Vídeo: aviões Super Tucano do Afeganistão em exercício de tiro
Vídeo publicado em 5 de maio no canal da AirSource Military no Youtube mostra aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea do Afeganistão realizando exercícios de tiro, podendo-se ver disparos de foguetes de 70mm e de metralhadoras .50.
As cargas externas dos aviões mostrados incluem dois tanques subalares, dois lançadores de foguetes nas estações externas das asas e, na estação central (fuselagem) pode-se ver tanto uma única bomba quanto um lançador de foguetes e bombas de exercício, dependendo da aeronave enquadrada em cada trecho do vídeo.
COLABOROU: Maurício R.
COLABOROU: Maurício R. Ah saquei, vai ____________ este tal de “Mauricio R” faz parte da panela _________ deste site de _____________, por isso ele pinta e borda e nada acontece.. ofende a todo mundo e não acontece nada.. vão pro _________. . COMENTÁRIO EDITADO. NOTA DOS EDITORES: O REFERIDO COMENTARISTA FEZ COMENTÁRIO EM OUTRA MATÉRIA COM LINK PARA O VÍDEO, E POR ISSO SUA COLABORAÇÃO FOI MENCIONADA, COMO FAZEMOS PARA ATESTAR A COLABORAÇÃO DE DIVERSOS OUTROS COMENTARISTAS EM CENTENAS DE OCASIÕES. _ NÃO HÁ “PANELA” NO SITE, HÁ TRÊS EDITORES E CENTENAS DE COMENTARISTAS, QUE SÃO TRATADOS IGUALMENTE. _ JÁ… Read more »
No site que eu vi os gringos estavam achando a carga de armamento um tanto magra para a missão de contrainsurgência. O que vocês acham?
Sensacional esse avião! será quando que vão liberar os vídeos de combate real? E será que a EMBRAER planeja uma nova versão para o ST ou quando a linha deste se encerrar a empresa vai deixar de investir neste segmento? optando até por entrar no mercado de caças a jato. Por mim a EMBRAER deveria sempre encontrar melhorias e ir lançando novas versões desta aeronave.
Não é verdade que os comentaristas sejam tratados igualmente,já fui censurado – e meus comentários sem aparecer – por discordar do editores do site fazerem politica ideológica aqui, um local técnico e por criticar isso sem o uso de qualquer palavra de baixo calão, que não é meu nivel. Enquanto isso, vários comentaristas de ideologia d eexrema-direita falam o que querem aqui, repetidamente, e no máximo tem seus comentários editados, como o acima. São avisados 200 vezes que se continuarem serão bloqueados e fica tudo por isso mesmo, repetem e continuam apenas os avisos. Tem algo errado nesta explicação acima.… Read more »
A força aérea poderia incluir esta blindagem lateral em nossos ST, ou seria muito complicado?
O Tucanaço marcando ponto. Sonhando com Gripen alçando voos! Embraer e Boeing promovendo o Gripen, é possivel?
Lembrando que o voo do protótipo do Gripen é dia 18/05/16 Desejo que os editores vá para fazer cobertura pra nós kkk
http://www.aereo.jor.br/2016/02/18/prototipo-do-gripen-e-sera-apresentado-em-18-de-maio-pela-saab/
Não tem complicação nenhuma, Rogério. Até onde sei, é só arcar com o custo de comprar e o trabalho relativamente simples de instalar. Se não me engano, foi desenvolvida no DCTA por um colega de turma do Rinaldo Nery – lembro das notícias da época. . Mas só vejo sentido em usá-la conforme a missão necessitar, pois voar com peso extra à toa não faz sentido. Por exemplo, para as missões do Esquadrão Joker em Natal (treinamento de pilotos de caça) ela não é necessária, e para a maior parte dos voos executados pelos esquadrões Flecha, Grifo e Escorpião em… Read more »
A USAF colocou a Blindagem extra por proteção dos pilotos,seria bom aqui na FAB.
Contei cinco ST no solo e mais os três em voo.
