Embraer divulga foto do segundo protótipo do KC-390, junto ao primeiro
No final desta manhã de segunda-feira, 14 de março de 2016, a Embraer divulgou em sua página no Facebook foto com o segundo protótipo de seu jato militar de transporte KC-390, informando que a aeronave foi recentemente completada.
O texto em inglês que acompanha a foto apontou que o segundo protótipo é o exemplar visto à direita, acrescentando que o avião está passando por testes em solo e deverá se juntar à campanha de testes de voo nas próximas semanas.
Excelente notícia!!! Eu já li também que o terceiro está na fase final e o quarto também ta bem adiantado!!! Mas reparei que o sistema para reabastecer outras aeronaves ainda não foi instalado.
O segundo protótipo não tem aquela pequena aleta na carenagem do motor.Alguém sabe da utilidade dela?
Acredito que essa aeronave vai fazer muito sucesso no mercado externo.
A aeronave da direita esta com uma “carenagem” a mais aberta no trem de pouso frontal.
Falando em Kc390, dêem uma olhada nessas fotos:
Aliás, o primeiro KC-390 é o da esquerda da imagem, por conta das aparelhagem para testes em voo que então instaladas.
Sim, Bardini, a própria Embraer divulgou que o segundo protótipo é o que aparece à direita na foto, e colocamos isso no texto da matéria.
.
Quanto ao trem de pouso dianteiro, são dois conjuntos de portas, com as duas de trás formando um tipo de “escudo” para pedras eventualmente lançadas pelas rodas não serem projetadas na direção dos motores. A diferença está no conjunto de duas portas da parte frontal do poço do trem de pouso dianteiro, que estão fechadas na aeronave da esquerda e abertas na aeronave da direita.
Bem, se a Embraer divulgou a foto e informou que este é o segundo protótipo então não tem o que dizer. Sobre a carenagem do trem de pouso, é que este segundo protótipo já vem com as adaptações aerodinâmicas colhidas nos testes do primeiro avião, são mesmo diferentes, fruto do tal “congelamento do envelope” ou algo que o valha. Para minha decepção continua com esse padrão de camuflagem horrível da FAB, quando eu imaginei que pudesse trazer as cores branco e cinza do vídeo, algo mais bonito e promocional, para piorar continua com as bandeiras de outros países, nada a… Read more »
Maria do Carmo Lacoste, esses outros países também são sócios do projeto, são parceiros no risco do desenvolvimento.
Delmo Almeida 14 de março de 2016 at 14:30 Portugal e República Theca tudo bem, mas o que temos a ganhar com os argentinos metidos nisso?? na verdade é meio desmoralizante para a Embraer, não se trata de dizer que são “inferiores”, não é o caso, o problema é que por questões orçamentárias creio que nunca vão comprar o KC-390, e o que eles fazem neste avião poderia ser feito no Brasil ou em Portugal. Isso é fruto do bolivarismo do século 21 que já teve os seus dias de glória por aqui e hoje vive seu ocaso. Podemos chamar… Read more »
Obrigado pela explicação Nunão.
Lindas fotos Alfredo Araújo.
Qual seria melhor Embraer KC-390 ou o Alenia C-27J Spartan ?
O avião é realmente muito bonito, mas essa pintura da FAB é de se esconder meu Deus horrível.
Consumo ?
Vamos vender para a Syria ?
Os russos começam a sair amanhã.
Não aguenta, bebe leite.
O KC-390 vai poder ser reabastecido por lança?
Morais 14 de março de 2016 at 14:06
O segundo protótipo não tem aquela pequena aleta na carenagem do motor.Alguém sabe da utilidade dela?
_______________
Interessante sua observação, nem o primeiro tinha, essa aleta foi adicionada depois, ela não consta nem do roll out e nem no primeiro voo do KC-390, pode ver que seu suporte nem está pintado, foi colocada depois, também desconheço sua finalidade.
