Voos de teste do KC-390 no programa Conexão FAB
A edição deste mês de março de 2016 da revista eletrônica Conexão FAB tem como destaque uma matéria sobre a fase de testes do KC-390, o novo avião cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB).
O vídeo também aborda o importante trabalho realizado pelo Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) na região amazônica. Por fim, a edição traz matéria sobre o Museu Aeroespacial (MUSAL) do Rio de Janeiro, que desperta o interesse de crianças e adolescentes pela aviação.
COLABOROU: Bueno
Muito bonito este avião. Pessoal, o site da FAB é espetacular. Sempre qu7e posso assisto aos programas como o Conexão FAB e outros muito bem elaborados.
Está em constante voo a baixa altitude na região de Barra Bonita e Bariri (SP). A homologação está próxima.
Novas imagens, o “bichão” é bonito mesmo!!!!
Quando começar as novas campanhas de testes no exterior, será literalmente uma nova fase! Será o momento de apresentar a aeronave a possíveis compradores, será também, o momento que o KC 390 vai ser comparado ao seu maior rival, o lendário C-130.
Quando realizar testes em temperaturas extremas, altitudes extremas e em cenários como o da Amazônia (este ultimo no Brasil mesmo), serão as etapas mais aguardadas.
E lá se vão mais de cento e cinquenta horas de voo…..
Antes de mais nada, quero dizer que é meu primeiro comentário neste fórum. Como um aviador frustrado, tento compensar essa frustração em espaços como este, “voando” com o coração e a mente.
Uma magnifica aeronave, sem dúvidas. Estou torcendo para que em todas as fases o desempenho seja satisfatório em todo o envelope definido pelo projeto. Vamos seguindo…..
Observem que o Jaguar está exposto no MUSAL ao lado do F-5B.
OS sponsor’s não vão atrapalhar uma versão “AC-390”?Na minha opinião são muitos desproporcionais(grandes).
lindo aviao vai trilhar o ST vai vender feito agua o Segundo prototipo ja saiu do forno e neguin pelo mundo ja estao de olho nele e barato em comparacao com a concorrencia e technologicamente confiavel a combinacao preco e qualidade fizeram da embraer o que ela e hoje este aviao vai vender mais do que pamonha kkkkkkkkkkk
Jakson de Almeida 15 de março de 2016 at 11:08
Pois é, mas veja que o KC-390 tem oito rodas no trem de pouso traseiro, e o C-130 só tem quatro, ou seja, tem que se maior mesmo.
Mesmo assim acho grande, atrapalhar a instalação de armas não atrapalha, já vi uma concepção artística com a mesma configuração de armas do C-130, não creio que deva atrapalhar.
Mas não entendo porque precisa ser tão grande, será por uma questão aerodinâmica?
Pousar e decolar de onde o C-130J opera e não o número de pneus do trem de pouso, essa é a capacidade que o mercado quer ver acontecer.
shambr 15 de março de 2016 at 11:13 Certamente que sim, tenho acompanhado em vários sites estrangeiros de língua inglesa, que as vezes acho ao acaso e salvo nos meus favoritos, e é muito grande o entusiasmo com este avião, comentaristas do mundo todo elogiando o KC-390. Comentários sempre elogiosos, falando da beleza do avião: “Eu não me canso de olhar e achar esse avião bonito”… “Este avião é pornograficamente lindo”, dizia outro de um site que vi agora pouco. Também acho que vai vender, vai trilhar o caminho dos produtos Embraer. Este primeiro protótipo no estágio em que está… Read more »
Aeronave linda!!!
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Uma pergunta, alguém sabe dizer qual será sua nomenclatura na FAB? Continuaram a ser designadas KC-390?! Uma pena que o C-105 (C-295) já foram designadas como Amazonas, este poderia ser um bom nome. Alguém tem alguma informação a este respeito?!
