pra guerra! com todo os dentes.
sds
GC
Lucas Lima 18 de maio de 2016 at 12:06 e Flick 18 de maio de 2016 at 12:07
Concordo que é bonito. Mas isso não é novidade, ele é esteticamente idêntico ao Gripen A.
Maria do Carmo Lacoste 18 de maio de 2016 at 12:13
Só vou poder concordar com seu comentário depois que o Gripen estiver operacional na FAB. Até lá, muita coisa ruim pode acontecer.
Inclinaram o suporte do casulo designador para fora, aparentemente. Assim não interfere com o que estiver instalado na estação ventral direita.
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Algumas protuberâncias novas, provavelmente sensores de detecção de lançamento de mísseis.
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Os lançadores das pontas das asas gordinhos. Aquilo é para que mesmo? Transmissores de guerra eletrônica, lançadores de chaff/flare ou despistadores rebocados?
Congratulations!!!
agora tempos compra total 150 caças muito lindo mesmo
Comprar a FAB comprou, agora quero ver manter operando com essa crise… Pelo menos 5% do PIB deveriam ir para as FA.
Mais notícias: http://www.defensenews.com/story/defense/air-space/2016/05/18/gripen-e-debuts-saab-reports-continued-interest-c-variants/84537568/
Lindão o Gripen, quando voa?
Bom! agora só aguardar.
O único lançador para a bomba guiada planadora SDB é o lançador quádruplo.
Certamente uma das mais avançadas aeronave de combate de sua geração! Parabéns a SAAB pela concretização do projeto e para a FAB pela escolha, mais que acertada, no programa FX!
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No aguardo de imagens da cabine e especificações de sensores e eletrônica!
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Saudações!
Não sei expressar-me! Nas fotos parece estar faltando algo não consigo pensar o que.Mas que “ta” faltando à “tá”!
Talvez sejas Eu!
We fly.
Imagino o minimo seis esquadrões com 20 Gripen NG ficariamos bem na foto.
É digo! Bem bem bem bem beeemm, não, é óbvio, mas que seria muito melhor hoje, isso não ha duvida.
Nunca tinha notado que o Gripen tem bequilha (triquilha, como gosta o Clésio) com duas rodas.
Lindo mesmo! Espero que a FAB reveja o padrão de camuflagem até chegar o nosso primeiro.
Belas fotos !!! Vamos aguardar os nossos !! Show do pequeno Gigante.
Para uma Aeronave que partiu de um projeto que já existe, demorou muito para ficar pronto esse UpGrade.
E não tiraram o dente da asa, coisa velha que reflete pacas radar.
Interessante a 4ª foto dá a impressão de que o “Litening” está levemente inclinado, mas a 5ª foto desfaz essa impressão.
Muito lindo este F-16 Sueco. Será que iremos conseguir operar com outros armamentos além do canhão 27mm e míssil piranha?
Clésio,
Até onde eu sei os casulos nas pontas das asas são para o sistema RWR.
Falava-se de um sistema de jammer de auto-proteção baseado na tecnologia de nitreto de gálio, mas não sei se existe no “E”.
Para um caça que irá operar o jammer descartável BriteCloud não faz muito sentido ter um gerador interno de interferência.
O Nunão podia comprovar se existe esse sistema de ECM baseado na tecnologia de nitreto de gálio e se o radar é mesmo aquele que se posiciona de modo a aumentar em 100ª o ângulo de varredura.
Repararam na inclinação do assento ejetor? Estilo F-16.
Eles podiam ter colocado algum armamento brasileiro. Têm armamento europeu (Meteor), alemão (Iris-T) e americano (SDB).
E a tomada de ar na base da deriva? Imagino que seja para o motor. Esse motor demanda mais “mass flow” que o 404 do Gripen C. Assim como ocorreu em outros projetos de células semelhantes (vide Mirage III x Kfir) com motores que aceleram mais ar foi necessário buscar alterativas.
“Guilherme Poggio em 18/05/2016 às 13:10
E a tomada de ar na base da deriva? Imagino que seja para o motor.”
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Poggio, boa noite.
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Na verdade, trata-se da tomada de ar para o sistema de resfriamento de equipamentos eletrônicos instalados na base da deriva. Mencionei isso em outra matéria, mas ela só foi publicada depois deste teu comentário. E no dia seguinte tive a oportunidade de falar do assunto com engenheiro brasileiro que está trabalhando justamente no sistema ambiental / resfriamento, o que inclui não só a cabine quanto essa área. Será um dos temas de matéria próxima.
Bosco,
vc saberia dizer se os Gripen E são oferecidos a outros países com a tela adotada pela FAB ??
Estou ansioso com uma foto do painel…:)
Interessante que fizeram uma composição pouco comum. Um pod de designação de alvos com bombas planadoras guiadas por GPS.
Claro que o pod pode extrair coordenadas geográficas de alvos de oportunidade para designar alvos para as bombas SDBs, mas o mais comum é que essas bombas sejam utilizadas em alvos pré-programados, mesmo porque o alcance das SDBs, em torno de 100 km, não permite que o casulo seja utilizado.