Ótima notícia! Parabéns pela eficiência da EMBRAER . Muito feliz com esta noticia
A aleta deve ser para fins de medição para testes. A pintura deve ter algum propósito tático já que a FAB adota em praticamente todas as suas aeronaves esse tipo de camuflagem então não é estranho ver o KC-390 nessas cores tbm, estranho seria ver a FAB adotando outro padrão nessa aeronave. Os especialistas podem explicar a adoção dessa camuflagem, de todo modo vou pesquisar para trazer a resposta tbm!
Fernando, a camuflagem tática dos aviões da FAB, em verde escuro e cinza e aplicada na maior parte de suas aeronaves de combate e transporte tático, foi fruto de estudos e experiências que envolveram várias tonalidades no início da década passada (o tom de verde chegou a ser diferente, houve mais de um tom de cinza, e naquele tempo era possível ver mais de um padrão sendo testado). . Tem gente que gosta, tem gente que não – eu gosto, embora nem todo avião fique “bonito” nela, mas “boniteza” não é o que está em questão, e sim a efetividade… Read more »
Sobre a pintura do KC390, como são todos até agora da FAB, não acredito em mudanças nas cores, a não ser um padrão de cinza que a FAB venha a utilizar, mas nada diferente disso. Tenho duvidas sobre as portas do trem de pouso dianteiro, as portas (mais a frente) abertas no novo prototipo só abrem para recolher ou estender o trem de pouso, fechando em seguida certo? Como esta na primeira aeronave a esquerda! Abertas desta forma em solo apenas para inspeções ou algo do tipo eu acredito! Sobre as aletas nos motores, (nem da para ver) kkkkkk (não… Read more »
Sim, ederjoner, como em diversas outras aeronaves, essa seção da porta se abre para a saída do trem completo e fecha logo depois que ele se estende, ficando aberta apenas a seção da área em que a perna do trem fica estendida.
Alfredo Araujo, obrigado pela dica das fotos. Alguém mais tem sugestões de outras fotos? Quanto ao segundo protótipo, é ótimo ver a continuidade do programa. Será que será neste que farão os testes de carga, com o blindado Guarani, o veículo do sistema ASTROS, os tanques internos de combustível REVO? Seria interessante vermos uma pintura Pixalizada de camuflagem.
Ok, obrigado Nunão.
washington, já imaginou se houvesse tido tempo, e o KC390 chegasse ao Chile levando um veiculo Guarani! Seria uma façanha, mas já seria bom demais se a Embraer e a FAB conseguisse levar um prototipo do KC390 para o Chile, mesmo “vazio”, pode crer que chamaria muito a atenção na feira.
Washington, são dois protótipos previstos para os testes de voo (outros dois farão testes de fadiga etc no solo), então esses dois que se vê na foto é que ficarão encarregados de tudo que é relacionado a voo, com carga, sem carga, com REVO, sem REVO etc.
Lembrando que o planejamento é que, finalizada toda a campanha de certificação inicial (IOC) e final (FOC) esses dois protótipos que aparecem na foto deverão se juntar aos 28 exemplares de produção pretendidos pela FAB, para uma frota total de 30 aeronaves que equiparão esquadrões de transporte da Força Aérea Brasileira. . Isso se o planejamento não mudar, é claro. . Isso tudo está explicado em matéria do Poder Aéreo de 2014, com informações apuradas quando estivemos na apresentação do primeiro protótipo. . http://www.aereo.jor.br/2014/10/22/prototipos-se-somarao-aos-kc-390-encomendados-pela-fab-para-uma-frota-total-de-30-avioes/ . O que mudou de lá pra cá foi o prazo de certificação inicial e de… Read more »
Muito obrigado pela aula Nunão! e é isso mesmo, no campo militar esse negócio de ser bonito ou não acaba por não contar em nada no equipamento pois não é isso que ganha guerras. Agora uma curiosidade, os bandeirantes de patrulha naval ainda mantém o branco e acabaram não adotando esse esquema de camuflagem atual, isso pela missão em que eles são empregados. Já os caças de superioridade aérea que vamos receber (Gripens) devem manter o padrão cinza por ser mais eficaz nesse tipo de missão. Devemos ver o KC-390 em outras cores quando as unidades para os outros países… Read more »
A pintura é irrelevante.