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Até mais!!! 😉
Quando acertam a mão temos que elogiar também , não pode ter só criticas , Bela Aeronave !!! como brasileiro e patriota da muito orgulho e olhos ficam marejados ao ver KC-390 voar , sem palavras já vi esse vídeo umas 20 vezes hoje !!!!
OFF TOPIC…
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…mas nem tanto!!!
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USAF pagando muito caro pela manutenção de motores do C-17:
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“The Air Force is paying for engine maintenance for the C-17 Globemaster III without any idea if it’s getting a fair price, a new watchdog report said.”
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(http://www.defensenews.com/story/military/2016/03/14/af-paying-too-much-c-17-engine-maintenance-report-says/81767036/)
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Interessante não, especialmente qndo se verifica que o fornecedor da motorização, tanto do C-17 qnto do “+ um”, são o mesmo.
Wellington Góes 15 de março de 2016 at 12:27 Eu também tinha pensado em “Amazonas”, creio que se fosse pela FAB, teria que ser “Amazonas”, um nome simbólico sobre qualquer aspecto, pena que já tenha batizado outro avião. Neste caso específico, como se trata de um produto também destinado ao mercado mundial, creio que “Amazonas” talvez não fosse a melhor das escolhas, dado que é um nome no máximo regional, não tem um apelo global. No fundo acho melhor chamar apenas de KC-390, e que cada país que o comprar, o designe como achar melhor, já está massificado o uso… Read more »
Ainda na questão do nome, e sem querer me tornar prolixa, bem que poderia se chamar “KC-390 Bandeirante II” ou simplesmente “KC-390 Bandeirante.”
Ocorre que o A-10 se chama A-10 Thunderbolt II, por conta do “P-47 Thunderbolt”, é uma homenagem ao P-47, que pertence a mesma fabricante, a Fairchild Republic. A Republic era conhecida nos EUA como “A Metalúrgica”, por fabricar aviões extremamente resistentes a danos, o P-47 tinha essa característica, a mesma encontrada no A-10.
Creio que o Bandeirante, ou “Pioneer” como os americanos também o chamam, merece essa homenagem, e a honra seria para o KC-390.
Maria do C. Lacoste no caso de avião não sei, a estudar. Outros produtos comerciais, o nome amazonas tem vendido no exterior, mais do que pamonha, para ficar no mesmo desejo e expressão utilizado pelo shambr
Eu gosto da atual sigla KC-390, transmite um “ar” de que já é do meio militar, só opinião pessoal, sem fazer analise alguma sobre as possibilidades….
Ricardo Lacerda de Lacerda 15 de março de 2016 at 13:18 Como se pronuncia “Trambolho” em inglês? fui ver no google e bem,Trambolho em inglês se traduz “Encumbrance”, a sonorização é mais ou menos assim: “Encambrennnce””.. Você sabe que muitas palavras em inglês quando traduzidas para o português são horríveis ou não fazem sentido, ocorre que sua “sonorização” é agradável, então achamos bonita e eles também. Fred Mercury por exemplo, traduzindo para o português seria “Guilherme Mercúrio”, um nome horrível convenhamos, mas tem uma sonorização legal e achamos bonito. O locutor do UFC disse que um dos lutadores que ele… Read more »
Em?
Já notaram que 390 é 3 vezes 130!!!!
“Marcelo Andrade 15 de março de 2016 at 14:37
Já notaram que 390 é 3 vezes 130!!!!”
KKK gente vocês piram muito aqui kkkk
KC-390 jacquier.
Ou kc-390 yaca.
Skyjacquier
EMB KC 390 “Anaconda”
Assim como coitada da jararaca, a cobra venenosa não a sogra, coitado do sapo desde de que não seja barbudo.
Roberto Santana,
O 390 tá igualzinho ao sapo!