A FAB adquiriu. Só não instalou. Como falou o Nunao, foi desenvolvida pelo 01 da minha turma, Ten Cel R1 Diniz, engenheiro formado pelo ITA. É uma blindagem de cerâmica.
Achei o lançamento de foguetes meio alto. Se o americano ensinou assim, devem saber o que estão fazendo.
caracas a forca aerea do afeganistao renasceu das cinzas gostaria de ver um canal no youtube de cenas aereas em tempo real quero ver o pau cume bebendo coca cola e comendo pipocas kkkk o fim da Guerra esta proximo gente eles vao comecar a matar mais do que a fome kkkk
Calma Shambr, não é tão fácil quanto parece, veja a Síria e o Iraque.
.
Pessoal, quem fornece os foguetes e os lançadores? Qual é a procedência?
“Embraer e Boeing promovendo o Gripen, é possivel?”
.
Boeing e Saab tem uma parceria no programa TX, o novo treinador avançado da USAF. A Embraer nem parte disto é.
Pessoal do Blog, poderiam me informar quando será lançada a próxima revista Forças de Defesa? Acho as matérias espetaculares. Tenho todas!!!
Um grande abraço!!!
Precisaria de uns A-29 aqui em SP ou MI-35 para combater os assaltantes de carro forte/ caixa eletronico que andam com 7,62 e .30. Isso ja passou da espera da segurança publica (policia), pois os policiais sempre estão com armamento menor e carros sem blindagem. Desculpem o desabafo nesse topico, mas estamos inseguros.
Sou leigo no assunto, mas me parece que os gringos (comentaristas do youtube que provavelmente não sabem muito tambem) não aprovam muito essa aeronave. Me chama atenção que nos vídeos, alguns chamam o A-29 de “Next Gen P-51”. Por que essa repulsa ao A-29?
Me chama atenção que nos vídeos, alguns chamam o A-29 de “Next Gen P-51”. Por que essa repulsa ao A-29?
A concorrente do A-29 (que é norte-americana) fez muita propaganda de baixo nível durante a concorrência para jogar o produto da SN/Embraer no fundo do poço. Não deu certo. Venceu a melhor aeronave.
Rinaldo Nery 6 de maio de 2016 at 16:29
Achei o lançamento de foguetes meio alto. Se o americano ensinou assim, devem saber o que estão fazendo.
————————–
Caro, Rinaldo, os Talibãs não são traficantes cariocas… Eles tem Iglas, RPGs em abundância, e PKs “a dar com o pau”.
Quanto maior a altitude, maiores serão as chances do piloto e a aeronave voltarem sãos e salvos.
Abç!
Super Tucano carrega uma carga bélica ridícula, o velho P-47 Thunderbolt da 2ª Guerra fazia melhor, moral da historia a Embraer conseguiu montar (já que fabricar ela não fabrica nada, só a lataria do avião), um avião pior mais de 70 anos depois. Um Bronco reforçado seria muito mais indicado para ser empregado em ações COIN e afins.
Tá ai um POD que seria interessante: https://www.dillonaero.com/docs/DADS0043_-_11x17_-_DGP1000_-_GUN_POD_-_05-01-12.pdf
Como uma M 134 de cal. 7.62mm faria sentido se a 12.7mm já é quase de enfeite ??! Nao tem função alguma no ataque ao solo, somente na interceptaçao de aeronaves de baixo desempenho. Uma “ponto 50” pode ser muito forte em termos de infantaria, no chão, mas do alto, a grandes distancias a energia do projétil é perdida em grande parte. Agora imagina uma 7.62…
“Um Bronco reforçado seria muito mais indicado para ser empregado em ações COIN e afins.”
.
A US Navy passou uns maus bocados tempos atrás, qndo teve que arrumar uns Broncos (somente 2 na verdade), p/ um exercício, foi vexatório.
Mas ao invés do “Bronco”, deveriam ressuscitar o Douglas A-1 “Skyraider”, esse sim uma aeronave COIN de respeito.