++++++
O consumo é relevante.
Cadê as intenções de compra dos países participantes do consórcio ?
Com relacao ao consumo, se lembre do comentario do Cel. Nery de que “vamos ter surpresas com relação ao custo da hora de voo do KC390”. Segundo ele, “pessimas”…
Bichão bonito… só torcer pra que não vire um Betamax, porque VHS o C-130 ainda é.
Entendedores entenderão.
KKKKK tem nego aqui que vai endoidar, pois nào gostavam da camu rsrs.
E agora José ? quem é quem ?
Legal. Mas aquela “teia de aranha” horrorosa no compartimento do trem de pouso principal continua lá. E ainda pintado de branco para contrastar bastante com a pintura de gosto duvidoso como muitos já opinaram aqui. Achei que fossem redesenhar algo mais discreto e bonito nos futuros exemplares, mas pelo jeito não. Bom, como se diz por aí, deve ser uma tendência.. No mais, tudo maravilha vai ser um sucesso.
Alguns economistas dizem que se a Dilma cair, o Brasil terá 2,3 anos de vento a favor, com crescimento da economia. É uma boa notícia, pois provavelmente os projetos não serão afetados.
Se ela não cair, talvez não sejam afetados de qualquer maneira…
Bruno W. 14 de março de 2016 at 17:43
Não foram feitas para serem bonitas, foram feitas para cumprir sua função estrutural.
O nome disso na engenharia é “estrutura treliçada”, são leves, resistentes e suportam esforços em todas as direções, sua configuração obedece as tais das chamadas “Leis de Newton”, que são aplicadas a uma treliça como um todo.
“Cadê as intenções de compra dos países participantes do consórcio ?”
.
Procura nos anúncios de vendas de C-130 usados.
Anotem aí:
.
Dois clientes vão assinar contrato ainda em 2016. Arrisco dizer que são Portugal e Suécia.
.
Emirados Árabes Unidos, Colômbia e República Tcheca correm por fora.
.
E até a Argentina, com a chegada do Macri, pode comprar, mas só daqui alguns anos.
E se o Canadá anunciar o KC-390 como vencedor no FWSAR, tu vai fazer o que? te atirar da Ponte Estaiada dentro do imundo Pinheiros com uma hélice do C130 amarrado no pescoço?
Maria do Carmo Lacoste,
.
Obrigado pela explicação, talvez seja de alguma valia para alguém que ainda não saiba que aviões são planejados seguindo princípios de engenharia.
.
Mas que são feias pra cacete, ah isso são!
.
Claro que isso é apenas meu humilde gosto pessoal se vossa senhoria permitir..
“Carcará 01 14 de março de 2016 at 17:19 Com relacao ao consumo, se lembre do comentario do Cel. Nery de que “vamos ter surpresas com relação ao custo da hora de voo do KC390”. Segundo ele, “pessimas”…” . Carcará, boa tarde. . Cuidado que lendas da Internet acabam surgindo ou sendo inflamadas justamente por lembranças erradas do que alguém escreveu, ou exageros. E mais ainda quando colocadas entre aspas, como se fossem fidedignas. . Os comentários do Rinaldo Nery a respeito do que ele ouviu falar de previsão de custos de hora de voo do KC-390 estão no post… Read more »
Eu não tenho que fazer nada, problema do Canadá que fugindo do F-35 tropeçou no “+ um”.
OFF TOPIC…
.
…mas nem tanto!!!
.
Ele e sempre ele mas nunca o “+ um”, agora 2 p/ as Filipinas:
.
(http://www.defenseindustrydaily.com/c-130s-for-the-philippines-025976/)
Mauricio R. 14 de março de 2016 at 18:40
Você deveria guardar suas frustrações pessoais e ódios para si mesmo, não somos obrigados a ser importunados com suas derrotas de vida.
