Seminário da Saab sobre sensores, com transmissão na madrugada de quinta-feira
A Saab divulgou nota informando que realizará na quinta-feira,12 de maio, um seminário sobre tecnologias para sensores. O evento tem previsão de transmissão ao vivo pelo link http://saab-seminar.creo.se/160512, e será realizado em Estocolmo entre 8h30 e 9h30, no horário da Suécia, que corresponde ao período entre 4h30 e 5h30 no horário de Brasília. Será possível enviar perguntas pelo link informado, e para a participação online não é necessário credenciamento.
Segundo a nota divulgada, o seminário fornecerá uma atualização sobre as tecnologias dos sensores da Saab, o portfólio de produtos e a perspectiva da empresa sobre o mercado global, tendo em vista o lançamento do novo Sistema Aéreo de Alerta Antecipado e Controle (AEW&C) GlobalEye, em fevereiro deste ano. O novo sistema, conforme informações da Saab, “abre novos caminhos com a combinação simultânea de vigilância aérea, no mar e em terra, com o novo radar Erieye ER em uma nova plataforma, que oferece alcance estendido e desempenho aprimorado”.
O seminário será falado em inglês, com apresentação de Micael Johansson. Para quem não estiver disposto a madrugar e preferir assistir mais tarde, tanto o webcast quanto as apresentações deverão ser publicadas no site da Saab.
IMAGENS (em caráter meramente ilustrativo): Saab – as informações foram divulgadas pela empresa via MSLGROUP Publicis Consultants.
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Alguma informação sobre aquisição de helis de ataque para o exército?????
OFF TOPIC…, mas nem tanto!!! . USAF planeja a troca da plataforma do sistema de EW “Compass Call”: “The US Air Force has requested permission from Congress to shift advanced electronic attack hardware from its EC-130H Compass Call aircraft onto Gulfstream G550 conformal airborne early warning airframes.” . “The air force surprised the military’s electronic warfare community when in February 2015 it proposed junking half of its 14 Compass Call aircraft, belonging to the 55th Electronic Combat Group and Davis-Monthan AFB in Arizona, without a suitable replacement in mind. That cost-cutting measure was part of the service’s FY2015 budget request,… Read more »
Parece que as sugestões do Erieye Users Meeting Group, em 2008, foram implementadas. Gostaria de saber como ficou esse “extended range”.
Apesar de muita gente torcer o nariz para os P-3, eles são plataformas muito confiáveis. Após a troca de asas eles tem mais trinta anos de vida operacional. São, comparados com outras plataformas, muito baratos, autonomia para 15 horas de voo, enorme espaço interno e grande capacidade de carga. Pergunta: por que não comprarmos uma dúzia deles e equipa-los para alarme antecipado? Baratos, confiáveis, grande autonomia, grande espaço interno, grande capacidade de carga.
“Pergunta: por que não comprarmos uma dúzia deles e equipa-los para alarme antecipado? Baratos, confiáveis, grande autonomia, grande espaço interno, grande capacidade de carga.”
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É só tirar o o lobby da Embraer do caminho, o que convenhamos não é tarefa das mais fáceis. Existe um único P-3 AEW ou AWACS, está a serviço da Homeland Security creio eu.
Ádson, ai é uma outra aeronave. A implicações estruturais e aerodinâmicas são outras, as modificações seriam extensas para uma plataforma tão antiga. Mais 30 anos simplesmente trocando as asas? Esse avião vai ficar voando eternamente? Isso é infinito? Nenhuma outra parte da estrutura sofre irremediavelmente com a corrosão e fadiga? Calma ai…
“Mais 30 anos simplesmente trocando as asas?” . Calma ai, nada!!!! . Em termos de P-3 não é que vc não saiba, somente que prefere fazer proselitismo em relação a uma aeronave da Embraer, que sequer existe. E que a FAB teria obrigatoriamente que custear as modificações necessárias, p/ a Embraer, ao contrário do que fazem SAAB, Boeing e IAI. A própria Lockheed-Martin voltou a fabricar asas e se necessário a cauda desta aeronave, tanto p/ a US Navy como p/ clientes internacionais. Até pq são as áreas mais afetadas pela fadiga devido ao perfil de voo, derivado da missão… Read more »
Delmo, o problema do P-3 é esse mesmo. Todo mundo diz “é muito antigo”, ou “é muto ultrapassado”. Tá, mas me diga outra aeronave que é usada para fazer pesquisas em furacão, me diga outra aeronave com o mesmo porte que tem autonomia para 15 horas, me diga outra aeronave disponível tão barata, me diga outra tão confiavel. Os P-3 da FAB foram modernizados, dê uma olhada neles, fizeram uma revisão estrutural neles na época,faltou a troca das asas, não sei por que nã trocaram na época. Os P-3 FAB são modela A, normalmente os que necessitam da troca da… Read more »
P-3 é bom enquanto vários estiverem voando com a USN ou com o Japão. Depois disso vai faltar peça no mercado ou o preço vai para a estratosfera.
