Saab encomenda 88 canhões à Rheinmetall para caças Gripen da Suécia e do Brasil
A Rheinmetall irá fornecer ao grupo de defesa sueco Saab AB um total de 88 canhões automáticos BK27 de 27mm, com um sistema de alimentação de munição “linkless” recentemente desenvolvido. As armas irão equipar os caças Gripen NG do Brasil e da Suécia.
As entregas irão ocorrer no período de 2017-2025, e inclui suporte de serviços e peças de reposição. A Rheinmetall também fornece a munição para o sistema de armas.
A versão de alimentação de munição ligada do canhão revólver operada a gás é a arma padrão no avião multifunção Tornado, enquanto o Eurofighter emprega a versão “linkless”. Cerca de 3.500 sistemas foram fabricados até à data.
Bom, fornecedor de primeira linha.
Não seria mais logico utilizar uma versão NG do mk 164 do AMX no gripen Br.
Serao 32 gripens certo? Alen do 1 GDA, outro esquadrao sera equipado com ele e se for concordam qur poderia ser no norte devido a Venesuela ta meio caduca d acabeça?
São 60 unidades pra Suécia e 28 pro Brasil, portanto somente os modelos E foram contemplados…. Para as unidades F a FAB irá comprar depois ?
Mesmo canhão do Gripen C/D que usa carregamento tradicional, e também mesmo canhão do Typhoon, inclusive oi sistema linkless mais confiável na alimentação sem a cinta de cartuchos…
O canhão é bem leve também cerca de 100kg o que propicia um ao projeto um aumento do número de munições por exemplo em comparação com um GIAT30 ou DEFA 550 franceses.
Boa escolha mantê-lo.
robertobozzo,
.
Se não me engano, a versão F não tem canhão.
Bardini, até agora não tenho visto nenhuma notícia que corrobore com esta informação de que a versão F não terá canhão.
Talvez, com a versão F ainda demorará para ficar pronta, a SAAB fez um pedido inicial apenas para os Gripen E. Talvez o fato de os Gripens F terem produção no Brasil também possa influenciar no caso.
Os 2 Defa do AMX são mais eficientes na função de ataque devido a energia do projetil. Mas para interceptação o 27 mm alia as qualidades tanto de energia qto de velocidade do projetil e cadencia, um excelente projeto, pois o 20mm do M-61@1 eh um tanto fraco, apesar de sua surpreendente cadencia.
Rheinmetall ótima procedência.
As versões bipostas do gripen nunca tiveram canhão, não?
Teoricamente um canhão revólver pode ter cadência igual ou superior ao de um canhão gatling mas na prática isso não ocorre porque as câmaras do canhão revólver giram mas ele só tem um cano e uma cadência de tiro muito alta iria superaquecer o cano.
O Gatling por ter vários canos tem menor problema de superaquecimento e pode ser ajustado para uma maior cadência.
Lyw,
.
Esse é um F:
.
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2014/06/Gripen-NG-vista-ventral-com-cargas-externas-foto-Saab.jpg
Esse canhao eh da Mauser na versão original,mas pelo q entendi passaram p a Reinmentall fabricar, algo q era muito comum na seg. Guerra.
Sim, Bosco, por este raciocínio em tese um canhao monocano pode destemperar 6x mais rápido que um com 6 canos.
Bosco, o que é linkless? Se não tem a cinta, como o projetil entra na culatra?
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/24923/TECNOLOGIA%20%E2%80%93%20Aeron%C3%A1utica%20recebe%20carta%20patente%20de%20processo%20de%20pintura%20para%20furtividade%20de%20avi%C3%B5es
.
Será que vão pintar os Gripens com isso?
Em 2000, 2001, um Xavante foi pintado com essa tinta, colocado num pedestal e teve sua furtividade testada. O resultado foi um sucesso. Parece que uma fábrica de tintas recebeu a fórmula para produção em escala.
Dizem, não posso afirmar, que um cientista russo foi “contrabandeado” pro Brasil, via Inglaterra, e nos passou a fórmula.
Posso estar enganado, mas este deve ser o primeiro canhão/metralhadora alemão aeroembarcado da FAB desde as Rheinmetall MG 15 de 7,92mm.
Como as MG 15 eram armamento defensivo dos Focke Wulf Fw 58 da Marinha, que foram herdados pela FAB, então o BK27 será efetivamente o primeiro armamento de tubo alemão aeroembarcado a ser adquirido pela. FAB.
Rinaldo,
Também é a primeira vez que vejo esse termo. Também fiquei curioso.
Uai Poggio!