Você é cansativo e inoportuno, não acho que este espaço seja o melhor local para desterro de seus problemas.
.
ADVERTÊNCIA DOS EDITORES A MAURÍCIO R. E MARIA DO CARMO LACOSTE: ESTE ESPAÇO NÃO É PARA BRIGAS PESSOAIS. SUGERIMOS QUE AS DEIXEM DE LADO E VOLTEM PARA O DEBATE SOBRE O TEMA DA MATÉRIA, E QUE IGNOREM COMENTÁRIOS DOS QUAIS NÃO GOSTEM, DE UM OU DE OUTRO.
Rafael Oliveira 14 de março de 2016 at 18:19 Amigo, nenhum desses países vai assinar nada por enquanto, exceto os Emirados Árabes Unidos, talvez. Eles estiveram aqui e se reuniram com os comandantes militares e com o ministro da defesa, depois foram até as instalações da Embraer, lembro desde o começo que os EAU sempre esteve cotado, o próprio Frederico Curado disse que a FAB poderia não ser o primeiro cliente do KC-390, e sempre me veio em mente este país, os Emirados Árabes. Portugal não tem dinheiro em caixa, ora, se o Siroco que é algo muito mais importante… Read more »
“Procura nos anúncios de vendas de C-130 usados.”
Hahaha, ele não perde uma, cada enxadada uma minhoca. : ))
Delfim Sobreira 14 de março de 2016 at 17:20
Bichão bonito… só torcer pra que não vire um Betamax, porque VHS o C-130 ainda é.
Entendedores entenderão.
________________________
Lhe parabenizo pelo seu comentário e concordo em parte. Sim! o C-130 é um VHS e sempre será, ou seja, disso ele não passa, será um eterno VHS.
Mas o KC-390 não é um betamax, na minha opinião ele está mais para um Blu-Ray ou superior.
Maria do Carmo Lacoste, boa noite. . Sobre seu comentário das 19h19 sobre possibilidades de parceiros (ou não) do KC-390 efetivarem encomendas, eu não deixaria de lado alguma possibilidade da República Tcheca transformar suas duas intenções de compra em pedidos firmes, dado que entre os fornecedores estrangeiros de partes do KC-390 a Aero Vodochody está entre os mais importantes (parte da fuselagem traseira, todas as portas da cabine e rampa de carga), e a quantidade pretendida não é grande, o que deve facilitar a absorção dos custos. . Além disso, pelo que parece a parte pior da crise de 2008… Read more »
Se eu der sorte algum dia pego uma carona num desses, baita aeronave,
Quantos projetos que a Embraer fez até hoje não vendeu? O que pode sustentar uma visão negativa deste projeto por parte do “+ um”?
Fernando “Nunão” De Martini 14 de março de 2016 at 19:46 Seu comentário está perfeito, eu não falei nada sobre a República Theca comprar ou não, mas na verdade sempre considerei este país como um potencial comprador do KC-390, sei que possuem uma boa indústria aeronáutica e que uma das peças do KC-390 (acho que é a rampa de carga), é maior aeroestrutura já produzida na República Tcheca. Desconhecia que só operavam o C-295 e que não possuem um avião de maior porte e com capacidade de reabastecimento, então passam a ser um cliente quase certo do avião brasileiro. Não… Read more »
Maria do Carmo, A questão não é puramente dinheiro. Uma compra de US$ 200-400 milhões cabe perfeitamente no orçamento desses países, diluído em alguns anos. É mais uma questão de prioridade-necessidade. . No orçamento de Portugal, cabe tranquilamente uma encomenda pequena de KC-390. Fora que o país tem acesso a crédito externo, em condições privilegiadas, por pertencer a zona do Euro. . Portugal não declarou que não comprou o Sirocco por falta de 80 milhões de euros. Acredito que o maior problema foi o EH-101 (principal helicóptero de sua marinha) não poder operar no Sirocco, além dos custos de modernização… Read more »
Correção: o EH-101, ainda que usados em operações de resgate no mar, são operados pela Força Aérea Portuguesa e não pela Marinha.