Caças JAS 39 Gripen da Republica Tcheca treinam REVO com C-130 sueco - foto 2 Forcas Armadas da Suecia

Na última quarta-feira,  6 de abril, o site das Forças Armadas da Suécia divulgou informações e fotos sobre treinamento de reabastecimento em voo (REVO), realizado na Suécia por pilotos da Força Aérea da República Tcheca, que opera 14 exemplares do caça Saab Gripen, 12 da versão JAS 39 C (monoposto) e 2 da versão JAS 39 D (biposto).

Foram deslocados para a Suécia 3 caças Gripen (dois do tipo monoposto e um biposto) e 16 militares, entre eles quatro pilotos, da unidade operadora do Gripen na Força Aérea da República Tcheca, o 211º Esquadrão de Caça, baseado em Caslav. O deslocamento foi apoiado por um avião de transporte tcheco.

O Gripen D tcheco apresentava na cauda uma pintura comemorativa do 10º aniversário de operação do caça no país, comemorado em maio no ano passado.

Caça JAS 39 D Gripen da Republica Tcheca treina REVO com C-130 sueco - foto Forcas Armadas da Suecia

A aeronave reabastecedora utilizada nos exercícios de reabastecimento em voo foi o C-130 Hercules (TP 84 na denominação sueca) de matrícula 842 da Força Aérea Sueca.

Segundo a nota que informou sobre o treinamento, a primeira vez que pilotos tchecos exercitaram REVO na Suécia foi no períodos 2011-2012. Em treinamentos posteriores na Suécia, os pilotos tchecos treinados pelos suecos já puderam cumprir o papel de instrutores de REVO para seus companheiros de esquadrão.

Caças JAS 39 Gripen da Republica Tcheca treinam REVO com C-130 sueco - foto Forcas Armadas da Suecia

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Arthur Duval

Tô doido pra ver o KC 390 numa missão dessa.

ivammc

F-20 TigerGripen. ?

ivammc

Pergunto aos Doutos, o Gripen Ng Brasil será equipado com o motor RM 12 volvo? Ou GE414? Essa duvida é pelo motivo da não aceitação do F-18SH. Agradeço desde já.

Bardini

ivammc 13 de abril de 2016 at 23:32
.
O F-39 E/F terá uma variante da GE-F414, mesma família de turbina que equipa os F/A-18 E/F mais novos.
.
http://www.geaviation.com/engines/docs/military/datasheet-F414-GE-39E.pdf
.
“Essa duvida é pelo motivo da não aceitação do F-18SH. ”
.
O F/A-18 E/F não foi o escolhido devido as possibilidades de ToT e bira governamental. Se fosse o escolhido, creio que seria muito bem vindo e aceito (mais que todos os outros, penso eu).

Bardini

Pesquise quantos incidentes, acidentes e pilotos morreram ao longo do histórico de operações da frota de JAS 39 antes de postar bobagem.

ivammc

Bardini, se for o GE 414 será bem mais tecnológico que o Volvo Rm12. Porém, poderá ser mais complicado no caso de problemas iniciais com o projeto NG, não digo assistência pós venda, mas sim a logística da própria FAB em comunicar para sanar tais problemas que poderão vir. Não sou contra o NG, mas a FAB lidará com tecnologias de ponta. Manter 36 NG funcionando, sem estar nos tocos, como um relógio suíço. Mesmo tendo opinião adversa quanto ao NG, espero que dê tudo certo.

Bardini

O “Gripen NG Demo” já voa a F-414 há anos…

Renato de Mello Machado

Eu também não sou contra o Gripen não.E pode vir qualquer modelo até F-18,quê o problema também não vão ser eles.O problema é a mentalidade de governo do Brasil.E não é só desse governo aí não,para eles isso compra militar, é gasto quê não dá voto.

Delmo Almeida

Nunão, se me permite complementar:
O RM12 é uma versão mais potente em 20% do GE F-404 desenvolvida e produzida sob licença na Suécia pela Volvo. O RM12 equipa os Gripens das primeiras versões e acabou ai.

Mauricio R.
Wellington Góes

Esta questão dos motores foi tema de um debate que tivemos (eu, o Bardini e o Nunão) em outro tópico. Volvo RM12: Performance Maximum thrust: 54 kN (12,100 lbf) military thrust 80.5 kN (18,100 lbf) with afterburner Overall pressure ratio: 27.5:1 Bypass ratio: 0.31:1 Air mass flow: 68kg/s Specific fuel consumption: Military thrust: 23.9 mg/Ns (0.844 lb/(lbf*hr)) Full afterburner: 50.6 mg/Ns (1.79 lb/(lbf*hr)) Thrust-to-weight ratio: 7.8:1 (76.0 N/kg) General Electric F404 Performance Maximum thrust: 11,000 lbf (48.9 kN) military thrust 17,700 lbf (78.7 kN) with afterburner Overall pressure ratio: 26:1 Bypass ratio: 0.34:1 Specific fuel consumption: Military thrust: 0.81 lb/(lbf·h)… Read more »

Bruno W.