Mas claro, essa não é uma configuração de combate mas tão somente uma apresentação da aeronave.
Wolf,
Não sei não meu amigo.
Bosco 18 de maio de 2016 at 13:09
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Achei estranho foi não promoverem o RBS 15 MK3, que é da casa.
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Guilherme Poggio 18 de maio de 2016 at 13:10
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Tomada de ar muito parecida com a do Typhoon.
Pena que nunca o veremos “carregado” assim aqui no Brasil.
Há também uma pequena diferença no formato da antena do MAWS (raiz do bordo de ataque do canard) comparando o avião de hoje com a maquete.
Parece que a bandeira do Uruguai não era a única bandeira diferente, pendurada pelo hangar:
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“If the flags adorning the Gripen E hangar were anything to go by, Mexico, Chile, Uruguay, Peru and Canada are also possible targets for Saab.”
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E o mais recente negócio encaminhado, é com a Eslováquia:
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“Speaking to reporters ahead of the rollout, Jerker Ahiqvist, the head of the Gripen program, said a deal with Slovakia for eight of the single-seat C variant of the Gripen was the nearest to being closed.”
Alex Faulhaber 18 de maio de 2016 at 13:21 Provavelmente não o verá em nenhuma lugar do mundo carregado assim, primeiro que são carregados para missões específicas, ou seja, se for ar-ar, a combinação poder ser dois Meteor e dois IRIS-T ou dois Piranha, o resto é tanque de combustível, isso é apenas uma demonstração. O enorme Rafale quando vai atacar o EI no Iraque decola com apenas duas bombas, o resto é tanque de combustível. O mesmo vale para uma missão de reconhecimento, será um casulo para essa função e dois IRIS-T para auto proteção, o resto é combustível.… Read more »
Para as rafaletes que questionavam se o F-414 iria funcionar nele, porque a entrada de ar era pequena, dá pra ver visivelmemnte que ela é significativamente maior.
E o que é aquela antena na frente do Canard?
Magnífico. E pensar que a FAB vai ter esta versão hein????
Bom, vamos ver voando como será, e espero que alguém com um mínimo de lucidez dentro da FAB acabe como esta história de Gripen F e mantenha apenas os E.
G abraço
Obrigado Poggio, eu estava tentando entender o que era aquela coisa na base do Canard. Pode ser impressão minha devido à pintura, mas o nariz é um pouco mais longo?
Foto 6, o que é aquele “rasgo” na lateral? No mais, um Gripen C repaginado. Demorou muito para retrofita-lo.
O belo, pequeno e mortífero está entre nós, afinal! Que seja bem vindo e que não demore a equipar a nossa Força! Torço para que a FAB consiga adquirir mais uns dois lotes de 36 aeronaves cada. Sim, porque esperança é a última que morre (ainda que a minha já esteja na UTI). E que, por fim, cesse o mimimi do “caça de papel”. Habemus Gripen E! Sds. Dúvida: O IRST que aparece nas fotos acompanha o esquema de cores do radome/bico do “Gripão”, isto se manterá ou só o foi apresentado assim por questões estéticas e de ocasião? Pergunto… Read more »
Sugiro informações sobre as novas dimensões do Grifo E, visto a Saab afirmar que ele seria ligeiramente maior.
O único acerto consciente no campo estratégico, deste governo que saiu. O anterior fez média com o Rafale. Tal como o AMX vai agregar muito para nossa força aérea e nosso desenvolvimento tecnológico. Parabéns ao nosso país. Quanto ao armamento e operacionalidade dos mesmos ficarei atento aos comentários do Bosco, que entende mais da matéria.
Legal, data histórica e para ser comemorada.
Visualmente sem surpresas. Mudanças minimas e quase imperceptíveis em relação ao mock-up, por exemplo no trem de pouso dianteiro só tem uma haste de sustentação de um lado da roda, no mock-up eram duas.
Bom, mas e agora quando voa? E o segundo protótipo já tem alguma previsão?
Agora nós precisamos falar com o pessoal do MBL e Vem Pra Rua irem pra paulista protestar e pedir para a FAB esquecer aquele seu padrão de camuflagem tipo camisa do parmera com partes afetadas por Q Boa e pintar o Gripen com um padrão de camu mais decente.
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Marco Antonio Capoeira 18 de maio de 2016 at 13:39
É por onde os projéteis do canhão passam quando disparados, a boca do canhão está logo atrás, e aquela parte mais “Bojuda” na sequência é o corpo do canhão de 27 mm.
Poggio, as tomadas de ar do “E” não são maiores que as do C desde o biposto de demonstração 39-7 (vulgo NG)? A tomada de ar na base da deriva está atrás do fan do motor, então deve ser para refrigeração do motor ou outro componente que agora trabalha mais quente. . Bosco, triquilha é o nome que todo mundo na aviação civil usa por estas bandas. Bequilha sempre foi usada em aeronaves com trem de pouso convencional (terceira roda atrás). Aprendi isso com o saudoso Fernando de Almeida. Só a FAB usa uma confusa designação “trem de pouso frontal”… Read more »