Super Tucano contra o Boko Haram?
Pelo menos este seria o desejo dos EUA para combater grupo terrorista que atua na Nigéria
WASHINGTON – A administração dos Estados Unidos busca aprovar a venda de até 12 aeronaves de ataque leve A-29 Super Tucano, da brasileira Embraer, para a Nigéria como auxílio no combate ao grupo extremista Boko Haram, disseram autoridades norte-americanas.
Uma linha de produção para o Super Tucano fica na Flórida, onde ele é fabricado com a empresa norte-americana Sierra Nevada Corp. As aeronaves que seriam vendidas à Nigéria vêm com “uma configuração armada bastante básica”, disse uma das autoridades dos EUA.
FONTE: Reuters, via DCI
O que seria uma “uma configuração armada bastante básica”? só as .50 com foguetes e bombas não guiadas?
Recentemente a Nigéria tentou adquirir alguns AH-1 Cobra usados para combater o Boko Haram mas Washington se negou alegando o histórico de violações dos direitos humanos daquele país. Isto fez com que os nigerianos comprassem o Mi-35 russo. Agora surpreendentemente mudam de ideia.
O Brasil não ira mais fabricar o super tucano? Esse papel, será apenas do USA?
Fabio P.
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Os diretos do projeto são da Embraer/FAB. A produção só se encerrará aqui caso não existam novas encomendas.
Na verdade é até bem clássico, não vendem o próprio equipamento, alegando um motivo qualquer, mas oferecem o de terceiros ao invés.
Na verdade é até bem clássico, não vendem o próprio equipamento, alegando um motivo qualquer, mas oferecem o de terceiros ao invés.
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A Embraer agradece.
Os US vendem a versão montada lá junto com SNC, porque assim podem usar os mecanismos de financiamento normal deles enquanto a Embraer continua a vender os montados aqui, com outras linhas de financiamento.
Será que a Embraer ficará assim tão contente, se e qndo receber os “agradecimentos” dos radicais islâmicos, ora alvos de seu produto????
Sei não…
Posso esta errado, mas a impressão que dá é que os EUA se tornaram o vendedor oficial do ST. Ao mesmo tempo que parece ser bom, também parece ser ruim, pois fica difícil sair um ST produzido no Brasil.
Mauricio R. 6 de maio de 2016 at 13:28
Mauricio, tem muito histórico de ataques terroristas à plantas industriais de conglomerados militares? Nunca vi notícia disso na grande mídia…
Gente pouco interessa quem vende!! . A Embraer vai ganhar do mesmo jeito. E tem mais uma, estas vendas se beneficiam do financiamento barato dos americanos. . Oque interessa é continuarem produzindo, aumentar o número de aeronaves entregues e que estão de fato mostrando seu valor em combate. Isto traz mais clientes. Sem o apoio americano estas aeronaves jamais seriam vendidas. Eles estão intermediando tudo! . Antes de questionarem porque é produzido lá, tem de lembrar que esta foi uma das exigencias para o Tucano participar da concorrência lá, exatamente oque a SAAB está fazendo aqui, ou seja, montar aqui… Read more »
os super tucanos estao vendendo feito agua uzamericanos adoram isso capitalistas atacadao e varejo o projeto do super tucano vai render para America em termos de vendas os boko haram naum foram eles que sequestraram um grupo de meninas de uma escolar e tentaram vender como escravas sexuais hehe e esse tipo de soldados que estao dando trabalho para vcs?eu acho ironico estao merecendo levar varios ataques fulminantes de super tucanos tinha que vender tambem para o Kenya que estao engasgados com a negada na Somalia os boko haram que ja mandaram pro saco centenas de soldados regolares do exercito… Read more »
zorann, não sei se o montado lá sai mais barato do que aqui (não sei mesmo), mas tem um outro ponto muito importante para as vendas futuras de qualquer das duas versões é que o selo oficial de aprovação da USAF que foi o comprador oficial dos aviões para o Afeganistão… Os americanos não compram armamentos fabricados em outros países se não forem pelo menos montados lá… pode ver que a Airbus ia montar uma fábrica para o KC se ganhasse, a BAE tem várias fábricas lá, etc… Como eles nunca compram dois ou três, mas nas dezenas ou centenas… Read more »
O ST, para seus fins, é muito eficiente. Mais barato e não é nenhuma ‘arma secreta’.
Se os nigerianos inventarem de pisar nos calos dos EUA, umas SAM’s de ombro que apareçam por lá a soldo dos gringos já resolve.
é aquela história: vc tem um jagunço mas não confia muito. Dá uma garrucha para ele. Já resolve o serviço e não te ameaça.
Ótimo para embraer. Ou a Apple monta aparelhos nos EUA?