Joseano a USAF, a FAB, a FAC e inúmeras forças aéreas ao redor do mundo discordam de você
Ter 6.000 tiros de 7,62, faria sentido pra mim a distância…
.
https://www.youtube.com/watch?v=zB_3WXu2xys
O que faz um avião ser COIN de respeito? Desempenho? Armamento?
Quanto à questão política, dizem que ja ha muitos blogs por aí afora defendendo o comunismo.
Ser contra comunismo não é ser político. Mas defender a nação.
Ou criticar o estado islâmico também seria errado nos EUA pela mesma razão?
Joseano, você poderia vender essa sua descoberta para os bocado de ministérios da defesa!!! . A Embraer FABRICA o avião, não quer dizer que seja sozinha! Depois vai querer que ela faça a extração e refino do petróleo para abastecer o avião para entrega! A Airbus faz o que? . O ST montado nos EUA recebe os componentes principais da sua estrutura vindos do Brasil para montagem lá. Existe uma lei por aquelas bandas que eles só compram de empresa deles, por isso que a Airbus, Saab e todas as outras precisam procurar um parceiro local para apresentar formalmente a… Read more »
os lendarios skyraiders que na Guerra do Vietnam passou muito pavor e ate abateram jatos migs norte koreanos voando em baixa altitudes agora comparar o tucanaum com cacas da SGM e Vietnam e meio retro os super tucanos sao uma maravilha de technologia para a sua categoria os p51s naum tinham guia gps nem mira laser ou visao termica e noturna nem radars os p51s naum tinham absolutamente nada o tucanaum atira misseis sidewinder os p 51s faziam isso?por favor naum baixem o pau no super tucano ele e uma das poucas coisas que orgulha brasileiros
Ele não vai carregar 6000 projeteis, isso eh a cadencia máxima. Jamais vai dispor de tempo em um lance para disparar tudo isso ao chão. Alem do efeito ser mínimo
.
Space jokey,
.
Releia as informações do pdf. Cada POD comporta 3000 tiros, sendo efetivo a uma distância de 1200 metros em um mergulho sugerido de 15 graus.
.
O Super Tucano precisaria de um minuto para esvaziar este POD, devido a cadência de 3000 tiros por minuto. E sim, em um único mergulho, a tal distância, não se teria tempo o suficiente de usar todas as munições.
O A-29 é um vetor de terceiro mundo criado por e para o terceiro mundo, não importando onde ele seja montado o importante é que este vetor leve fogo aos insurrentos que atentam contra os direitos humanos básicos trazendo o flagelo às populações desassistidas dos Estados mais fracos, contestando a Ordem Mundial, assim sendo o que realmente importa é que esse vetor cumpra o seu papel, tanto melhor se gerar receita para a FAB e para Embraer é claro.
O ideal mesmo seria utilizar 800 B-52 armados com MOAB para bombardeiro em tapete.
Para quê ST?
Fresney:
O principal problema daí, do Rio e também aqui do RS, mesmo nas cidades de 70.000 hab. não é a quantidade de policiais ou o equipamento mais fraco e defasado destes, mas sim as leis porcas, feitas por pessoas que eram, quando deputados, ou comprometidas com o crime, ou mal intencionadas, com agenda de longo prazo para o aumento da bandidagem por questões ideológicas, ou por pessoas muito bondosas que acreditaram realmente que estavam fazendo o bem ao criarem leis brandas e penas fracas. Com a CF de 88 a coisa só descambou.
O que acho interessante nesta blindagem lateral é que ela deixa o copiloto totalmente exposto. Eu faria melhor, deem-me uma lápis e papel e uma chave de fenda, eu vou lá projetar uma melhor.
Vai lá então… sabichão!!! Mas antes olhe direito para as fotos, ok?
O nível dos comentários está baixando.
A participação de gente sem nenhuma leitura prévia e sem “simancol”, que não se envergonha de dar opinião com base apenas no “eu acho”, está poluindo a conversa e dificultando seu aprofundamento.
Pessoal, antes de dar opinião vamos ler e tentar aprender alguma coisa. Só assim a discussão evolui e beneficia a todos.