A,esqueci, a FAB trocara as asas dos seus 9 P-3 e pretende usar como parâmetro mínimo 20 anos de vida a mais, veja bem mínimo.
cauda*
achei, https://www.youtube.com/watch?v=QzkgteoCfGA
Este exemplifica ainda melhor: https://www.youtube.com/watch?v=qX1xZlO0zgM
A FAB ainda não decidiu se trocará as asas dos P-3AM. Há que se verificar se os custos operacionais do P-3AM são mais baixos que os do E-190. O E-190 poderá ter sua autonomia aumentada com a instalação de tanques de combustível nos porões.
Quanto à melhor aeronave para a missão, seria bom perguntar para as tripulações operacionais em Controle e Alarme em Võo. (CAV).
Exato. Nem o KC-390 deve ser modificado para a versão AWACS, como querem alguns. Devido à escala reduzida, o custo operacional será elevado. Insisto numa plataforma comercial, no caso o E190.
“Depois disso vai faltar peça no mercado ou o preço vai para a estratosfera.”
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Vale p/ A-4 Skyhawk, a restauração by Embraer cobre somente do cockpit ao nariz da aeronave; C-1 Trader e S-2 Tracker???? Se não , deveria.
OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!!
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Acho que a ideia da USAF, de substituir a plataforma do “Compass Call”, acaba de parar no ventilador….
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“Boeing Defense has called for an open competition to replace the EC-130H Compass Call electronic attack turboprop, saying the requirement for a business jet airframe to re-host that equipment should not automatically go to Gulfstream, which will supply its G550 conformal airborne early warning type to create the EC-37B.”
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(https://www.flightglobal.com/news/articles/analysis-boeing-calls-out-usafs-sole-source-ec-37b-425331/)
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PS: Quem dera as coisas fossem assim, no Brasil.
“O E-190 poderá ter sua autonomia aumentada com a instalação de tanques de combustível nos porões.”
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Não existe versão MPA, ASW e ASuW do ERJ-190. Quem garante que os custos de desenvolvimento dessas versões, ficariam abaixo do possível orçamento p/ a troca das asas de nossos P-3???? A Embraer???? Me engana que eu gosto.
Há muito preconceito a respeito P-3. Apesar da idade não existe uma plataforma como ele no mundo, por enquanto. Pode ser aproveitado pra vários usos. Enquanto há unidades a disposição, teríamos que comprar. Uma plataforma confiável e barata.
O que tem a ver a troca das asas do P-3AM com a instalação de tanques dos porões do E-190? O P-3AM, com asa nova ou não, continuará sendo uma aeronave de Patrulha Marítima, pelo menos na FAB.
Estão querendo investigar a comprar dos grispen. estou vendo dedo de americano querendo melar um excelente negocio e empurar a bomba f-18 explico sem tranferencia de tecnologia sem abrir o hardware do aparelho e com ingerencia dos americanos e uma bomba mesmo.O quanto que os americanos para nos atrasar lembra do vls Brasileiro e muito suspeito e a energia nuclear que querem que o Brasil pare, o submarino nuclear será que não vão tentar barrar. Essa investigação pelo preço que saiu ,foi o mais baratodos três
Rinaldo Nery,
Leia os comentários e discussões anteriores que vc entendera, mas já para te adiantar e te ajudar veja: https://www.youtube.com/watch?v=qX1xZlO0zgM