Militares da FAB treinam reabastecimento em voo durante exercício operacional
A Base Aérea de Canoas (BACO), no Rio Grande do Sul, sediou o Exercício Operacional Barão entre os dias 21 e 27 de fevereiro. O treinamento envolveu os cargueiros reabastecedores KC-130 Hércules e aeronaves de caça para missões de reabastecimento em voo.
“A ação de reabastecimento em voo, no cenário do Poder Aeroespacial, permite potencializar as características dos vetores de defesa, entre as quais, destacamos o alcance. Para um País de dimensões continentais, torna-se importante o domínio das técnicas de transferência de combustível entre aeronaves em voo”, explicou o Comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), Tenente-Coronel Marcelo da Silva Ribeiro.
O exercício envolveu os Esquadrões Pampa (1°/14° GAV), com as aeronaves F-5; Centauro (3°/10° GAV) e Poker (1°/10° GAV), ambos com os caças A-1; e os KC-130 do 1° GTT e do Esquadrão Gordo (1°/1° GT). Durante a operação, os caças se aproximam da aeronave reabastecedora e reduzem a velocidade. Em seguida, o avião “tanque” libera uma mangueira de 30 metros que se conecta ao caça e o combustível é transferido. Todo esse processo dura cerca de dois minutos.
Há pouco mais de dois anos, o 1° GTT retomou as missões de reabastecimento em voo, após 28 anos sem realizar a atividade. “Isso eleva o nível operacional da unidade aérea no contexto da tarefa de sustentação ao combate, conforme o que preconiza a Doutrina Básica da Força Aérea Brasileira”, afirma o Tenente-Coronel Ribeiro.
Durante o exercício, também houve formação de pilotos, rádio navegador e loadmaster, profissional que prevê o controle da carga e do pessoal transportados no avião.
FONTE/FOTOS: FAB (1° GTT)
Um avião tanque, com sua carga completa consegue reabastecer quantos aviões no total ???
os voos de reabastecimento são feitos no período noturno tb ??
boas perguntas
OFF-Topic: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/03/fab-suspense-decolagens-simultaneas-no-aeroporto-de-brasilia.html
Boa tarde , quanto a pergunta do wwolf22 : Sobre o reabastecimento aéreo noturno da FAB não achei nada que informa sobre isso , pois realizou seu primeiro treino noturno de combate em setembro 2012 ,durante o Exercício Sabre II , mas pelo tempo que já foi realizado esse treinamento ,acredito eu que os militares já devem estar aptos para fazer esse procedimento , sobre quantos aviões um avião não consegui achar nada que explica a quantidade de aviões que ele pode abastecer inclusive em sites de defesa internacionais , é um cálculo meio complicado de fazer pois mesmo sabendo… Read more »
wwolf22 e Alexandre Samir Maziz,
.
O primeiro reabastecimento em voo (REVO) por KC-130 de caças da FAB, à noite, foi feito já no início da segunda metade dos anos 1970, não muito tempo depois do recebimento dos caças F-5E e dos primeiros REVOs diurnos.
C-5M?
Agora ficam semanas sem voar para economizar. Fico triste de mais com a situação em que o governo deixou nossa gloriosa FAB.
Que bom que temos os Hercules voando ainda, pois se falam tanto de poucas celulas em uso que nem sabemos quantos ainda estao disponiveis.
Ola boa tarde foristas, tenho uma pergunta, quantas aeronaves C 130 possuimos hoje? E destas quantas ainda estão operativas?
O C-5 não é reabastecido pelo método de “hose/drogue”, mas pelo de “boom”.
Orçamento apertado e os caras fazendo das tripas coração pra manter o nível de treinamento.
Ainda há esperança pra esse país, ainda há gente honesta que ama o que faz.
Bom saber que não estamos sós diante de tantos querendo se encostar no INSS, num bolsa esmola, numa ponta como aspone, numa falcatrua, numa negociata. Há esperança.
Ora senhores, estes treinamentos nunca param, mesmo qdo falam que no ano nao vai ter treinamento o tempo (e o Governo) se encarregam de mostrar a verdade, inclusive duplicando alguns, como foi o caso da operacao AGATA em 2015, meu filho , do 5GACap ouviu que este ano as baterias seriam reduzidas…outra mentira, estao la, completas aguardando o M109 e o inicio do funcionamento do simulador de tiro de artilharia pra este ano.kkkkkkkk
Uma coisa que estou ansioso para ver. O KC-390 em formação com os AMXs, mais ou menos como na foto acima, só que com o novo avião da Embraer no lugar do Hércules.
Nunao, foi isso mesmo. Desde o início o REVO noturno já era realizado. Um dos primeiros pilotos a realizar REVO foi o então Ten Cel Baptista, Comandante do 1 ° GAVCa, à época. Havia um instrutor da USAF na BASC, naquele dia, mas dispensaram o caboclo e foram com a cara e a coragem realizar o REVO, que foi um sucesso. Seu filho, o hoje MB Baptista Jr., é o VICEMAER. Também voou no Grupo. O REVO noturno causa muita desorientação espacial, e muita gente já arrancou a mangueira por conta disso. No sistema probe and drogue não tem ninguém… Read more »
Cel Nery,
Aproveitando essas interessantes histórias sobre a FAB, já li em algum lugar, que o então Ten Cel Baptista era um excelente piloto de caça, na sua época o senhor poderia nos contar quem eram considerados os melhores caçadores da FAB?
Caso a FAB confirme a aquisição dos 28 KC-390 alguém saberia onde eles ficariam baseados, considerando a provável, saída da Brigada Paraquedista do Rio.
Cel Neri, o Brig Kersul teve um flame aut atrás do Fred Krueger, foi nariz para baixo, mante full PC, dedo no starter e oração para São Benedito….
G abraço
Cadê os (3) KC 767-300 ER ?
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/21661/REEQUIPAMENTO%20-%20FAB%20forma%20pilotos%20na%20aeronave%20Boeing%20767
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/22272/AVIA%C3%87%C3%83O%20DE%20TRANSPORTE%20%E2%80%93%20Reuni%C3%A3o%20no%20RJ%20discute%20o%20futuro%20da%20avia%C3%A7%C3%A3o%20de%20transporte%20da%20FAB
Esses link’s são da FAB, nada mais há no site sobre os KC 767.
No PA há link’s, mas o conteúdo é o mesmo da FAB, normal.
Em 2013:
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/17021/CRUZEX%20-%20Voo%20de%20reabastecimento%20no%20KC-767%20promove%20interc%C3%A2mbio%20de%20tripula%C3%A7%C3%B5es
Israel:
http://alert5.com/2016/02/17/israel-to-pick-between-buying-kc-46-or-more-f-35a/
Sonha Wellington.
E. Silva, não existe essa história de melhor ou pior. As Unidades de Caça realizam suas campanhas de emprego ar-solo e ar-ar anualmente. Quem obtém as melhores médias nas diversas modalidades é considerado o piloto mais eficiente. Nas UAE tem um quadro com as fotos de cada um. Mas não significa que são “os melhores”.
Juarez, o filho do Kersul é caçador também. Quando cadete pegou muita carona comigo nos E/R-99.
Cel Kersul foi um grande pampa Zero uno, um dos melhores comandantes que passaram por ali.
G abraço