Eurofighter Typhoon para o Kuwait - imagem 2 via Eurofighter

Contrato foi assinado entre o Ministério da Defesa do Kuwait e o grupo italiano Finmeccanica, representante do consórcio Eurofighter para o negócio

O consórcio Eurofighter divulgou nota nesta terça-feira, 5 de abril, informando sobre a assinatura de contrato pelo Governo do Kuwait para 28 jatos Eurofighter Typhoon, 22 do tipo monoposto e 6 do tipo biposto.

Segundo a nota, a assinatura se dá após o anúncio de um acordo entre os governos do Kuwait e da Itália, feita em 11 de setembro de 2015, para a encomenda das aeronaves.

Os 28 caças serão do padrão “Tranche 3”, equipados com radares E-Scan, de varredura eletrônica ativa, que é um produto do consórcio europeu Euroradar, liderado pelo grupo Finmeccanica.

Eurofighter Typhoon para o Kuwait - imagem via Finmeccanica

470 caças já entregues – Com a assinatura do contrato, o Kuwait se torna o oitavo cliente do programa Eurofighter e o terceiro da região do Golfo Pérsico, seguindo-se à Arábia Saudita e ao Sultanato de Oman, este último com 12 caças contratados em dezembro de 2012.

Ainda segundo a nota do consórcio, desde a entrada em serviço do primeiro Eurofighter Typhoon, no final de 2003, mais de 470 exemplares já foram entregues a seis nações: Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha (os quatro parceiros originais do programa), Áustria e Arábia Saudita.

O Typhoon serve atualmente em 22 unidades operacionais e, até o momento, a frota completou mais de 330.000 horas de voo no mundo.

Eurofighter Typhoon- imagem via Finmeccanica

Logística, apoio, treinamentoO grupo italiano Finmeccanica, responsável no âmbito do consórcio pela campanha comercial junto ao Kuwait, também divulgou nota sobre o negócio, trazendo mais alguns detalhes. Apesar das notas tanto do grupo italiano quanto do consórcio europeu não informarem o valor do negócio, foi informado que se trata do maior contrato já firmado pelo grupo Finmeccanica, e o pacote inclui serviços de logística, apoio operacional e treinamento tanto de pilotos quanto das equipes de terra. O treinamento terá colaboração da Força Aérea Italiana.

O contrato, cuja assinatura contou com a presença da ministra da Defesa da Itália, Roberta Pinotti, e do ministro da Defesa do Kuwait, general Ahaled Al Jarrah Al Sabah, também inclui a atualização da infraestrutura necessária para a operação dos jatos.

Eurofighter Typhoon para o Kuwait - imagem via Eurofighter

IMAGENS: Finmeccanica e Eurofighter

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments