F-5FM 4808 em 2012 em Santa Cruz com Hangar do Zeppelin ao fundo - foto Nunao

Entrega à FAB dos três jatos F-5F adquiridos da Jordânia, modernizados para o padrão F-5FM na Embraer, deverá ser concluída no segundo semestre

F-5FM 4808 em 2012 em Santa Cruz com Hangar do Zeppelin ao fundo - foto Nunao
F-5FM 4808 em serviço no 1º GAVCA de Santa Cruz, fotografado em 2012 com o Hangar do Zeppelin ao fundo. Esta aeronave foi destinada em 2016 ao 1º GDA de Anápolis, quando a unidade também passou a realizar o Curso de Formação Operacional de pilotos de F-5M – foto Nunão / Forças de Defesa

No último domingo, 10 de abril de 2016, o Poder Aéreo reproduziu matéria do site da Força Aérea Brasileira (FAB), “Curso de Formação Operacional adapta pilotos na aeronave F-5M” (clique aqui para acessar), que informou o início do referido curso no 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA, baseado em Anápolis), utilizando a aeronave F-5FM matrícula 4808.

O conteúdo da matéria aguçou a curiosidade dos leitores do site, levando a um grande debate, no qual se questionou a quantidade de aeronaves F-5FM (biposto) em dotação, as entregas de exemplares em modernização, e também a distribuição das aeronaves do tipo monoposto (F-5EM) nos esquadrões de caça da FAB, entre outros assuntos relacionados.

F-5FM 4807 no PAMA-SP em 2011 - foto Nunao
F-5FM 4807 fotografado no PAMA-SP em 2011 – foto Nunão – Forças de Defesa
F-5F 4811 ex-Jordania no PAMA-SP em 2011 com F-5FM 4807 ao fundo - foto Nunao
F-5F 4811 ex-Jordânia fotografado no PAMA-SP em 2011, com o F-5FM 4807 ao fundo – foto Nunão / Forças de Defesa

Afinal, até recentemente, as informações disponíveis davam conta de que a frota de aeronaves F-5FM da FAB continuava composta de apenas três exemplares, com matrículas 4806, 4807 e 4808, estando ainda em modernização na Embraer três células de F-5F adquiridas da Jordânia, e que na FAB receberam as matrículas 4810, 4811 e 4812. Estas três células passaram por trabalhos de revisão no PAMA-SP (Parque de Material Aeronáutico de São Paulo) antes do envio à Embraer.

F-5 F 4810 e 4812 ex-Jordânia em revisão - PAMA-SP 2011 - foto 4 Nunão - Poder Aéreo
Células de F-5F adquiridas da Jordânia, e que receberam na FAB as matrículas 4810 e 4812, em revisão no PAMA-SP em 2011 – foto Nunão – Poder Aéreo
F-5FM 4806 no PAMA-SP em 2012 - radome e antena radar Grifo - foto Nunao
F-5FM 4806 fotografado no PAMA-SP em 2012, com o radome retirado e exibindo a antena radar Grifo – foto Nunão / Forças de Defesa
F-5FM 4806 no PAMA-SP em 2012 - foto Nunao
F-5FM 4806 fotografado de perfil no PAMA-SP em 2012 – foto Nunão / Forças de Defesa

Além disso, por anos tem havido a expectativa de modernização de ao menos parte dos exemplares do tipo monoposto (oito F-5E) do mesmo lote adquirido da Jordânia, do qual mais da metade das células também passou por revisão no PAMA-SP.

Nossas perguntas

Encaminhamos ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), questões sobre a realização do curso de formação operacional nos esquadrões de F-5M de Santa Cruz (1º GAVCA) e de Canoas (1º/14º GAV), empregando os outros dois F-5FM da frota original, sobre as previsões de entregas das três aeronaves F-5F adquiridas da Jordânia e em modernização na Embraer, e se a futura dotação de caças F-EM (monoposto) do 1º GDA (Base Aérea de Anápolis) será próxima (em pilotos e aeronaves F-5M) à dos esquadrões de F-5M de Santa Cruz e Canoas, ou reduzida como a do Esquadrão Pacau (1º/4º GAV), baseado em Manaus.

Por fim, perguntamos se haveria uma previsão de modernização e entrega pela Embraer à FAB de aeronaves F-5E (monoposto) adquiridas da Jordânia.

Segue, abaixo, a resposta enviada pelo CECOMSAER aos nossos questionamentos (os destaques em negrito são nossos):

Informamos que as aeronaves F-5FM (biplace) da Força Aérea Brasileira (FAB) estão distribuídas entre três Esquadrões. No entanto, esta disposição pode ser alterada em função das necessidades de cada Unidade Aérea, principalmente àquelas relacionadas à instrução de voo.

Com relação às aeronaves que foram adquiridas da Jordânia e estão sendo modernizadas no Brasil, existe a previsão de recebimento de um F-5FM ainda no 1º semestre de 2016 e dois no 2º semestre deste ano, encerrando-se as entregas de aeronaves F-5M à FAB.

Por fim, esclarecemos que o número de aeronaves empregadas em cada Esquadrão da FAB pode sofrer alterações de acordo com as demandas operacionais. Desta forma, as aeronaves podem ser redistribuídas entre as unidades aéreas.

Respeitosamente,

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

FORÇA AÉREA BRASILEIRA 

F-5FM 4808 em 2012 em Santa Cruz com F-2000 e F-5EM nos hangaretes - foto Nunao
F-5FM 4808 em serviço no 1º GAVCA fotografado em 2012 em Santa Cruz com caças F-2000 (em visita para realização de exercícios) e F-5EM nos hangaretes, à esquerda – foto Nunão / Forças de Defesa
F-5FM 4808 fotografado em Santa Cruz em 2012, de perfil - foto Nunao
F-5FM 4808 fotografado em Santa Cruz em 2012, de perfil – foto Nunão

NOTA DO EDITOR: agradecemos ao CECOMSAER pela atenção dispensada. Para ver algumas das diversas matérias já publicadas no Poder Aéreo sobre o F-5FM e assuntos relacionados, indicamos aos leitores os links a seguir.

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