Por mim o nome fica sendo KC-390 ‘Sapão’
Poderiam escolher o nome de alguma ave brasileira para o KC-390 (só não serve Savacu-de-coroa)
KC-390 TITAN
http://www.dicionarioweb.com.br/titan/
Significado de titan
m. Artilh.
Nome de cada um dos gigantes que, segundo a Mitologia, quiseram escalar o céu e destronar Júpiter.
O mesmo que gigante. Cf. Crespo, Min., 48.
Guindaste de grande poder.
Etimologia: Lat. titã
Titan? Melhor não, podem fazer trocadilho com Titanic
Segundo algumas fontes, haverá uma votação pra escolha do nome, a princípio somente o pessoal de transporte vai votar.
JT8D, bem lembrado… a inferência com Titanic
Nova sugestão:
KC-390 OPTIMUS
Qualquer inferência com Optimus Prime do filme Trnsformers terá sido mera coincidência.
Creio que há vaga para o nome BÚFALO;
KC-390 Búfalo (Buffalo em inglês)
A Harpia que é uma das águias mais poderosas do mundo, capaz de carregar mais de 3/4 de seu peso ,sendo que a fêmea pode chegar a 10 kg, está no escudo da tropa de elite da PF e no brasão de armas do Paraná, além de encabeçar o nome de um esquadrão da Fab.
KC-390 Harpia (Harpy em inglês)
E este nome já abrangeria um possível AC-390 pois a Harpia é uma predadora mortal.
Sds.
Aqui vai minha minha sugestão para o nome do KC 390. O bicho parece um boi, então ficaria legal a designação KC 390 Taurus
Mauricio R. 15 de março de 2016 at 12:42 OFF TOPIC… Interessante não, especialmente qndo se verifica que o fornecedor da motorização, tanto do C-17 qnto do “+ um”, são o mesmo. ———————————————————————————————————————————— C-17 utiliza o F117 (PW2000) fabricado pela Pratt & Whitney também utilizado no 757 KC390 utiliza IAE v2500, utilizado principalmente pela familia A320 e fabricado pela International Aero Engines. Apesar da Pratt & Whittney fazer parte do consórcio formador da IAE, ela se alinha com mais 4 empresas na responsabilidade desse motor ( Rolls-Royce, Japanese Aero Engine Corporation, MTU Aero Engines and Fiat). Logo os fornecedores de… Read more »
Sugiro que o nome do KC-390 seja “Dumont”. Seria um nome “internacional” e uma bela homenagem ao pai da aviação.
“Apesar da Pratt & Whittney fazer parte do consórcio formador da IAE, ela se alinha com mais 4 empresas na responsabilidade desse motor ( Rolls-Royce, Japanese Aero Engine Corporation, MTU Aero Engines and Fiat).” . Da página da International Aero Engines, na Wikipedia em inglês . Company Country Interest . Pratt & Whitney – United States – 25.00%, . Pratt & Whitney Aero Engines International GmbH – Switzerland – 24.50%, . MTU Aero Engines – Germany – 25.25%, . The Japanese Aero Engine Corporation, consisting of: . Kawasaki Heavy Industries; Ishikawajima-Harima Heavy Industries; Mitsubishi Heavy Industries – Japan – 25.25%.… Read more »
“Logo os fornecedores de motorização não são os mesmos.”
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Se os fornecedores não são os mesmos, o que raios faz o IAE V-2500, no site da P&W????
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(http://www.pw.utc.com/V2500_Engine)
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Não sabe nada, não conhece nada, não viu nada e ainda tem uma baita preguiça em pesquisar…
Novo vídeo do KC 390, by Embraer
https://www.youtube.com/watch?v=DPyd80VWYak
O avião tá bonito demais!
Tá dando desespero em quem costuma criticar só por ser da Embraer.
Agora inventou que é um demérito o motor ser P&W !!!
Não é um bom motor? Por quais motivos?
Os fabricantes do motor não são afidáveis?
