Para refletir sobre o uso de aeronaves presidenciais: breve narrativa de imagens de 5-3-2016
IMAGENS: captura de tela de reportagem (vídeo) do Jornal Hoje, da TV Globo; captura de tela da “Agenda da Presidenta” do Portal do Planalto; Portal G1 (todas de hoje, sábado, 5 de março de 2016)
NOTA DO EDITOR 1: segundo trecho de reportagem da edição deste sábado do Jornal Hoje, a presidente Dilma Rousseff “deixou o Palácio da Alvorada às 11 horas da manhã de hoje, decolou de lá num helicóptero para a Base Aérea, e na Base Aérea, em Brasília, ela pegou um avião para Congonhas, aeroporto aqui em São Paulo e chegou por volta da uma hora da tarde.”
NOTA DO EDITOR 2: o objetivo deste post é incentivar a reflexão e o debate de opiniões dos leitores sobre o que consideram o uso correto do dinheiro público em prerrogativas como aeronaves presidenciais, operadas pelo Grupo de Transporte Especial (GTE) da Força Aérea Brasileira (FAB).
NOTA DO EDITOR 3: o Poder Aéreo não incentiva o uso deste espaço para discussões de cunho político. Excepcionalmente, e apenas neste post, os comentários com esse viés estão permitidos, desde que mantido o respeito e a tolerância, sem xingamentos, palavras de baixo calão, sem propaganda política ou uso deste espaço como palanque.
Ela está indo como cidadã comum, usufruindo de particularidades ligadas ao cargo político, para compromisso pessoal?
Crise só pra quem paga imposto, uma hora de voo do Vassourão custa no mínimo 15 mil dólares, isso sendo generoso.
Enquanto isso, falta dinheiro pra FAB apoiar transplantes de órgãos ou treinamento de militares. Absurdo
Depois de 12 anos que vocês acordaram pra isso??? o problema é que gastos com combustíveis e tudo mais em aeronaves da FAB para uso partidário ou mesmo privado pelo PT e gente do governo já gerou milhões, talvez algo chegando na casa do bilhão de gastos em reais, agora é tarde, isso se chama apropriação do Estado para uso privado e partidário, essa gente faz isso há mais de 12 anos, estou cansada de ver isso aqui em São Paulo. A TV Brasil tem audiência ZERO, é isso mesmo, ninguém, absolutamente ninguém assiste, mas o que já gastou daria… Read more »
Maria do Carmo Lacoste, boa noite. . Não, nós não acordamos para isso hoje. Matérias questionando o tamanho do GTE, sua surpreendentemente rápida renovação de meios na última década e meia (comparada à lentidão desse processo em outras áreas da FAB), e o seu uso em situações pra lá de duvidosas por quem tem a prerrogativa do uso dessas aeronaves não vêm de hoje. Defendemos há muito que esse uso deveria ser exclusivamente a trabalho. . Experimente digitar “GTE” no campo busca do blog (ícone de lupa no canto superior direito da página) e verá. . http://www.aereo.jor.br/?s=GTE . No mais,… Read more »
Dilma é uma ________________. Utiliza aeronaves oficiais para fazer visita partidária ao LULA.
_
COMENTÁRIO EDITADO. VEJA AS NOTAS AO FINAL DO POST – SOLICITAMOS QUE O EXERCÍCIO DA CRÍTICA SEJA FEITO MANTENDO O RESPEITO, SEM XINGAMENTOS OU PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
Lembrando:
De Congonhas ela partiu em outro Héli da Presidência para o estádio 1º de Mauio em SBC, sim 1º de Maio dia do trabalho.
Quanto custa toda essa mobilização, tudo ?
Meu dinheiro, seu dinheiro …. nosso dinheiro.
Não sou especialista, sou simplesmente um brasileiro, um dos milhões que pagam a conta de todos os desmandos dessa outrora Nação. Estou 100% de acordo com a Maria do Carmo Lacoste……Temos que achar uma maneira de barrar essa gente, tá difícil, tá caro aguentar.
Fernando “Nunão” De Martini 5 de março de 2016 at 20:15
_______________________________________________
Verdade De Martini,
______________________________________________
e o “pau comeu”, mais porque as paixões partidárias
foram aquém, tinha uma tchurma (pequena) mas muito atuante
nos Blog’s em geral, inclusive aqui.
Boa parte SUMIU !