OMG! Tem gente que ainda não sabe qual será a motorização do Gripen NG até hoje.
Tá por dentro heim amigão?
Parabéns vc conseguiu chegar depois do Rubens Barrichelo.

Rinaldo Nery

Bruno, outro dia um tal de Luiz Antonio me deu uma bronca porque eu postei a mesma coisa. Kkkkl
Defendendo o companheiro que postou, se ele não acompanha o site com constância não tinha como saber. Às vezes é só um aficcionado que quer aprender.

ivammc

Bruno W. 15 de abril de 2016 at 18:06 “OMG! Tem gente que ainda não sabe qual será a motorização do Gripen NG até hoje. Tá por dentro heim amigão? Parabéns vc conseguiu chegar depois do Rubens Barrichelo.” Meu caro Bruno, contexto é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir, lugar e tempo, cultura do emissor e do receptor, etc. E que permitem sua correta compreensão. Assim sendo, a questão que eu estava propondo era se o… Read more »

Bardini

“Assim sendo, a questão que eu estava propondo era se o motor do NG seria o da Volvo RM12 ou GE F414, pela não compra do F-18 SH, poderíamos sofrer alguns embargos. E não o desconhecimento do seu sistema de propulsão.” . Você não estava propondo isso em momento algum, tanto afirma que o problema não será assistência e pós-venda: “se for o GE 414 será bem mais tecnológico que o Volvo Rm12. Porém, poderá ser mais complicado no caso de problemas iniciais com o projeto NG, não digo assistência pós venda, mas sim a logística da própria FAB em… Read more »

ivammc

ivammc 13 de abril de 2016 at 23:32
“Pergunto aos Doutos, o Gripen Ng Brasil será equipado com o motor RM 12 volvo? Ou GE414? Essa duvida é pelo motivo da não aceitação do F-18SH. Agradeço desde já.”
.
Essa era a minha Primeira pergunta.
.
Bardini, contexto da ordem cronológica das perguntas ok.
.
Se você gosta de deturpar questões e inventar perguntas distorcidas apartir de comentários parabéns!
Mas se você é um Fabiano passional aí não é problema meu.

Bruno W.

Verdade Cel, com o crescimento constante deste excelente espaço, cada vez mais novos aficionados se somam ao nosso meio.
Reconheço que me excedi na ironia, portanto de público peço desculpas ao amigo Ivammc.

ivammc

Bruno W. 15 de abril de 2016 at 21:49
Verdade Cel, com o crescimento constante deste excelente espaço, cada vez mais novos aficionados se somam ao nosso meio.
Reconheço que me excedi na ironia, portanto de público peço desculpas ao amigo Ivammc.
.

Ok, Bruno.

Aqui é um espaço de bom senso, acredito, e tento comentar com educação.

Bardini

ivammc 15 de abril de 2016 at 21:42
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Não se vitimize. Releia todos os comentários, na ordem, ai talvez você entenda o “contexto”.
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NOTA DOS EDITORES: BARDINI E IVAMMC, O DEBATE DE VOCÊS ESTÁ VIRANDO UMA RELES BRIGUINHA PESSOAL, QUE NÃO LEVA A LUGAR ALGUM. SOLICITAMOS QUE PAREM COM ISSO.

ivammc

ivammc 15 de abril de 2016 at 21:42
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Não se vitimize. Releia todos os comentários, na ordem, ai talvez você entenda o “contexto”.
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Você pensou isso sozinho?
Bah!
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Não me leve a mal, mas não respondo mais para _______
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COMENTÁRIO EDITADO. NOTA DOS EDITORES: IVAMMC E BARDINI, O DEBATE DE VOCÊS ESTÁ VIRANDO UMA RELES BRIGUINHA PESSOAL, QUE NÃO LEVA A LUGAR ALGUM. SOLICITAMOS QUE PAREM COM ISSO.

ivammc

ivammc 15 de abril de 2016 at 23:09
ivammc 15 de abril de 2016 at 21:42
.
Não se vitimize. Releia todos os comentários, na ordem, ai talvez você entenda o “contexto”.
.
Você pensou isso sozinho?
Bah!
.
Não me leve a mal, mas não respondo mais para _______
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COMENTÁRIO EDITADO. NOTA DOS EDITORES: IVAMMC E BARDINI, O DEBATE DE VOCÊS ESTÁ VIRANDO UMA RELES BRIGUINHA PESSOAL, QUE NÃO LEVA A LUGAR ALGUM. SOLICITAMOS QUE PAREM COM ISSO.

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Peço desculpas aos editores.

ronaldo de souza gonçalves

Os gripens vão vir em etapas e graduais e dará tempo para Fab organizar a logistica toda ,alias já devem está planejando e executando alguma coisa,ainda mais que haverá mais encomenda no futuro,e melhor ainda vai ser o avião padrão.Espero que o Brasil compre bastantes motores sobressalentes e peças de reposição mais criticas principalmentes aquelas que podem sofrer embargos.Gostei de ver a noticia que um grupo de AA antiaerea vai pra Anapolis, tem que proteger bem a fera em terra.