Caro colega: _Qual é mesmo o motor que você fabrica? ( nos teus sonhos)
Desespero somente se for o seu minha críticas vão muito além da motorização desta aeronave mas vc não está interessado, quer somente relativizar, igual ao governo de turno faz qndo o assunto o constrange e/ou lhe desagrada.
Mauricio R. e dai se o motor vier a ter alto custo de manutenção(o que duvido muito),foi o escolhido e com certeza o fizeram com motivos bem plausíveis e conhecidos por todos os envolvidos no projeto. Você parece ter algum conhecimento mas sua implicância (creio eu que pessoal) com a Embraer faz desmerecer suas palavras de criticas e mais criticas destrutivas ao menos quando os produtos da mesma são o tema em questão.
Zampol 17 de março de 2016 at 9:40 Esse sujeito tem uma papagaiada de “OF TOPIC mas nem tanto”, então ele sai caçando qualquer baboseira no google que na mente dele possa servir para desmerecer qualquer coisa do Brasil e em particular a Embraer, coisa que ou não tem nada a ver, ou é pura invencionice dele ou é mentira, o melhor na minha opinião é deixar ele falando sozinho, não podemos ficar alimentando-o, é isso que ele quer. Sobre os motores, o motor do KC-390 é de amplo uso da aviação civil, pois é o mesmo do A-321, ou… Read more »
Mauricio R. 16 de março de 2016 at 14:49 Então aonde estão a RR e a Fiat???? ———————————————————————————————————————————— Tente no site da International Aero Engines ao invés do Wikepedia http://iae.wpengine.com/company/history/ Se estiver com preguiça de ir lá ler, vou citar a passagem que responde sua pergunta. “IAE was founded in 1983 to develop an engine to address the 150-seat single aisle segment. The collaboration, bringing together five of the world’s leading aero engine manufacturers – Pratt & Whitney, Rolls-Royce, Japanese Aero Engine Corporation, MTU Aero Engines and Fiat, was focused on delivering the most technologically advanced engine solution for the… Read more »
Paulo C. 17 de março de 2016 at 15:15
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Foi na página da International Aero Engines (IAE) na Wikipédia em inglês, aonde encontrei a estrutura acionária da empresa, sem a RR e sem a Fiat.
Se vc soubesse do que fala, teria encontrado na internet press release de março de 2012, da própria RR, informando o desligamento da IAE.
Mas…
“…o motor do KC-390 é de amplo uso da aviação civil, pois é o mesmo do A-321, ou…”
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Mentira!!!!
A turbina do Airbus A-321 é: “The 33,000 lbf (150 kN) thrust V2533-A5 for the Airbus A321”,
já a do “+ um” é: “The 35,000 lbf (160 kN) thrust V2535-E5 for the Embraer KC-390”.
O novo A-321 Neo não usa mais turbina da IAE, mas a “geared fan” da P&W.
Mauricio R. 17 de março de 2016 at 18:09
Você leu a parte: “Perceba que eu não disse que as 5 hoje formam a IAE hoje, mas que eles se juntaram no passado para desenvolver o IAE v2500. Vou me citar:”???
Creio que não. Mas deixando isso pra lá, contribua para a discussão e apresente seu rationale sobre o alto custo de manutenção dos IAE V2500.
Esse alto custo também se aplicaria aos motores civis que equipam os A320 e família?
Saudações
“…e dai se o motor vier a ter alto custo de manutenção…”
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É, deixa a Embraer ler isso…
O que vc escreveu em:
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Paulo C. 16 de março de 2016 at 12:18
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“Apesar da Pratt & Whittney fazer parte do consórcio formador da IAE, ela se alinha com mais 4 empresas na responsabilidade desse motor ( Rolls-Royce, Japanese Aero Engine Corporation, MTU Aero Engines and Fiat). Logo os fornecedores de motorização não são os mesmos.”
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Aprenda vc a discutir, não diga aos outros como faze-lo.