______________________________________________
Fiquem tranquilos, está ruim ?
______________________________________________
Vai piorar e muito, mas muito mesmo !
______________________________________________
Faz uma hora cheguei do Supermercado, meu D’US ….
Miguel Felicio 5 de março de 2016 at 20:19 Na sexta feira quando Lula foi preso para depor, veio ministro da Dilma pra cá, entre eles Gleise Hoffmann, foi batata, a noitinha lá vai aquele FABão enorme voltando pra Brasília, vieram da apoio a um cara que foi preso acusado de ter cometido inúmeros crimes contra o país, com o nosso dinheiro.. Lula certa vez saiu de São Paulo com uma enorme comitiva, foi lá em Brasília dar ordens pro governo Dilma, eu lembro bem de uma foto, em uma enorme mesa, com Lula na cabeceira, isso saiu na Folha,… Read more »
Sempre fui contra o tamanho GTE tem e seu uso indiscriminado por autoridades do governo. Porém nos casos específicos envolvendo o cargo de Presidente da República não posso considerar errado. O Presidente da República, como chefe de estado e de governo, nunca se desliga das suas funções, portanto o aparado do estado deve estar ao seu alcance, para que em uma emergência seja possível tomar decisões e se for caso ser evacuado para um local seguro. Não faço aqui qualquer julgamento de mérito das figuras politicas que possam ser trazidas ao centro da discussão, já que seria necessário um maior… Read more »
O Presidente é sempre Presidente, da posse até o fim do mandato, quer exerça atividade específica do cargo ou atividade privada. É uma situação em que a pessoa se mistura ao cargo que ocupa. Apenas no periodo eleitoral o partido tem de ressarcir os gastos com deslocamento do Presidente, mas nesse caso para não gerar uma situação desigual na competição eleitoral. Nesse sentido não vejo problema em ela utilizar a estrutura da Presidência para fazer essa viagem. Além do mais atividade partidária/política faz parte das funções inerentes ao cargo de Presidente. E meu ponto de vista vale para qualquer presidente,… Read more »
não vi problema, faz parte do tb dela. o que acho que deve parar até o cachorro de algum escalão do Executivo, Legislativo usar avião do gte para ir em casa, ir no casamento, ir descansar, ir em cuba. mas enfim ela tem os dias contados
Sinceramente, é uma questão simples. Trata-se da segurança da presidente. Sou contrário ao seu governo, só faz besteira… Mas é a presidente. Sair por aí pagando passagem e levando um batalhão de guarda costas junto vai sair caro e menos seguro. Depois dão um tiro nela e caí tudo em cima das forças armadas que não deram a segurança e o transporte adequado. Esse discurso pode até valer para ministros de Estado, mas não se aplica ao chefe de Estado e de governo. Respeito às opiniões em contrário, mas pediria uma reflexão sobre o prejuízo maior que pode advir da… Read more »
Essa senhora ai da foto cansou de citar o termo República, que tem origem no latim “Res Publica” e que significa “aquilo que é público, mas que no final das contas ela não sabe e não aplica seu real significado. Vivemos ainda nos vícios do Império do Brasil.
Para acabar com isso basta o Ministério Público cobrar a conta.
Vale lembrar que Angela Merkel viaja de férias com todo o aparato que lhe cabe, mas o marido vai de avião comercial por conta própria.
EduardoSP 5 de março de 2016 at 20:34
Procure saber como é que funciona nos países chamados de “primeiro mundo”, talvez você mude de opinião, na Alemanha por exemplo, tem até alguns exageros, mas a questão nem é de gastos, a questão é MORAL, de quem tem o dever em DAR O EXEMPLO.
A maneira mais fácil de barrar a prática abusiva do uso do GTE, que não é de hoje, é vendendo a frota ou repassar para a federal… Simples, prático e eficiente. É igual criança. Não sabe brincar, não ganha brinquedo caro. . Um GTE só com o Vassourão, um jatinho e dois helicópteros já é coisa demais pelo o que ela faz pelo país… Mais que isso vira essa palhaçada. . Mas… A realidade é que isso nunca terá fim… Veja e outras mídias já bateram nesta tecla. Ai quando muito, soltam uma notinha medíocre informando que a prática será… Read more »
É preciso ser calmo e firmes, ao que parece ex-presidente usa um lugar preparado por construtoras que infringiram a lei da licitação, ainda que não seja seu, usa e goza do desse recurso. Isso é terrível para nossas instituições, pois botam em confronto nossa lei com a vontade de grande parcela da população, que não quer reconhecer isso. É preciso evitar ao máximo trazer as forças armadas para o centro desse confronto, pois se assim não o for ela será mais uma vez acusada de golpe por tentar estabilizar o país. Meu comentário não é político, longe disso é só… Read more »
E não cabe ao Presidente da República ir dar apoio a uma pessoa que pese sobre seus ombros inúmeras suspeitas. Marcola teria assim o mesmo direito.