1) O Tucano é um projeto da FAB, da época que a Embraer pertencia ao Governo e ao Brasil (hoje está nas mãos do capital estrangeiro) 2) Embora o lindo projeto seja 100% Brasileiro, usa quase 100% de componentes importados. Eles (USA) não estão nos envolvendo em nada. A Fábrica da Embraer fica na Flórida e dá empregos a Americanos. Aviões como o Super-Tucano os Gringos fazem de olho fechado. Se bobear o P51 Mustang era superior. Tudo isso graças ao FHC. Não foi investido em pesquisa e apenas se tomou vantagem dos preços das commodities. No Brasil os projetos… Read more »
Vejam que nem o motor Turbo-Prop do Super-Tucano
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Ocidental Sincero, enumere para nós quantos países desenvolvem e produzem motores como estes?
Que ótima noticia eim, o Super Tucano esta bombando nas forças aéreas com menos recursos, as vendas vão aumentar muito …
Se olhar pelo lado patriota, teremos um produto militar do Brasil ganhando mercado externo,
Porem se olharmos para os dividendos desta receita, não creio que o governo Brasileiro ganhe muito com isto
Não trocando alhos com bugalhos, e nem aviação por automobilística, mas falando de capitalismo globalização, se os sindicatos Europeus reivindicarem os empregos no Brasil estaremos ferr… um exemplo é a Italiana FIAT que tem uma mega montadora em Minas ,uma nova no Ceara, o Grupo FIAT fabricam o Guarani e em breve o VBMT -LR, gera milhares de emprego no Brasil, uai isto é o capitalismo é globalização. Normal, favorável.
Produzir no Brasil é 23% mais caro do que nos EUA, de acordo com estudo.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/08/1502977-produzir-no-brasil-e-23-mais-caro-do-que-nos-eua-de-acordo-com-estudo.shtml
http://exame.abril.com.br/economia/noticias/produzir-no-brasil-ficou-mais-caro-do-que-nos-eua
Lucas Lima, boa tarde.
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Não sei se os ganhos (financeiros, especificamente) podem ser considerados muitos ou poucos, mas o fato é que eles existem. A FAB, por exemplo, recebe royalties para os aviões Super Tucano exportados.
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http://www.aereo.jor.br/2014/12/09/embraer-comeca-a-pagar-royalties-do-super-tucano/
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Há também geração de receita em impostos com os empregos, materiais etc ligados ao programa, de forma direta e indireta, como qualquer atividade industrial, além dos benefícios à balança comercial com a exportação de produto considerado de alto valor agregado.
Tio Sam dando uma aula de marketing de venda, simples como tal, bom produto, custo aceitável, escala de produção e financiamento pelo FMS, enquanto isto em Banarnolãndia, o PT emprestava dinheiro a escória do mundo para que os mui amigos empreiteiros fizessem obras superfaturadas.
G abraço
Bueno; Só uma importante observação sobre sua postagem, se o colega me permite. Era 23% mais caro com o US$ cotado a R$ 2,26 na época da reportagem. Na cotação de hoje (R$ 3,54), ainda sairia mais caro? Se sim, em quanto*? Quero deixar claro que não vejo problema nenhum no fato do EUA fornecerem o ST para clientes estrangeiros, desde que a Embraer restitua os valores devidos na venda destas aeronaves aos cofres da FAB, a título de royalties. Mas creio que seria importante pontuar que talvez o percentual atualizado (e correto) não seja este que postou. Sds. *Também… Read more »
Discussões políticas e financeiras a parte, os EUA vendem porque o produto é bom. E como foi dito, a FAB continua recebendo os royalties…
Nunão, mas a FAB não vai receber royalties pelos ST exportados pelos EUA, não é mesmo! E também os EUA não são os grandes responsáveis pelas vendas dos STs porque são bons de marketing, e sim, os EUA estão vendendo porque tem muita influência em cima desses países; o ST por si só através da Embraer conseguiu ser vendido para inúmeras forças aéreas bem antes de se associar da Sierra Nevada. A única vantagem que estou vendo nas vendas dos STs produzidos nos EUA é a propaganda da Embraer, só isso. Porque se a linha de financiamento deles é bem… Read more »
“erikson em 06/05/2016 às 17:37
Nunão, mas a FAB não vai receber royalties pelos ST exportados pelos EUA, não é mesmo!”
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Não sei. Não conheço os pormenores dos contratos.
