FIDAE 2016: Saab progride nos preparativos para a produção do Gripen brasileiro
O Jane’s noticiou que as instalações do Gripen Design Development Network (GDDN) para a produção dos caças Gripen E/F em Gavião Peixoto – SP estarão concluídas até junho e serão totalmente equipadas até novembro, segundo informações do chefe do Programa Gripen brasileiro Andrew Wilkinson, que está no FIDAE Airshow em Santiago no Chile.
Para atingir o objetivo de fabricação do Gripen E / F, a Embraer Defesa e Segurança e a AEL Sistemas enviaram seus primeiros 55 funcionários às instalações da Saab em Linköping na Suécia para a formação em outubro de 2015, com mais 30 chegando no início de abril.
Com destacamentos na Suécia com duração de 6, 12 ou 24 meses, dependendo da especialização do engenheiro, este processo de transferência deve durar “vários anos”, observou Wilkinson, com o primeiro grupo voltando para casa no quarto trimestre deste ano (a parte de transferência de tecnologia do contrato do F-X2 está prevista para 10 anos, dos quais cerca de quatro serão gastos localmente na formação de técnicos e engenheiros).
Ao todo, cerca de 350 especialistas brasileiros em fuselagem, sistemas de produção, de pessoal e de ensaios em voo vão passar por Linköping, antes de voltar para o Brasil. Ao mesmo tempo, a Saab vai retribuir com um esquema de transferência para ajudar a apoiar a fabricação brasileira nos estágios iniciais.
Apesar do roll-out oficial do protótipo do Gripen E para a Força Aérea da Suécia estar agendado para 18 de maio, Wilkinson disse que nenhuma data do brasileiro foi decidida, embora as entregas de série de 28 caças Gripen E e oito bipostos do modelo F para a Força Aérea Brasileira estejam planejadas, conforme contrato, para ocorrer entre 2019 e 2024.
COLABOROU: Maria do Carmo Lacoste
“While the official roll-out of the Gripen E for the Swedish Air Force has been scheduled for 18 May, Wilkinson said that no such date for the Brazilian Gripen E/F has yet been decided upon, though deliveries of 28 E and eight F aircraft to the country’s air force are contracted to take place between 2019 and 2024.”
___________________
2022.
Bem, no meio desta desgraceira toda, parece que alguma coisa ainda vai bem!
Não é a quintessência, mas é um bom aprendizado. Agora é rezar para “Nosso Senhor” (no meu caso) permitir que eu possa chegar lúcido até 2022 ou 2024, que seja.
A SAAB tb fornecera o maquinario pesado para a produção ou a Embraer será a responsável ??
wwolf22 30 de março de 2016 at 16:34
Para fazer o quê ? Dê um item que ela irá produzir.
___________________
Mas creio que a resposta está na lupa no canto superior direito no PA.
Carlos, esse assunto Gripen já foi tão destrinchado aqui no PA, e sempre vem um atrasado fazer as mesmas perguntas. Paciência. …
Carlos Alberto Soares,
o seu comentario me deixou mais confuso…
creio eu que para fabricar/montar o gripe seja necessário um maquinario especifico…
a minha duvida eh se esse “maquinario” seria abrasileirado pela Embraer ou fornecido pela SAAB… mas de qq maneiro vou dar uma procurada na lupa…
Rinaldo,
desculpe se eu ofendi a sua inteligência com as minhas duvidas…
perdoe minha ignorancia e atraso…
A SAAB deveria ter trazido o Gripen demonstrador para a FIDAE, até os F-22 “vieram”, eu não entendi esta ausência dos suecos. Com contrato assinado no Brasil, e vários países Sul americanos com seus caças “passando da hora”, são potenciais clientes do NG!
Ederjoner.
Deve ser bem caro trazer um Gripen da Suécia até o Chile. Os colombianos, praticamente os únicos possíveis clientes do avião já conhecem a aeronave.
Então a SAAB preferiu economizar umas coroas suecas.
Calma gente, se caso o indio biliviano resolva invadir o pais, temos nossos F- 5 super sayajim para abater aquele brinquedos que os chinas deram pra eles ou aqueles T- birds que sei la se ainda voam.. kkkkkk ilario.