Me deixa enojado ver como os esquadrões operacionais da FAB são deixados à míngua. Mas para o GTE, que se tornou o serviço de táxi-aéreo da FAB pago por todos nós, ali não falta dinheiro. Faltam peças e armamento, até mesmo munição, mas a FAB compra jatos executivos para transportar políticos para fins espúrios, como vimos ontem um dos VC-99 em Congonhas, que levou parlamentares do PT para interferirem – sim, pois nada mais foram lá fazer – com a ação da PF. Dito isso, entendo que apenas o presidente e vice-presidente deveriam ter o direito a usar aeronaves da… Read more »
OF TOPIC mas nem tanto, parece que o segundo protótipo do KC-390 já está pronto e em testes estáticos, ou quase pronto, vai se unir ao primeiro protótipo em testes de voo no final de março ou começo de abril. ———————————– “”””O segundo protótipo KC-390 foi lançado e está sendo preparado para o seu primeiro voo, que é “programado para acontecer durante este mês, talvez todo o final de março ou início de abril”, diz Jackson Schneider, presidente da Embraer Defense & Security. “A segunda aeronave está quase pronto para o voo eo momento depende de testes de vibração em… Read more »
Off-Topic: O exército brasileiro mostrou que ainda respira.
http://www.defesanet.com.br/crise/noticia/21745/CRISE—A-crise-ganhou-um-novo-componente–E-ele-veste-farda-e-pilota-tanques/
No demais: O fato de uma presidente da República, em função de seu mandato e em exercício de sua “carga horária”, viajar por aí com DINHEIRO PÚBLICO para visitar “amigos” é por si só, imoral. E pior que isso é não sofrer consequência nenhuma por esse crime de responsabilidade. Isso nos demonstra que:
1- Não somos um país sério
2- O chefe do executivo é tratado como um Marajá
3- Pelos dois motivos acima, a República e a democracia estão em sério risco.
Marcos, ela não foi apoiar, foi buscar apoio político, pois vai se forem confirmadas as graves denúncias do ex líder do governo no Senado (o Senador Delcidio) acabou-se seu respaldo jurídico e apenas restará a força política do ex-presidente.
Srª Maria do Carmo Lacoste, muito respeitosamente permita-me colocar que, realmente, brasileiro tem memoria curta! Pois a Senhora deve estar se esquecendo que na epoca de FHC (essa farra no uso do GTE), nao foi muito diferente e houve ate divulgacao disso na imprensa, mas que (claro…), foi abafado… Lula não foi “preso para depor” (sic!)… Já houve caso de congressista (ou senador, verdadeiramente não me lembro), que voou para sua cidade natal para fazer implante de cabelo(!), foi “descoberto” e “devolveu” o dinheiro…(dentre outros, em casos parecidos…). Em absoluto, estou defendendo o governo do PT, que esta a fazer… Read more »
Acho que ela deveria usar o GTE somente pro necessário. Supondo que ela foi de avião para SP, não precisa se deslocar de helicóptero do Palácio, para a Base Aérea de Brasília, e nem da Base Aérea de São Paulo para próximo casa do investigado.
Quanto a não usar vôo de carreira, acho uma decisão sensata, geraria tumulto a bordo a presença dela em um voo comercial.
ORAS!
TUDO isso foi gestado pelo Golbery do Couto e Silva..lembram?? O PT foi bancado pelo homens de saia da CNBB….Foi bancado pelo sindicalismo alemão…depois em 1988 foi bancado por FIDEL (hoje pagamos com o tal MAIS médicos e obras da Ordebrecht)….
A mídia toda achava lindo o lulão acharcando donos de pequenas metalúrgicas para acabar com a greve…(igual ao que acontece hoje..mesmo modus operandi). O lulao já cobrava para fazer greve em empresas concorrentes de outros empresários.
