Adeus ao Major John W. Buyers
John William Buyers – 08 de janeiro de 1920 – 23 de abril de 2016
Por Valter Andrade
Decolou em sua ultima missão aos noventa e seis anos… Dono de um grande senso humor e uma gargalhada generosa, infinitas vezes escutei muitas das suas aventuras, foram mais de vinte anos entre idas e vindas me deliciando com as historias do bom e velho major. Os pilotos do grupo Senta a Pua usam uma saudação de despedida ou reencontro, e aqui vai o meu Adelphi, e bom voo!
O Maj. RR John W. Buyers U.S. Pilot AAF O-438493, é filho de Paul Eugene Buyers e Eunice Cigars Bueyrs.
Nasceu em 8 de janeiro de 1920 na cidade mineira de Juiz de Fora, pouco antes da Segunda Guerra Mundial retornou com a família para os EUA, onde ingressou na USAAF (United States Army Air Force).
No período que viveu no Brasil o garotinho Buyers chegou a conhecer o intrépido cientista e aviador Alberto Santos Dumont. Aos nove anos de idade ele não sabia quem era aquele simpático senhor, anos mais tarde soube que era o Pai da Aviação Brasileira.
Ao retornar aos Estados Unidos resolveu entrar para a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos (USAAF), foi declarado piloto militar no ano de 1941.
Pelo fato de falar português fluentemente o jovem tenente foi escolhido para ser o oficial de ligação entre o Brasil e os Estados Unidos.
Quando o Brasil finalmente rompeu relações com a Alemanha Nazista, formou-se um grupo de militares da recém criada Força Aérea Brasileira, os quais seguiram para a Europa após treinarem nos estados Unidos e Panamá.
A Itália foi o teatro de operações onde lutou a FEB (Força Expedicionária Brasileira) do Exercito Brasileiro junto com o 1º Grupo de Aviação de Caça, o chamado; “Senta a Pua.”
O Tenente John W. Buyers sempre esteve junto com os brasileiros no período de combates na Europa ocupada, chegando inclusive a voar 23 missões de combate nos aviões de caça P-47D Thunderbolt da FAB, ajudando no esforço para liberar a Itália da ocupação nazista.
Buyers sempre teve a disposição um velho bombardeiro B-25C que teve seu armamento retirado para servir de avião de transporte. “Desert Lil” foi o apelido dado pela primeira tripulação do North American B-25C Mitchell (número de série: 41-12872) que pertencia ao 82º Esquadrão de Bombardeio (82nd Bomber Squadron) “Bulldogs” do 12º Grupo de Bombardeio (12th Bomb Group), o famoso “Earthquakers” que atuou no Norte da África e no Mediterrâneo.
Buyers sempre referia-se a este avião como: “meu avião” pelo fato dele voar constantemente com ele nas mais diversas tarefas de apoio ao grupo de caça brasileiro, incluindo uma missão de resgate no final da guerra dentro da Alemanha.
Ao findar a Segunda Guerra Mundial, ele obteve permissão do governo americano e casou-se com sua primeira esposa, a brasileira; Maria Izabel que ele havia conhecido em Recife quando era oficial de ligação na estação de radio do Pina.
Com ela teve dois filhos, John Junior e Ann Marie, anos após o falecimento de sua esposa, Buyers casou-se novamente com outra brasileira, dona Iracema sua ultima companheira, e viveu os últimos anos entre as cidades de Recife e Maceió.
Teve uma boa vida sem dividas, partiu com a certeza da missão cumprida.
Grande História.
Merece um especial, certeza.
Apesar de ter filhos de americanos ,e possuir a dupla nacionalidade o Major escolheu sempre ser um “brasileiro” pois casou com brasileiras e terminou seu dias aqui no pais .Abraços!!!
Bom vôo, comandante Buyers.
A nação brasileira se despede daquele que muito ouvimos falar, especialmente nos comentários de Rui Moreira Lima, como um piloto fantástico e um ser humano excepcional.
Esperamos que nossa FAB lha faça uma homenagem à altura do que significou para nós.
Arrivederci.
See you later.
Até breve.
Até mais,e obrigado.
Adelphi!
Gostei mais pelo fato de ele ser um conterrâneo meu de Juiz de Fora , a pena que não pude conhecer ele pessoalmente mas nos quartéis sempre se falava dele apesar de ser da força aérea
Que Deus o tenha!!! 🙁
Adelphi guerreiro!!!.
Nenhuma menção ao 22 de abril no Poder Aéreo?
Clésio, já fizemos menção quando replicamos aqui, ainda no dia 19, vídeo da FAB em homenagem ao 22 de abril.
.
De resto, temos anos e anos de matérias sobre a data e sua importância, para quem quiser saber mais a respeito.
Bravo guerreiro, missão cumprida, descanso merecido …
JUIZ DE FORA NÃO PODERÁ ESQUECÊ-LO. É MERECEDOR, PELO MENOS, DE UM NOME DE LOGRADOURO NA MANCHESTER MINEIRA. SUGIRO QUE UM JUIZ-FORANO LEVE À CÂMARA MUNICIPAL O PLEITO AQUI PROPOSTO.
_
AVISO DOS EDITORES: NÃO ESCREVA UTILIZANDO APENAS MAIÚSCULAS. ESCREVA NORMALMENTE, COMO OS DEMAIS.
Não é “em Recife” é no Recife. Cidade “do” Recife.
RIP.
Paparapá pá…. Adelphi!!!!!
Vídeo do sepultamento com honras militares, inclusive sobrevoo dos A-29 http://g1.globo.com/al/alagoas/altv-2edicao/videos/t/edicoes/v/ultimo-piloto-brasileiro-que-participou-da-2-guerra-mundial-e-enterrado-em-maceio/4980965/
R.I.P …Adelphi!
Meu sogro! Jamais será esquecido! Assim como meu marido que agora se encontram juntos na casa do Pai! Saudades dos Johns!
Minhas condolências.