Nunca entendi como um avião COIN consegue atirar com canhões. Como acertam o chão? O avião vem em descida? Os canhões ficam inclinados? Soltar bombas, foguetes, mísseis ainda vai. Pois caem no chão. Bombas acredito que deve haver uma altura e distância certa para caírem sobre o alvo. No caso de foguetes não sei como fazem para acertar… Mísseis acredito que há um sistema de busca e travamento. Quando está “olhando” para o alvo, avisa e é só disparar. Quanto aos canhões não há risco de acertarem as hélices? Se bem que já vi vídeo da segunda guerra. Quando começaram… Read more »
Fonseca, boa tarde. . No ataque a alvos em solo com metralhadoras e/ou canhões, o avião está em descida, o chamado voo picado. . O ângulo dessa descida vai depender das condições do alvo, de seu tamanho, se é um alvo fixo, móvel, tropas no solo, também depende das defesas ao redor etc, podendo se fazer os disparos em ângulos mais rasos ou mais pronunciados, disparos mais longos ou mais curtos, dependendo da situação. . Quanto aos disparos por dentro do arco da hélice, o mecanismo de interrupção dos disparos entre as passagens das pás à frente das metralhadoras foi… Read more »
Fonseca, tem que ministrar um curso de Sistemas D’Armas pra você. O tiro com canhões, ou Tiro Terrestre (TT), é realizado em ângulo, de 10° a 15° de mergulho, normalmente, dependendo do calibre. Cada calibre tem uma distância de tiro. No caso da .50 do A-29, em torno de 1000 ft (300 m). Quanto mais ângulo mais concentrado o tiro. Evita o chamado “tiro corrido”. Os canhões do A-29 estão montados um em cada asa, e com uma convergência à frente da aeronave de 300 m. Não tem essa de atirar “dentro da hélice. ” Não é o Me-109. O… Read more »
Um colega, sabiamente, alertou para o volume de comentários que não agregam nada, e ainda por cima, desestimula os que conhecem a continuarem a fazer seus posts…
Peço, encarecidamente, meu nobre colega, senão tem nada útil para postar no fórum, pense bem, e antes de escrever, vá até a geladeira, abra uma cerveja, e esquece esse negócio de querer opinar sobre algo que você não conhece absolutamente nada…
Os leigos, com algum senso de ridículo, assim como eu, agradecem..
Abraço
Pra quem foi esse recado, Wilton?
Caro Cel Nery, certamente não é para o senhor.. Confesso que sou apenas um Eng de sistemas, ex Praça do 2oGAAAe, entusiasta da viação militar que acompanho o site e tenho aprendido muito aqui… Opino apenas sobre aquilo que conheço com propriedade, mas já aprendi a discernir sobre o que dúvida ou ponto de vista discordante, daquilo que é pura fantasia ou crítica sem fundamento… A humildade de querer aprender a ouvir, ou ler, é algo tenho exercitado … Meu comentário não tem um “alvo” específico, mas sim, um tipo de conduta, esta mais uma questão de princípio que forma…… Read more »
Ah, sim. Desculpe. Concordo plenamente. Na matéria “Nuvens negras sobre a FAB” despejaram toneladas de m… (desculpe, mas é isso mesmo), que procurei não contestar pra não perder a razão ou parecer arrogante. Mas que é difícil de engolir, isso é. Mas várias flores se sobressaíram num pântano de bobagens.
Confesso que as vezes leio duas linhas, as vezes duas palavras, e vou ao próximo post… rss
Por outro lado, há sim informação de qualidade, com uma grafia adequada, que trás uma rica contribuição a grande maioria aqui..
Isso não quer dizer que respeito e valorizo só aquilo que vem de encontro ao que penso, há posts na contra mão do penso, mas respeito muito, não pelo teor ou forma, mas pelo princípio…
Bernardini, não quero me tornar cansativo, mas o 7,62 não é para avião, é calibre de infantaria. Esses 1200m de alcance efetivo os caras tÃo te enganando, é no maximo 800, e isso contra alvos que nao estao barricados (soldados). Contra viaturas não fará cócegas. Pergunte-se pq a EMB não o adotou entao.
.