Lamentável a postura política deste blog.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/11/1703492-aecio-neves-cedeu-aviao-de-minas-a-politicos-e-celebridades.shtml
http://www.revistaforum.com.br/2016/01/05/sozinha-esposa-de-alckmin-ja-usou-aeronaves-do-governo-de-sp-mais-vezes-que-todos-os-secretarios-juntos/
Gente séria e que reconhece a situação do país é outra coisa:
http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/4510333/gesto-simbolico-macri-viajara-para-davos-aviao-comercial
Mais uma para os que só gostam de ver um lado do disco
http://www.conjur.com.br/2002-mar-28/filha_fhc_explicar_uso_aviao_fab
Achei correto o uso da aeronave e uma decisão sensata, como opinou o comentarista acima, presidentes da republica não poem andar de TAM nem de Gol. O compromisso foi politico, de apoio politico ao ex-presidente de seu partido e seu mentor, já que ele, como se torna claro, tem pretensões politicas em vista. Considero porém imoral o uso de aeronaves, até da FAB, por ministros e afins deste governo e de todos, para irem a batizados, casamentos e ferias na praia. Com também considero imoral os avioes privativos dos governos de S. Paulo e de Minas Gerais serem usados para… Read more »
Ulisses Silveira,
.
Pois é… Culpa do FHC… Se eles podiam… O governo atual também pode:
.
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/ministros-voam-sozinhos-em-jatinhos-da-fab
Bem só uma coisa que vou dizer , por isso larguei a carreira militar devido vários abusos do governo, cortando todo ano nossa verba e não tendo mínimo para uma OM operar .
Não gosto do partido do governo, do Lula e nem da Presidente, mas concordo com o EduardoSP e o Duanny.
Isso eh pra falar a boca de que diz que não temos Aviação de transporte.
O fato é que a nossa República trata-se na verdade de uma releitura da oligarquia, advinda da antiga corte real, mas sem a presença do monarca. isso só é piorado com os governos de “esquerda” (PSDB, PT e boa parte do PMDB), já que a função do partido e do Estado são simbiontes na leitura feita pelos pensadores dessa linha política. Assim, a oligarquia eletiva tem usufruído dos recursos do Estado sem sequer questionar a moral disso, já que são doutrinados para achar que isso lhes é de direito e muito natural. Outro fato é que a FAB não assume… Read more »
CPMF, INSS, mais tributos, preços da alimentação nas alturas, petróleo em baixa e nossos combustíveis nas alturas, 25/28 mil cargos comissionados + as mordomias e cartões corporativos, fundos de pensão sendo delapidados, BNDES fazendo festa em inúmeros “nações” mundo afora e …………………………. o GTE, guenta coração !
_________________________________________________
Bem lembrado Maria ………………………… dia 13 com panelaço na rua.
Esqueci do SUS e dos hospitais públicos.
JOrge Alberto 5 de março de 2016 at 21:15
Também concordo amigo, 16 anos no poder e a culpa é de FHC, você está coberto de razão.
Dia 13 todo mundo na rua, porque a culpa é de FHC.
Caio Romão 5 de março de 2016 at 21:04
Meu amigo, sabe o que Dilma veio fazer em São Paulo? ela não veio se solidarizar com Lula foi coisa nenhuma, ela veio foi dar um recado dos Militares a Lula e Rui Falcão: “Diga a Lula e Rui Falcão que o Brasil não é e nunca será uma Venezuela”, ela entendeu direitinho.
________________________
Sabe o que os militares disseram para Dilma: Vale o que está escrito na Constituição, ela entendeu a advertência.
Acabou, é apenas questão de tempo.
Rapaz, eu estou muito preocupado com a situação se o ex-presidente for preso.
Se o presidente dos EUA anda no marine one e no air force one por questão de segurança ninguém lá critica.
Acredito que alguns ajustes no GTE são necessários sim(cortar voos de parlamentares e familiares, cortar “mimos” como vinho, etc.) mas ela, por questão de segurança, tem o direito de usar os veículos oficiais sim e segurança era inerente já que a probabilidade de sua comitiva ser hostilizada no caminho era grande!
O Aécio fez 129 viagens em aeronaves do governo do estado de Minas Gerais, levando os baba ovos globais, e ninguém falou nada.
Isso é conversa fiada de de Coxinha.