Já notaram que temos alguns companheiros que, parece, não estão gostando muito do sucesso do ” matador de terroristas” da Embraer? Coitadinho dos companheiros das Farc, do Taleban, do Boco haram!Ainda mais se, supremo crime, for A 29 via Tio Sam! Não, isso exige um “justiçamento” fã empresa Brasileira! Onde já se viu…
A fuselagem do Super Tucano é made in Brazil. . A Embraer manda em caixas para Florida, onde são montados os ST “made in USA”. . Tem vídeos, fotos, textos sobre isso, aqui no Aéreo. . Pessoal que fica fazendo dramalhão deveria pesquisar antes de falar que ele é todo fabricado nos EUA e que essas exportações não geram empregos no Brasil. . Apenas geram menos empregos – isso pressupondo que a Embraer conseguiria fazer essas vendas sem a ajuda do Tio Sam. Já conseguiu muitas, mas essas eu não sei se sairiam. Se não conseguisse, essas vendas geram/mantem mais… Read more »
Ocidental Sincero 6 de maio de 2016 at 15:18 1) O Tucano é um projeto da FAB, da época que a Embraer pertencia ao Governo e ao Brasil (hoje está nas mãos do capital estrangeiro) ++++++++ Quem é que te falou que a Embraer está nas mãos de capital estrangeiro? Os acionistas da EMBRAER são divididos em dois grupos. Acionistas Brasileiros e Acionistas Estrangeiros. Votos de estrangeiros no conselho de administração na Embraer são limitados a 40%. Consequentemente os votos de brasileiro são no minimo 60%. A Embraer está na mão de capital nacional essa é a verdade dos Fatos.… Read more »
O ST continua sendo e continuará sendo produzido tanto aqui como lá…
Os ST produzidos lá são os que são comprados via FMS para aqueles países onde os EUA acham interessante apoiar a guerra contra seus inimigos (terroristas, EI, etc).
No demais as vendas são via Embraer e produzidos por aqui.
Aliás, para todos os casos , os montados lá ou aqui…. toda a estrutura é feita aqui (fuselagem, asas, empenagem, canopy, etc) e enviadas para lá.
E mesmo para os produzidos lá, a FAB recebe royalties sim…
E tem gente que não sabe discutir um assunto sem atacar de maneira ríspida, vamos discutir de maneira inteligente expondo a opinião, mostrando o ponto de vista, é só isso, … não é porque A não concorda com B, que tem que sair pra agressão, … é tão simples ter educação, afinal, ter boas maneiras pra dialogar é uma premissa básica, não é nem entrar no mérito democrático … não é mesmo? Agora, se a Embraer julgou ser mais vantajosa pra ela produzir lá nos EUA, quem de nós vai contestar isso? Eu só expus meu pensamento, pois o que… Read more »
Eu não sabia Luiz Fernando que a FAB também recebe os royalties dos STs produzidos lá, se for mesmo, daí as coisas mudam de figura.
Não sei quanto ao Super tucano já que envolve uma terceira (Sierra Nevada), mas os Phenom que são montados em Melbourne,.saem daqui com a fuselagem as asas e a cauda prontas, só que desmontadas, provavelmente para ocupar menos espaço no transporte.
Em Melbourne é feita a junção da Fuselagem com as asas e a cauda, a pintura e a montagem dos acabamentos internos..Imagino que com o Super tucano aconteça algo parecido.
os EUA não são os grandes responsáveis pelas vendas dos STs porque são bons de marketing, e sim, os EUA estão vendendo porque tem muita influência em cima desses países
Erikson
É assim que funciona o mercado de defesa. Já o mercado de aviação civil possui outra dinâmica.
Pra quem não sabe o tucano primeiro foi produzido sobre licença no Egito e na Irlanda.
Esse Tucano do Egito também foi exportado para o Iraque. Essa foi a primeira vez que a Embraer auxiliou na montagem de uma aeronave sua no exterior. Depois, ainda nos anos 80, o Tucano foi fabricado na Irlanda pra atender a RAF, e acabou exportado para o Kuwait.
O tucano primeiro chegou a ter, três linhas de montagem. Não tem novidade nenhuma esse tucano americano sendo exportado pra Nigéria.Os EUA estão financiando empregos no brasil.
Reclamando do quê gente ?
Se os EUA vão livrar o mundo da escória terrorista sem precisar que a gente coloque o traseiro da janela, bato palmas. Deixa todo mundo pensar que o vetor é americano.
Com uma Olimpíada de portas abertas, tudo que menos se precisa é atrair a ira do terrorismo islâmico.
“Agora, se a Embraer julgou ser mais vantajosa pra ela produzir lá nos EUA, quem de nós vai contestar isso?”
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A Embraer não julgou nada, era uma condição “sine qua non” do contrato LAS devido ao “Buy American Act”: fabricar as aeronaves contratadas em solo americano através de um parceiro local, a Sierra Nevada.