Na 2a Guerra já havia tendencia de substituir metralhadoras .50 por canhoes de 20 ou 30mm.
Fonseca, O Nunão e o Rinaldo descreveram como funciona o tiro de metralhadora e o lançamento de foguetes mas eu vou falar do míssil. rsrsr Você descreveu como funciona o míssil Maverick (A,B,D,F,G,K). Esse míssil utiliza seu próprio seeker para detectar e trancar no alvo não sendo necessário um sistema de detecção de alvos (pod de detecção e designação de alvos, sistema EO integrado, etc.). O piloto vê o que o míssil vê, que é projetado na tela. O piloto com ajuda de um mini joystick no manche, operado pelo polegar, seleciona o alvo utilizando uma cruz que é colocada… Read more »
Quem diria hem Cel Neri, o senhor com dois filhos na aviação, uma carroceiro e outro COIN.
G abraço
Bueno 6 de maio de 2016 at 15:37
O Tucanaço marcando ponto. Sonhando com Gripen alçando voos! Embraer e Boeing promovendo o Gripen, é possivel?
_______________________
O nosso Tucanaço arrebentando a boca do balão, um avião respeitado por seus operadores e pilotos.
___________
Sobre o Gripen, SAAB, Embraer e Boeing? sim é possível, sim. Tudo vai depender do consórcio SAAB/Boeing sejam declarados vencedores deste processo, é provável que a Embraer seja envolvida nesta venda, acredito que essa estrutura de Gavião Peixoto vai complementar a existente na Suécia.
EduardoSP 8 de maio de 2016 at 13:34 O nível dos comentários está baixando. A participação de gente sem nenhuma leitura prévia e sem “simancol”, que não se envergonha de dar opinião com base apenas no “eu acho”, está poluindo a conversa e dificultando seu aprofundamento. ______________ Meu amigo, certos tipos de comentários não são feitos por leigos ou desentendidos, na verdade, são pessoas (ou um só, talvez) que agem dessa forma de maneira deliberada, preste atenção que a linha de “argumentação” parte sempre do mesmo princípio lapidar: “Ahhh… a Embraer não fabrica aviões, só monta”…sempre é nessa linha, “não… Read more »
Ninguem comentou ainda, mas o segundo protótipo do KC 390 já voou semana passada.
Além de “fake”, é intolerante, não suporta a opinião alheia que discorde do que pensa, se é que pensa, pois mais parece “papagaio de pirata”, se é que vcs me entendem…
E ainda reclama dos outros!!! Cuide de si própria, que de mim cuido eu!!!
_
NOTA DOS EDITORES: MAURÍCIO R E MARIA DO CARMO LACOSTE, PAREM IMEDIATAMENTE COM ESSA BRIGA PESSOAL INÚTIL AO DEBATE. SE NÃO SE GOSTAM, IGNOREM-SE. AMBOS ESTÃO SUJEITOS A SUSPENSÃO SE PROSSEGUIREM NESSA LINHA.
Space Jokey,
Não tenho conhecimento prático sobre a efetividade ou não do calibre, mas, só para registrar, os projétil disparado por avião incorpora a velocidade deste, de forma que tem seu alcance majorado em relação a um disparo feito com o atirador parado. Até mesmo a força da gravidade acrescenta aceleração e, consequentemente, velocidade ao projétil disparado em um “mergulho”.
OFF TOPIC…, mas nem tanto!!! . Radares Vixen para os C-26 da frota de testes da US Navy: . “Key elements of the project are the installation of a Leonardo Airborne & Space Systems Vixen 500E active electronically scanned array radar on the aircraft, along with an enhanced intelligence, surveillance and reconnaissance adaptation.” . “….by the M7 subsidiary of Elbit Systems of America, which is type certificate holder for the C-26.” . (https://www.flightglobal.com/news/articles/vixen-radars-to-boost-us-navy-c-26-test-fleet-425111/) . PS: Não é o mesmo radar usado no upgrade dos “Bandeirulha”???? O mesmo upgrade que um forista teria comentado estar enfrentando dificuldades técnicas de integração do… Read more »