Aos comentaristas na casa dos entas (estou nessa), aconselho um programa personalizado de cuidados físicos e alimentares diários, boa assistência médica, uma manutenção cuidadosa em bengalas, andadores e cadeiras de roda, e um bom estoque de chá de maracujá. Para todos estarmos inteiros, lúcidos e simplesmente vivos para testemunharmos a formação do primeiro grupo de defesa aérea com Gripens NG. Afinal depois de anos de tanta troca de informações sobre eles, merecemos vê-los voando em nossos céus.. Mais velhos… Se cuidem!!!! – Se a coisa atrasar… 2018,19,20,30,40,80,90,120… Há umas clinicas de criogenia humana que posso indicar (comentarista do PA tem… Read more »
Gauderio, depois do que fizeram com a Petrobras, vamos torcer pra não cancelarem o contrato. Se houver mais um corte orçamentário a FAB fecha pra balanço.
Farroupilha,
Tudo “em cima” , todos itens bem conservados e limpos. 5.6
Apenas o plano médico com problemas, o$ me$mo$,
Se houver mais um corte orçamentário fecha pra balanço. (rs).
________________
Paciência Coronel.
Uma duvida, terá uma fabrica em São Bernardo do Campo da SAAB, algumas peças seram produzidas aqui e levada para Gavião Peixoto para o resto da montagem ou tudo será montando em Gavião Peixoto ? obrigado
Boa noite Apesar de postar pouco neste espaço (na verdade postei apenas um comentário até agora) sempre leio as matérias e os comentários postados pelos colegas (se me permitem considera-los dessa forma). Me entristeceu o fato de um comentário grosseiro de um colega sobre outro colega que manifestou uma pergunta sobre a fabricação da aeronave, se referindo a ele como “atrasado…”. Entendo que todos neste espaço são amantes da aviação militar e todos de alguma forma buscam informações atualizadas e quem as tem deve compartilha-las quantas vezes forem necessárias, preservando o espirito de “irmandade” muitas vezes manifestado e identificado neste… Read more »
Aproveitando que o debate flertou para o lado dos cortes orçamentários e incluí o tema do investimento em pesquisa e desenvolvimento chamo a atenção para a seguinte reflexão: O valor somado da corrupção envolvida ( e ainda nem investigada) em torno das obras da Copa, do PAC1 e PAC 2 que, ainda (!!!), não estão prontas, o Rombo na Petrobras, e, inclusive, com certeza que não se escaparam da roubalheira, os bancos estatais, Correios e BNDES, enfim, todos alvos e possíveis alvos da saga de corrupção, seria possível à Defesa não se submeter aos cortes orçamentários e haveria mais dinheiro… Read more »
Sim Cristiano. Graças ao PT, que não interferiu em nenhuma dos investigações, tudo está vindo a tona.
Bem diferente do procedimento do partido anterior no Poder.
O que tem, ambos os governos, em comum é. …O PMDB. Que é a origem de tudo!
RatusNatus. você deve ser um semelhante aos que estão no poder seu espertão. você não le jornal???como os caras não interferiram nas investigações todos um bandos de Ratos.
Luiz Antonio, fui em quem fez o comentário. Você tem razão. Escrevi sem pensar. Também lemos aqui várias discussões que descambam pra ofensa. Triste. Procuro me policiar pra não entrar nessa ciranda. Acabei de ser ofendido noutra matéria, mas não compensa retrucar. Não é o objetivo do site, tampouco dos leitores. Obrigado pelo “puxão de orelhas”.
Senhores…muita calma nessa hora, as coisas se acomodarão no decorrer do tempo.A todos nós amantes da Pátria.
Prezado Sr. Reinaldo Nery Jamais foi minha intenção “puxar orelhas”, principalmente de alguém com autoridade para falar sobre aeronaves como o senhor. As vezes realmente ficamos mais “tensos” principalmente quando a nossa FAB, por muitas vezes, desrespeitada por aqueles que não a conhecem (e não a amam como uma das forças defensoras no nosso Brasil). Certamente quem o ofendeu, não sabe ou não convive com a sabedoria, independente de razão. Precisamos realmente manter os debates em alto nível, até porque, chega de “bagaceiras” nesse Brasil, onde aceitamos o “mais ou menos” em quase tudo, começando de cima. Precisamos mudar e… Read more »
Prezado Rinaldo Nery
Me desculpe pelo erro cometido por mim ao escrever seu nome. Falta de atenção minha. Não se repetirá tenha a certeza.
Abraços