E o M-39 dos F-5 e os DEFA dos Mirage e AMX? São todos canhões revólver eminentemente de uso em aeronaves.
Tinha os Defa do Mirage, mas os Gloster Meteor tbm tinham 4 canhoes.
fico imaginando … a real possibilidade desse canhão ser usado contra outro caça.. creio que Manfred von Richthofen não ira reencarnar..rs
Uma olhada rápida no Google e vi que os canhões Vulcan e GAU-8 adotam o sistema linkless. Eles não têm a cinta com elos metálicos mas os cartuchos são apenas “empurrados” dentro da calha.
Como são empurrado não sei ainda.
Na realidade nunca havia dado conta que não havia elos metálicos de uma cinta unindo os cartuchos dentro da calha dos canhões citados. Passei batido. rsrsss
Não deve ser muito diferente disso: http://www.bevfitchett.us/heavy-machine-guns/images/3036_27_68-mauser-30mm.jpg
Nada como perguntar pra quem sabe. Grato.
Esse é o BK27: http://www.quarryhs.co.uk/PICT0225.jpg
Rinaldo,
Pelo que entendi o sistema possui duas calhas flexíveis que têm sapatas móveis dentro que seguram o cartucho e depois retornam com o estojo, por isso não se vê a ejeção dos estojos nesse tipo de canhão. E tem que ter uma calha que entra no canhão e outra que sai do canhão já que as sapatas móveis são movimentadas eletricamente.
Essa foto mostra as duas calhas do Vulcan no Phalanx, uma que entra com o cartucho e outra que sai com o estojo.
http://www.williammaloney.com/Aviation/BattleshipUSSNewJersey/PhalanxGatlingGun/images/08PhalanxAmmoDrum.jpg
Aqui da pra ter uma ideia melhor da coisa: http://www.dtic.mil/ndia/2012armaments/Thursday14121hearn.pdf
Esse vídeo mostra (3:46) as “sapatas” se movendo dentro da “calha”, no Avenger.
https://www.youtube.com/watch?v=OhdEzOapnvw
O Gripen F não terá canhão. É o que diz Richard Smith (SAAB Gripen Head of Marketing), aos 6:13 min:
https://www.youtube.com/watch?v=HbfZSeEp2Oo
Bosco 2 de março de 2016 at 23:27
Uai Poggio!
E o M-39 dos F-5 e os DEFA dos Mirage e AMX?
Faltou a palavra “alemão” Bosco. Já corrigi o comentário para ficar mais claro. Escrever com sono dá nisso.
Bardini e Augusto, agradeço os esclarecimentos. Provavelmente ele levará, se necessário, um canhão externo….mas acho estranho não o tê-lo de forma orgânica.
Quanto ao canhão em si, parece que ocupa muito espaço, se fosse para uso terrestre não teria problemas, mas instalar um sistema tão grande (aparentemente) num caça, onde todo espaço é precioso, me parece preocupante….
Gostaria de saber qtos cartuchos os gripens irão dispor, haja vista ser 1 importante aspecto. Por exemplo, os vulcans q equipam os f-16, f-15 dentre outros chegam a comportar 480 rounds. Abraços
Caro Rogerio Sousa Lima
Canhões tipo gatling costumam ter quantidade de projéteis maior que canhões tipo revolver. Não acredito ser este um bom comparativo entre ambos os tipos. Para os do tipo revolver é normal números entre 120 – 150 projéteis.
Rogerio Sousa Lima, boa tarde.
.
Complementando o Poggio, como a parte da fuselagem do Gripen E onde é instalado o canhão praticamente não mudou em relação ao Gripen C (diferente de outras partes que foram bastante modificadas internamente), creio que a capacidade do cofre de munição será a mesma do Gripen C.
.
E, até onde sei, essa capacidade é de 120 cartuchos.
O GSh 203 do MiG 29 leva 149, mas dizem que a precisao eh extraordinaria.
Cento e vinte cartuchos dá pra uma três rajadas. E basta uns 4 ou 5 projéteis pra fazer um estrago.
O único canhão Gatling interno com menos de 450 cartuchos é o GAU-22 do F-35 com 180.
Mesmo o GAU-12 externo do AV-8B leva 300 cartuchos.
O melhor canhão ar-ar do mundo.
Só pra enriquecer + o tema, achei esse comparativo bem didático entre canhões, e pra “minha” surpresa, de acordo com parâmetros do autor do site, o melhor foi o francês GIAT 30, vejam:
https://defenseissues.wordpress.com/2015/02/01/fighter-aircraft-gun-comparision/