To bloqueado não vou nem falar só rir
“Sua Majestade, o presidente do Brasil” é título até de livro (Ernest Hambloch) O espírito da Casagrande e da Senzala são transmitidos ao longo das gerações, mesmo hoje a “senzala” é defensora dos lugares de cada um na sociedade e o mais surreal é que o fazem usando a velha luta de classes. Discutir essas viagens, pra mim, é questão marginal no momento político atual. Nas vezes em que se falou sobre GTE as opiniões são quase unânimes. O que muda é o peso da mídia sobre o tema, muitos ou ignoravam ou tratavam com galhofa e mitificação. Logo no… Read more »
Querendo ou não está senhora (a qual nunca votei) é a presidente em exercício por meio de eleições diretas e livre de fraudes. Se ela for caçada pelo congresso ou pelo TSE aí sim perderá as prerrogativas do cargo. Isto posto para dizer que enquanto for a presidente em exercício tem direito ao uso destes recursos de deslocamento – embora os utilize com pouca sabedoria política. Caro não é o deslocamento a São Bernardo do campo, caro é Pasadena. Sobre o aspecto aéreo da notícia acredito que o debate deve caminhar para coisas mais técnicas como; A diminuição das… Read more »
A questão é mais “moral” do que “legal”. Recentemente assistimos ao novo presidente argentino viajando para Davos por companhia área regular. Do ponto de vista econômico Estamos diante da maior recessão da história da República. Possivelmente entraremos numa depressão econômica se nada for feito no curto prazo. Será que não era hora de reduzir ao máximo as despesas com o FAB 01 e evitar viagens desnecessárias? Por ultimo, a presidente precisou de uma semana para decidir se sobrevoaria as áreas afetadas pela barragem que rompeu em Minas Gerais matando 17 brasileiros. Mas para visitar o ex-presidente a decisão foi imediata.… Read more »
“Guilherme Poggio às 06/03/2016 às 1:22”
.
Bingo!
Sou leitor diário do Poder Aéreo mas é a primeira vez que manifesto comentário. Acho compreensível que um blog de defesa procure evitar discussões políticas partidárias. O que não me é compreensível é aparecer uma chamada para comentários, que sem dúvidas serão políticos, de uma questão que por mais relevante que seja, dentro de tudo que anda em jogo ultimamente é uma questão menor. Fatos graves que afetam todo o planejamento dos setores da defesa nacional estão ocorrendo e já faz tempo. Um artigo hoje me chamou atenção e este sim acho que merece reflexão aqui no Poder Aéreo. (O… Read more »
Concordo Poggio que seja mais moral que legal.
Meu comentário tem sido bloqueado por conta de algum link q inclui ou conteúdo?
_
NOTA DOS EDITORES: O COMENTÁRIO FOI BLOQUEADO AUTOMATICAMENTE PELO ANTISPAM PELA GRANDE QUANTIDADE DE LINKS. JÁ FOI LIBERADO.
Dilma não viajou defendendo interesses do país, foi interesse pessoal e partidário, inclusive criticando o funcionamento das instituições do país que ela (des) governa. “Ah mas o Aécio também viajou… estes coxinhas” Então se o Aécio fez errado a Dilma pode fazer também? Se a gestão anterior roubava o PT pode fazer o mesmo? Isso não é briga partidária, isso é sobre nós… estamos sendo enganados, roubados e infelizmente, sim, na gestão petista a corrupção passou dos limites. Preocupação com gasto público? Nem pensar. Não podemos defender bandido por amor à ideologia, se Aécio cometeu crime vamos por ele na… Read more »
O governo é incompetente e quem leva a culpa são os americanos…. Tava demorando.
.
Agora só falta aparecer alguém dizendo que a crise é mundial, ai fecha o time…
Presidente nunca deixa seu cargo. Independente do dia de semana, da hora do dia ou da noite ou de sua agenda. A qualquer hora pode ser mobilizada e devera ter à sua disposição meios rapidos e seguro para sua mobilidade.
Até que termine seu mandato é chefe de governo e de Estado e esta sob os cuidados das forças armadas.
Querem melhorar o Brasil…
Socialmente:
Deixem o futebol em 5º plano;
Parem de participar de carnaval;
Parem de fazer trabalhos de macumba;
Parem de consumir socialmente ou viciadamente maconha, comprimidos…;
Sejam ousados em seus sonhos e planos;
Façam seus filhos lerem livros;
etc.
Politicamente:
Não reelejam ninguém.