A então Eurocopter, hoje Airbus Helicopter, teve que fazer o mesmo qndo vendeu o UH-72 “Lakota” ao US Army.
Montaram uma fábrica p/ a célula, a motorização, a aviônica e a integração final.
Senhores administradores:
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Comentário recém publicado sem links, nem ataques a pessoas ou agendas, mas citando a Embraer, não está sendo exibido, fato recorrente aliás.
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Anti spam tome tento…
O KC-390 vai entrar neste mesmo esquema, “Made in USA”, podem escrever o que eu estou dizendo.
cara os Americanos tudo o que eles tocam vira ouro com os futuros sucessos do tucanaum no afeganistao e Africa as vendas vao estourar .vai arrebentar a boca do balao, sera que o tucanaum tem esse poder de acabar guerras?guerras que ja duram dezenas de anos?durante a propaganda Americana do tucanao eles falam bem claro que ira gerar muitos empregos no estado da florida quanto mais tiver vendas da parte Americana sera melhor para a embraer serao vendas da embraer tambem ,naum se esquecam uzamericanos possuem o maior setor de marketing do mundo eles tambem tem um vasto club de… Read more »
Claro que todos os comentários ficam presos no Anti Spam, é só falar em Embraer que o chororô começa. “Galera”, melhorando a situação econômica, se melhorar, mandem currículos de novo…vai que que vocês conseguem o sonhado emprego na Embraer.
Eu praticamente nunca me manifesto neste espaço para polemizar, mas dessa vez….. Trabalho ha 14 anos em um projeto do Governo Federal para internacionalizar empresas brasileiras, apoiando-as em seus esforços de vender lá fora. É incrível ter que ler, nessa altura do campeonato, que uma empresa se torna vendida pois tem capital estrangeiro ou pq tem uma planta produtiva além de nossos muros, “tirando emprego de brasileiros “. Por favor meu caro, não há nada mais moderno e salutar à uma corporação, do que trabalhar em sua amplitude o conceito de internacionalização. Leia sobre o conceito de Upsalla ou ainda… Read more »
Srs. administradores, podem deletar a mensagem abaixo e esta tb:
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Mauricio R. 6 de maio de 2016 at 23:02
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Obrigado!!!!
Mauricio R. 6 de maio de 2016 at 22:55
Educação vem de berço.
Poder voar a mais de 8 mil metros longe dos iglas ( foguetes de ombro), com sensores para identificarem tropas islâmicas dia e noite, dificultaram muito a vida do bocó haram.
Amigos, melhor trazer dólares de royalties de algumas vendas que ficar com 100% de venda nenhuma. Botem a cabeça pra funcionar.
Lucio Pantoja Oliveira 8 de maio de 2016 at 0:40
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Conhecimento sobre o que se escreve, também.
Bosco, me corrija. Acho que o alcance (teto) do Igla-S é de 10.000 ft. Estou errado?
Duanny D, bem isso, até porque se não fosse o super tucano os EUA estariam financiando o beechcraft at-6 para os Nigerianos. Aliás essa é só mais uma prova que a vitória da Embraer no LAS matou o AT-6 como o próprio pessoal da beechcraft admitiu no Dubai Airshow do ano passado.
Marcelo Pamplona, bom dia. Sua intervenção é valida. Não posso mesurar o tal do “custo Brasil”, Na publicação abaixo, detalha que em 2014 a energia elétrica representava 3,1% o Gás Natural 5,2% Mão de obra 36,2%. Depois de 2 anos da publicação do estudo, deduzo que produzir hoje no Brasil é mais do que 23% da época, sendo que a energia aumentou muito , o gás, combustível, transporte… etc.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/08/1502977-produzir-no-brasil-e-23-mais-caro-do-que-nos-eua-de-acordo-com-estudo.shtml
G. Abraço
OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!! . Pense bem, muito bem, quanto a possibilidade de o A-29 Super Tucano, ser um substituto para o venerável, porém odiado pela USAF, A-10C “Warthog”: . “(EDITOR’S NOTE: While the general thrust of this article is reasonable, and thus worth reposting, the final statement – presenting the A-29 as a possible A-10 successor – is ridiculous. Adversaries of the A-10 tend to forget that it was developed specifically to fight in the contested, high-tech environment of Central Europe, in the context of a massive Warsaw Pact armored offensive against NATO in Germany. Pretending that it… Read more »
Concordo com a nota do editor. Embora o A-29 seja uma boa aeronave para o seu cenário, não chega aos pés do A-10. Engana-se quem compara as duas aeronaves. O A-10, assim como o A-1, serviram, somente, como inspiração e modelo para o desenvolvimento do conceito do AL-X, depois A-29.